Browsing by Issue Date, starting with "2012-09"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Visualização de informação: uma introdução geralPublication . Marcos, AdéritoEste conjunto de materiais serviram de base a um curso introdutório de Visualização de Informação, que o autor ministrou a alunos de mestrado e doutoramento, entre os anos 2006 e 2009.
- Instanciando mecanismos de a/r/tografia no processo de criação em arte digital/computacionalPublication . Marcos, AdéritoNeste ensaio procuramos trazer para a discussão a forma como mecanismos de a/r/tografia, ou abordagens relacionadas com esta metodologia, podem ser instanciadas no ciclo do processo de criação em arte digital/computacional procurando identificar práticas de experimentação em zonas de fronteira, na reformulação, no repensar, refazer e reconstruir que transforme o processo de criação num processo de investigação, onde a pessoa criativa realça continuamente o sentido e o significado do seu trabalho artístico.
- Análisis comparativo de los estilos de aprendizaje de diferentes grupos de alumnos de Grado de la Escuela Universitaria de Magisterio, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, EspañaPublication . Guitiérrez Tapias, Mariano; García Cue, José Luis; Barros, Daniela Melaré VieiraEl objetivo de la presente investigación es analizar los diferentes factores que pueden influir en los estilos de aprendizaje en tres grupos diferentes de alumnos que cursan estudios de Grado de Educación Infantil y Grado de Educación Primaria en la Escuela Universitaria de Magisterio Nuestra Sra. De la Fuencisla, Universidad de Valladolid, Campus de Segovia, España. Los resultados obtenidos ayudarán no sólo a conocer los estilos de aprendizaje de dicho alumnado, sino que ofrecerán al profesorado la posibilidad de desarrollar diversas estrategias metodológicas que contribuyan al desarrollo de un aprendizaje más motivante y eficaz por parte del alumnado objeto de estudio. En el documento se escribe un resumen del proyecto y una breve referencia teórica sobre el significado de los estilos de aprendizaje.
- Tipologias textuais: como classificar textos e sequênciasPublication . Silva, Paulo Nunes daNo presente livro, reflete-se sobre tipologias textuais e sobre os diferentes modos de classificar um texto ou uma sequência textual. A obra define conceitos fundamentais, apresenta sistematizações de diversas classificações textuais e exemplifica muitas dessas classes com textos reais. Destina-se prioritariamente a professores de português do ensino básico e secundário, enquanto material de apoio às atividades letivas e à didatização das aulas.
- A auto-imagem profissional dos professores de educação física em PortugalPublication . Moreira, J. António; Ferreira, António G.O presente artigo pretende analisar a forma como os professores de Educação Física se percepcionam enquanto docentes. É um estudo que coloca a ênfase na percepção dos sujeitos em questões relativas à construção da sua identidade docente. Situando-nos num quadro de um paradigma não positivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo. O estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais distintas da área da Educação Física realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que os professores, independentemente da escola de formação, se definem como exigentes, disciplinadores e metódicos. Verificámos, ainda, que há concepções e actuações diferentes no âmbito do ensino da Educação Física.
- Manual de técnicas de expressão e comunicação IIPublication . Silva, Paulo Nunes daO “Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação II” foi inicialmente redigido em 2007 para servir de apoio ao estudo da unidade curricular (uc) indicada no título e lecionada na Universidade Aberta (a versão disponibilizada é de 2012). O recurso educativo procurou aliar reflexões teóricas sobre conceitos e práticas comunicativas (cf. caps. 1, 2 e 5) a uma dimensão eminentemente prática que incidisse na melhoria da escrita de textos argumentativos por parte dos estudantes (cf. caps. 3 e 4), em particular a nível da correta e adequada conceção e estruturação dos textos deste tipo, dado que são frequentemente solicitados aos estudantes em trabalhos escritos ou em provas de avaliação no ensino superior. Os principais conteúdos abordados são os seguintes: 1. Os modelos comunicacionais da Escola Processual (Shannon e Weaver, Jakobson) e da Escola Semiótica (Peirce, Ogden e Richards, Saussure, Watzlawick) e o modelo cognitivo de Sperber e Wilson (2001); 2. As máximas conversacionais de Grice (1975); 3. A escrita de textos académicos argumentativos (segundo as propostas de Gourmelin e Guédon 1993); 4. As regras de Netiquette (de acordo com Shea 1994); 5. Reflexões sobre modos e géneros literários e os horizontes de expectativa que estas categorias geram nos leitores antes mesmo de iniciarem a leitura dos textos.
- Paisagem com vestido: o quadro de Artur Loureiro e o texto de M. G. LlansolPublication . Rodrigues, Cristiana Vasconcelos
- Curso sobre o código do procedimento administrativoPublication . Fontes, José
- Eu faço sexo amoroso : a sexualidade dos jovens pela voz dos própriosPublication . Vieira, Cristina PereiraNo caso do presente livro, resultado de uma tese de doutoramento, para além da reflexão sobre o tema, é ainda oferecido um mapa do entendimento da vivência da sexualidade por parte dos jovens no contexto cultural e temporal do estudo. A palavra, em discurso directo, é dada aos jovens. A autora, utilizando grupos de discussão, recolheu discursos de jovens, entre os 18 e os 23 anos, sobre as suas atitudes e experiencias em relação à sexua- lidade. É esta a grande novidade do material que aqui é encontrado. Conhecer, mais de perto, um pensamento e experiências a que dificilmente se tem acesso pois, tomando as palavras dos próprios, «falar assim descaradamente, tudo direitinho, (só) com o meu namorado... e com a minha melhor amiga» e explica-se: é que, com os pais, apesar de «eles me meterem à vontade para falar... é muito esquisito», «é uma questão de respeito», com os amigos «diz-se mais o que vem da boca para fora», «uma pessoa expande-se, fica mais à vontade e li- berta-se mais». À sexualidade em geral, e à sexualidade dos adolescentes em par- ticular, dificilmente se tem acesso. Numa revisitação à investigação sobre sexualidade não tem sido possível encontrar estudos que acedam directa e objectivamente, sem contaminação de instrumentos de recolha da informação ou da presença do investigador (ou colaboradores deste), a este objecto de estudo — vicissitudes da própria investigação, naturalmente.. Se é uma pessoa interessada em conhecer a realidade que o cir- cunda ou uma pessoa preocupada em pensar e agir de acordo com a maior aproximação à realidade irá, seguramente, deter-se na leitura destas páginas. Se é educador ou educadora, em contexto formal (es- cola) ou não formal (casa, rua, os espaços que habita), então este livro faz parte da bibliografia que deve consultar, material indiscutivelmente fundamental para pensar ou repensar a comunicação com os jovens, programar estratégias de intervenção, delinear politicas de educação e saúde.