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- Implementação de um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) numa instituição de ensino superior angolanaPublication . Pena, Salomão Bento Nilo; Santos, ArnaldoO e-Learning tem sido amplamente implementado nas instituições de ensino para melhorar o processo de formação e atender aos novos desafios impostos pela tecnologia no século XXI. A implementação e utilização dos Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS – Learning Management System) nas organizações tende a crescer exponencialmente nos últimos anos, e tem dado um forte impacto na educação, especialmente no ensino superior. É neste âmbito que a presente dissertação apresenta um estudo sobre a implementação de um LMS numa instituição de ensino superior angolana, concretamente no Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, afim de “compreender o impacto da utilização do LMS MOODLE para melhorar o processo de formação em contexto de e-Learning”. Para o efeito, adotou-se a metodologia de Design Science Research (DSR) tendo por base o LMS MOODLE como artefacto principal deste estudo de investigação. À luz do quadro teórico, procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura que procurou identificar estudos de investigação abordados para melhorar o processo de formação em contexto de e-Learning nas instituições de ensino superior, por forma a apurar os fatores que influenciam a adoção destas plataformas neste subsistema de ensino. Para a validação deste estudo, efetuou-se a instalação do LMS MOODLE no ISCED-HUÍLA, a sua configuração, personalização, parametrização e implementação. Seguiu-se a realização de um processo de formação para professores no âmbito de utilização da plataforma e verificou-se, através de um inquérito por questionário, o grau de utilização e de satisfação dos intervenientes no processo. Os resultados mostraram que a tecnologia, por si só, não será suficiente para que o eLearning se torne num padrão de ensino dominante, sendo a literacia digital dos intervenientes um elemento crucial neste processo.
- Pensamento computacional nos trabalhos do Encontro Nacional de Educação Matemática: um mapeamento sistemático de 2013 a 2019Publication . Bueno, Carolina; Santos, Luciane Mulazani dos; Oliveira, TeresaO presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama a respeito de trabalhos relacionados ao pensamento computacional nas últimas três edições do ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Para tanto, foi realizado um mapeamento sistemático com os anais dos ENEMs e realizada uma busca utilizando os termos pensamento computacional, robótica e programação, presentes nos títulos de todos os trabalhos publicados como pôsteres e comunicações orais (comunicações científicas e relatos de experiência). Os resultados mostraram que dos 4878 trabalhos encontrados, apenas 26 se enquadram nos critérios de seleção. Tais trabalhos foram analisados quanto aos seguintes aspectos: ano de publicação, referenciais teóricos utilizados e público-alvo. O que se conclui é que há uma carência de pesquisas que discutem o pensamento computacional e a matemática.
- Uma leitura do romance “Rio de sombras" de António ArnautPublication . Coelho, João Aurélio Sansão; Sequeira, Rosa MariaOs romancistas também escrevem História e podem ser tão importantes como os historiadores neste âmbito. Em Rio de Sombras de António Arnaut encontrámos uma parte substancial da agitada História de Portugal, entre os anos de 1960 e final dos anos oitenta do século XX. Nesta comunicação literária o autor conduz-nos pelos ambientes da sociedade portuguesa sob regime ditatorial, leva-nos à antiga Alemanha Federal para a formação do Partido Socialista e envolve-nos nos labirintos da vida associativa dos universitários de Coimbra e de Lisboa entre as manifestações de vanguarda cultural, inquietudes e repressões de família e da sinistra polícia política (Pide) e da Censura. O autor, numa narração polifónica com a contribuição de um narrador contratado e do protagonista Afonso, acompanha o eclodir da guerra colonial. No plano castrense percebemos como foi ganhando forma, através de capitães insubmissos, o Movimento das Forças Armadas e a Revolução do 25 de Abril. E percebemos ainda como os cravos vermelhos, signos da Revolução, foram algumas vezes mantendo a cor viçosa e, outras vezes, desbotando, tal como a esperança num Portugal progressivo. A emancipação da mulher, o aumento da escolaridade, a melhoria de infraestruturas, a criação do Serviço Nacional de Saúde que veio dar aos cidadãos o que eles nunca tiveram - quem os apoiasse na doença -, são aspetos reveladores da diferença para melhor, no país. Arnaut, advogado, político, escritor e maçon fala-nos de uma ética republicana que deve pautar a vida pública e que também algumas vezes desbotou. O epílogo de Rio de Sombras é agosto de 1988, mas o autor deu à estampa este romance em 2007. A hemorragia demográfica e de serviços, em particular no Interior, a adiada regionalização, uma corrupção que não foi estancada, “bolsas de pobreza” e dificuldades para alavancar Portugal rumo a um progresso eficaz, económico e social, são aspirações que subjazem no corpus deste romance. Embora Arnaut, através do protagonista, nos tenha mostrado pouco mais do que uma dezena de anos após o 25 de Abril, projeta alertas e preocupações por não se cumprirem ideais perspetivados e por alguma falta de ética na vida pública portuguesa: e apela para uma ética republicana. Procurámos ler este romance como um livro de História e ver esta fase da vida portuguesa comentada pelo autor. Apesar de refletir em cruas realidades observáveis, Arnaut deixa plantada uma semente de esperança. O romance, na sua fragmentariedade, está inserido numa corrente estética pós-modernista e observámos os requintados expedientes literários com que o autor disseca situações da vida entre o real e o ficcional e que nos leva a enquadrar esta narrativa de cariz histórica e autobiográfica na autoficção. Em conclusão: os escritores são ainda mais importantes para a sociedade se nela tomarem parte como o fez António Arnaut com Rio de Sombras.
- Teorias discursivas em diálogo: perspetivas e análisesPublication . Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís Filipe; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M.; Santos, Joana Vieira; Marques, Carla; Barbeiro, CéliaO volume inclui quatro capítulos: "Texto e contexto: Que relações?", de Carlos A. M. Gouveia e Joana Vieira Santos; "Classificações textuais e documentos programáticos de Português", de Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro e Fausto Caels; "Géneros escolares e aprendizagens", de Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels e Paulo Nunes da Silva; e "Reconto e relato: Propostas de análise de narrativas orais em contexto escolar", de Carla Marques e Célia Barbeiro