Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Perspectivas do ensino português do Brasil no Japão, na contemporaneidadePublication . Hadama, Patrícia Dias; Marques , Isabelle SimõesA Língua Portuguesa foi amplamente difundida no mundo como consequência dos processos de colonização portuguesa, bem como de outras formas de presença, tais como atividades comerciais, missionárias e diplomáticas, que se estenderam por diversos continentes, seja por longos períodos ou de forma passageira, como ocorreu no Japão. Ao longo da história, é possível identificar vínculos antigos entre Portugal e Japão e, consequentemente, a presença da Língua Portuguesa. Entretanto, a conexão com a língua se intensificou em tempos mais recentes, com o estreitamento das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão. Esta pesquisa busca apresentar os impactos e as influências da presença portuguesa no século XV, bem como a posterior formação de uma expressiva comunidade brasileira no Japão, a qual proporcionou o desenvolvimento de três vertentes do ensino da língua: PLM (Português como Língua Materna), PLH (Português como Língua de Herança) e PLE (Português como Língua Estrangeira). Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem que combina pesquisa bibliográfica e de campo, com o objetivo de coletar dados de jovens brasileiros e japoneses, que pudessem elucidar como a Língua Portuguesa vem se desenvolvendo nas três modalidades mencionadas. Os resultados revelaram que há um impacto considerável na vida e nas projeções de futuro dos estudantes inseridos nos contextos de PLM e PLH. Quanto ao PLE, observou-se que a escolha pelo aprendizado da língua não está, necessariamente, vinculada à comunidade brasileira e que, embora seja considerada por muitos uma língua complexa e difícil, os aprendizes demonstram interesse pelo Brasil e pela sua cultura. Este estudo possibilitou compreender o desenvolvimento da Língua Portuguesa nas terras nipônicas, mas, sobretudo, refletir sobre o distanciamento cultural entre brasileiros e japoneses, o qual pode dificultar a integração e a construção de uma identidade cultural compartilhada.
- L+ STEAM em português para alunos chineses do 1.º ciclo: propostas didáticasPublication . Alte, Lia de Jesus Rente da Silva Albuquerque Moreira de; Braz, AnaA presente dissertação de mestrado propõe práticas pedagógicas orientadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, em escolas portuguesas com currículo português e de língua veicular portuguesa, mas cujo público-alvo não possui, na sua maioria, este idioma como língua materna. A investigação destaca a integração da metodologia L+STEAM, focando-se no desenvolvimento de materiais didáticos originais que abordam a compreensão e expressão orais e escritas, além de exercícios gramaticais, adaptados a esses alunos. Devido a restrições de recursos em escolas semiprivadas, os materiais são projetados para serem de baixo custo, facilitando a potencial aplicação em diversos contextos educativos. A dissertação organiza-se em três capítulos: O primeiro capítulo debruça-se sobre a aprendizagem do português por falantes de mandarim, identificando desafios e estratégias eficazes; no segundo capítulo, caracterizamos a comunidade educativa da escola e do público-alvo do estudo e no terceiro capítulo apresentamos os materiais desenvolvidos, incluindo atividades interativas baseadas em STEAM, perspetivando percursos exploratórios, problematizando e criticando a sua relevância e o seu impacto em contexto. A presente pesquisa visa contribuir para a reflexão a sobre o ensino de português junto de alunos chineses e inovar nas práticas pedagógicas em cenários multiculturais, promovendo métodos integrados que valorizam a transdisciplinaridade e a adaptação cultural.
- Formas de tratamento tu e você: um estudo focalizado nos testes escritos produzidos pelos professores do Instituto Superior Politécnico de Tete (ISPT)Publication . Suege, Iza Luís Cosmo; Seara, IsabelA presente dissertação sobre o tema Formas de Tratamento TU e VOCÊ no Português em Moçambique: Um Estudo Focalizado nos Testes Escritos Produzidos por Professores do Instituto Superior Politécnico de Tete (ISPT) tem como propósito conhecer e analisar, a partir de testes escritos dos professores do ISPT, o uso das formas de tratamento Tu e Você como formas de interação entre professor – aluno e qual a razão dessas escolhas. Com recurso à revisão bibliográfica e a testes elaborados pelos professores daquela instituição, no total de 24 testes escritos, entre exames e testes normais, assim como com questionários, constatamos que os professores têm como preferência o uso do pronome Você como forma de tratamento na sua relação com seus alunos, embora, às vezes usem Tu, coocorrendo em mesmo contexto com Você. No processo de seleção de pronomes formas de tratamento, recorrem ao imperativo, assim como não usam os pronomes na sua versão reto, mas sim sempre subjacentes à flexão de verbos. Com efeito, sugerimos mais estudos aprofundando do porquê estas coocorrências e que razões subjazem a estas escolhas de práticas linguísticas na flexão verbal.
- O texto proverbial em língua Cinyungwe em Moçambique: uma análise na perspetiva semântico-pragmáticaPublication . Nuro, Aissa; Seara, IsabelO presente trabalho, com o tema O Texto proverbial em língua Cinyungwe, em Moçambique: Uma Análise na Perspetiva Semântico-Pragmática, tem como objetivo analisar pragmática e semanticamente os textos proverbiais do Povo Nyungwe, seu o papel social e cultura, para melhor entender a sua origem, o seu uso e as situações quotidianas em que são empregues. Para o estudo, partimos dos pressupostos de que as fraseologias proverbiais, embora sejam equilibradores sociais, são desconhecidas e não são incorporadas no processo pedagógico, assim como não se conhecem os contextos de seu uso. Através de entrevista à comunidade de vários postos administrativos de Marara, os dados mostraram que os provérbios são importantes para o equilíbrio social, na medida em que, através deles, são educados, criticados e moralizados os habitantes, crianças e adultos que se encontrarem em choque com os princípios culturais locais, assim como a escola não incorpora estes saberes no processo de ensino e aprendizagem, tal quanto, segundo os mesmo dados, estas fraseologias constituem um património cultural que precisa ser preservado. Nesta dissertação, sugerimos um mapeamento e incorporação do texto proverbial no sistema educativo, pois a partir do seu ensino e da sua interiorização, é possível não apenas interiorizar processos argumentativos, mas sobretudo conhecer o património cultural.
- Onomástica moçambicana: atribuição de antropónimos e sua representação social na cidade de TetePublication . Andrigo, Etelvina Bacacheza; Braz, Ana; Fumo, Paulino PauloA presente pesquisa tem como objetivo analisar os antropónimos moçambicanos na cidade de Tete, a partir dos critérios da sua atribuição e da sua representação social na localidade citada, apresentando como objecto de estudo a onomástica moçambicana, com foco nos critérios de atribuição de antropónimos, à luz do código de registo civil em uso em Moçambique e inspirada na visão de Cumbe (2012). Procurámos, portanto, no presente trabalho conhecer as motivações e os critérios usados para a atribuição de antropónimos, assim como a dimensão social dos mesmos na comunidade em questão. Com recurso a questionários a professores e alunos e entrevista aos possuidores de nomes, familiares, nomencladores e funcionários do registo e notariado da cidade de Tete, assim como através de uma análise documental ao código de registo civil moçambicano, concluímos que a maior parte dos nomencladores e pessoas que já receberam nomes percebem que dar nome significa batizar ou apelidar alguém, que este é um elemento que, em si, veicula poder e mensagem e é um direito de personalidade ou algo íntimo, como também é revelador de memória de experiências e vivências do quotidiano, sem esquecer que mais do que memórias, os nomes são identidades que ligam a pessoa aos seus ancestrais. Diante destas constatações, sugerimos que a escola promova investigação na área e procure validar e estudar os nomes dados no contexto tradicional africano para a valorização da cultura moçambicana.
- Quebrando barreiras, rompendo fronteiras: a constituição da figura super-heroína em Em Busca do Mar Certo, de Cri EssênciaPublication . Guilundo, Bonifácio Ernesto; Alpalhão, Margarida SantosO objetivo deste estudo é discutir os processos narrativos inerentes à constituição da figura de super-heroína no romance Em Busca do Mar Certo, de Cri Essencia, pois os estudos de género no romance feminino mostram como as personagens femininas não podem ser abor-dadas como meros elementos estéticos da narrativa, mas também como símbolos de resistên-cia contra diversos impasses que assolam as mulheres, fazendo com que a escrita feminina seja o reflexo e crítica social da realidade vivida pelas autoras. Para o efeito, baseámo-nos em abordagens interdisciplinares que combinam estudos de gé-nero com estudos sobre narrativas de heroísmo na ficção. A partir da leitura detalhada do romance analisado, explorámos elementos narrativos, temáticos e simbólicos que contribuem para a construção da personagem protagonista como super-heroína. O conceito de super-he-roína foi examinado à luz de abordagens teóricas de Campbell (1997) e Vogler (2006) que discutem tanto o heroísmo nas diversas manifestações artísticas, tanto as maneiras pelas quais as figuras heroicas desafiam ou reafirmam normas tradicionais. A análise da obra permitiu-nos desvendar que Cri Essencia constrói-a por meio de experiên-cias vividas pela autora, levando o leitor a entrar em contacto com ela e compreendendo a construção de uma personagem protagonista que nasce da abordagem da sua trajetória de vida. Esta personagem, com o nome de Paula Chongoene, é construída por meio de elementos que simbolizam o empoderamento feminino, com uma jornada marcadas por viagens de Ma-puto para Lisboa, e de lá para o mundo, com o intuito de continuar os seus estudos ao ponto de garantir a sua independência. Os desafios enfrentados com a falta de meios financeiros para custear os seus estudos, diversos impasses socias, como contradições com seu irmão Miguel, complexos de inferioridade e tentativas de objetivação e sexualização, simbolizam a coragem, determinação, força e resiliência, levando-nos a encarar novos modelos de constru-ção de super-heroínas diferentes dos arquétipos da banda desenhada e a propor novas formas de entender a condição feminina.
- Variação linguística e gíria: desafios e estratégias no ensino do português língua estrangeiraPublication . Reis, Elaine Santos dos; Seara, IsabelO presente estudo investiga a variação linguística e o uso de gírias no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), destacando os desafios e estratégias para integrar essas formas linguísticas ao processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se na Sociolinguística Variacionista e na teoria da competência comunicativa, enfatizando a importância de expor os alunos a usos autênticos da língua para desenvolver habilidades pragmáticas e socioculturais. A análise, baseada na observação de práticas pedagógicas no leitorado da Universidade de Nápoles, na Itália, revela que o ensino de PLE em contextos institucionais ainda privilegia a norma-padrão, limitando o contato dos estudantes com variações comuns na oralidade, especialmente as mais difundidas nas redes sociais e mídias digitais. Para abordar essa lacuna, propõe-se uma sequência didática inspirada no modelo de Schneuwly, Dolz et al. (2004), centrada no ensino de gírias do português brasileiro contemporâneo. A proposta inclui a análise de textos autênticos, vídeos, postagens em redes sociais e atividades interativas, visando estimular a compreensão e a produção oral e escrita em diferentes contextos. Ao valorizar a diversidade linguística, este estudo contribui para a ampliação das abordagens no ensino de PLE, promovendo estratégias pedagógicas que favorecem a competência comunicativa dos aprendizes. Espera-se que a proposta auxilie na construção de um ensino mais contextualizado, aproximando os estudantes de práticas discursivas reais e favorecendo maior fluidez e adaptação na comunicação com falantes nativos.
- Todos, todas e tod@s: argumentos linguísticos e ideológicos em torno da linguagem inclusivaPublication . Figueirede, Sandra Cláudia Corga de Castro Oliveira de; Seara, IsabelA dissertação intitulada "Todos, Todas e Tod@s: Argumentos Linguísticos e Ideológicos em Torno da Linguagem Inclusiva" aborda um tema de crescente relevância nas esferas linguística, social e política: a linguagem inclusiva e/ou não binária. Este estudo investiga os argumentos que sustentam e contestam a normatização de formas linguísticas que promovem maior inclusão e visibilidade de grupos historicamente marginalizados, como mulheres e pessoas de género não binário. Partindo de uma análise discursiva ancorada nos pressupostos teóricos de autores como Charaudeau, Pêcheux e Maingueneau, a pesquisa identifica e classifica os principais argumentos a favor e contra a linguagem inclusiva. Entre os argumentos favoráveis destacam-se: a visibilidade de grupos que a sociedade não vê e ou marginalizados, a desconstrução de estereótipos e o reconhecimento da linguagem como um organismo vivo e em constante evolução. Por outro lado, os argumentos contrários incluem a resistência à interferência na norma linguística, as preocupações com legibilidade e eficiência comunicativa, e as críticas à suposta politização da gramática. Os corpus utilizados compreendem textos de diferentes categorias discursivas (políticos, publicitários, mediáticos, oficiais e académicos), permitindo uma análise multifacetada da questão. A constituição dos corpus ensaiou congregar diferentes visões sobre a linguagem inclusiva, desde a rejeição categórica de mudanças consideradas radicais, à defesa entusiástica de transformações linguísticas como reflexo de igualdade social. A análise demonstra como a linguagem pode ser tanto um campo de batalha ideológico quanto um espaço de construção de novos significados e identidades. As conclusões da investigação apontam que, embora a linguagem inclusiva tenha potencial de promover mudanças sociais significativas, a sua implementação enfrenta desafios que refletem não apenas uma controvérsia e ou polémica linguística, mas também um choque ideológico e cultural.
- A representação da geografia brasileira em obras regionais e seu impacto no Enriquecimento cultural e linguístico de estudantes do ensino médio em escolas brasileiras no JapãoPublication . Fukuchima, Lania Aparecida Garcia; Marques, Isabelle SimõesEsta dissertação investiga a representação da geografia brasileira na literatura e seu impacto no enriquecimento cultural e linguístico de estudantes do Ensino Médio em escolas brasileiras no Japão. A pesquisa analisa cinco obras literárias que abrangem as cinco regiões do Brasil e suas particularidades socioculturais e ambientais: Dois Irmãos, de Milton Hatoum (2000); Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1938); Livro Sobre Nada, de Manoel de Barros (1996); A Casa das Sete Mulheres, de Letícia Wierzchowski (2002); e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector (1977). A metodologia utilizada envolve análise textual e contextual das narrativas, destacando a interseção entre geografia e literatura como ferramenta pedagógica para o ensino da língua portuguesa. Além disso, propõe-se uma sequência didática que relaciona as paisagens descritas nos textos com a construção da identidade cultural dos estudantes no exterior, incentivando a reflexão sobre pertencimento, migração e adaptação. Os resultados evidenciam que a literatura pode atuar como um meio de compreensão dos espaços geográficos e das dinâmicas sociais brasileiras, promovendo a valorização da diversidade regional e do léxico característico de cada localidade. Dessa forma, a pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem significativa da língua e da cultura brasileiras em contextos migratórios.
- A transcrição do medo: a abordagem de João de Melo e José Martins Garcia nas obras Livro de Vozes e Sombras e O MedoPublication . Reis, Roberto de Jesus Ferreira dos; Alpalhão, Margarida SantosO medo é inerente à condição humana, seja pelo instinto de sobrevivência, seja pela condição física e química que o nosso corpo desenvolve. Porque sentimos medo? Como vencemos o medo? Estas e outras questões são-nos colocadas diariamente enquanto caminhamos pela vida. Sentir medo é inato, perante o que vemos, pela interação com os outros, por nos sentirmos impotentes em determinada situação. As circunstâncias por que sentimos medo são inúmeras e, por isso, continuam a ser estudadas. Neste estudo, veremos que o medo, como emoção, é uma resposta complexa que envolve experiências subjetivas, reações fisiológicas e comportamentos expressivos. Nas duas obras referenciadas em título, vivenciam-se diversos aspetos do medo ou, aliás, diversos tipos de medo, de acordo com o decorrer das ações, com o tipo de personagens escolhidas e caracterizadas física e psicologicamente, assim como dependendo dos cenários em que cada autor as coloca e das situações a que as sujeita. O presente estudo tem como objetivo estudar as duas obras, recorrendo à atitude comparatista (Buescu, 2009) e à forma como cada autor nos apresenta o medo, criando-se um diálogo implícito entre elas. As épocas — algo distintas — não deixam de ter uma similitude no que ao tema as une: descolonização, ditadura e o medo, nas suas diferentes facetas. Ambas as obras abordam o 25 de Abril de 1974, dando uma visão dos acontecimentos que tiveram impacto na vida social portuguesa. Os narradores refletem o desalento que os consome ao imaginar um Portugal diferente. A intervenção política é transmitida através das vozes e olhares das personagens, que ecoam os seus maiores medos. Os narradores refletem o desalento que os consome ao imaginar um Portugal diferente. A intervenção política é transmitida através das vozes e olhares das personagens, que ecoam os seus maiores medos.
