Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
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Recent Submissions
- O texto proverbial em língua Cinyungwe em Moçambique: uma análise na perspetiva semântico-pragmáticaPublication . Nuro, Aissa; Seara, IsabelO presente trabalho, com o tema O Texto proverbial em língua Cinyungwe, em Moçambique: Uma Análise na Perspetiva Semântico-Pragmática, tem como objetivo analisar pragmática e semanticamente os textos proverbiais do Povo Nyungwe, seu o papel social e cultura, para melhor entender a sua origem, o seu uso e as situações quotidianas em que são empregues. Para o estudo, partimos dos pressupostos de que as fraseologias proverbiais, embora sejam equilibradores sociais, são desconhecidas e não são incorporadas no processo pedagógico, assim como não se conhecem os contextos de seu uso. Através de entrevista à comunidade de vários postos administrativos de Marara, os dados mostraram que os provérbios são importantes para o equilíbrio social, na medida em que, através deles, são educados, criticados e moralizados os habitantes, crianças e adultos que se encontrarem em choque com os princípios culturais locais, assim como a escola não incorpora estes saberes no processo de ensino e aprendizagem, tal quanto, segundo os mesmo dados, estas fraseologias constituem um património cultural que precisa ser preservado. Nesta dissertação, sugerimos um mapeamento e incorporação do texto proverbial no sistema educativo, pois a partir do seu ensino e da sua interiorização, é possível não apenas interiorizar processos argumentativos, mas sobretudo conhecer o património cultural.
- Onomástica moçambicana: atribuição de antropónimos e sua representação social na cidade de TetePublication . Andrigo, Etelvina Bacacheza; Braz, Ana; Fumo, Paulino PauloA presente pesquisa tem como objetivo analisar os antropónimos moçambicanos na cidade de Tete, a partir dos critérios da sua atribuição e da sua representação social na localidade citada, apresentando como objecto de estudo a onomástica moçambicana, com foco nos critérios de atribuição de antropónimos, à luz do código de registo civil em uso em Moçambique e inspirada na visão de Cumbe (2012). Procurámos, portanto, no presente trabalho conhecer as motivações e os critérios usados para a atribuição de antropónimos, assim como a dimensão social dos mesmos na comunidade em questão. Com recurso a questionários a professores e alunos e entrevista aos possuidores de nomes, familiares, nomencladores e funcionários do registo e notariado da cidade de Tete, assim como através de uma análise documental ao código de registo civil moçambicano, concluímos que a maior parte dos nomencladores e pessoas que já receberam nomes percebem que dar nome significa batizar ou apelidar alguém, que este é um elemento que, em si, veicula poder e mensagem e é um direito de personalidade ou algo íntimo, como também é revelador de memória de experiências e vivências do quotidiano, sem esquecer que mais do que memórias, os nomes são identidades que ligam a pessoa aos seus ancestrais. Diante destas constatações, sugerimos que a escola promova investigação na área e procure validar e estudar os nomes dados no contexto tradicional africano para a valorização da cultura moçambicana.
- Quebrando barreiras, rompendo fronteiras: a constituição da figura super-heroína em Em Busca do Mar Certo, de Cri EssênciaPublication . Guilundo, Bonifácio Ernesto; Alpalhão, Margarida SantosO objetivo deste estudo é discutir os processos narrativos inerentes à constituição da figura de super-heroína no romance Em Busca do Mar Certo, de Cri Essencia, pois os estudos de género no romance feminino mostram como as personagens femininas não podem ser abor-dadas como meros elementos estéticos da narrativa, mas também como símbolos de resistên-cia contra diversos impasses que assolam as mulheres, fazendo com que a escrita feminina seja o reflexo e crítica social da realidade vivida pelas autoras. Para o efeito, baseámo-nos em abordagens interdisciplinares que combinam estudos de gé-nero com estudos sobre narrativas de heroísmo na ficção. A partir da leitura detalhada do romance analisado, explorámos elementos narrativos, temáticos e simbólicos que contribuem para a construção da personagem protagonista como super-heroína. O conceito de super-he-roína foi examinado à luz de abordagens teóricas de Campbell (1997) e Vogler (2006) que discutem tanto o heroísmo nas diversas manifestações artísticas, tanto as maneiras pelas quais as figuras heroicas desafiam ou reafirmam normas tradicionais. A análise da obra permitiu-nos desvendar que Cri Essencia constrói-a por meio de experiên-cias vividas pela autora, levando o leitor a entrar em contacto com ela e compreendendo a construção de uma personagem protagonista que nasce da abordagem da sua trajetória de vida. Esta personagem, com o nome de Paula Chongoene, é construída por meio de elementos que simbolizam o empoderamento feminino, com uma jornada marcadas por viagens de Ma-puto para Lisboa, e de lá para o mundo, com o intuito de continuar os seus estudos ao ponto de garantir a sua independência. Os desafios enfrentados com a falta de meios financeiros para custear os seus estudos, diversos impasses socias, como contradições com seu irmão Miguel, complexos de inferioridade e tentativas de objetivação e sexualização, simbolizam a coragem, determinação, força e resiliência, levando-nos a encarar novos modelos de constru-ção de super-heroínas diferentes dos arquétipos da banda desenhada e a propor novas formas de entender a condição feminina.
- Variação linguística e gíria: desafios e estratégias no ensino do português língua estrangeiraPublication . Reis, Elaine Santos dos; Seara, IsabelO presente estudo investiga a variação linguística e o uso de gírias no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), destacando os desafios e estratégias para integrar essas formas linguísticas ao processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se na Sociolinguística Variacionista e na teoria da competência comunicativa, enfatizando a importância de expor os alunos a usos autênticos da língua para desenvolver habilidades pragmáticas e socioculturais. A análise, baseada na observação de práticas pedagógicas no leitorado da Universidade de Nápoles, na Itália, revela que o ensino de PLE em contextos institucionais ainda privilegia a norma-padrão, limitando o contato dos estudantes com variações comuns na oralidade, especialmente as mais difundidas nas redes sociais e mídias digitais. Para abordar essa lacuna, propõe-se uma sequência didática inspirada no modelo de Schneuwly, Dolz et al. (2004), centrada no ensino de gírias do português brasileiro contemporâneo. A proposta inclui a análise de textos autênticos, vídeos, postagens em redes sociais e atividades interativas, visando estimular a compreensão e a produção oral e escrita em diferentes contextos. Ao valorizar a diversidade linguística, este estudo contribui para a ampliação das abordagens no ensino de PLE, promovendo estratégias pedagógicas que favorecem a competência comunicativa dos aprendizes. Espera-se que a proposta auxilie na construção de um ensino mais contextualizado, aproximando os estudantes de práticas discursivas reais e favorecendo maior fluidez e adaptação na comunicação com falantes nativos.
- Todos, todas e tod@s: argumentos linguísticos e ideológicos em torno da linguagem inclusivaPublication . Figueirede, Sandra Cláudia Corga de Castro Oliveira de; Seara, IsabelA dissertação intitulada "Todos, Todas e Tod@s: Argumentos Linguísticos e Ideológicos em Torno da Linguagem Inclusiva" aborda um tema de crescente relevância nas esferas linguística, social e política: a linguagem inclusiva e/ou não binária. Este estudo investiga os argumentos que sustentam e contestam a normatização de formas linguísticas que promovem maior inclusão e visibilidade de grupos historicamente marginalizados, como mulheres e pessoas de género não binário. Partindo de uma análise discursiva ancorada nos pressupostos teóricos de autores como Charaudeau, Pêcheux e Maingueneau, a pesquisa identifica e classifica os principais argumentos a favor e contra a linguagem inclusiva. Entre os argumentos favoráveis destacam-se: a visibilidade de grupos que a sociedade não vê e ou marginalizados, a desconstrução de estereótipos e o reconhecimento da linguagem como um organismo vivo e em constante evolução. Por outro lado, os argumentos contrários incluem a resistência à interferência na norma linguística, as preocupações com legibilidade e eficiência comunicativa, e as críticas à suposta politização da gramática. Os corpus utilizados compreendem textos de diferentes categorias discursivas (políticos, publicitários, mediáticos, oficiais e académicos), permitindo uma análise multifacetada da questão. A constituição dos corpus ensaiou congregar diferentes visões sobre a linguagem inclusiva, desde a rejeição categórica de mudanças consideradas radicais, à defesa entusiástica de transformações linguísticas como reflexo de igualdade social. A análise demonstra como a linguagem pode ser tanto um campo de batalha ideológico quanto um espaço de construção de novos significados e identidades. As conclusões da investigação apontam que, embora a linguagem inclusiva tenha potencial de promover mudanças sociais significativas, a sua implementação enfrenta desafios que refletem não apenas uma controvérsia e ou polémica linguística, mas também um choque ideológico e cultural.
- A representação da geografia brasileira em obras regionais e seu impacto no Enriquecimento cultural e linguístico de estudantes do ensino médio em escolas brasileiras no JapãoPublication . Fukuchima, Lania Aparecida Garcia; Marques, Isabelle SimõesEsta dissertação investiga a representação da geografia brasileira na literatura e seu impacto no enriquecimento cultural e linguístico de estudantes do Ensino Médio em escolas brasileiras no Japão. A pesquisa analisa cinco obras literárias que abrangem as cinco regiões do Brasil e suas particularidades socioculturais e ambientais: Dois Irmãos, de Milton Hatoum (2000); Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1938); Livro Sobre Nada, de Manoel de Barros (1996); A Casa das Sete Mulheres, de Letícia Wierzchowski (2002); e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector (1977). A metodologia utilizada envolve análise textual e contextual das narrativas, destacando a interseção entre geografia e literatura como ferramenta pedagógica para o ensino da língua portuguesa. Além disso, propõe-se uma sequência didática que relaciona as paisagens descritas nos textos com a construção da identidade cultural dos estudantes no exterior, incentivando a reflexão sobre pertencimento, migração e adaptação. Os resultados evidenciam que a literatura pode atuar como um meio de compreensão dos espaços geográficos e das dinâmicas sociais brasileiras, promovendo a valorização da diversidade regional e do léxico característico de cada localidade. Dessa forma, a pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem significativa da língua e da cultura brasileiras em contextos migratórios.
- A transcrição do medo: a abordagem de João de Melo e José Martins Garcia nas obras Livro de Vozes e Sombras e O MedoPublication . Reis, Roberto de Jesus Ferreira dos; Alpalhão, Margarida SantosO medo é inerente à condição humana, seja pelo instinto de sobrevivência, seja pela condição física e química que o nosso corpo desenvolve. Porque sentimos medo? Como vencemos o medo? Estas e outras questões são-nos colocadas diariamente enquanto caminhamos pela vida. Sentir medo é inato, perante o que vemos, pela interação com os outros, por nos sentirmos impotentes em determinada situação. As circunstâncias por que sentimos medo são inúmeras e, por isso, continuam a ser estudadas. Neste estudo, veremos que o medo, como emoção, é uma resposta complexa que envolve experiências subjetivas, reações fisiológicas e comportamentos expressivos. Nas duas obras referenciadas em título, vivenciam-se diversos aspetos do medo ou, aliás, diversos tipos de medo, de acordo com o decorrer das ações, com o tipo de personagens escolhidas e caracterizadas física e psicologicamente, assim como dependendo dos cenários em que cada autor as coloca e das situações a que as sujeita. O presente estudo tem como objetivo estudar as duas obras, recorrendo à atitude comparatista (Buescu, 2009) e à forma como cada autor nos apresenta o medo, criando-se um diálogo implícito entre elas. As épocas — algo distintas — não deixam de ter uma similitude no que ao tema as une: descolonização, ditadura e o medo, nas suas diferentes facetas. Ambas as obras abordam o 25 de Abril de 1974, dando uma visão dos acontecimentos que tiveram impacto na vida social portuguesa. Os narradores refletem o desalento que os consome ao imaginar um Portugal diferente. A intervenção política é transmitida através das vozes e olhares das personagens, que ecoam os seus maiores medos. Os narradores refletem o desalento que os consome ao imaginar um Portugal diferente. A intervenção política é transmitida através das vozes e olhares das personagens, que ecoam os seus maiores medos.
- A presença e a influência das novas tecnologias no ensino de português no 3º cicloPublication . Marques, André Silva; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraEsta investigação tem como elemento central dois âmbitos que se entrecruzam e se entreajudam: a educação e as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), nas suas diversas vertentes, seja ao nível de software – aplicações ou programas –, seja ao nível de hardware – dispositivos, gadgets, entre outros. Os estabelecimentos de ensino têm vindo, a cada ano que passa, a recorrer mais às tecnologias para, por um lado, fomentar a aprendizagem dos alunos e, por outro, cimentar a aquisição de conhecimentos e de competências dos mesmos. Um exemplo do uso de tecnologias pode ser o uso de manuais digitais, ao invés dos habituais manuais físicos. Revela-se interessante, contudo, verificar que há vários países europeus que estão a mudar esta política, voltando, assim, ao uso dos manuais físicos. Este exemplo direciona-nos para uma reflexão quanto ao uso das tecnologias no contexto educativo. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivo analisar os benefícios e prejuízos da relação entre a tecnologia e a educação. O objeto de estudo será uma turma do 7º ano de escolaridade (3º ciclo do ensino básico) de uma instituição do ensino privado português, tendo a tecnologia uma presença já bastante cimentada nesta, tanto em hardware como em software. Será implementado um projeto-piloto nesta turma, o qual terá a duração aproximada de um semestre, com o objetivo de comprovar se um certo conjunto de aplicações/programas catalisa as capacidades destes alunos, tanto no âmbito da escrita como no âmbito da oralidade.
- Emojis: relações sociocomunicativas na linguagem digital em contextos de aprendizagem de japonês por falantes brasileiros no InstagramPublication . Okawa, Iraneth Patrício; Marques, Isabelle SimõesA presente pesquisa tem o objetivo de apresentar os emojis, conforme a sua característica de recurso às relações sociocomunicativas na linguagem digital, notadamente em contextos de aprendizagem informal de língua japonesa no Instagram, uma vez que têm se consolidado como expressão cada vez mais frequente no mundo virtual. São apresentadas informações históricas, bem como a definição e importância dos emojis. Abordamos o surgimento da Internet, das “Novas Tecnologias de Informação e Comunicação” e das redes sociais, discutindo a forma como esses recursos contribuem para a conexão global de pessoas nos mais variados contextos de interação social. Apresentamos os emojis, a partir de seu uso atualmente imprescindível na comunicação virtual, podendo ser vistos como uma consequência de transformação linguística no âmbito digital, abordando as diferenças do significado no Japão e no Brasil. Por fim, são apresentados os perfis dos influenciadores digitais Nanda e Guti na rede social Instagram, respectivamente “@nihongandocomnanda” e “@ola_guti”, seguida da análise de comentários de emojis utilizados por seus seguidores nas publicações do período de 15 a 31 de janeiro de 2022. O Instagram foi escolhido para este estudo, pela crescente relevância que tem adquirido na produção de conteúdo na Internet. Buscamos, assim, demonstrar a tendência atual de expressão linguística através de emojis no mundo virtual, em um contexto de aprendizagem informal de língua estrangeira, neste caso, a língua japonesa. Como recursos teóricos utilizados nesta pesquisa, destacamos os trabalhos de Bai et al. (2019), Bertoncello (1999), Franco (2010), Leite (2018), Miranda (2007), Nascimento (2013), Oliveira (2016), Rodrigues et al. (2021), Seara, Simões e Sebastião (2020), e Yamada (2008), dentre outros.
- O leitor real: leituras de Clarice Lispector a partir da estética da receção, análise linguístico-textual de contos e crônicasPublication . Souza, Katia Valéria Gomes de Souza; Marques, Isabelle SimõesO presente estudo, que tem como base teórica a Estética da Receção e a Teoria do Efeito Estético, visa compreender como os textos literários impactam os leitores e o que isto pode provocar em suas vidas. A Estética da Receção surgiu em 1967, com Hans Robert Jauss na Universidade de Constança na Alemanha e a Teoria do Efeito Estético apareceu em 1970 com Wolfgang Iser, também na Alemanha. Ambas as abordagens críticas enfatizam a experiência dos leitores. O objetivo desta dissertação é lançar um novo olhar para o hábito da leitura, investigar como se constrói no leitor a mensagem de um texto e auxiliar os leitores quanto à compreensão destes últimos, observando as interpretações possíveis, desmistificando os textos literários a fim de revitalizar o prazer de ler. Para tanto, recolheram-se as impressões, compreensões, interpretações, sensações, sentimentos e opiniões de estudantes em atividades em sala de aula de língua portuguesa sobre a leitura e o estudo de uma seleção de contos e crônicas de Clarice Lispector. Buscamos compreender em que medida podemos ter várias interpretações sobre um mesmo texto, como este impacta de forma diferente os leitores, de que forma isto se dá e a partir de quê. Os resultados obtidos foram analisados e foi feita uma reflexão acerca das diferenças e semelhanças das interpretações recolhidas, bem como sobre as características dos leitores que as produziram, tais como suas experiências de vida, capacidade de compreensão e uso da língua portuguesa a fim de entender o processo de leitura, compreensão e interpretação dos textos para aprimorar sua utilização na escola e conquistar leitores.