Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
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Recent Submissions
- A transcrição do medo: a abordagem de João de Melo e José Martins Garcia nas obras Livro de Vozes e Sombras e O MedoPublication . Reis, Roberto de Jesus Ferreira dos; Alpalhão, Margarida dos SantosO medo é inerente à condição humana, seja pelo instinto de sobrevivência, seja pela condição física e química que o nosso corpo desenvolve. Porque sentimos medo? Como vencemos o medo? Estas e outras questões são-nos colocadas diariamente enquanto caminhamos pela vida. Sentir medo é inato, perante o que vemos, pela interação com os outros, por nos sentirmos impotentes em determinada situação. As circunstâncias por que sentimos medo são inúmeras e, por isso, continuam a ser estudadas. Neste estudo, veremos que o medo, como emoção, é uma resposta complexa que envolve experiências subjetivas, reações fisiológicas e comportamentos expressivos. Nas duas obras referenciadas em título, vivenciam-se diversos aspetos do medo ou, aliás, diversos tipos de medo, de acordo com o decorrer das ações, com o tipo de personagens escolhidas e caracterizadas física e psicologicamente, assim como dependendo dos cenários em que cada autor as coloca e das situações a que as sujeita. O presente estudo tem como objetivo estudar as duas obras, recorrendo à atitude comparatista (Buescu, 2009) e à forma como cada autor nos apresenta o medo, criando-se um diálogo implícito entre elas. As épocas — algo distintas — não deixam de ter uma similitude no que ao tema as une: descolonização, ditadura e o medo, nas suas diferentes facetas. Ambas as obras abordam o 25 de Abril de 1974, dando uma visão dos acontecimentos que tiveram impacto na vida social portuguesa. Os narradores refletem o desalento que os consome ao imaginar um Portugal diferente. A intervenção política é transmitida através das vozes e olhares das personagens, que ecoam os seus maiores medos. Os narradores refletem o desalento que os consome ao imaginar um Portugal diferente. A intervenção política é transmitida através das vozes e olhares das personagens, que ecoam os seus maiores medos.
- A presença e a influência das novas tecnologias no ensino de português no 3º cicloPublication . Marques, André Silva; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraEsta investigação tem como elemento central dois âmbitos que se entrecruzam e se entreajudam: a educação e as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), nas suas diversas vertentes, seja ao nível de software – aplicações ou programas –, seja ao nível de hardware – dispositivos, gadgets, entre outros. Os estabelecimentos de ensino têm vindo, a cada ano que passa, a recorrer mais às tecnologias para, por um lado, fomentar a aprendizagem dos alunos e, por outro, cimentar a aquisição de conhecimentos e de competências dos mesmos. Um exemplo do uso de tecnologias pode ser o uso de manuais digitais, ao invés dos habituais manuais físicos. Revela-se interessante, contudo, verificar que há vários países europeus que estão a mudar esta política, voltando, assim, ao uso dos manuais físicos. Este exemplo direciona-nos para uma reflexão quanto ao uso das tecnologias no contexto educativo. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivo analisar os benefícios e prejuízos da relação entre a tecnologia e a educação. O objeto de estudo será uma turma do 7º ano de escolaridade (3º ciclo do ensino básico) de uma instituição do ensino privado português, tendo a tecnologia uma presença já bastante cimentada nesta, tanto em hardware como em software. Será implementado um projeto-piloto nesta turma, o qual terá a duração aproximada de um semestre, com o objetivo de comprovar se um certo conjunto de aplicações/programas catalisa as capacidades destes alunos, tanto no âmbito da escrita como no âmbito da oralidade.
- Emojis: relações sociocomunicativas na linguagem digital em contextos de aprendizagem de japonês por falantes brasileiros no InstagramPublication . Okawa, Iraneth Patrício; Marques, Isabelle SimõesA presente pesquisa tem o objetivo de apresentar os emojis, conforme a sua característica de recurso às relações sociocomunicativas na linguagem digital, notadamente em contextos de aprendizagem informal de língua japonesa no Instagram, uma vez que têm se consolidado como expressão cada vez mais frequente no mundo virtual. São apresentadas informações históricas, bem como a definição e importância dos emojis. Abordamos o surgimento da Internet, das “Novas Tecnologias de Informação e Comunicação” e das redes sociais, discutindo a forma como esses recursos contribuem para a conexão global de pessoas nos mais variados contextos de interação social. Apresentamos os emojis, a partir de seu uso atualmente imprescindível na comunicação virtual, podendo ser vistos como uma consequência de transformação linguística no âmbito digital, abordando as diferenças do significado no Japão e no Brasil. Por fim, são apresentados os perfis dos influenciadores digitais Nanda e Guti na rede social Instagram, respectivamente “@nihongandocomnanda” e “@ola_guti”, seguida da análise de comentários de emojis utilizados por seus seguidores nas publicações do período de 15 a 31 de janeiro de 2022. O Instagram foi escolhido para este estudo, pela crescente relevância que tem adquirido na produção de conteúdo na Internet. Buscamos, assim, demonstrar a tendência atual de expressão linguística através de emojis no mundo virtual, em um contexto de aprendizagem informal de língua estrangeira, neste caso, a língua japonesa. Como recursos teóricos utilizados nesta pesquisa, destacamos os trabalhos de Bai et al. (2019), Bertoncello (1999), Franco (2010), Leite (2018), Miranda (2007), Nascimento (2013), Oliveira (2016), Rodrigues et al. (2021), Seara, Simões e Sebastião (2020), e Yamada (2008), dentre outros.
- O leitor real: leituras de Clarice Lispector a partir da estética da receção, análise linguístico-textual de contos e crônicasPublication . Souza, Katia Valéria Gomes de Souza; Marques, Isabelle SimõesO presente estudo, que tem como base teórica a Estética da Receção e a Teoria do Efeito Estético, visa compreender como os textos literários impactam os leitores e o que isto pode provocar em suas vidas. A Estética da Receção surgiu em 1967, com Hans Robert Jauss na Universidade de Constança na Alemanha e a Teoria do Efeito Estético apareceu em 1970 com Wolfgang Iser, também na Alemanha. Ambas as abordagens críticas enfatizam a experiência dos leitores. O objetivo desta dissertação é lançar um novo olhar para o hábito da leitura, investigar como se constrói no leitor a mensagem de um texto e auxiliar os leitores quanto à compreensão destes últimos, observando as interpretações possíveis, desmistificando os textos literários a fim de revitalizar o prazer de ler. Para tanto, recolheram-se as impressões, compreensões, interpretações, sensações, sentimentos e opiniões de estudantes em atividades em sala de aula de língua portuguesa sobre a leitura e o estudo de uma seleção de contos e crônicas de Clarice Lispector. Buscamos compreender em que medida podemos ter várias interpretações sobre um mesmo texto, como este impacta de forma diferente os leitores, de que forma isto se dá e a partir de quê. Os resultados obtidos foram analisados e foi feita uma reflexão acerca das diferenças e semelhanças das interpretações recolhidas, bem como sobre as características dos leitores que as produziram, tais como suas experiências de vida, capacidade de compreensão e uso da língua portuguesa a fim de entender o processo de leitura, compreensão e interpretação dos textos para aprimorar sua utilização na escola e conquistar leitores.
- Ser bilíngue multilíngue em Manaus AM: análise sobre a vantagem do ensino internacional para o mercado de trabalho do Polo Industrial de Manaus sob o viés da língua e da conexão culturalPublication . Chaves, Lara Simone Osório; Marques, Isabelle SimõesAo longo da História, o ensino evoluiu, atendendo a necessidades específicas de formação individual. A formação do cidadão é vista como um processo complexo, inserido em um amplo contexto social, onde o indivíduo se reconhece como parte ativa da sociedade, refletindo sobre seus direitos e deveres. Esta dissertação foca na caracterização do ensino internacional em Manaus/AM (Brasil), tendo como exemplo a Amazonas English Academy – AEA. Além disso, são apresentados resultados de uma pesquisa realizada com os pais dos alunos da AEA, fornecendo insights sobre a percepção do ensino internacional. A dissertação também discute aspectos como a contextualização regional, o currículo escolar bilíngue e a competitividade para ingresso em universidades. Revela-se as vantagens desse modelo educacional em comparação ao sistema brasileiro, com base em dados do PISA, evidenciando também a consolidação do ensino bilíngue na cidade, influenciada pela presença de indústrias estrangeiras no Polo Industrial de Manaus.
- A representação da mulher em Valter Hugo Mãe: análise literáriaPublication . Simões, Leonardo Emanuel Pinto Almeida; Alpalhão, Margarida SantosValter Hugo Mãe é um escritor português conhecido por uma obra substancial, a qual contém interessantes dinâmicas de género, sendo que uma parte considerável dos seus romances parece enfatizar particularmente a feminilidade das coisas e das pessoas. A sua escolha relativamente ao apelido artístico que assume constitui uma aceitação deliberada da sua própria dimensão feminina. Partindo desta ideia, este estudo tem como objetivo explorar a representação da mulher e da feminilidade na obra de Mãe, com foco em dois romances centrais – o remorso de baltazar serapião (2006) e o apocalipse dos trabalhadores (2008). Através de uma análise qualitativa, examinamos personagens femininas e outros elementos literários que transmitem aspetos da feminilidade. Adicionalmente, consideramos a interação entre personagens masculinas e feminilidade, contextualizando estas dinâmicas dentro de realidades culturais amplas. Ainda, a função do narrador como influenciador da nossa perceção das personagens femininas e da feminilidade é igualmente explorada, assim como a linguagem assente em simbolismos vários que Mãe tem vindo a desenvolver na sua obra. Os romances analisados abordam temas de amor e irmandade, mas também violência e destruição, contendo em si dinâmicas complexas que desafiam, por vezes, os papéis e estereótipos tradicionais de género. Em suma, este estudo afirma e defende que a representação das mulheres e da feminilidade em Valter Hugo Mãe é multifacetada e ricamente diversificada, capturando a complexidade das experiências e identidades femininas nas suas narrativas. Os seus retratos oferecem perspetivas profundas sobre a condição humana e a dinâmica social, particularmente no que diz respeito ao género.
- Avaliação da compreensão de estruturas sintáticas complexas: desenvolvimento típico e atípicoPublication . Silvino, Ângela Salgueiro; Falé, IsabelDada a escassez de instrumentos de avaliação em Português Europeu, para a idade escolar, que sejam sensíveis à compreensão de estruturas sintáticas mais tardias para o desenvolvimento típico e de estruturas sintáticas afetadas nas crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL), o objetivo deste estudo foi contribuir para o conhecimento da linguagem em crianças com desenvolvimento típico (DT) e atípico. Para o efeito, foi aplicada a subprova da Compreensão de Estruturas Complexas, da Avaliação da Linguagem Oral (Sim-Sim, 2006), a dois grupos semelhantes entre si, sendo que um deles foi composto por 40 crianças com DT da linguagem e outro por 40 crianças com PDL, com pelo menos, o domínio sintático alterado. Os principais resultados deste estudo, tendo em conta as suas limitações, indicaram que o subteste demonstra ser aplicável à população atual, mas são observadas discrepâncias em relação aos dados normativos anteriores. O subteste mostra ser sensível à PDL Sintática, contudo mostra uma capacidade limitada para identificar a patologia. A pontuação do total do subteste mostra ser sensível a PDL Sintática quando cumula dificuldades nos domínios semântico e morfológico. As estruturas sintáticas como: coordenada disjuntiva, subordinada completivas, temporal, causal, final, passiva reversível, relativa de objeto indireto e utilização da negativa, mostraram diferenças significativas entre grupos, em prejuízo para as crianças com PDL Sintática. Não foi encontrada correlação significativa entre o tempo de frequência em Terapia da Fala e a pontuação total do subteste.
- A construção da moralidade no contexto literário de contos tradicionais São-Tomenses : (estudo sobre a personagem tartaruga)Publication . Santos, Albertino Manuel da Graça Will Pires dos; Alpalhão, Margarida SantosO presente trabalho teve o propósito fundamental de, por intermédio do estudo de um corpus restrito de contos tradicionais são-tomenses e uma fábula esópica, e de entrevistas e recolha de narrativas orais e depoimentos junto de personalidades da sociedade são-tomense, avaliar sob o ponto de vista da moralidade o comportamento dos protagonistas da intriga (principalmente a personagem Tartaruga) e encontrar semelhanças e dissemelhanças formulando, a partir de uma reflexão crítica, conclusões consensuais sobre o quão a argúcia e a astúcia, muitas vezes utilizadas pelas personagens, são suscetíveis de engendrar a construção de uma sã moralidade, confrontando o fito de exemplaridade da fábula de Esopo com os desígnios correspondentes no quotidiano dos contos orais são-tomenses, sobretudo a conhecida «sóia». A conclusão obtida foi que, de um modo geral, a Tartaruga simboliza nos contos tradicionais são-tomenses a persistência e a compensação dos fracos diante da supremacia dos poderosos, tal como se revela na fábula esópica. Ainda que nem todas as vezes esta logra conseguir os seus intentos, tal como a dinâmica inconstante da existência humana. Outro aspeto conclusivo é o papel lenitivo e catártico das sóias, típicas das noites do nozadu (velório) em São Tomé e Príncipe e, de resto, o pendor cultural e educativo dos provérbios e sentenças veiculados sobretudo em crioulo forro, e o papel modalizador da língua, forjada em decorrência da miscigenação secular e manejada de forma artística pelos griots ou contadores de histórias - e o fenómeno do despontar da variedade do português de São Tomé e Príncipe.
- Educação inclusiva dos alunos surdos: NTICs como suporte para o ensino da língua portuguesa na escola regularPublication . Carvalho, Joaquina Rodrigues Teixeira de; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara; Godoi, EliamarEste trabalho de pesquisa traz como temática geral a importância das tecnologias digitais para uma educação inclusiva dos alunos surdos, apostando na autonomia destes alunos no processo de ensino e aprendizagem. O aluno surdo entra em contato com a escrita da língua portuguesa ao ser alfabetizado, na maioria das vezes, com os mesmos critérios e materiais que os alunos ouvintes. Estudos sobre os processos que abrangem o ensino da língua portuguesa como uma segunda língua são uma contribuição para implementar ou otimizar materiais didáticos especializados no ensino de leitura como uma das habilidades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos. Questões como gramática, literatura e produções textuais são relevantes quando pensamos em trabalhar com os alunos surdos, um público-alvo diferente dos ouvintes. Considerando as desigualdades de comunicação existentes entre ambas as culturas, ouvinte e surda, a complexidade e a heterogeneidade de estilos, como também os ritmos de aprendizagem dos alunos, buscamos, na literacia digital e no uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, uma forma inclusiva de ensinar. Portanto, a aplicação de planos de aula e entrevistas nos permitiu evidenciar as características e funções da tecnologia como ferramentas essenciais para a promoção de uma pedagogia inclusiva do aluno surdo. Objetivando contribuir para o fortalecimento da qualidade do ensino e aprendizagem da língua portuguesa para o aluno surdo, em especial, ao que se refere no desenvolvimento da leitura, o presente estudo vem se somar às pesquisas desenvolvidas na área da Educação de Surdos.
- Os atos de elogio e de crítica no discurso pedagógico no ensino básicoPublication . Silva, Maria de Fátima dos Santos; Braz, AnaO objeto de estudo deste trabalho consiste na análise semântico-pragmática e discursiva dos atos de elogio e de crítica proferidos pelos professores no decorrer das interações verbais em contexto pedagógico. São analisadas as estratégias linguístico-discursivas presentes nos atos de fala em questão, num corpus recolhido em quatro turmas de diferentes anos de escolaridade do ensino básico, assim como os respetivos efeitos perlocutórios. Os fundamentos teóricos da presente dissertação provêm nomeadamente da teoria dos atos de fala de Austin (1962) e de Searle (1969, 1979); da teoria de Goffman (1982), de Brown e Levinson (1987) e de Kerbrat-Orecchioni (1992, 2005 e 2010) sobre a cortesia verbal e a noção de face; do modelo de proxémica verbal proposto por Carreira (1997, 2014, 2015 e 2017) e dos mecanismos de atenuação e de intensificação verbal propostos por Briz (1998, 2010), Albelda Marco (2005) e Kerbrat-Orecchioni (1992). O corpus recolhido apresenta atos de elogio que configuram apreciações avaliativas com recurso à intensificação linguística e atos de crítica com vários graus de atenuação. Constatámos que os docentes tendencialmente intensificam os atos de elogio e atenuam os atos de crítica, de modo a garantirem o equilíbrio das interações. A análise dos questionários permitiu-nos ainda concluir que os alunos se sentem mais confiantes e motivados quando são elogiados e com vontade de melhorar o seu desempenho quando são criticados.