Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
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- O mar na obra de Jorge Barbosa: propostas de leitura a partir de uma abordagem comparatistaPublication . Luz, António Santos da; Coelho, Paula MendesTendo em conta que o comparatismo nos estudos literários é uma ferramenta imprescindível para a compreensão dos textos literários e que o estudo de temas transversais além de proporcionar conhecimento cria a curiosidade de ir sempre mais além na procura de novos conhecimentos através de práticas comparatistas. É objetivo principal do presente trabalho, apresentar uma proposta de leitura analítico-interpretativa da temática do mar presente nas três obras publicadas pelo autor Jorge Barbosa: Arquipélago, Ambiente e Caderno de um Ilhéu. No segundo ponto do trabalho corresponde a uma breve apresentação e contextualização histórico-literário do autor Jorge Barbosa, um dos mais prestigiados poetas da moderna poesia cabo-verdiana. A sua poesia está virada para os problemas de Cabo Verde. No terceiro ponto, através de uma metodologia que assenta na revisão da literatura procurou-se definir conceitos como: leitura literária, comparatismo, temas, motivos e mitos. No quarto ponto procura-se traçar um percurso do mar na literatura cabo-verdiana desde os primórdios até aos escritores contemporâneos. No quinto ponto através de uma metodologia comparatista foi feito uma análise transversal da temática mar nas obras Arquipélago, Ambiente e Caderno de um Ilhéu. Por último foi apresentado algumas estratégias para ler melhor a partir do que se analisou e apresenta algumas propostas de estudos literários no ensino secundário recorrendo à metodologia comparatista.
- Um contributo para a promoção da leitura literária: a poesia à luz da prática comparatistaPublication . Teixeira, Maria Manuel Grilo de Sousa; Coelho, Paula MendesTendo em mente a importância da leitura, em especial da leitura literária, procuramos refletir sobre o papel da poesia e o seu contributo para a promoção da leitura. A poesia pelas suas características linguísticas, estéticas e literárias pode proporcionar ao leitor um espaço de conhecimento, de descoberta, de criatividade, imaginação e de prazer, pelo que a sua importância e contributo para a promoção da leitura não devem ser esquecidos, mas valorizados. Sendo a literatura uma arte polifónica que interage constantemente com outras artes, quanto mais rica for a experiência estética, melhor ela promoverá o exercício crítico e criativo da linguagem. À luz da prática comparatista, procuramos enfatizar as inúmeras possibilidades da poesia como caminho para o conhecimento individual e social, para o exercício da cidadania, para o desenvolvimento da língua, promovendo a fruição estética e consequentemente a formação de leitores exigentes, sensíveis e atentos.
- Mornas de Eugénio Tavares na literatura cabo-verdianaPublication . Borges, António Gomes; Marques, Isabelle SimõesEste trabalho pretende dar a conhecer as mornas de Eugénio Tavares na literatura caboverdiana, estabelecendo uma comparação com as poesias clássicas e românticas do espaço europeu, particularmente com a poesia portuguesa, demonstrando o valor do crioulo na oralidade e na escrita, através deste poeta que chegou a ser apelidado de Camões de Cabo Verde, que, na sua obra, explora a temática amorosa nas composições de morna. Este trabalho demonstra a variação da escrita sobre o amor na poesia em crioulo cabo-verdiano e em língua portuguesa, a fim de mostrar uma perspetiva de escrita diferente da que vigorava no arquipélago nos finais do século XIX e princípios do século XX. Eugénio Tavares era um poeta autodidata. A sua formação estribou-se, essencialmente, na leitura de autores românticos e clássicos europeus, transladandoos para a realidade cabo-verdiana, salvaguardando as devidas adaptações. A sua obra permite-nos pesquisar, de forma comparada, com o lirismo camoniano, o lirismo trovadoresco e os renascentistas europeus cujas perspectivas se ajustam com os sentimentos do povo das ilhas. A obra deste autor influenciou muito os escritores nativistas na construção da nação cabo-verdiana, na sua cultura e formação literária, procurando, nas produções jornalísticas epistolares, traçar um panorama do contexto arquipelágico entre os séculos XIX e XX, destacando-se o propósito de denunciar as principais questões sociais, económicas e políticas do arquipélago enquanto colónia portuguesa.
- Do segredo à revelação: subsídios para o estudo retórico-discursivo do epistolário inédito de Natália CorreiaPublication . Machado, Odília de Fátima Soares Silveira; Seara, Isabel“Do segredo à revelação: subsídios para o estudo retórico-discursivo do epistolário inédito de Natália Correia” é um trabalho que tem como objetivo contribuir para um alargamento continuado de estudos incidentes sobre a análise discursiva de cartas pessoais não publicadas de autores consagrados. Neste estudo, a análise do texto epistolar recai sobre as sete cartas de amor que se encontram incluídas nos arquivos da correspondência de Natália Correia e de Dórdio Guimarães, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada: seis escritas pela autora cujo destinatário é Dórdio Guimarães, o seu quarto marido; uma redigida por ele, para a sua eterna amada. Também são consideradas as breves mensagens incluídas em três postais enviados por Natália para Dórdio. A partir das memórias impressas na correspondência pessoal de Natália, que constitui o corpus textual da análise da superfície discursiva deste estudo, são revelados aspetos do seu relacionamento amoroso com Dórdio Guimarães, que importa serem considerados sobretudo à luz do discurso epistolar da autora. Deste modo, procura-se evidenciar a importância que o texto epistolar pode ter no desvendamento dos sentimentos de Natália Correia em relação a Dórdio Guimarães, apesar das perceções que, muitas vezes, foram geradas e manifestadas, publicamente, por amigos que lhe eram mais próximos.
- A figura feminina em algumas narrativas de Albertino Bragança, Filinto de Barros e Orlanda Amarílis: contributo para uma abordagem comparatistaPublication . Santos, Sandra Isabel Dias dos; Padeira, Ana Rita SoveralA presente dissertação privilegia a perspetiva comparada no confronto de determinados textos narrativos provenientes de Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, identificando afinidades e diferenças, tanto na forma, como no conteúdo, nomeadamente, no que às temáticas da memória e da identidade diz respeito, e também ao tema da mulher ou da figura feminina no âmbito do estudo da personagem enquanto categoria fundamental da narrativa. Na leitura comparativa dos textos convocados, o ponto de partida da presente dissertação foi o estudo aprofundado das fontes primárias, isto é, dos autores que nos propusemos estudar - Albertino Bragança, de São Tomé e Príncipe, Orlanda Amarílis de Cabo Verde e Filinto de Barros, da Guiné Bissau, logo seguido das fontes secundárias e teóricas de que a bibliografia no final do trabalho procura dar conta. A abordagem comparatista centrou-se em torno da figura feminina, relacionandoa com o passado colonial que a configura, e por isso também com as questões da identidade e da memória, da história e/ou da tradição, tópicos temáticos que constroem um determinado imaginário, como por exemplo sucede nos contos “Rosa do Riboque” e “Reencontro”, em Rosa do Riboque e outros contos, e no romance Aurélia de Vento, ambos do escritor pioneiro da ficção são-tomense, Albertino Bragança, ou nos contos “A Casa dos Mastros” e “Maira da Luz”, incluídos, respetivamente, na antologia A Casa dos Mastros e “Desencanto” e “Cais do Sodré”, em Cais do Sodré té Salamansa, da autora sobejamente conhecida na temática da literatura feminina, Orlanda Amarílis, e, por fim, de Filinto de Barros, o romance intitulado Kikia Matcho, O Desalento do Combatente. No primeiro capítulo, procurou-se fazer um enquadramento teórico do comparatismo, pois consideramos que a perspetiva comparada na análise de textos literários amplia e reconfigura a reflexão sobre a problemática da identidade nacional, cultural e literária, possibilitando ao investigador ou estudioso destas matérias reconhecer que está perante diferentes «lugares» literários, com características próprias, ainda que partilhem uma história em comum reforçada pelo uso da língua portuguesa através da qual estes povos oficialmente se exprimem e concomitantemente se irmanam. No segundo capítulo apresenta-se uma visão sucinta de enquadramento de época e das tendências literárias dos escritores convocados, bem assim como a análise das obras escolhidas na perspetiva dos temas e dos motivos representados: o quotidiano, o exílio e a diáspora, a desilusão, o esquecimento e a solidão, que por sua vez delimitam e configuram a reflexão sobre a personagem. No terceiro capítulo trata-se da contextualização ou enquadramento das questões da identidade, da história e da memória, estabelecendo uma ponte com a literatura, tendo em conta que os textos selecionados abordam estas problemáticas que são fulcrais e determinantes no âmbito das suprarreferidas narrativas. O quarto e último capítulo consiste na análise das narrativas selecionadas, confrontando-as entre si, com particular destaque para a forma como a figura feminina é abordada, qual é a relação que mantém com a tradição e com o passado colonial, refletindo-se sobre o papel da memória e da história na construção da identidade. Procurase simultaneamente apresentar uma leitura pessoal que interpreta as narrativas selecionadas, destacando a sua intencionalidade mimética na forma como se ligam ao real, recorrendo à descrição e a cenas que mostram a vivência do quotidiano. Apresentam-se por fim algumas conclusões, que reforçam a ideia de que as personagens das narrativas estudadas são recriadas no âmbito da ficção, porém, reproduzem reações e comportamentos sociais modelados pelo quotidiano. São personagens influenciadas pelo mundo em que vivem, uma sociedade dominada por homens. A diáspora e a situação de exílio são dimensões que interferem, igualmente, com a sua identidade.
- Um Nobel esquecido na gaveta: o "modo de ser" de Saramago em ClaraboiaPublication . Soares, Ana Paula de Jesus; Coelho, Paula MendesClaraboia, a primeira obra póstuma de José Saramago, foi finalizada em 1953 e publicada em outubro de 2011. O autor, em vida, afirmou que tal romance, depois de ter sido “esquecido” por uma editora, não seria publicado enquanto ele fosse vivo, embora já contivesse coisas do seu “modo de ser”. A decisão ficaria, portanto, à consideração dos seus herdeiros. Foi o mistério envolto na (não) publicação da obra que fez despertar o interesse pela sua leitura, desencadeando a tentativa de descoberta do “modo de ser” de Saramago, objetivo primordial deste trabalho. Assim, este estudo tem como objetivo verificar características deste romance que o aproximam ou distanciam da restante obra do Nobel da Literatura. A partir da sua leitura, como se de uma visita a um prédio se tratasse, analisa-se cada um dos aspetos que se consideraram mais pertinentes. Tendo como ponto de partida o contexto político e social em que surgiu a obra, prossegue-se com uma análise mais detalhada, tendo por referência as diferentes categorias da narrativa. O foco do estudo centra-se, sobretudo, nas temáticas, nomeadamente a censura, a clausura, a mulher e a condição humana, estabelecendo paralelismos com outras obras do autor, mormente O Ano da Morte de Ricardo Reis e O Memorial do Convento. Perceber o lugar que este romance ocupa na obra de Saramago é também um dos objetivos desta dissertação, uma vez que parecia existir um hiato entre Terra do Pecado (1947), a primeira obra do autor, e as que se lhe seguiram, publicadas duas décadas depois.
- Agressividade e violência verbais nas mensagens das redes sociais: análise de interações discursivas no Facebook: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2018Publication . Naime, Andreia Gonçalves Gomes; Seara, IsabelAs redes sociais exerceram papel relevante nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, principalmente pela redução orçamentária de verbas que anteriormente sustentavam as campanhas eleitorais com uso de mídias pagas. Considerando este panorama, os candidatos fizeram largo uso das mídias gratuitas ou de baixo custo e o Facebook configurou como a rede social de maior uso e amplitude, devido sua popularidade no país. Neste sentido, consideramos pertinente a análise crítica deste momento histórico para as eleições do Brasil, onde o Facebook representou um espaço apropriado para as contendas e discussões, superando os debates presenciais e as manifestações discursivas públicas outrora utilizadas por candidatos às eleições A escolha da rede social Facebook se justifica devido sua abrangência e popularidade no Brasil; vale ressaltar a relevância desta rede mundial como disseminadora de notícias, formadora de comunidades e influenciadora de opiniões, tornando-a um espaço movimentado e rico para coleta de mensagens e uso do discurso. A presente dissertação tem, como objetivo, analisar os atos de fala presentes em mensagens postadas na internet, na rede social Facebook brasileira, no período da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2018. Para isso, a metodologia aplicada ocorreu em duas etapas: a) coletamos mensagens postadas no Facebook, relacionadas aos dois principais candidatos que ocuparam posição de liderança em pesquisas e que se tornaram os favoritos na campanha eleitoral, pesquisando no buscador do Facebook perfis relacionados aos candidatos Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, ou que trouxessem menções às eleições presidenciais brasileiras de 2018 e as quantificamos por tipo. b) analisamos as mensagens do ponto de vista discursivo e as estratégias aplicadas, identificando os atos de fala que apresentavam descortesia e marcas de agressividade, arrogância, prepotência, violência verbal, superioridade, manipulação e desqualificação do adversário em sua formação. Pretendemos, com o trabalho, apresentar, através da análise do discurso, um retrato da situação social e política, onde os atos de fala exerceram um grande papel nas mídias sociais, influenciando a definição do futuro político do país e no cotidiano e comportamento das pessoas.
- Os desafios do multiculturalismo: a importância da língua portuguesa como elemento de inclusão no percurso emocional e pessoal do aluno de PLNMPublication . Silva, Sandra Luísa Gonçalves Ventura Nunes da; Marques, Isabelle SimõesA presente dissertação intitulada “Os desafios do multiculturalismo: a importância da língua portuguesa como elemento de inclusão no percurso emocional e pessoal do aluno de PLNM” pretende demonstrar a importância a aprendizagem da língua não materna como um elemento propulsor da inclusão social de quem é estrangeiro e procura a integração, quer a nível social, quer pessoal, num país diferente do seu país de origem. A forma como essa aprendizagem é concretizada deve tomar, como ponto crucial, a integração e a adaptação a novos contextos culturais e sociais, bem como a receção e a incorporação dos alunos como elemento fundamental para o sucesso pedagógico-social de inclusão. Através desta dissertação, pretende-se evidenciar, expor e demonstrar a importância da língua e da sua aprendizagem enquanto “fio” condutor de cultura e valores sociais a nível da identidade linguística, mas, acima de tudo, a forma como essa aprendizagem deve funcionar como “porta” para a inclusão, onde a relação emocional e pessoal do aluno estrangeiro com a língua que o acolhe (no nosso caso, a língua portuguesa) e com certos vocábulos e/ou expressões que lhe são mais próximas, é o elemento essencial para uma aprendizagem plena, geradora de uma emotividade positiva, enquanto foco de interação pluricultural e plurilingue. Ao longo da presente dissertação, pretende-se, ainda, demonstrar a necessidade de existência de um tronco comum de proximidade entre a língua não materna (a língua portuguesa) e aslínguas maternas ou faladas pelo aprendente, gerador de “sentimentos positivos” e de empatia entre as línguas, como elemento fundamental para uma aprendizagem motivadora, prazerosa e cativante para o aluno de Português LNM. Por esse motivo, reconhece-se a necessidade de atender ao percurso emocional do indivíduo, como elo agilizador da aprendizagem e do saber. Reflete-se, ainda, sobre as metodologias e práticas pedagógicas atuais do Português LNM, sugerindo-se um posicionamento do ensino baseado nas emoções individuais do aluno aprendente.
- Projeto “Tu cá, tu lá”: contributos do tandem virtual para a aprendizagem de uma língua estrangeiraPublication . Santos, Flávia Alexandra Rosa; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraEsta dissertação tem como foco a análise do projeto de tandem virtual “Tu cá, tu lá”. O projeto surge da necessidade que senti, enquanto docente de Português Língua Estrangeira, de proporcionar aos estudantes oportunidades de comunicação autêntica na língua alvo e desenvolveu-se com estudantes de duas instituições de ensino superior, nomeadamente o Ghana Institute of Languages, no Gana e a Universidade Pedagógica, em Moçambique. Ao longo deste trabalho descrevemos a conceptualização e implementação do projeto e fazemos a sua análise, com o objetivo de perceber de que forma este tipo de projeto pode contribuir para a aprendizagem de uma língua estrangeira. A pesquisa foi alicerçada teoricamente pelos dois conceitos centrais do projeto: a metodologia tandem e o m-learning. A metodologia tandem implica a interação direta entre pares, nos quais cada membro é nativo/fluente na língua que o outro quer aprender, com o objetivo de se apoiarem mutuamente na aprendizagem da língua-alvo de cada um. O m-learning, ou seja, a aprendizagem através da utilização de tecnologias móveis, foi adotado especialmente devido aos condicionalismos tecnológicos dos contextos do projeto, elegendo-se assim para meio de comunicação entre os pares a plataforma WhatsApp. A análise e discussão dos resultados do projeto foi realizada com dados provenientes de questionários respondidos pelos participantes bem como registos de conversas no WhatsApp e observações realizadas ao longo do projeto. A nossa pesquisa permitiu-nos concluir que o projeto teve sucesso e de forma geral houve bons níveis de envolvimento e participação por parte dos estudantes, apesar dos desafios enfrentados. Consideramos que foram razoavelmente cumpridos os objetivos específicos de aprendizagem a que o projeto se propôs, nomeadamente o desenvolvimento das competências linguísticas, das competências comunicativas interculturais e das competências de autonomia na aprendizagem. No entanto, em nenhuma destas áreas o projeto esgotou todos os seus potenciais de aprendizagem e, por isso, propomos alguns caminhos a seguir para que futuras edições do projeto, ou projetos semelhantes, possam levar ainda mais além o processo de aprendizagem de cada participante.
- O mundo maravilhoso dos animais nos contos de Mia Couto: mitos, ritos e mistériosPublication . Gomes, Paula Maria Lopes; Padeira, Ana Rita SoveralO presente trabalho propõe-se fazer uma reflexão sobre o maravilhoso na narrativa breve de Mia Couto, em especial sobre o papel central dos animais e a forma como estes interagem com os deuses e os antepassados, revelando-se os tradutores das suas palavras, das suas mensagens, junto dos vivos. Vagueando entre o real e o onírico, entre a vida e a morte, sofrem metamorfoses, indicam presságios, participam nos feitiços da comunidade, estabelecendo, assim, pontes entre a tradição e a modernidade. No primeiro capítulo, pretendemos apontar as diferentes fases da literatura moçambicana e as suas principais linhas, nela inserindo a obra de Mia Couto. No segundo capítulo, tentámos traçar o percurso de vida do escritor, desde a sua infância, passada na Beira até aos dias de hoje e abordámos, de forma breve, o percurso histórico-geográfico do conto e a sua importância no continente africano, onde o conto oral busca as suas raízes nas origens mais profundas das culturas africanas. No terceiro capítulo, partindo do conceito de “fantasia literária”, esboçámos uma aproximação teórica do maravilhoso, incidindo sobretudo na sua faceta de sobrenatural aceite e naturalizado e na sua articulação com o natural e o real. Refletimos sobre a importância do mito na construção da história e da identidade dos povos, concretamente no continente africano. Ainda neste capítulo, abordámos a importância e a simbologia dos animais neste continente. No capítulo quarto, analisámos o papel e a importância dos animais presentes nos contos, partindo da visão do mundo que o maravilhoso encerra e que nos remete para uma representação literária do imaginário tradicional dos vários povos que constituem o mosaico moçambicano. O maravilhoso torna-se assim um processo através do qual se afirma a identidade, se constrói a moçambicanidade, recuperando os ritos, as crenças e as conceções do mundo, marcados pelo mito e pelo sagrado.