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- Projeto Mães des Volkes: um estudo exploratório de um signo ideológico específico em arte-educaçãoPublication . Range, Suelyn Melo; Martins, AmílcarO trabalho de investigação aqui apresentado sob o título Projeto “Mães des Volkes”: Um Estudo Exploratório de um Signo Ideológico Específico em Arte-Educação - foi criado no âmbito do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta e aborda a trajetória artística-pedagógica de mulheres imigrantes ao (re)significar pelas expressões artísticas. A problemática e o objeto de estudo estão centrados no desenvolvimento, organização, exploração e execução do (re)significar pelas Artes o signo (palavra) Migrationshintergrund, em contexto experimental de aprendizagem. A metodologia teórico-conceitual e empírica desta pesquisa desenvolveu-se através da investigação-ação articulada ao modelo de Relação Pedagógica proposto por Renald Legendre, apresentado por Amílcar Martins (MARTINS, 2002), que transcorreu em quatro fases: a fundamentação teórico-conceitual; a concepção; a implementação; a retroação e avaliação. O quadro teórico-conceitual focou em autores e conceitos pertinentes à diversidade e tolerância culturais, signo línguístico, racismo e educação pela arte que contribuiram à criação e execução do projeto. Os objetivos de aprendizagem foram realizados na confluência harmônica dos conceitos de expressão, criatividade, prazer e sensibilidade. Esta narrativa de Arte-Educação foi concebida, analisada e interpretada a partir de recursos gerados em diferentes fases do projeto, notadamente de imagens fotográficas e fílmicas, questionários, textos descritivos, slides contextualizadores, criações artísticas, entrevistas e jornais de bordo. A interpretação sobre os dados do Projeto “Mães des Volkes” revela o contributo da educação pela arte, associada à Abordagem Triangular como paradigma metodológico, na impulsão da condição de simples indivíduos imigrantes à condição de Sujeitos imigrantes conscientes e atuantes. Em adição, também realça a importância das expressões artísticas no processo de construção de conhecimento, aquisições de competências e habilidades fundamentais para o desenvolvimento pessoal, linguístico, estético-artístico e cultural.
- A figura feminina em algumas narrativas de Albertino Bragança, Filinto de Barros e Orlanda Amarílis: contributo para uma abordagem comparatistaPublication . Santos, Sandra Isabel Dias dos; Padeira, Ana Rita SoveralA presente dissertação privilegia a perspetiva comparada no confronto de determinados textos narrativos provenientes de Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, identificando afinidades e diferenças, tanto na forma, como no conteúdo, nomeadamente, no que às temáticas da memória e da identidade diz respeito, e também ao tema da mulher ou da figura feminina no âmbito do estudo da personagem enquanto categoria fundamental da narrativa. Na leitura comparativa dos textos convocados, o ponto de partida da presente dissertação foi o estudo aprofundado das fontes primárias, isto é, dos autores que nos propusemos estudar - Albertino Bragança, de São Tomé e Príncipe, Orlanda Amarílis de Cabo Verde e Filinto de Barros, da Guiné Bissau, logo seguido das fontes secundárias e teóricas de que a bibliografia no final do trabalho procura dar conta. A abordagem comparatista centrou-se em torno da figura feminina, relacionandoa com o passado colonial que a configura, e por isso também com as questões da identidade e da memória, da história e/ou da tradição, tópicos temáticos que constroem um determinado imaginário, como por exemplo sucede nos contos “Rosa do Riboque” e “Reencontro”, em Rosa do Riboque e outros contos, e no romance Aurélia de Vento, ambos do escritor pioneiro da ficção são-tomense, Albertino Bragança, ou nos contos “A Casa dos Mastros” e “Maira da Luz”, incluídos, respetivamente, na antologia A Casa dos Mastros e “Desencanto” e “Cais do Sodré”, em Cais do Sodré té Salamansa, da autora sobejamente conhecida na temática da literatura feminina, Orlanda Amarílis, e, por fim, de Filinto de Barros, o romance intitulado Kikia Matcho, O Desalento do Combatente. No primeiro capítulo, procurou-se fazer um enquadramento teórico do comparatismo, pois consideramos que a perspetiva comparada na análise de textos literários amplia e reconfigura a reflexão sobre a problemática da identidade nacional, cultural e literária, possibilitando ao investigador ou estudioso destas matérias reconhecer que está perante diferentes «lugares» literários, com características próprias, ainda que partilhem uma história em comum reforçada pelo uso da língua portuguesa através da qual estes povos oficialmente se exprimem e concomitantemente se irmanam. No segundo capítulo apresenta-se uma visão sucinta de enquadramento de época e das tendências literárias dos escritores convocados, bem assim como a análise das obras escolhidas na perspetiva dos temas e dos motivos representados: o quotidiano, o exílio e a diáspora, a desilusão, o esquecimento e a solidão, que por sua vez delimitam e configuram a reflexão sobre a personagem. No terceiro capítulo trata-se da contextualização ou enquadramento das questões da identidade, da história e da memória, estabelecendo uma ponte com a literatura, tendo em conta que os textos selecionados abordam estas problemáticas que são fulcrais e determinantes no âmbito das suprarreferidas narrativas. O quarto e último capítulo consiste na análise das narrativas selecionadas, confrontando-as entre si, com particular destaque para a forma como a figura feminina é abordada, qual é a relação que mantém com a tradição e com o passado colonial, refletindo-se sobre o papel da memória e da história na construção da identidade. Procurase simultaneamente apresentar uma leitura pessoal que interpreta as narrativas selecionadas, destacando a sua intencionalidade mimética na forma como se ligam ao real, recorrendo à descrição e a cenas que mostram a vivência do quotidiano. Apresentam-se por fim algumas conclusões, que reforçam a ideia de que as personagens das narrativas estudadas são recriadas no âmbito da ficção, porém, reproduzem reações e comportamentos sociais modelados pelo quotidiano. São personagens influenciadas pelo mundo em que vivem, uma sociedade dominada por homens. A diáspora e a situação de exílio são dimensões que interferem, igualmente, com a sua identidade.