Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by Title
Now showing 1 - 10 of 32
Results Per Page
Sort Options
- Agressividade e violência verbais nas mensagens das redes sociais: análise de interações discursivas no Facebook: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2018Publication . Naime, Andreia Gonçalves Gomes; Seara, IsabelAs redes sociais exerceram papel relevante nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, principalmente pela redução orçamentária de verbas que anteriormente sustentavam as campanhas eleitorais com uso de mídias pagas. Considerando este panorama, os candidatos fizeram largo uso das mídias gratuitas ou de baixo custo e o Facebook configurou como a rede social de maior uso e amplitude, devido sua popularidade no país. Neste sentido, consideramos pertinente a análise crítica deste momento histórico para as eleições do Brasil, onde o Facebook representou um espaço apropriado para as contendas e discussões, superando os debates presenciais e as manifestações discursivas públicas outrora utilizadas por candidatos às eleições A escolha da rede social Facebook se justifica devido sua abrangência e popularidade no Brasil; vale ressaltar a relevância desta rede mundial como disseminadora de notícias, formadora de comunidades e influenciadora de opiniões, tornando-a um espaço movimentado e rico para coleta de mensagens e uso do discurso. A presente dissertação tem, como objetivo, analisar os atos de fala presentes em mensagens postadas na internet, na rede social Facebook brasileira, no período da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 2018. Para isso, a metodologia aplicada ocorreu em duas etapas: a) coletamos mensagens postadas no Facebook, relacionadas aos dois principais candidatos que ocuparam posição de liderança em pesquisas e que se tornaram os favoritos na campanha eleitoral, pesquisando no buscador do Facebook perfis relacionados aos candidatos Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, ou que trouxessem menções às eleições presidenciais brasileiras de 2018 e as quantificamos por tipo. b) analisamos as mensagens do ponto de vista discursivo e as estratégias aplicadas, identificando os atos de fala que apresentavam descortesia e marcas de agressividade, arrogância, prepotência, violência verbal, superioridade, manipulação e desqualificação do adversário em sua formação. Pretendemos, com o trabalho, apresentar, através da análise do discurso, um retrato da situação social e política, onde os atos de fala exerceram um grande papel nas mídias sociais, influenciando a definição do futuro político do país e no cotidiano e comportamento das pessoas.
- Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de MaputoPublication . Pelembe, Nélia Armando; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraCom o surgimento da pandemia da COVID 19 o mundo mudou e a educação teve que acompanhar essas mudanças. Em Moçambique o sector da Educação teve que adotar medidas de prevenção e encontrar formas de dar continuidade ao Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA). As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) constituíram uma das principais ferramentas para o ensino. Definiu-se como objetivo deste trabalho: analisar a produção do material didático da disciplina de língua portuguesa, mediada por computador, nas escolas do Ensino Técnico Profissional (ETP), na cidade de Maputo. A investigação seguiu uma metodologia de natureza qualitativa/interpretativa. A recolha de dados foi realizada no período de 2020/2021, através de uma entrevista semiestruturada dirigida aos professores que lecionavam a disciplina de língua portuguesa. O uso das TIC’s na lecionação desta disciplina trouxe algumas dificuldades, devido a falta do material tecnológico e acesso às redes, a falta de preparo dos professores e dos alunos na utilização das tecnologias, a incapacidade financeira das escolas para a aquisição do material tecnológico. Tratando-se do ETP, o processo de adaptação foi desafiador, uma vez que o modelo Baseado em Padrões de Competências (CBT) exige metodologias de ensino viradas para a prática. O que fez com que a disponibilização do material didático, assim como o seu acesso fossem deficientes, levando alguns professores a recorrerem à utilização do material de apoio em formato físico em detrimento ao uso das TIC’s, o que de alguma forma limitou o desenvolvimento de competências comunicativas orais, uma vez que privilegiava apenas o desenvolvimento de tarefas escritas. Apesar das dificuldades algumas escolas conseguiram dar continuidade ao PEA, fazendo o uso dos meios disponibilizados e procurar facilitar de todas formas que o aluno tivesse acesso ao material didático, para poder estudar em casa, sendo acompanhado pelo professor, mesmo à distância.
- Os atos de elogio e de crítica no discurso pedagógico no ensino básicoPublication . Silva, Maria de Fátima dos Santos; Braz, AnaO objeto de estudo deste trabalho consiste na análise semântico-pragmática e discursiva dos atos de elogio e de crítica proferidos pelos professores no decorrer das interações verbais em contexto pedagógico. São analisadas as estratégias linguístico-discursivas presentes nos atos de fala em questão, num corpus recolhido em quatro turmas de diferentes anos de escolaridade do ensino básico, assim como os respetivos efeitos perlocutórios. Os fundamentos teóricos da presente dissertação provêm nomeadamente da teoria dos atos de fala de Austin (1962) e de Searle (1969, 1979); da teoria de Goffman (1982), de Brown e Levinson (1987) e de Kerbrat-Orecchioni (1992, 2005 e 2010) sobre a cortesia verbal e a noção de face; do modelo de proxémica verbal proposto por Carreira (1997, 2014, 2015 e 2017) e dos mecanismos de atenuação e de intensificação verbal propostos por Briz (1998, 2010), Albelda Marco (2005) e Kerbrat-Orecchioni (1992). O corpus recolhido apresenta atos de elogio que configuram apreciações avaliativas com recurso à intensificação linguística e atos de crítica com vários graus de atenuação. Constatámos que os docentes tendencialmente intensificam os atos de elogio e atenuam os atos de crítica, de modo a garantirem o equilíbrio das interações. A análise dos questionários permitiu-nos ainda concluir que os alunos se sentem mais confiantes e motivados quando são elogiados e com vontade de melhorar o seu desempenho quando são criticados.
- Autocensura e persuasão: marcas linguísticas e retóricas em Auto da Cananeia (1534), episódio do Velho do Restelo do canto IV d’os Lusíadas (1572) e a natureza do implícitos na história do futuro (1665)Publication . Bento, Vasco Figueiredo Cruz; Marques, Isabelle SimõesPartindo de duas premissas, que todo o discurso é retórico, e que os atos autocensórios estão presentes em toda a criação literária, iremos analisar a estrutura interna de três obras em busca das técnicas e marcas linguísticas e retóricas dos argumentos implícitos e implicaturados que denotem uma intenção autoral. Será dado destaque ao processo de produção-receção como facilitador da interpretação e sugerimos que, através de uma análise intensiva e atenta aos detalhes exegéticos, a sintaxe e a paralinguística revelam-se importantes para a compreensão das mensagens implícitas. Este trabalho pretende também fornecer uma listagem de exemplos do uso da língua na produção de mensagens inferíveis, definindo-os de modo a que possam ser aplicados em outros contextos e obras.
- Avaliação da compreensão de estruturas sintáticas complexas: desenvolvimento típico e atípicoPublication . Silvino, Ângela Salgueiro; Falé, IsabelDada a escassez de instrumentos de avaliação em Português Europeu, para a idade escolar, que sejam sensíveis à compreensão de estruturas sintáticas mais tardias para o desenvolvimento típico e de estruturas sintáticas afetadas nas crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL), o objetivo deste estudo foi contribuir para o conhecimento da linguagem em crianças com desenvolvimento típico (DT) e atípico. Para o efeito, foi aplicada a subprova da Compreensão de Estruturas Complexas, da Avaliação da Linguagem Oral (Sim-Sim, 2006), a dois grupos semelhantes entre si, sendo que um deles foi composto por 40 crianças com DT da linguagem e outro por 40 crianças com PDL, com pelo menos, o domínio sintático alterado. Os principais resultados deste estudo, tendo em conta as suas limitações, indicaram que o subteste demonstra ser aplicável à população atual, mas são observadas discrepâncias em relação aos dados normativos anteriores. O subteste mostra ser sensível à PDL Sintática, contudo mostra uma capacidade limitada para identificar a patologia. A pontuação do total do subteste mostra ser sensível a PDL Sintática quando cumula dificuldades nos domínios semântico e morfológico. As estruturas sintáticas como: coordenada disjuntiva, subordinada completivas, temporal, causal, final, passiva reversível, relativa de objeto indireto e utilização da negativa, mostraram diferenças significativas entre grupos, em prejuízo para as crianças com PDL Sintática. Não foi encontrada correlação significativa entre o tempo de frequência em Terapia da Fala e a pontuação total do subteste.
- O Cânone e a contemporaneidade ou uma união afetuosa para a formação de leitores infantojuvenis: redescobrindo a ficção de Ana Maria Machado e de Manuel António PinaPublication . Gomes, Renata Gonçalves; Alpalhão, Margarida SantosO presente estudo tem, como objetivo geral, fazer uma análise sobre o momento vivido pela literatura infantojuvenil no Brasil e em Portugal, enfatizando certas dificuldades enfrentadas por pais e por professores na escolha de obras literárias que desejam ofertar aos seus filhos/alunos, obras que estejam aptas a promover uma conexão de afeto entre leitor e texto e, assim, entre o leitor e a literatura. Desse modo, pretende-se oferecer caminhos para que tais escolhas sejam feitas de forma assertiva, não apenas atendendo às imposições do mercado editorial. Ao se pensar em literatura de qualidade, é impossível não nos remetermos aos clássicos mundiais e a sua rica contribuição. Portanto, para que a infância e a juventude possam relacionar literatura e fatos históricos e para que possam tomar posse de um dos mais ricos legados da nossa sociedade, é necessário que sejam bem orientados e motivados a buscarem leituras que vão além do superficial. Um dos objetivos específicos deste trabalho é elucidar pontos relevantes das leituras dos clássicos e mostrar como o afeto e a memória podem ser fatores eficazes para despertar a curiosidade de crianças e de jovens em conhecerem essa herança. Certos de que a escritora brasileira Ana Maria Machado e o escritor português Manuel António Pina consagram, em seus livros, fortes relações afetivas, que podem resultar em memórias significativas e que têm muito a contribuir nos aspetos levantados, fizemos um estudo sobre o que esses autores entendem como literatura infantojuvenil, além da análise de obras literárias pertinentes ao nosso objetivo.
- A construção da moralidade no contexto literário de contos tradicionais São-Tomenses : (estudo sobre a personagem tartaruga)Publication . Santos, Albertino Manuel da Graça Will Pires dos; Alpalhão, Margarida SantosO presente trabalho teve o propósito fundamental de, por intermédio do estudo de um corpus restrito de contos tradicionais são-tomenses e uma fábula esópica, e de entrevistas e recolha de narrativas orais e depoimentos junto de personalidades da sociedade são-tomense, avaliar sob o ponto de vista da moralidade o comportamento dos protagonistas da intriga (principalmente a personagem Tartaruga) e encontrar semelhanças e dissemelhanças formulando, a partir de uma reflexão crítica, conclusões consensuais sobre o quão a argúcia e a astúcia, muitas vezes utilizadas pelas personagens, são suscetíveis de engendrar a construção de uma sã moralidade, confrontando o fito de exemplaridade da fábula de Esopo com os desígnios correspondentes no quotidiano dos contos orais são-tomenses, sobretudo a conhecida «sóia». A conclusão obtida foi que, de um modo geral, a Tartaruga simboliza nos contos tradicionais são-tomenses a persistência e a compensação dos fracos diante da supremacia dos poderosos, tal como se revela na fábula esópica. Ainda que nem todas as vezes esta logra conseguir os seus intentos, tal como a dinâmica inconstante da existência humana. Outro aspeto conclusivo é o papel lenitivo e catártico das sóias, típicas das noites do nozadu (velório) em São Tomé e Príncipe e, de resto, o pendor cultural e educativo dos provérbios e sentenças veiculados sobretudo em crioulo forro, e o papel modalizador da língua, forjada em decorrência da miscigenação secular e manejada de forma artística pelos griots ou contadores de histórias - e o fenómeno do despontar da variedade do português de São Tomé e Príncipe.
- Contos e lendas no ensino da língua portuguesa e as novas tecnologias: o ensino presencial / virtualPublication . Alves, Elisabete Sofia Bastos Figueiredo; Dias, Isabel de BarrosEsta dissertação pretende investigar e analisar a pertinência do recurso aos Contos Tradicionais e Lendas, no ensino da Língua Portuguesa, tendo em consideração a eventual influência da tecnologia no ensino. Assim, o estudo incide na comparação de duas vertentes: ensino presencial e virtual. A questão que se coloca na base deste trabalho é a seguinte: uma vez que as novas tecnologias, são parte integrante da vida dos mais jovens, é essencial perceber se estas podem complementar e/ou se terão algum impacto no respetivo processo de aprendizagem. Para aprofundarmos esta questão, procurámos, numa primeira fase, perceber se os alunos estão familiarizados com o tipo de textos considerado no estudo, se estes os aliciam e de que forma interagem com a literatura tradicional. Seguidamente, e atendendo a que o público-alvo desta dissertação é formado por alunos do 2.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 10 e 11 anos, tentámos obter respostas para questões como as seguintes: - Se gostam de ler? - Hábitos, tipos de leitura e o tempo que despendem na mesma? - Se a leitura faz parte dos seus tempos livres? - Qual a sua familiaridade e apreço relativamente a contos e lendas? - Como se efetua a leitura: recorre-se mais a livros físicos ou virtuais? Graças às respostas a estas questões, foi possível perceber como os alunos encaram a leitura deste tipo de textos e de que forma os conhecem. Defende-se, finalmente, que, para além da escola e da família, também o recurso à internet pode ser um pilar complementar e imprescindível no processo de ensino-aprendizagem, a que se pode e deve recorrer para auxiliar os alunos, principais intervenientes deste estudo.
- Um contributo para a promoção da leitura literária: a poesia à luz da prática comparatistaPublication . Teixeira, Maria Manuel Grilo de Sousa; Coelho, Paula MendesTendo em mente a importância da leitura, em especial da leitura literária, procuramos refletir sobre o papel da poesia e o seu contributo para a promoção da leitura. A poesia pelas suas características linguísticas, estéticas e literárias pode proporcionar ao leitor um espaço de conhecimento, de descoberta, de criatividade, imaginação e de prazer, pelo que a sua importância e contributo para a promoção da leitura não devem ser esquecidos, mas valorizados. Sendo a literatura uma arte polifónica que interage constantemente com outras artes, quanto mais rica for a experiência estética, melhor ela promoverá o exercício crítico e criativo da linguagem. À luz da prática comparatista, procuramos enfatizar as inúmeras possibilidades da poesia como caminho para o conhecimento individual e social, para o exercício da cidadania, para o desenvolvimento da língua, promovendo a fruição estética e consequentemente a formação de leitores exigentes, sensíveis e atentos.
- Os desafios do multiculturalismo: a importância da língua portuguesa como elemento de inclusão no percurso emocional e pessoal do aluno de PLNMPublication . Silva, Sandra Luísa Gonçalves Ventura Nunes da; Marques, Isabelle SimõesA presente dissertação intitulada “Os desafios do multiculturalismo: a importância da língua portuguesa como elemento de inclusão no percurso emocional e pessoal do aluno de PLNM” pretende demonstrar a importância a aprendizagem da língua não materna como um elemento propulsor da inclusão social de quem é estrangeiro e procura a integração, quer a nível social, quer pessoal, num país diferente do seu país de origem. A forma como essa aprendizagem é concretizada deve tomar, como ponto crucial, a integração e a adaptação a novos contextos culturais e sociais, bem como a receção e a incorporação dos alunos como elemento fundamental para o sucesso pedagógico-social de inclusão. Através desta dissertação, pretende-se evidenciar, expor e demonstrar a importância da língua e da sua aprendizagem enquanto “fio” condutor de cultura e valores sociais a nível da identidade linguística, mas, acima de tudo, a forma como essa aprendizagem deve funcionar como “porta” para a inclusão, onde a relação emocional e pessoal do aluno estrangeiro com a língua que o acolhe (no nosso caso, a língua portuguesa) e com certos vocábulos e/ou expressões que lhe são mais próximas, é o elemento essencial para uma aprendizagem plena, geradora de uma emotividade positiva, enquanto foco de interação pluricultural e plurilingue. Ao longo da presente dissertação, pretende-se, ainda, demonstrar a necessidade de existência de um tronco comum de proximidade entre a língua não materna (a língua portuguesa) e aslínguas maternas ou faladas pelo aprendente, gerador de “sentimentos positivos” e de empatia entre as línguas, como elemento fundamental para uma aprendizagem motivadora, prazerosa e cativante para o aluno de Português LNM. Por esse motivo, reconhece-se a necessidade de atender ao percurso emocional do indivíduo, como elo agilizador da aprendizagem e do saber. Reflete-se, ainda, sobre as metodologias e práticas pedagógicas atuais do Português LNM, sugerindo-se um posicionamento do ensino baseado nas emoções individuais do aluno aprendente.