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- Avaliação da compreensão de estruturas sintáticas complexas: desenvolvimento típico e atípicoPublication . Silvino, Ângela Salgueiro; Falé, IsabelDada a escassez de instrumentos de avaliação em Português Europeu, para a idade escolar, que sejam sensíveis à compreensão de estruturas sintáticas mais tardias para o desenvolvimento típico e de estruturas sintáticas afetadas nas crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL), o objetivo deste estudo foi contribuir para o conhecimento da linguagem em crianças com desenvolvimento típico (DT) e atípico. Para o efeito, foi aplicada a subprova da Compreensão de Estruturas Complexas, da Avaliação da Linguagem Oral (Sim-Sim, 2006), a dois grupos semelhantes entre si, sendo que um deles foi composto por 40 crianças com DT da linguagem e outro por 40 crianças com PDL, com pelo menos, o domínio sintático alterado. Os principais resultados deste estudo, tendo em conta as suas limitações, indicaram que o subteste demonstra ser aplicável à população atual, mas são observadas discrepâncias em relação aos dados normativos anteriores. O subteste mostra ser sensível à PDL Sintática, contudo mostra uma capacidade limitada para identificar a patologia. A pontuação do total do subteste mostra ser sensível a PDL Sintática quando cumula dificuldades nos domínios semântico e morfológico. As estruturas sintáticas como: coordenada disjuntiva, subordinada completivas, temporal, causal, final, passiva reversível, relativa de objeto indireto e utilização da negativa, mostraram diferenças significativas entre grupos, em prejuízo para as crianças com PDL Sintática. Não foi encontrada correlação significativa entre o tempo de frequência em Terapia da Fala e a pontuação total do subteste.