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Avaliação da compreensão de estruturas sintáticas complexas: desenvolvimento típico e atípico

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Dada a escassez de instrumentos de avaliação em Português Europeu, para a idade escolar, que sejam sensíveis à compreensão de estruturas sintáticas mais tardias para o desenvolvimento típico e de estruturas sintáticas afetadas nas crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL), o objetivo deste estudo foi contribuir para o conhecimento da linguagem em crianças com desenvolvimento típico (DT) e atípico. Para o efeito, foi aplicada a subprova da Compreensão de Estruturas Complexas, da Avaliação da Linguagem Oral (Sim-Sim, 2006), a dois grupos semelhantes entre si, sendo que um deles foi composto por 40 crianças com DT da linguagem e outro por 40 crianças com PDL, com pelo menos, o domínio sintático alterado. Os principais resultados deste estudo, tendo em conta as suas limitações, indicaram que o subteste demonstra ser aplicável à população atual, mas são observadas discrepâncias em relação aos dados normativos anteriores. O subteste mostra ser sensível à PDL Sintática, contudo mostra uma capacidade limitada para identificar a patologia. A pontuação do total do subteste mostra ser sensível a PDL Sintática quando cumula dificuldades nos domínios semântico e morfológico. As estruturas sintáticas como: coordenada disjuntiva, subordinada completivas, temporal, causal, final, passiva reversível, relativa de objeto indireto e utilização da negativa, mostraram diferenças significativas entre grupos, em prejuízo para as crianças com PDL Sintática. Não foi encontrada correlação significativa entre o tempo de frequência em Terapia da Fala e a pontuação total do subteste.
Given the scarcity of assessment tools in European Portuguese, for school-aged children, that are sensitive to the comprehension of later syntactic structures for typical development and those characteristic of children with Developmental Language Disorder (DLD), the aim of this study was to contribute to the understanding of language in children with typical and atypical development. For this purpose, the subtest of “Compreensão das Estruturas Complexas” of the test "Avaliação da Linguagem Oral"(Sim-Sim, 2006) was administered to two similar groups, one composed of 40 children with typical language development and the other of 40 children with DLD, with at least the syntactic domain altered. The main results of this study, considering its limitations, indicated that the subtest proves to be applicable to the current population, but discrepancies are observed in relation to previous normative data. On other side, the subtest is sensitive to DLD, however, it shows limited capacity to identify the pathology. The total subtest score proves to be sensitive to DLD when it accumulates difficulties in the semantic and morphological domains. Syntactic structures such as disjunctive coordination, completive subordination, temporal, causal, final, reversible passive, indirect object relative, and negative use showed significant differences between groups, to the detriment of children with DLD. No significant correlation was found between the frequency of Speech Therapy sessions and the total subtest score.

Description

Keywords

Perturbação do desenvolvimento da linguagem Sintaxe Avaliação da linguagem Desenvolvimento típico Compreensão ordens complexas Terapia da fala Developmental language disorder Syntax Language assessment Typical development Complex sentence comprehension Speech therapy

Citation

Silvino, Ângela Salgueiro - Avaliação da compreensão de estruturas sintáticas complexas [Em linha]: desenvolvimento típico e atípico. [S.l.]: [s.n.], 2024. 175 p.

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