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- Projeto “Tu cá, tu lá”: contributos do tandem virtual para a aprendizagem de uma língua estrangeiraPublication . Santos, Flávia Alexandra Rosa; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraEsta dissertação tem como foco a análise do projeto de tandem virtual “Tu cá, tu lá”. O projeto surge da necessidade que senti, enquanto docente de Português Língua Estrangeira, de proporcionar aos estudantes oportunidades de comunicação autêntica na língua alvo e desenvolveu-se com estudantes de duas instituições de ensino superior, nomeadamente o Ghana Institute of Languages, no Gana e a Universidade Pedagógica, em Moçambique. Ao longo deste trabalho descrevemos a conceptualização e implementação do projeto e fazemos a sua análise, com o objetivo de perceber de que forma este tipo de projeto pode contribuir para a aprendizagem de uma língua estrangeira. A pesquisa foi alicerçada teoricamente pelos dois conceitos centrais do projeto: a metodologia tandem e o m-learning. A metodologia tandem implica a interação direta entre pares, nos quais cada membro é nativo/fluente na língua que o outro quer aprender, com o objetivo de se apoiarem mutuamente na aprendizagem da língua-alvo de cada um. O m-learning, ou seja, a aprendizagem através da utilização de tecnologias móveis, foi adotado especialmente devido aos condicionalismos tecnológicos dos contextos do projeto, elegendo-se assim para meio de comunicação entre os pares a plataforma WhatsApp. A análise e discussão dos resultados do projeto foi realizada com dados provenientes de questionários respondidos pelos participantes bem como registos de conversas no WhatsApp e observações realizadas ao longo do projeto. A nossa pesquisa permitiu-nos concluir que o projeto teve sucesso e de forma geral houve bons níveis de envolvimento e participação por parte dos estudantes, apesar dos desafios enfrentados. Consideramos que foram razoavelmente cumpridos os objetivos específicos de aprendizagem a que o projeto se propôs, nomeadamente o desenvolvimento das competências linguísticas, das competências comunicativas interculturais e das competências de autonomia na aprendizagem. No entanto, em nenhuma destas áreas o projeto esgotou todos os seus potenciais de aprendizagem e, por isso, propomos alguns caminhos a seguir para que futuras edições do projeto, ou projetos semelhantes, possam levar ainda mais além o processo de aprendizagem de cada participante.
- Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicasPublication . Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves; Seabra, FilipaA dissertação incide no estudo exploratório das repercussões da transição de professores e educadoras de infância de escolas isoladas para centros escolares de um dado agrupamento, sobre as suas vivências de supervisão entre pares, averiguando o eventual contributo para o seu desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas, numa perspetiva de supervisão colaborativa, procurando responder à questão: Que repercussões da sua transição de escolas isoladas para centros escolares são identificadas pelos professores e educadoras de infância de um agrupamento, no que concerne aos processos de supervisão colaborativa, de desenvolvimento profissional e melhoria das práticas pedagógicas? São objetivos centrais perceber de que forma relacionam a transição com o seu desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas curriculares e pedagógicas; quais as conceções e sentimentos que a supervisão evoca; e identificar mais-valias da supervisão colaborativa nesse mesmo desenvolvimento e melhoria. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo de cariz, essencialmente, qualitativo, sob a forma de estudo de caso, o qual recolheu dados através da realização de entrevistas de grupo focal a 28 docentes da educação pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico que transitaram de escolas isoladas para centros escolares de um agrupamento de escolas; complementadas por um inquérito por questionário e por entrevistas individuais a um grupo selecionado em função de critérios predefinidos. A respetiva análise de dados recolhidos evidenciou tendências de resposta associadas a mudanças nas práticas docentes e a perspetivas sobre supervisão. Grande parte dos inquiridos conota a supervisão apenas com avaliação, considerando, também, que esta não cumpre propósitos de melhoria das práticas docentes, apartando desse conceito as práticas interdocentes de colaboração. Reconhecem e valorizam a colaboração no centro escolar, no que concerne a articulação, partilha, ajuda, diálogo e melhoria do desempenho, enquanto práticas potenciadas pelos centros escolares. O impacto destas interações no plano formativo foi enfatizado, pela proximidade com as realidades e necessidades educacionais dos alunos, equacionando-se a expressão “escolas aprendentes”.