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- A canção como arma: José Afonso, Sérgio Godinho e José Mário Branco, entre Cantigas do Maio (1971) e FMI (1981)Publication . Anacleto, Joaquim de Sousa Rodrigues; Bello, Maria do Rosário Lupi; Coelho, Paula MendesEsta dissertação tem como propósito estabelecer plataformas, comparatistas e outras que surjam como identicamente legítimas, entre as obras lírico-musicais de José Afonso, José Mário Branco e Sérgio Godinho, no âmbito da sua intenção interventiva, nas áreas política e social, e tendo como objecto-base essas suas produções artísticas entre dois momentos que se consideraram charneira, no âmbito e pressuposições deste estudo: a gravação do disco Cantigas do Maio, de José Afonso, em 1971 (com edição nesse mesmo ano) e da canção FMI (escrita em 1979, gravada em 1981, ao vivo, e editada em 1982). O cerne da investigação, após uma prévia incidência sobre os conceitos fundamentais da canção enquanto opus político, procurará entender de que forma, a par de outros papéis (sociais, estéticos, funcionais) inerentes à forma “canção”, esta alcança envolver-se directamente nos processos que espelha, isto é, que analisa e crítica, descortinar os mecanismos que potenciam o nexo causal entre a intencionalidade da canção e a sua recepção, mormente ao nível da eficácia da transmissão da mensagem acima do ruído metafórico e das assimetrias culturais, ou outras, verificadas entre a criação e a fruição. Buscar-se-á, pois, responder tão só a uma pergunta basilar: até onde alcança a canção política, no movimento (mental, físico, pessoal, social) que se desenha entre o que sonha e o que faz?
- O mundo maravilhoso dos animais nos contos de Mia Couto: mitos, ritos e mistériosPublication . Gomes, Paula Maria Lopes; Padeira, Ana Rita SoveralO presente trabalho propõe-se fazer uma reflexão sobre o maravilhoso na narrativa breve de Mia Couto, em especial sobre o papel central dos animais e a forma como estes interagem com os deuses e os antepassados, revelando-se os tradutores das suas palavras, das suas mensagens, junto dos vivos. Vagueando entre o real e o onírico, entre a vida e a morte, sofrem metamorfoses, indicam presságios, participam nos feitiços da comunidade, estabelecendo, assim, pontes entre a tradição e a modernidade. No primeiro capítulo, pretendemos apontar as diferentes fases da literatura moçambicana e as suas principais linhas, nela inserindo a obra de Mia Couto. No segundo capítulo, tentámos traçar o percurso de vida do escritor, desde a sua infância, passada na Beira até aos dias de hoje e abordámos, de forma breve, o percurso histórico-geográfico do conto e a sua importância no continente africano, onde o conto oral busca as suas raízes nas origens mais profundas das culturas africanas. No terceiro capítulo, partindo do conceito de “fantasia literária”, esboçámos uma aproximação teórica do maravilhoso, incidindo sobretudo na sua faceta de sobrenatural aceite e naturalizado e na sua articulação com o natural e o real. Refletimos sobre a importância do mito na construção da história e da identidade dos povos, concretamente no continente africano. Ainda neste capítulo, abordámos a importância e a simbologia dos animais neste continente. No capítulo quarto, analisámos o papel e a importância dos animais presentes nos contos, partindo da visão do mundo que o maravilhoso encerra e que nos remete para uma representação literária do imaginário tradicional dos vários povos que constituem o mosaico moçambicano. O maravilhoso torna-se assim um processo através do qual se afirma a identidade, se constrói a moçambicanidade, recuperando os ritos, as crenças e as conceções do mundo, marcados pelo mito e pelo sagrado.
- Perusall’s machine learning towards self-regulated learningPublication . Francisco, Manuela; Amado, CristinaThis current work presents exploratory research related to Perusall activity. One of the objectives of this study was to analyze the Perusalll’s features, with emphasis on peer work, which can increase individual motivation facilitating self-regulation learning. Perusall is a social web tool that uses a machine learning algorithm, which assesses the quality of annotations and students’ engagement. This tool was integrated with the LMS of Universidade Aberta (Portugal) and it was used as a pilot project in a Curricular Unit, from the 2nd year of the Education undergraduate program. We designed a collaborative activity inspired by Inquiry-based Learning and peer-instruction, to be performed on Perusall. 115 students, from 2 classes, were involved. To assess students’ work, their engagement and motivation (basis for self-regulation) we analyzed Perusall ́s reports and scoring based on 6 different components. We also asked students to report positive and negative aspects related to their experience with Perusall. Our findings confirm that collaborative reading tools can help students to get more involved in self-learning, as well machine learning can help instructors work, namely monitoring and assessment tasks.
- O funk paulista como forma de expressão identitária e de influência urbanaPublication . Adje, Ake Marc Abert; Magano, OlgaEste trabalho tem como objetivo conhecer as influências que as cidades desempenham no processo de criação das culturas e subculturas urbanas internas. A cidade de São Paulo, no Brasil, influenciou a criação de uma vertente da música designada por funk carioca, criada na cidade de Rio de Janeiro, tendo sido ajustada às características sociais e culturais da população e à sua organização urbana. Esta nova vertente musical tornou-se uma subcultura urbana por se diferenciar de outras subculturas do espaço paulistano. Este estudo foi inspirado em um livro escrito por um americano chamado David Maraniss em 2015, em que relata a criação de uma vertente da soul music, chamada motown soul, provocada pelas formas urbanas dos bairros das comunidades negras de Detroit. Aplicando essa análise à cidade de São Paulo foi feita uma investigação qualitativa, através de uma etnografia virtual, junto de apreciadores, seguidores ou praticantes de funk e de pessoas envolvidas na criação deste estilo musical e que permitiu concluir que há uma forte implantação do estilo musical na cidade e se caracteriza por uma subcultura urbana com a presença das suas vertentes na cena musical paulistana.
- Qual a perceção dos professores sobre a qualidade das aprendizagens efetuadas no agrupamento de escolas?Publication . Miranda, Vítor Alberto Aragonês; Neves, CláudiaAs políticas educativas alteram-se e com elas também a avaliação das aprendizagens. A avaliação sumativa, durante muitos anos, foi aquela que maior peso teve na avaliação, sendo normal olhar-se para o resultado espelhado em pauta, como um valor absoluto e o objetivo a atingir. Neste processo ignorou-se, frequentemente, a avaliação formativa e a sua contribuição para a melhoria das aprendizagens, tal como os distintos pontos de partida dos alunos. Os normativos legais trouxeram alterações. A retenção é extraordinária e os chamados “níveis negativos”, hoje denominados de “níveis inferiores a três”, rareiam, sendo frequente entre docentes e restante comunidade escolar, a interrogação acerca da qualidade das aprendizagens alcançada. O conceito qualidade das aprendizagens passou a ser frequentemente referido pelas instituições internacionais, quando se manifestam acerca da educação em Portugal, tal como os documentos legais e orientadores internos, solicitando-se a elaboração de critérios de avaliação claros e a utilização de técnicas que melhorem a qualidade das aprendizagens. Simultaneamente, é exigido à escola eficácia na sua gestão, estabelecendo-se as metas a cumprir, das quais dependem a sua avaliação externa e os recursos a alocar. A fundamentação teórica mostra-nos que a avaliação é cada vez mais um processo de construção social, uma intervenção reguladora das aprendizagens e que toda a aprendizagem deve ter em conta o contexto sociocultural. As lideranças, as equipas pedagógicas e o trabalho colaborativo apresentam-se como essenciais na obtenção de aprendizagens de qualidade, que construam o cidadão e o preparem para a vida. Partindo de uma metodologia qualitativa, a presente investigação pretende conhecer a perceção dos professores sobre a qualidade das aprendizagens efetuadas, num determinado agrupamento de escolas. Diferentes técnicas de recolha de dados demonstram a acuidade do trabalho, a sensibilidade para identificar a diferença e alcançar a verdadeira inclusão, e o rigor da avaliação que se pretende justa e respeitadora do percurso realizado pelo aluno. Embora o esforço efetivo dos docentes para que a avaliação sumativa expresse devidamente a qualidade das aprendizagens, verifica-se que esta só é possível através de um processo mais amplo e devidamente assimilado, baseado numa verdadeira cultura de escola, em que o trabalho colaborativo atenta ao contexto, dando a cada aluno o que mais necessita. A conclusão revelará uma escola empenhada, que através de equipas educativas e de dinâmicas de trabalho colaborativo, consegue acompanhar, apoiar e ajudar todos os alunos a encontrar o seu caminho.