Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Mornas de Eugénio Tavares na literatura cabo-verdianaPublication . Borges, António Gomes; Marques, Isabelle SimõesEste trabalho pretende dar a conhecer as mornas de Eugénio Tavares na literatura caboverdiana, estabelecendo uma comparação com as poesias clássicas e românticas do espaço europeu, particularmente com a poesia portuguesa, demonstrando o valor do crioulo na oralidade e na escrita, através deste poeta que chegou a ser apelidado de Camões de Cabo Verde, que, na sua obra, explora a temática amorosa nas composições de morna. Este trabalho demonstra a variação da escrita sobre o amor na poesia em crioulo cabo-verdiano e em língua portuguesa, a fim de mostrar uma perspetiva de escrita diferente da que vigorava no arquipélago nos finais do século XIX e princípios do século XX. Eugénio Tavares era um poeta autodidata. A sua formação estribou-se, essencialmente, na leitura de autores românticos e clássicos europeus, transladandoos para a realidade cabo-verdiana, salvaguardando as devidas adaptações. A sua obra permite-nos pesquisar, de forma comparada, com o lirismo camoniano, o lirismo trovadoresco e os renascentistas europeus cujas perspectivas se ajustam com os sentimentos do povo das ilhas. A obra deste autor influenciou muito os escritores nativistas na construção da nação cabo-verdiana, na sua cultura e formação literária, procurando, nas produções jornalísticas epistolares, traçar um panorama do contexto arquipelágico entre os séculos XIX e XX, destacando-se o propósito de denunciar as principais questões sociais, económicas e políticas do arquipélago enquanto colónia portuguesa.
- Custos socioambientais associados à gestão dos resíduos urbanos: o caso do município de TeresópolisPublication . Gomes, Natalia Rodrigues; Carapeto, CristinaEm 1987, o Relatório de Brundtland apontou para a necessidade de promoção do crescimento sustentável, ao se verificar que o incremento populacional e industrial trouxe desafios ambientais incomensuráveis. A geração de resíduos em excesso e o nível do desperdício no Brasil é reflexo de uma política de alto consumo e esgota os recursos não renováveis, causando desequilíbrios ambientais e problemas associados ao descarte inadequado dos resíduos urbanos. Por esse motivo, a procura de soluções adequadas para o tratamento e a deposição final dos resíduos é alvo das políticas setoriais no Brasil e no mundo. Em Teresópolis, o Aterro da Prata é o local de deposição final dos resíduos urbanos. Apresentando condições precárias e uma operacionalização deficiente, o Aterro da Prata acaba por ser um vazadouro e, consequentemente, não corresponde à Política Nacional de Resíduos Sólidos, gerando impactes socioambientais. Os custos socioambientais da gestão do Aterro de Teresópolis e as possíveis soluções para resolução ou melhoria da situação sanitária atual são identificados ao longo do presente trabalho, por intermédio de uma pesquisa exploratória, conjugando-se a revisão bibliográfica/documental, visita de campo e entrevistas semiestruturadas e survey.
- Literatura para crianças: panorâmica atual na Região Autónoma dos AçoresPublication . Medeiros, Flávia; Bastos, GlóriaA existência de uma Literatura Açoriana, com características e traços próprios, é tema de debate desde a primeira menção do termo em 1852. No entanto, nos vários séculos em que esta discussão já se prolonga, ainda não houve tentativa de explorar a Literatura Açoriana destinada ao público infantil. Esta dissertação parte, assim, do propósito de tentar averiguar a existência de uma Literatura Açoriana para Crianças, bem como a sua panorâmica atual na região. Os objetivos que nortearam este trabalho foram a análise do panorama atual da Literatura Açoriana para Crianças, para além da identificação do contributo das bibliotecas públicas e escolares para a promoção dessas obras. Para alcançar estes objetivos recorreu-se a uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), através da aplicação do método de levantamento, para obtenção de uma listagem das obras de Literatura Açoriana para Crianças publicadas entre os anos de 2000 e 2017, e sua posterior análise, e um método de recolha de dados por inquérito para uma análise do contributo das bibliotecas da região para a promoção da Literatura Açoriana para Crianças. A partir da análise dos resultados obtidos, é possível concluir que, neste momento, dado o ainda reduzido número de obras publicadas, será difícil considerar que existe uma Literatura Açoriana para Crianças, mas que a longo prazo esta poderá vir a estabelecer o seu lugar na Literatura Açoriana. O papel das bibliotecas neste panorama e o seu contributo para esta Literatura carece de uma consciencialização da importância destas obras e, consequentemente, de uma promoção eficaz das mesmas junto do público infantil.