Browsing by Issue Date, starting with "2020-10-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Projeto Academia Aberta: plataforma de mobilização para o desenvolvimento de uma educação, ciência e inovação abertasPublication . Correia, Ana Margarida Vaz; Morgado, LinaVinculado à preocupação em estimular a eficiência e eficácia das práticas de construção, disseminação, divulgação, integração e aplicação científicas pelos investigadores do centro de investigação - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) da Universidade Aberta, este projeto tem como eixos centrais o estudo das atuais práticas e estratégias de comunicação científica online e a identificação e promoção de ferramentas e comportamentos que potenciem o ideal do movimento de Acesso Aberto e contribuam para a construção de uma educação, ciência e inovação igualmente abertas e enquadradas na realidade digital do século XXI. A necessidade de otimizar o trabalho levado a cabo pelos investigadores, através da observação permanente e da renovação adequada e integrada das suas competências digitais nos seus modelos e práticas de disseminação, divulgação, integração e aplicação científicas, é o eixo de referência de um projeto que propõe a criação de uma infraestrutura digital que integre, suporte, enlace e impulsione vivências de investigação abertas e cidadãs do mundo. No encalço da abertura do espaço da educação, da ciência e da inovação que definem o LE@D, a Academia Aberta enquadra uma proposta integrada no princípio deste laboratório de “promover atividades de disseminação… e de formação avançada” (Universidade Aberta, 2007) que permitam a criação de elos sólidos entre investigadores, investigação e práticas e tornem referencial, no plano nacional e internacional, o trabalho dos investigadores desta unidade de investigação. Aprimorar e estimular a disseminação, divulgação, integração e aplicação científicas significa, simultaneamente, acompanhar os ritmos e dinâmicas ditados pela sociedade da agilização do conhecimento e fortalecer os investigadores, enriquecendo os seus modelos e redes de trabalho, valorizando a sua investigação e distinguindo a sua participação e envolvimento na construção de soluções globais. Este movimento infinito exige uma atenção permanentemente inovadora e renovadora às ferramentas, processos e dinâmicas subjacentes ao espaço do virtual, pelo que a existência de uma plataforma de suporte à fluência digital do investigador pode potenciar a presença e relevância da investigação científica portuguesa no contexto global.
- Um Nobel esquecido na gaveta: o "modo de ser" de Saramago em ClaraboiaPublication . Soares, Ana Paula de Jesus; Coelho, Paula MendesClaraboia, a primeira obra póstuma de José Saramago, foi finalizada em 1953 e publicada em outubro de 2011. O autor, em vida, afirmou que tal romance, depois de ter sido “esquecido” por uma editora, não seria publicado enquanto ele fosse vivo, embora já contivesse coisas do seu “modo de ser”. A decisão ficaria, portanto, à consideração dos seus herdeiros. Foi o mistério envolto na (não) publicação da obra que fez despertar o interesse pela sua leitura, desencadeando a tentativa de descoberta do “modo de ser” de Saramago, objetivo primordial deste trabalho. Assim, este estudo tem como objetivo verificar características deste romance que o aproximam ou distanciam da restante obra do Nobel da Literatura. A partir da sua leitura, como se de uma visita a um prédio se tratasse, analisa-se cada um dos aspetos que se consideraram mais pertinentes. Tendo como ponto de partida o contexto político e social em que surgiu a obra, prossegue-se com uma análise mais detalhada, tendo por referência as diferentes categorias da narrativa. O foco do estudo centra-se, sobretudo, nas temáticas, nomeadamente a censura, a clausura, a mulher e a condição humana, estabelecendo paralelismos com outras obras do autor, mormente O Ano da Morte de Ricardo Reis e O Memorial do Convento. Perceber o lugar que este romance ocupa na obra de Saramago é também um dos objetivos desta dissertação, uma vez que parecia existir um hiato entre Terra do Pecado (1947), a primeira obra do autor, e as que se lhe seguiram, publicadas duas décadas depois.
- Obesidade: Portugal e EuropaPublication . Rosendo, Sandra Cristina Pinto; Carapeto, CristinaA obesidade e o excesso de peso têm sido um problema de saúde crescente em todo o mundo, assim como a causa de muitas doenças não transmissíveis, mas com elevadas taxas de mortalidade, tais como a diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, hipertensão e até alguns tipos de cancro. Sendo esta uma doença crónica de origem multifactorial, a abordagem foi realizada sob várias vertentes, como as causas, consequências e impactos da mesma. A sua prevalência começa cada vez mais cedo, na infância, e pode acompanhar os indivíduos durante todas as fases da sua vida. O aumento da prevalência da obesidade tem sido exponencial por todo o Mundo e a previsão é que esta escalada continue. Em Portugal a situação é também idêntica. O tratamento desta doença e as morbilidades associada, diminuem não só a qualidade de vida dos indivíduos, mas também aumentam os custos associados nos sistemas de saúde públicos, colocando mesmo em causa a subsistência dos mesmos. Os investimentos na prevenção e tratamento da doença têm tido também um peso cada vez maior nos sistemas de saúde, um pouco por toda a Europa. Analisarei a situação no mundo, passando para a Europa e destacando por fim Portugal. Abordar quais as organizações que tratam e acompanham a obesidade em Portugal, assim como os impactos económicos e sociais na vida dos portugueses.