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- Do segredo à revelação: subsídios para o estudo retórico-discursivo do epistolário inédito de Natália CorreiaPublication . Machado, Odília de Fátima Soares Silveira; Seara, Isabel“Do segredo à revelação: subsídios para o estudo retórico-discursivo do epistolário inédito de Natália Correia” é um trabalho que tem como objetivo contribuir para um alargamento continuado de estudos incidentes sobre a análise discursiva de cartas pessoais não publicadas de autores consagrados. Neste estudo, a análise do texto epistolar recai sobre as sete cartas de amor que se encontram incluídas nos arquivos da correspondência de Natália Correia e de Dórdio Guimarães, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada: seis escritas pela autora cujo destinatário é Dórdio Guimarães, o seu quarto marido; uma redigida por ele, para a sua eterna amada. Também são consideradas as breves mensagens incluídas em três postais enviados por Natália para Dórdio. A partir das memórias impressas na correspondência pessoal de Natália, que constitui o corpus textual da análise da superfície discursiva deste estudo, são revelados aspetos do seu relacionamento amoroso com Dórdio Guimarães, que importa serem considerados sobretudo à luz do discurso epistolar da autora. Deste modo, procura-se evidenciar a importância que o texto epistolar pode ter no desvendamento dos sentimentos de Natália Correia em relação a Dórdio Guimarães, apesar das perceções que, muitas vezes, foram geradas e manifestadas, publicamente, por amigos que lhe eram mais próximos.
- Mobile learning na infância: uso de Apps pelas crianças do 1º ciclo na escola básica integrada de ArrifesPublication . Gonçalves, Samuel; Paz, João; Rocha, Maria AntonietaA Educação enfrenta, atualmente, o grande desafio de se aproximar da cultura contemporânea vivida pelos nossos estudantes desde tenra idade. Antes da entrada para o 1º Ciclo do Ensino Básico, as crianças já utilizam vários dispositivos móveis com acesso à Internet, demonstrando serem utilizadores natos das tecnologias. Há que aproximar a escola a este contexto tecnológico “convidando” os alunos a trazerem para a escola os seus próprios equipamentos e a usá-los em contexto educativo. Neste cenário de mobilidade surge o conceito de mobile learning que vem desafiar e colaborar com a educação para a atualizar, modificar e aproximar do tão divulgado sucesso educativo permitindo a concretização de uma aprendizagem efetiva e próxima do estudante. Portanto, há potencial pedagógico a ser explorado na utilização dos dispositivos móveis em educação, nomeadamente, na tradicional integração destes no 1º ciclo do ensino básico, contexto da nossa investigação. Em termos metodológicos, optamos pela investigação-ação e desenvolvemos um conjunto de sessões, em sala de aula, privilegiando as áreas curriculares de português e matemática, recorrendo a uma plataforma de escrita de textos e a apps, respetivamente. Optou-se, ainda, pela aplicação de questionários a alunos e encarregados de educação para aferir do universo tecnológico das famílias e seus pareceres sobre o m-learning, tendo-se verificado posições muito favoráveis e um forte apoio à integração dos dispositivos móveis ao serviço da educação. Constatou-se que a utilização dos recursos tecnológicos com fins educacionais apresenta vantagens ao nível da motivação, feedback, concentração, diferenciação pedagógica, avaliação e volume de tarefas realizadas. Embora possam existir algumas desvantagens a nível técnico e/ou de usabilidade, os indicadores convergem no sentido da Escola mediar a utilização destes recursos tecnológicos, em vez de os proibir.