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Mobile learning na infância: uso de Apps pelas crianças do 1º ciclo na escola básica integrada de Arrifes

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Abstract(s)

A Educação enfrenta, atualmente, o grande desafio de se aproximar da cultura contemporânea vivida pelos nossos estudantes desde tenra idade. Antes da entrada para o 1º Ciclo do Ensino Básico, as crianças já utilizam vários dispositivos móveis com acesso à Internet, demonstrando serem utilizadores natos das tecnologias. Há que aproximar a escola a este contexto tecnológico “convidando” os alunos a trazerem para a escola os seus próprios equipamentos e a usá-los em contexto educativo. Neste cenário de mobilidade surge o conceito de mobile learning que vem desafiar e colaborar com a educação para a atualizar, modificar e aproximar do tão divulgado sucesso educativo permitindo a concretização de uma aprendizagem efetiva e próxima do estudante. Portanto, há potencial pedagógico a ser explorado na utilização dos dispositivos móveis em educação, nomeadamente, na tradicional integração destes no 1º ciclo do ensino básico, contexto da nossa investigação. Em termos metodológicos, optamos pela investigação-ação e desenvolvemos um conjunto de sessões, em sala de aula, privilegiando as áreas curriculares de português e matemática, recorrendo a uma plataforma de escrita de textos e a apps, respetivamente. Optou-se, ainda, pela aplicação de questionários a alunos e encarregados de educação para aferir do universo tecnológico das famílias e seus pareceres sobre o m-learning, tendo-se verificado posições muito favoráveis e um forte apoio à integração dos dispositivos móveis ao serviço da educação. Constatou-se que a utilização dos recursos tecnológicos com fins educacionais apresenta vantagens ao nível da motivação, feedback, concentração, diferenciação pedagógica, avaliação e volume de tarefas realizadas. Embora possam existir algumas desvantagens a nível técnico e/ou de usabilidade, os indicadores convergem no sentido da Escola mediar a utilização destes recursos tecnológicos, em vez de os proibir.
Nowadays, Education is facing a major challenge: approaching the contemporary culture in which our students are born and raised. From a very early age, even before entering Elementary School, children already master the use of several types of technological devices with Internet access. Therefore, it is necessary to bring the School closer to this technological context by inviting our students to bring their own equipment’s to class and teaching them how to use them in an educational way. In this mobility scenario, emerges the concept of mobile learning, which comes to challenge and to collaborate with Education, in order to update it, modify it and to bring it closer to the much-desired educational success, by allowing a more effective learning, closer to the student. Thus, there is a great pedagogical potential to be explored in the use of mobile devices in Education, more specifically, their integration in primary school, context of our investigation. Methodologically, we opted for action research and developed a set of classroom sessions favoring the curricular areas of portuguese and mathematics, using a writing platform and apps, respectively. We also choose to apply questionnaires to students and their parents to assess the technological universe of families and their thoughts on m-learning, with very favorable positions and strong support for the integration of mobile devices in favor of education. It was found that the use of technological resources for educational purposes has advantages in terms of motivation, feedback, concentration, pedagogical differentiation, evaluation and number of tasks. It was found that the use of technological resources for educational purposes has advantages in terms of motivation, feedback, concentration, pedagogical differentiation, evaluation and number of tasks. Although, there may be some disadvantages at the technical and/or usability level, the indicators say that school should mediate the integration of these technological resources, instead of prohibiting them.

Description

Keywords

Mlearning Apps Dispositivos móveis Tecnologia digital Ensino básico 1º ciclo Educação integrada Arrifes Portugal Mobile learning Mobile devices Elementary education Technology Mobile phone

Citation

Gonçalves, Samuel - Mobile learning na infância [Em linha]: uso de Apps pelas crianças do 1º ciclo na escola básica integrada de Arrifes. Lisboa: [s.n.], 2020. 2 vols.

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