Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Mobile learning na infância: uso de Apps pelas crianças do 1º ciclo na escola básica integrada de ArrifesPublication . Gonçalves, Samuel; Paz, João; Rocha, Maria AntonietaA Educação enfrenta, atualmente, o grande desafio de se aproximar da cultura contemporânea vivida pelos nossos estudantes desde tenra idade. Antes da entrada para o 1º Ciclo do Ensino Básico, as crianças já utilizam vários dispositivos móveis com acesso à Internet, demonstrando serem utilizadores natos das tecnologias. Há que aproximar a escola a este contexto tecnológico “convidando” os alunos a trazerem para a escola os seus próprios equipamentos e a usá-los em contexto educativo. Neste cenário de mobilidade surge o conceito de mobile learning que vem desafiar e colaborar com a educação para a atualizar, modificar e aproximar do tão divulgado sucesso educativo permitindo a concretização de uma aprendizagem efetiva e próxima do estudante. Portanto, há potencial pedagógico a ser explorado na utilização dos dispositivos móveis em educação, nomeadamente, na tradicional integração destes no 1º ciclo do ensino básico, contexto da nossa investigação. Em termos metodológicos, optamos pela investigação-ação e desenvolvemos um conjunto de sessões, em sala de aula, privilegiando as áreas curriculares de português e matemática, recorrendo a uma plataforma de escrita de textos e a apps, respetivamente. Optou-se, ainda, pela aplicação de questionários a alunos e encarregados de educação para aferir do universo tecnológico das famílias e seus pareceres sobre o m-learning, tendo-se verificado posições muito favoráveis e um forte apoio à integração dos dispositivos móveis ao serviço da educação. Constatou-se que a utilização dos recursos tecnológicos com fins educacionais apresenta vantagens ao nível da motivação, feedback, concentração, diferenciação pedagógica, avaliação e volume de tarefas realizadas. Embora possam existir algumas desvantagens a nível técnico e/ou de usabilidade, os indicadores convergem no sentido da Escola mediar a utilização destes recursos tecnológicos, em vez de os proibir.
- Mobile learning, escrita digital e cálculo mental no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Gonçalves, Samuel; Rocha, Maria Antonieta; Paz, JoãoTendo em vista o desenvolvimento da escrita digital e do cálculo mental com recurso a dispositivos móveis, esta comunicação breve, enquanto recorte de um estudo que pretende investigar a aplicabilidade do m-learning ao 1.º Ciclo, vem apresentar os resultados preliminares promovendo, também, a aproximação da escola aos atuais estudantes. As crianças utilizam dispositivos móveis com acesso à internet desenvolvendo competências no âmbito das TIC. Neste cenário de mobilidade, o conceito de mobile learning tem vindo a captar a atenção dos agentes educativos no sentido de atualizar, modificar e contribuir para o sucesso educativo. Acreditamos no potencial pedagógico imanente e presente através da utilização dos dispositivos móveis na educação, mais concretamente, na integração dos mesmos em contexto escolar. Este estudo tem como objetivo aferir da aplicabilidade do mlearning ao 1.º Ciclo e verificar em que domínios pode ser vantajoso. Em termos metodológicos, optamos pela investigação-ação e desenvolvemos várias sessões, em sala de aula, privilegiando as áreas curriculares de português e matemática, recorrendo a uma plataforma de escrita de textos e a Apps, respetivamente. Optou-se, ainda, pela aplicação de questionários a alunos e encarregados de educação para aferir do universo tecnológico das famílias e seus pareceres sobre o m-learning.
- Digital collaborative writing in primary education: implementation anfd potencialitiesPublication . Gonçalves, Samuel; Rocha, Maria Antonieta; Paz, JoãoThis research sought to assess the applicability of m-learning to Primary Education, since we believe that one of the greatest challenges that Education currently faces is to approach the technological and cultural reality of students since childhood. Therefore, we recognize the pedagogical potential of the use of technology in education, namely by their classroom integration in Primary Education, the context of our research. In an action research setting, we developed digital collaborative writing sessions using a web-based text writing platform. The results showed that the use of technological resources for educational purposes presents advantages in terms of motivation, feedback, concentration, productivity, assessment, reading and writing taste, digital literacy, error exposure and assignment sharing. While some technical and/or usability implementation difficulties were recognized, the positive indicators outweighed the negative ones and are an argument in favor of school’s mediating role of the use of these technological resources, rather than prohibiting them.