Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A representação da geografia brasileira em obras regionais e seu impacto no Enriquecimento cultural e linguístico de estudantes do ensino médio em escolas brasileiras no Japão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMELP_LaniaFukuchima.pdf557.86 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta dissertação investiga a representação da geografia brasileira na literatura e seu impacto no enriquecimento cultural e linguístico de estudantes do Ensino Médio em escolas brasileiras no Japão. A pesquisa analisa cinco obras literárias que abrangem as cinco regiões do Brasil e suas particularidades socioculturais e ambientais: Dois Irmãos, de Milton Hatoum (2000); Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1938); Livro Sobre Nada, de Manoel de Barros (1996); A Casa das Sete Mulheres, de Letícia Wierzchowski (2002); e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector (1977). A metodologia utilizada envolve análise textual e contextual das narrativas, destacando a interseção entre geografia e literatura como ferramenta pedagógica para o ensino da língua portuguesa. Além disso, propõe-se uma sequência didática que relaciona as paisagens descritas nos textos com a construção da identidade cultural dos estudantes no exterior, incentivando a reflexão sobre pertencimento, migração e adaptação. Os resultados evidenciam que a literatura pode atuar como um meio de compreensão dos espaços geográficos e das dinâmicas sociais brasileiras, promovendo a valorização da diversidade regional e do léxico característico de cada localidade. Dessa forma, a pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem significativa da língua e da cultura brasileiras em contextos migratórios.
This dissertation investigates the representation of Brazilian geography in literature and its impact on the cultural and linguistic enrichment of high school students in Brazilian schools in Japan. The research analyses five literary works that cover the five regions of Brazil and their socio-cultural and environmental particularities: Dois Irmãos, by Milton Hatoum (2000); Vidas Secas, by Graciliano Ramos (1938); Livro Sobre Nada, by Manoel de Barros (1996); A Casa das Sete Mulheres, by Letícia Wierzchowski (2002); and A Hora da Estrela, by Clarice Lispector (1977). The methodology used involves textual and contextual analysis of the narratives, highlighting the intersection between geography and literature as a pedagogical tool for teaching Portuguese. In addition, a didactic sequence is proposed that relates the landscapes described in the texts to the construction of students’ cultural identity abroad, encouraging reflection on belonging, migration and adaptation. The results show that literature can act as a means of understanding Brazil’s geographical spaces and social dynamics, promoting the valorisation of regional diversity and the characteristic lexicon of each locality. In this way, the research contributes to the development of teaching strategies that favour meaningful learning of Brazilian language and culture in migratory contexts.

Description

Tese de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, apresentada à Universidade Aberta

Keywords

Literatura brasileira Geografia Ensino da língua portuguesa Identidade cultural Educação no exterior Brasil Japão Brazilian literature Geography Portuguese teaching Cultural Identity Overseas education

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue