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A presença e a influência das novas tecnologias no ensino de português no 3º ciclo

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Abstract(s)

Esta investigação tem como elemento central dois âmbitos que se entrecruzam e se entreajudam: a educação e as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), nas suas diversas vertentes, seja ao nível de software – aplicações ou programas –, seja ao nível de hardware – dispositivos, gadgets, entre outros. Os estabelecimentos de ensino têm vindo, a cada ano que passa, a recorrer mais às tecnologias para, por um lado, fomentar a aprendizagem dos alunos e, por outro, cimentar a aquisição de conhecimentos e de competências dos mesmos. Um exemplo do uso de tecnologias pode ser o uso de manuais digitais, ao invés dos habituais manuais físicos. Revela-se interessante, contudo, verificar que há vários países europeus que estão a mudar esta política, voltando, assim, ao uso dos manuais físicos. Este exemplo direciona-nos para uma reflexão quanto ao uso das tecnologias no contexto educativo. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivo analisar os benefícios e prejuízos da relação entre a tecnologia e a educação. O objeto de estudo será uma turma do 7º ano de escolaridade (3º ciclo do ensino básico) de uma instituição do ensino privado português, tendo a tecnologia uma presença já bastante cimentada nesta, tanto em hardware como em software. Será implementado um projeto-piloto nesta turma, o qual terá a duração aproximada de um semestre, com o objetivo de comprovar se um certo conjunto de aplicações/programas catalisa as capacidades destes alunos, tanto no âmbito da escrita como no âmbito da oralidade.
This research has as core element two areas which are connected and support each other: education and ICT (Information and Communication Technologies), in their various aspects, whether at the software level – applications or programs – or at the hardware level – devices, gadgets, among others. Educational establishments have been, year after year, using more and more technologies aiming to encourage student learning and, besides that, consolidate their acquisition of knowledge and skills. An example of using technologies could be digital manuals, instead of the usual physical manuals. However, it is interesting to notice that several European countries are changing their policy. They are returning to the use of physical manuals. This brief example directs us to reflect on the use of technologies in the educational context. In this sense, this dissertation aims to analyse the benefits and drawbacks of the relationship between technology and education. The object of this study will be a seventh grade class (3rd cycle of basic education) from a Portuguese private education institution, with technology already having a well-established presence in it, both in hardware and software. A pilot project will be implemented in this class, which will last approximately one semester, to prove whether a certain set of applications/programs catalyses these students' abilities, both in writing and speaking skills.

Description

Tese de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, apresentada à Universidade Aberta

Keywords

Educação Tecnologias de informação e comunicação Ensino Língua portuguesa Oralidade Expressão escrita Education Information and communication technologies Teaching Portuguese language Orality Written expression

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