Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A representação da mulher em Valter Hugo Mãe: análise literáriaPublication . Simões, Leonardo Emanuel Pinto Almeida; Alpalhão, Margarida SantosValter Hugo Mãe é um escritor português conhecido por uma obra substancial, a qual contém interessantes dinâmicas de género, sendo que uma parte considerável dos seus romances parece enfatizar particularmente a feminilidade das coisas e das pessoas. A sua escolha relativamente ao apelido artístico que assume constitui uma aceitação deliberada da sua própria dimensão feminina. Partindo desta ideia, este estudo tem como objetivo explorar a representação da mulher e da feminilidade na obra de Mãe, com foco em dois romances centrais – o remorso de baltazar serapião (2006) e o apocalipse dos trabalhadores (2008). Através de uma análise qualitativa, examinamos personagens femininas e outros elementos literários que transmitem aspetos da feminilidade. Adicionalmente, consideramos a interação entre personagens masculinas e feminilidade, contextualizando estas dinâmicas dentro de realidades culturais amplas. Ainda, a função do narrador como influenciador da nossa perceção das personagens femininas e da feminilidade é igualmente explorada, assim como a linguagem assente em simbolismos vários que Mãe tem vindo a desenvolver na sua obra. Os romances analisados abordam temas de amor e irmandade, mas também violência e destruição, contendo em si dinâmicas complexas que desafiam, por vezes, os papéis e estereótipos tradicionais de género. Em suma, este estudo afirma e defende que a representação das mulheres e da feminilidade em Valter Hugo Mãe é multifacetada e ricamente diversificada, capturando a complexidade das experiências e identidades femininas nas suas narrativas. Os seus retratos oferecem perspetivas profundas sobre a condição humana e a dinâmica social, particularmente no que diz respeito ao género.
- Modelação estatística aplicada a admissão dos estudantes na Universidade de São Tomé e PríncipePublication . Nascimento, Wadiley Sousa do; Carolino, Elisabete Teresa M. Almeida; Ramos, Maria do RosárioO presente estudo investiga alguns fatores que influenciam a admissão de estudantes na Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) por meio da aplicação de técnicas avançadas de análise estatística, de forma a proporcionar insights que possam conduzir a melhorias nas práticas de selecção e a formulação de políticas mais inclusivas. Dada a heterogeneidade das disciplinas que compõem os cursos do ensino secundário, esta análise contemplou duas situações distintas: uma para os alunos de Letras (História como nuclear) e outra para os alunos de Ciências (Matemática como nuclear). Os resultados revelaram que variáveis como a idade, género, notas em disciplinas específicas (Biologia, Física/Química, Língua Portuguesa, Matemática, História, Direito, Psicologia/Sociologia), e a escola de origem dos candidatos possuem efeitos estatisticamente significativos tanto na média final do ensino secundário quanto na probabilidade de admissão em diferentes departamentos da universidade. A análise indicou que mais de 75% da variação na média do ensino secundário pode ser explicada pelas variáveis incluídas no modelo de Regressão Linear Múltipla. Com base nos dados do período em estudo, verificou-se que no grupo dos alunos admitidos em cursos de Ciências a média final diminui em média 0,211 pontos com o aumento da idade e que, inversamente, a média final dos alunos dos cursos de Letras aumenta 0,009 pontos, em média, com o aumento da idade. A Regressão Logística Multinomial mostrou que os modelos que incorporaram as variáveis idade, média final do 12º ano, notas em Matemática, Língua Portuguesa, História, Direito, Física/Química, Sociologia/Psicologia, género, residência e as escolas onde os estudantes concluíram o ensino secundário contribuem significativamente para a discriminação dos cursos afetos aos departamentos da USTP. Igualmente, mostrou que a probabilidade de inscrição em determinados cursos diminui ou aumenta significativamente com base nas variáveis analisadas. O estudo realizado mostrou que a modelação estatística é uma ferramenta eficaz para compreender e melhorar o processo de admissão na USTP, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões e contribuindo para a formação de um corpo discente mais diversificado e talentoso. Além disso, os modelos revelaram que mais 60% dos estudantes matricularam-se nos cursos afetos aos departamentos onde as probabilidades de admissão eram mais altas.
- Aferir o nível de sustentabilidade na gestão de resíduos urbanos na Ilha do FaialPublication . Mateus, Guida do Carmo Alexandre Coelho; Martinho, Ana PaulaA existência de uma lixeira na ilha do Faial até meados de 2017 motivou o desenvolvimento deste projeto que tem como objetivo “Avaliar o nível de sustentabilidade na gestão dos resíduos urbanos no Faial”. Para responder à questão norteadora do projeto desenvolveu-se uma investigação-ação. Fez-se um levantamento do Estado da Arte, caracterizou-se, os Sistemas em Baixa e em Alta, os indicadores de desempenho avaliados pela ERSARA para os mesmos sistemas. Utilizou-se uma metodologia mista, numa fase inicial qualitativa, seguida de uma abordagem quantitativa, com os dados analisados estatisticamente para validação das conclusões, consolidando uma visão abrangente sobre o impacto e a eficácia da gestão de resíduos urbanos (RU) na promoção da sustentabilidade e circularidade na ilha do Faial. Realizou-se uma análise comparativa entre os indicadores utilizados pela ERSAR de 4.ª geração a nível nacional com os regionais utilizados pela ERSARA ainda de 2.ª geração mostrando-se fundamental a atualização do quadro regulatório para atender às metas da monitorização, sustentabilidade e circularidade. Para conhecer a perceção dos habitantes sobre a gestão dos RU desenvolvida na ilha do Faial, recorreu-se a um inquérito por questionário. Difundiram-se 200 inquéritos por quesonário, validaram-se 140, obteve-se uma taxa de resposta de 70% e foram abrangidas as 13 freguesias da ilha do Faial. Percecionou-se a opinião da população em questões abertas: Sugestões, Problemas e Ações e conheceu-se as práticas efetuadas pelos respondentes. Em termos gerais, as informações recolhidas permitiram, identificar desafios únicos em contextos insulares. O modelo que combina os Sistemas em Baixa e em Alta, mostrou-se eficaz. Identificaram-se lacunas de informação, evidenciou-se a necessidade de fortalecer a educação ambiental na promoção da prevenção e redução da produção de RU. Espera-se que o Faial continue a progredir rumo à economia circular, servindo como um modelo de adaptação inteligente e eficiente em contextos insulares. A gestão integrada dos RU, garante o bem-estar ambiental e a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras, consolidam o papel da ilha do Faial como referência na gestão sustentável de resíduos urbanos.