Sociologia | Artigos em revistas nacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Sociologia | Artigos em revistas nacionais / Papers in international journals by Title
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- Bullying homofóbico: crenças e práticas de estudantes do ensino superior em PortugalPublication . Neves, Sofia; Borges, Janete; Vieira, Cristina Pereira; Sousa, AnaO presente estudo teve como objetivo caracterizar as crenças e as práticas de um grupo de 369 estudantes do Ensino Superior português, 282 do sexo feminino e 84 do sexo masculino, com uma média de idades de 21.49, relativamente ao bullying homofóbico. A partir do preenchimento de uma ficha sociodemográfica e de três Inventários, concluiu-se que os homens praticam e sofrem mais bullying homofóbico do que as mulheres. Os/As estudantes portugueses/as que praticam comportamentos violentos contra pessoas lésbicas e gays (LG) apresentam crenças mais conservadoras sobre a orientação sexual LG e sobre o género do que os/as que não praticam. As pessoas que revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras são também aquelas que revelam crenças de género mais conservadoras (r=0.423, p<0.001). Os homens revelam crenças sobre a orientação sexual LG mais conservadoras (t(102.046)=-4.908,p<.001), sendo também os que praticam mais violência contra pessoas LG.
- Ciganos portugueses, percursos de vida e afirmação identitáriaPublication . Magano, OlgaAs imagens e representações sobre as pessoas ciganas em Portugal são estereotipadas e homogeneizantes. Contudo, há casos diferenciados de percursos de vida, vários tipos de famílias (casamentos endogâmicos e mistos), grupos de origem, culturas regionais ou modos de vida e de integração social. Partindo da diversidade de processos de socialização, de acordo com contextos sociais e familiares de pessoas ciganas, expressos em quadros de experiência de vida singulares, que se distinguem de outras pessoas ciganas, são apresentados projetos de vida afastados de imagens estereotipadas, usando como suporte resultados de uma investigação qualitativa, em que foram realizadas entrevistas em profundidade, para conhecer modos de vida de pessoas ciganas, integradas no mercado de trabalho, questionando a ideia preconcebida de que os ciganos “não trabalham”, “vivem de subsídios” ou “são todos iguais”. Os resultados obtidos revelam percursos de vida e processos de integração social dinâmicos e plurais, expressos através de sentimentos de identificação e pluralidades sociais, culturais e identitárias que desafiam conceções estáticas sobre traços culturais e identidades ciganas.
- Ciganos portugueses: escola e mudança socialPublication . Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; Costa, Ana RitaO cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola.
- Como sobreviver numa sociedade mediatizada e digital?: o caso de (i)literacia de pessoas ciganas em PortugalPublication . Magano, Olga; Medinas, CarlosO objetivo deste artigo é refletir sobre o acesso, conhecimento e uso de ferramentas digitais por parte de pessoas ciganas em Portugal partindo do facto de que continuam a ser sinalizadas como as mais pobres, excluídas e marginalizadas socialmente (FRA, 2012); apresentam as mais altas taxas de analfabetismo, de abandono escolar precoce e insucesso escolar (Mendes, Magano & Candeias, 2014); têm baixas qualificações escolares e profissionais e são também as mais infoexcluídas (Castells, 2007). São usados dados provenientes de várias fontes (bibliografia nacional e internacional e resultados de alguns projetos de investigação recentes) e centramos o nosso foco nos desafios colocados às pessoas de origem cigana, às instituições educativas e à sociedade do conhecimento no sentido de questionar se as políticas públicas e práticas educativas têm sido capazes de reduzir o analfabetismo e promover o sucesso escolar e a literacia funcional. Sabemos que o analfabetismo e o abandono escolar precoce não permitem que esta população esteja preparada para fazer face aos desafios colocados por uma sociedade digital e digitalizada, devido ao somatório de handicaps em termos de aquisição de competências escolares e de literacia (em sentido clássico e também digital). No entanto, a nova geração de crianças e jovens ciganos mas também pessoas mais velhas revelam predisposição para uso de , o que vai sendo incorporado na vida quotidiana, dos indivíduos e das famílias mas que é condicionado pela pouca escolaridade que impede o uso pleno e efetivo (Medinas, 2018).
- Comparing NPS users in nightlife settings and online communitiesPublication . Henriques, Susana; Silva, Joana Paula; Van Hout, Marie Claire; Hearne, Evelyn; Benschop, Annemieke; Korf, Dirk; Bujalski, Michal; Wieczorek, Łukasz; Werse, Bernd; Felvinczi, Katalin; Dąbrowska, Katarzyna; Kaló, Zsuzsa; Kamphausen, Gerrit; Nabben, TonEste artigo relata a comparação entre dois grupos de usuários de Novas Substâncias Psicoativas (NPS): usuários em ambientes noturnos e usuários em comunidades on-line. Foi realizada uma pesquisa quantitativa em seis países da UE (Alemanha, Hungria, Irlanda, Holanda, Polônia e Portugal) com uma amostra de conveniência de usuários adultos (18 anos ou mais) de NPS atuais (12 meses). Os participantes preencheram um questionário on-line ou com caneta e papel. Foram alcançados 2.757 entrevistados nos seis países europeus durante a coleta de dados nos dois grupos de usuários considerados. A comparação foi baseada em características sociodemográficas, padrões de uso e mercado. Os grupos de NSP usados são: misturas de ervas e/ou canabinoides sintéticos; estimulantes de marca e/ou estimulantes/empatogênicos/nootrópicos obtidos puros; psicodélicos; dissociativos; e outras NSP. A Internet e os mercados virtuais assumem grande relevância tanto para a vida noturna quanto para as comunidades on-line. As diferentes políticas de drogas e a localização geográfica diversa entre os países participantes são as principais características que afetam os resultados, ou seja, a presença/ausência de algumas substâncias ou o conceito legal de NSP. A comparação entre usuários em ambientes de vida noturna e usuários on-line destacou tendências substanciais no uso de NPS entre países e grupos de usuários. Novas oportunidades no mercado de drogas foram impulsionadas por desenvolvimentos tecnológicos na Internet.
- Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso das pessoas ciganasPublication . Magano, Olga; Mendes, Maria ManuelaNeste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa foram evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo, ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência,à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública.
- Correndo para o topo? Socialização e percursos de vida dos jovens advogados de negóciosPublication . Abrantes, Pedro; Santos, Susana
- Editorial: climate change and societyPublication . Alves, Fátima; Schmidt, LuísaClimate change presents one of the greatest challenges of the 21st Century. It will massively affect human societies in complex and multiple ways. And it seems to be almost uncontrollable in the near future. Our knowledge of the chemistry and physics of climate change, its causes and its consequences for planetary systems, is far greater than our understanding of the societal changes it poses. Climate change results from a complex process of societal transformations, which we all need to understand to better cope with the challenges it presents. Climatic conditions play a significant role and interfere with people’s lives in multiple ways. The causes are essentially known, based on unequivocal human action. All solutions also involve human decision and action. It is social and human action in both individual and social settings that are decisive for the future pathways of climate change and its disentanglement. There is also a factor of climate injustice that must be addressed. The nations that contributed most to the problem are often those that experience more limited and manageable consequences while those who contributed the least are often the most affected, vulnerable and unprepared. With climate change, the risk of conflicts, disasters and internal displacement increases so exacerbate existing inequalities and poverty. This presents a moral conundrum of the highest order. At the ecological level, the destruction or disintegration of nature/nurture is more visible, with strong impacts on the availability and reduction of natural resources. In terms of social systems, climate change breaks down social organization, housing, the food system, generates migration, increases economic losses, hunger and public health breakdowns. In a more invisible way, climate change destroys cultural belonging and individual and collective identities. In addition to these expected impacts in the most diverse social, cultural, economic and environmental sectors, human health has emerged as an important area of considerable alarm. Although not frequently mentioned or targeted as a key political concern, it is expected that the impact of climate change on human health will be severe, both in the proliferation and incidence of diseases. Moreover, climate change will have extensive implications to human wellbeing, which will reflect on social structures and ways of life.
- Educação de elites e a dimensão da internacionalização em PortugalPublication . Schippling, Anne; Abrantes, Pedro; Lopes, João Teixeirao Perante os atuais processos de um novo capitalismo global, a educação de elites está marcada por transformações que produzem um campo de tensão entre tendências homogeneizadoras e heterogeneizadoras. A referência ao internacional ganha, nesse cenário, um conteúdo de significado diverso, que o presente artigo procura reconstruir. Partindo de uma caracterização da educação de elites e da dimensão da internacionalização a nível global e no contexto português, apresentam-se dois estudos de caso em colégios internacionais na região de Lisboa, que correspondem a modalidades diferentes da construção da sua identidade escolar.
- Educação e classes sociais em Portugal: continuidades e mutações no século XXIPublication . Abrantes, PedroA relação entre educação e estrutura de classes esteve no âmago do projeto sociológico, desde a sua génese. O objetivo deste artigo é retomar algumas das suas principais teorias e resultados, à luz das transformações que têm atravessado a sociedade portuguesa ao longo das últimas décadas. Essas mudanças têm sido tão profundas que, por vezes, se tem colocado em causa o próprio potencial heurístico do conceito de classe social ou, pelo menos, a sua relação com a escolaridade. Este artigo serve, portanto, para clarificar a importância desta relação, bem como explorar variações recentes na sua configuração. Após uma revisão da literatura nacional e internacional, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados empíricos, resultantes do European Social Survey, comparando os resultados de 2002 e 2018.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »