Sociologia | Artigos em revistas nacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Sociologia | Artigos em revistas nacionais / Papers in international journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- As fronteiras da normalidadePublication . Alves, Fátima
- Os estudos sobre as mulheres em filosofiaPublication . Joaquim, Teresa
- Investigar o fenómeno dos sem-abrigo: em defesa de uma política ontológica declarada e preocupadaPublication . Aldeia, JoãoA quantificação e a individualização patológica são as duas tendências dominantes na investigação do fenómeno dos sem-abrigo. Ao ganharem estatuto de quase-exclusividade na pesquisa sobre o fenómeno, constituem-se num regime de verdade e procedem a uma série de negações insustentáveis: negam que produzem as realidades que estudam, negam que outras realidades poderiam ser produzidas, deslegitimam posturas metodológicas alternativas, invisibilizam as relações de poder e dominação, obscurecendo a injustiça da vida na rua. Em alternativa a este regime de verdade, defendo a mobilização de uma política ontológica assumida e preocupada com o bem-estar e a dignidade dos atores sem-abrigo.
- Investigating homelessness: in defence of a declared and concerned ontological politicsPublication . Aldeia, JoãoQuantification and pathological individualization are the two dominant trends within homelessness research. In acquiring near-exclusive status in this research, they constitute a regime of truth and produce a series of unsustainable negations: they deny that they produce the realities which they study, they deny that other realities may be produced, they delegitimise any alternative methodological positionings, and render power relationships and domination invisible, thus obscuring the injustice of life on the streets. As an alternative to this regime of truth, this article argues for the mobilisation of a declared ontological politics that is concerned with the welfare and dignity of homeless people.
- Para além do pecado e da doença: desconstruindo discursos sobre o fenómeno dos sem-abrigoPublication . Aldeia, JoãoAs diversas representações sobre o fenómeno dos sem-abrigo tendem a articular-se, levando a uma narrativa dominante que tem no seu centro um arquétipo de «sem-abrigo» que é, simultaneamente, «alcoólico», «toxicodependente», «doente mental», «preguiçoso» e «amoral». Por um efeito-sinédoque, as características muito visíveis de uns poucos indivíduos são representacionalmente atribuídas a todas as pessoas que vivem na rua, levando à sua desqualificação e estigmatização. Este arquétipo não é empiricamente verificável, mas a sua disseminação acrítica reforça a individualização da explicação do fenómeno, invisibilizando as suas causas estruturais. Procurando combater a reprodução acrítica de discursos e práticas sobre o fenómeno dos sem-abrigo, que não só não o resolve com contribui para a desqualificação estigmatizante de quem vive na rua, o texto analisa o arquétipo de «sem-abrigo» criado pelo efeito-sinédoque e defende que os indivíduos sem-abrigo não são «doentes mentais», «toxicodependentes» nem «alcoólicos».
- Rights and indigenous adolescence in Mexico: new subjects, new dilemmasPublication . Saraví, Gonzalo; Abrantes, Pedro; Bertely, MaríaThis article aims to discuss the advances and challenges related to the fulfillment of the rights of Mexican indigenous children, especially during their adolescent years (ages 12-18). The article has two main sections. First, we review a selection of qualitative and statistical literature that provides a broad overview of the rights of indigenous youth in Mexico and of issues pertaining to their identities and living conditions. Secondly, we present a synopsis of the results of a collaborative research project recently undertaken in thirteen indigenous communities located in different regions of Mexico, and one in the US. The results of the study shed light on the varied circumstances of youth living in diverse rural and urban socio-economic contexts. Drawing upon the study’s findings, we discuss three critical aspects of indigenous youth rights: growing indigenous youth awareness of their rights; the evolving and differentiated identities of indigenous adolescents; and the connection between indigenous youth identity and rights.
- “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de casoPublication . Abrantes, Pedro; Seabra, Teresa; Caeiro, Tiago; Almeida, Sofia; Costa, RaquelO artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos.
- Socialização: onde a sociologia e as neurociências se encontramPublication . Abrantes, PedroO artigo apresenta um diálogo entre perspetivas atuais, nos campos da sociologia e das neurociências, em torno dos processos de socialização, observando tensões e hiatos, mas também convergências e pistas para um desenvolvimento científico assente na cooperação interdisciplinar. Esta discussão centra-se em três domínios profundamente interligados: perceções e disposições; emoções e relações; consciência e reflexividade. Advoga-se que avanços recentes no campo das neurociências são valiosos para o desenvolvimento do conhecimento sociológico e vice-versa, nomeadamente numa questão central para ambos: o modo como desenvolvemos (e articulamos) disposições e um eu autobiográfico, a partir das experiências que vivemos.
- Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em PortugalPublication . Dias, Paulo Coelho; Alves, Nuno de Almeida; Abrantes, Pedro; Rodrigues, Carla F.Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.
- A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionaisPublication . Abrantes, PedroA propósito da celebração dos seus 40 anos, o artigo analisa o modo como a educação é concebida na Constituição da República Portuguesa, à luz de estudos sociológicos nacionais e internacionais de referência. Discute-se o modo como a lei fundamental foi entendida e teve impactos no sistema educativo português, identificando-se algumas controvérsias, tensões e áreas de desenvolvimento futuro. Questões como as relações público-privado, o combate às desigualdades, a aprendizagem ao longo da vida, a gestão democrática ou a educação para a cidadania são afloradas. Em termos gerais, argumenta-se que a Constituição teve um papel central na transformação do sistema educativo e constitui, ainda hoje, um instrumento fundamental de estabilização, mas também de orientação de políticas transformadoras.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »