Sociologia | Artigos em revistas nacionais / Papers in international journals
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Recent Submissions
- Socialização, trajetórias educativas e internacionalização entre jovens das classes dominantesPublication . Abrantes, Pedro; Schippling, Anne; Santos, SusanaCom base numa linha de investigação desenvolvida nos últimos dez anos, no presente artigo discutimos o conceito de socialização, argumentando que o mesmo se mantém fundamental para compreender as trajetórias individuais e as desigualdades sociais no contexto da globalização. Tendo por referência as teorias de autores clássicos, investigações realizadas desde os nais do século xx permitem atualizar e alargar o potencial heurístico deste conceito. No artigo aplicamos este quadro conceptual à análise de histórias de vida recolhidas no âmbito de duas pesquisas recentes em Lisboa: uma com estudantes de colégios internacionais e outra com jovens advogados. O conceito de socialização é então mobilizado para compreender as trajetórias destes jovens e, de modo mais amplo, a (re)produção das desigualdades juvenis nas sociedades contemporâneas, com enfoque na dimensão da internacionalização.
- Percursos escolares e participação social dos jovens: as origens de classe ainda são relevantes?Publication . Abrantes, Pedro; Torres, Leonor Lima; Palhares, JoséO presente artigo discute até que ponto as origens sociais são condicionantes dos percursos escolares e de participação social dos jovens, no Portugal contemporâneo. Para isso, num primeiro momento, procede a um levantamento de diferentes filões de pesquisa que, a nível nacional e internacional, têm abordado esta questão. Explicitam-se os protocolos metodológicos e, em seguida, apresenta-se e discute-se um conjunto de dados obtidos a partir de um inquérito aplicado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência a uma amostra nacional dos estudantes no 10.º ano de escolaridade (n= 241.341). Os resultados apontam para percursos escolares e, em menor escala, indicam, também, taxas de participação social ainda bastante marcados por desigualdades familiares, num padrão de sucessivas (des)vantagens que se vão acumulando ao longo das trajetórias infantis e juvenis.
- O orçamento participativo das escolas: um espaço de construção da democracia?Publication . Abrantes, PedroO presente artigo enquadra e discute, num primeiro momento, o Orçamento Participativo das Escolas, um programa público levado a cabo em Portugal desde 2017, à luz dos estudos que têm vindo a acompanhar a aplicação desta metodologia, a nível internacional, assim como de investigação educacional de fundo sobre a relação entre Escola Pública e Democracia. Num segundo momento, o artigo apresenta alguns dos resultados da 5.ª edição desta iniciativa (2021), constatando-se que, mesmo num período de pandemia, o programa envolveu centenas de escolas, nas quais os/as estudantes elaboraram propostas de melhoria e participaram nas votações. Observa-se um maior impacto nas regiões Norte e Centro, bem como no 3.º ciclo do ensino básico. Analisam-se as propostas dos/as estudantes, constatando-se um predomínio das orientadas para o bem-estar e as sociabilidades, mas com uma expressão relevante das que visam um reforço das atividades físicas e desportivas, o apetrechamento digital, a sustentabilidade ambiental ou a inovação educativa. Argumenta-se que este programa, desde que enquadrado no projeto educativo e práticas pedagógicas, tem potencial para promover a vida democrática, mas a sua concretização desarticulada e distorcida pode conduzir a um engodo democrático e a um aumento das desigualdades. Conclui-se com pistas para a investigação e intervenção.
- Comparing NPS users in nightlife settings and online communitiesPublication . Henriques, Susana; Silva, Joana Paula; Van Hout, Marie Claire; Hearne, Evelyn; Benschop, Annemieke; Korf, Dirk; Bujalski, Michal; Wieczorek, Łukasz; Werse, Bernd; Felvinczi, Katalin; Dąbrowska, Katarzyna; Kaló, Zsuzsa; Kamphausen, Gerrit; Nabben, TonEste artigo relata a comparação entre dois grupos de usuários de Novas Substâncias Psicoativas (NPS): usuários em ambientes noturnos e usuários em comunidades on-line. Foi realizada uma pesquisa quantitativa em seis países da UE (Alemanha, Hungria, Irlanda, Holanda, Polônia e Portugal) com uma amostra de conveniência de usuários adultos (18 anos ou mais) de NPS atuais (12 meses). Os participantes preencheram um questionário on-line ou com caneta e papel. Foram alcançados 2.757 entrevistados nos seis países europeus durante a coleta de dados nos dois grupos de usuários considerados. A comparação foi baseada em características sociodemográficas, padrões de uso e mercado. Os grupos de NSP usados são: misturas de ervas e/ou canabinoides sintéticos; estimulantes de marca e/ou estimulantes/empatogênicos/nootrópicos obtidos puros; psicodélicos; dissociativos; e outras NSP. A Internet e os mercados virtuais assumem grande relevância tanto para a vida noturna quanto para as comunidades on-line. As diferentes políticas de drogas e a localização geográfica diversa entre os países participantes são as principais características que afetam os resultados, ou seja, a presença/ausência de algumas substâncias ou o conceito legal de NSP. A comparação entre usuários em ambientes de vida noturna e usuários on-line destacou tendências substanciais no uso de NPS entre países e grupos de usuários. Novas oportunidades no mercado de drogas foram impulsionadas por desenvolvimentos tecnológicos na Internet.
- Investigating homelessness: in defence of a declared and concerned ontological politicsPublication . Aldeia, JoãoQuantification and pathological individualization are the two dominant trends within homelessness research. In acquiring near-exclusive status in this research, they constitute a regime of truth and produce a series of unsustainable negations: they deny that they produce the realities which they study, they deny that other realities may be produced, they delegitimise any alternative methodological positionings, and render power relationships and domination invisible, thus obscuring the injustice of life on the streets. As an alternative to this regime of truth, this article argues for the mobilisation of a declared ontological politics that is concerned with the welfare and dignity of homeless people.
- Para além do pecado e da doença: desconstruindo discursos sobre o fenómeno dos sem-abrigoPublication . Aldeia, JoãoAs diversas representações sobre o fenómeno dos sem-abrigo tendem a articular-se, levando a uma narrativa dominante que tem no seu centro um arquétipo de «sem-abrigo» que é, simultaneamente, «alcoólico», «toxicodependente», «doente mental», «preguiçoso» e «amoral». Por um efeito-sinédoque, as características muito visíveis de uns poucos indivíduos são representacionalmente atribuídas a todas as pessoas que vivem na rua, levando à sua desqualificação e estigmatização. Este arquétipo não é empiricamente verificável, mas a sua disseminação acrítica reforça a individualização da explicação do fenómeno, invisibilizando as suas causas estruturais. Procurando combater a reprodução acrítica de discursos e práticas sobre o fenómeno dos sem-abrigo, que não só não o resolve com contribui para a desqualificação estigmatizante de quem vive na rua, o texto analisa o arquétipo de «sem-abrigo» criado pelo efeito-sinédoque e defende que os indivíduos sem-abrigo não são «doentes mentais», «toxicodependentes» nem «alcoólicos».
- Investigar o fenómeno dos sem-abrigo: em defesa de uma política ontológica declarada e preocupadaPublication . Aldeia, JoãoA quantificação e a individualização patológica são as duas tendências dominantes na investigação do fenómeno dos sem-abrigo. Ao ganharem estatuto de quase-exclusividade na pesquisa sobre o fenómeno, constituem-se num regime de verdade e procedem a uma série de negações insustentáveis: negam que produzem as realidades que estudam, negam que outras realidades poderiam ser produzidas, deslegitimam posturas metodológicas alternativas, invisibilizam as relações de poder e dominação, obscurecendo a injustiça da vida na rua. Em alternativa a este regime de verdade, defendo a mobilização de uma política ontológica assumida e preocupada com o bem-estar e a dignidade dos atores sem-abrigo.
- Como sobreviver numa sociedade mediatizada e digital?: o caso de (i)literacia de pessoas ciganas em PortugalPublication . Magano, Olga; Medinas, CarlosO objetivo deste artigo é refletir sobre o acesso, conhecimento e uso de ferramentas digitais por parte de pessoas ciganas em Portugal partindo do facto de que continuam a ser sinalizadas como as mais pobres, excluídas e marginalizadas socialmente (FRA, 2012); apresentam as mais altas taxas de analfabetismo, de abandono escolar precoce e insucesso escolar (Mendes, Magano & Candeias, 2014); têm baixas qualificações escolares e profissionais e são também as mais infoexcluídas (Castells, 2007). São usados dados provenientes de várias fontes (bibliografia nacional e internacional e resultados de alguns projetos de investigação recentes) e centramos o nosso foco nos desafios colocados às pessoas de origem cigana, às instituições educativas e à sociedade do conhecimento no sentido de questionar se as políticas públicas e práticas educativas têm sido capazes de reduzir o analfabetismo e promover o sucesso escolar e a literacia funcional. Sabemos que o analfabetismo e o abandono escolar precoce não permitem que esta população esteja preparada para fazer face aos desafios colocados por uma sociedade digital e digitalizada, devido ao somatório de handicaps em termos de aquisição de competências escolares e de literacia (em sentido clássico e também digital). No entanto, a nova geração de crianças e jovens ciganos mas também pessoas mais velhas revelam predisposição para uso de , o que vai sendo incorporado na vida quotidiana, dos indivíduos e das famílias mas que é condicionado pela pouca escolaridade que impede o uso pleno e efetivo (Medinas, 2018).
- Ciganos portugueses: escola e mudança socialPublication . Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; Costa, Ana RitaO cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola.
- Ciganos portugueses, percursos de vida e afirmação identitáriaPublication . Magano, OlgaAs imagens e representações sobre as pessoas ciganas em Portugal são estereotipadas e homogeneizantes. Contudo, há casos diferenciados de percursos de vida, vários tipos de famílias (casamentos endogâmicos e mistos), grupos de origem, culturas regionais ou modos de vida e de integração social. Partindo da diversidade de processos de socialização, de acordo com contextos sociais e familiares de pessoas ciganas, expressos em quadros de experiência de vida singulares, que se distinguem de outras pessoas ciganas, são apresentados projetos de vida afastados de imagens estereotipadas, usando como suporte resultados de uma investigação qualitativa, em que foram realizadas entrevistas em profundidade, para conhecer modos de vida de pessoas ciganas, integradas no mercado de trabalho, questionando a ideia preconcebida de que os ciganos “não trabalham”, “vivem de subsídios” ou “são todos iguais”. Os resultados obtidos revelam percursos de vida e processos de integração social dinâmicos e plurais, expressos através de sentimentos de identificação e pluralidades sociais, culturais e identitárias que desafiam conceções estáticas sobre traços culturais e identidades ciganas.
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