Ambiente e Sustentabilidade | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ambiente e Sustentabilidade | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Title
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- 2002 - Ano internacional das montanhasPublication . Rodrigues, Luísa; Trindade, Jorge; Oliveira, Sérgio
- Uma abordagem sustentável: uso da micro-oxigenação conjugada com aduelas de madeira no envelhecimento de aguardente vínicaPublication . Alves, Sheila Cristina Oliveira; Lourenço, Sílvia; Fernandes, Tiago; Anjos, Ofélia; Caldeira, Ilda; Canas, Sara; Catarino, Sofia
- Avaliação do potencial citotóxico e genotóxico de contaminantes de sedimentos do Estuário do Sado numa linha celular humanaPublication . Pinto, Miguel; Costa, Pedro M.; Louro, Henriqueta; Costa, Maria Helena; Lavinha, João; Caeiro, Sandra; Silva, Maria JoãoO presente estudo integra-se num projeto mais amplo que visa avaliar o risco ambiental – que inclui os riscos ecológicos e para a saúde humana - associado a este ambiente estuarino contaminado. Em particular, este estudo teve como objetivo caracterizar o potencial citotóxico e genotóxico de sedimentos colhidos em vários locais de pesca do Estuário do Sado numa linha celular humana, tendo em vista uma avaliação de eventuais efeitos nefastos para a saúde humana.
- Avaliação e conservação da biodiversidade urbana: contributos para a cidade de ChavesPublication . Fachada, Marco A.; Nicolau, Paula BacelarA maioria da população mundial vive em áreas urbanas, causando competição pelo espaço e pelos recursos, entre a cidade e o espaço rural e natural envolvente. Há compromissos relacionados com a biodiversidade, para aplicação a nível nacional e local, tais como a Convenção sobre a Diversidade Biológica, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Estratégia da Biodiversidade da UE para 2030 ou Agenda21Local. No contexto urbano, as ações de cariz local são particularmente relevantes pela proximidade dos órgãos de decisão ao território e pelo impacto mais rapidamente sentido. Neste trabalho, procura-se contribuir para os estudos sobre avaliação de biodiversidade urbana, ainda pouco frequentes na Europa, estudando a biodiversidade urbana de Chaves, cidade de pequena dimensão numa região tradicionalmente agrícola do Norte de Portugal.Partimos da metodologia para a aplicação do Índice de Biodiversidade Urbana (CBI), selecionando e estimando o valor de vários dos seus indicadores, recorrendo a dados oficiais, bibliografia e projetos das especialidades que contribuem diretamente para a sua aferição. Caracterizou-se também a perceção da comunidade utilizadora sobre a biodiversidade urbana, através de um inquérito, analisando a correspondência entre a perceção social da biodiversidade urbana e os valores obtidos para os indicadores do CBI.Foi possível calcular a maioria dos indicadores do CBI, observando-se que nesta fase os indicadores menos pontuados ou não calculados pertencem sobretudo à categoria da governança e gestão da biodiversidade urbana. Da consulta pública realizada, ainda que não representativa da população local, verifica-se um bom entendimento do conceito de biodiversidade, da importância dos espaços verdes urbanos e da capacidade de identificação das oportunidades e ameaças à biodiversidade urbana de Chaves.
- Cidadania ambiental ativa de jovens na prevenção de resíduos: um estudo de caso em cursos profissionaisPublication . Rosário, Patrícia; Martinho, Ana Paula; Ramos, Maria do Rosário; Portela, Célia; Bagagem, TeresaO presente estudo teve como objetivo desenvolver um projeto de cidadania ambiental para que os jovens de cursos profissionais se tornem mais responsáveis no consumo e na prevenção de resíduos e sejam também agentes de mudança. Em todas estas atividades, os jovens estudantes foram participativos e sensíveis a todos as questões abordadas. Foi aplicado um conjunto de instrumentos participativos, que os tornou mais ativos e mais sensíveis para as questões de consumo e de prevenção de resíduos. Para além da aplicação de inquéritos por questionário e a realização de um debate, foi também aplicada a realização de um workshop participativo, onde os estudantes elaborarem um plano de ação com um conjunto de medidas de prevenção de resíduos para os locais onde costumam frequentar e ajustadas à sua futura vida profissional. Foi feita uma abordagem predominantemente qualitativa, com a aplicação de questionários e com a utilização da técnica de observador participante. Os dados recolhidos nos questionários serviram para fazer uma análise quantitativa com a aplicação de testes estatísticos, a fim de traçar o perfil destes alunos e explorar relações relativamente às dimensões Conhecimentos, Atitudes e Comportamentos. Este projeto recorreu a diferentes formas de avaliação que contribuíram para se realizar uma avaliação cuidada e aprofundada do projeto. Este trabalho apresenta um aspeto inovador por ter sido desenvolvido em cursos profissionais, não se tendo encontrado outros trabalhos desenvolvidos neste público-alvo. Assim, entende-se que a aplicação do projeto em outras escolas com cursos profissionais pode ajudar a sensibilizar estes jovens que estão muito próximo de entrarem no mercado do trabalho para as questões da prevenção de resíduos e da sustentabilidade.
- Conceptualização e perspetivas do consumidor face à economia circular na valorização de novos produtos/ingredientes em contexto alimentarPublication . Sousa, Pedro Manuel de; Moreira, Maria João; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelAnualmente, as indústrias agroalimentares dos países industrializados produzem aproximadamente 1,3 mil milhões de toneladas de resíduos alimentares, provocando inúmeros problemas ambientais, os quais contribuem para as alterações climáticas do planeta. A adoção de uma política de economia circular tem recebido especial atenção por parte das indústrias agroalimentares, permitindo a criação e desenvolvimento de novos produtos alimentares constituídos por subprodutos que de outra forma seriam desperdiçados. O presente trabalho, de cariz exploratório, visa avaliar o modo como o consumidor conceptualiza o conhecimento dos consumidores relativamente ao conceito de Economia Circular, bem como identificar o reconhecimento por parte do consumidor da utilização de subprodutos provenientes da indústria alimentar para obtenção de novos produtos e/ou novos ingredientes alimentares. Para isso, foi aplicado um questionário a 140 participantes utilizando o método de associação livre de palavras. A análise estatística realizada permitiu aferir que a perceção dos consumidores sobre a política de economia circular já se encontra bastante consolidada, mas a informação sobre o conceito e a utilização de subprodutos provenientes da indústria alimentar é ainda bastante limitada. Uma maior promoção e divulgação pelas entidades competentes dirigida ao público em geral, poderá contribuir para uma maior integração, participação e aceitação destas duas potenciais soluções para um futuro mais sustentável.
- Defining criteria and indicators for a sustainability label of local public servicesPublication . Domingues, Ana Rita; Pires, Sara Moreno; Caeiro, Sandra; Ramos, Tomás B.The assessment of sustainability of public services is an important issue, especially at local level, takeninto account the central role of local governments as a major public employer and provider of a diversity ofservices. Local governments are close to citizens and are moving faster than other public sector levels withregard to the integration of sustainability principles in their operations and strategies. A sustainabilitylabel to communicate public service performance enables to disclose information directly to serviceusers. However, there is a dearth of research about labels addressing specific sustainability criteria forlocal services. The main aim of this research was the development of a conceptual framework to definea sustainability label, as a tool to assess and communicate sustainability of local public services. Theapproach was developed taking into account criteria of the European Union Ecolabel and indicators ofthe Global Reporting Initiative guidelines. The ecolabel is a relatively well-known voluntary instrumentin Europe and has the potential for application in public service activities and operations, but only assessthe environmental component of sustainability. The Global Reporting Initiative, in particular the SectorSupplement for Public Agencies, was then used to integrate the other sustainability components. Thirty-six (36) criteria and respective indicators were adapted for the proposed sustainability label conceptualframework. A Portuguese local public service was used as an exploratory case study to test the proposedconceptual model into practice. The overall results demonstrate that few criteria were accomplished inthis local public service, stressing that new practices and public policies need to be adopted to invertthe current trend, especially through the application of assessment systems. This exploratory case studyresearch has shown how useful can be a sustainability label to support local governments in evaluatingand communicating the sustainability performance of their public services. This case could drive andsupport other government levels, including central and regional public administration, in adopting andexploring public service labels and their associated performance approaches.
- Desenvolvimento comunitário e ambiente : caso das associações apoiadas pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade (Maputo, Moçambique)Publication . Jossefa, Manuel; Nicolau, Paula Bacelar; Azeiteiro, UlissesOs processos de desenvolvimento foram sempre encarados pelo homem como meio de alcançar o bem-estar, quer seja material ou imaterial. Se por um lado esses processos dependem dos vários recursos da natureza, por outro, esta dependência gerou dominação e delapidação chegando-se ao extremo de pôr em causa a própria existência e perpetuação da humanidade. A agricultura é parte dos processos de desenvolvimento e dela dependem milhões de milhares de pessoas em todo o mundo. Em Moçambique, cerca de 80% da população vive desta atividade, mas os seus efeitos sobre o ambiente, se conhecidos, são pouco acautelados. Foi com base nesta preocupação que o estudo aqui abordado foi realizado, com membros da Associação Bematchome, visando conhece-la por dentro, mormente as atividades desenvolvidas, tecnologias utilizadas e como as questões ambientais são tratadas. Os resultados obtidos, embora sem que tenham sido aplicados testes estatísticos de significância, indicam algumas fragilidades a nível dos associados, mas também alertam sobre problemas estruturais no seio da atividade agrícola familiar.
- Diagnóstico sobre equipamentos para a educação ambiental no distrito de Lisboa : aspectos biofísicos e socioculturais nos projectos educativosPublication . Alves, José; Carvalho, Sara; Meira-Cartea, Pablo; Azeiteiro, UlissesTendo presente o papel dos Equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA) no campo da Educação Ambiental (EA) não formal, pretendeu-se diagnosticar iniciativas desenvolvidas por EqEA no distrito de Lisboa. Estas iniciativas foram observadas à luz dos modelos/correntes genéricos de EA e do critério “impacto social”, considerando os elementos-recursos de um EqEA (instalações; recursos metodológicos; recursos humanos; sistema de avaliação, projeto educativo) e os níveis de integração de aspetos socioculturais nos projetos educativos. Deteta-se uma prevalência por práticas de EA com tendência conservacionista/naturalista e atitudinal/comportamental, centrados em temáticas como conservação da natureza/biodiversidade, poluição, alterações climáticas e resíduos urbanos em detrimento de outras práticas de modelos bioregionalistas e sociocríticos. Nestes, as temáticas envolvem mais as questões sociais, a qualidade de vida, a própria atividade económica, a nossa relação com a natureza, num equilíbrio/sustentabilidade socioambiental local, regional e global
- Editorial : Revista CaptarPublication . Santos, Paulo Talhadas dos; Azeiteiro, UlissesEditorial - Volume especial da "Revista Captar" sobre Literacia Ambiental.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »