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- Effect of propofol and remifentanil on a somatosensory evoked potential indicator of pain perception intensity in volunteersPublication . Castro, Ana; Amorim, Pedro; Nunes, Catarina S.; Almeida, Fernando Gomes deSomatosensory evoked potentials (SEPs) have been linked to noxious activation and stimulus intensity. In this exploratory study we investigated the impact of anaesthetic drugs on SEPs and pain ratings, to assess their applicability as an objective measure of the nociception/anti-nociception balance. Following institutional approval and written informed consent, 10 healthy adult volunteers were enrolled (29.5 ± 9.1 years, 63.0 ± 8.9 kg and 171.4 ± 7.2). Median nerve electrical stimulation was adjusted according to volunteers' sensitive, motor and painful thresholds (PT). Baseline SEPs were registered, and remifentanil and propofol administered using a stair scheme TCI. For each drug combination a 1.3×PT stimulus was administered, and volunteers evaluated pain intensity in a numerical rating scale (0-10). SEPs' amplitudes and latencies were normalized by the baseline values, reducing volunteers' intervariability. Stimulation currents varied between 6-52 mA (1.3×PT) and pain ratings between 0 and 9. Cortical SEPs latencies were decreased for higher stimulus intensities (P < 0.01), accompanied by increased pain ratings (P < 0.01). An individually adjusted/normalized ratio based on cortical SEPs amplitude and interpeak latency is proposed([Formula: see text]): [Formula: see text] and NSR were significantly correlated in three out of nine subjects, and [Formula: see text] and remifentanil Ce were significantly correlated in two (low number of evaluation points). [Formula: see text] was shown to decrease with increasing doses of propofol and remifentanil (P < 0.05). The proposed metric was depressed by anaesthetics and reflected pain evaluations. Further research is necessary to increase the number of volunteers and drugs' combination, to assess its applicability during surgically adequate anesthetic leves.
- Imigração qualificada : o caso dos profissionais de música clássica oriundos da Ucrânia na Orquestra Clássica da MadeiraPublication . Dias, Teresa NortonNo universo artístico da Região Autónoma da Madeira existe um significativo e experiente grupo de profissionais de música clássica oriundos de países da Europa Central e de Leste. Tomando como principal enfoque o papel daqueles que assumem, no seio da Orquestra Clássica da Madeira, maior representatividade relativamente ao país de origem - os ucranianos - procurámos, através de um estudo empírico caracterizar esta população e perceber, não só o seu papel na sociedade de acolhimento, como a sua aceitação por esta.
- Universidade Aberta: recursos educacionais abertos (REA) em redePublication . Carvalho, MadalenaA Universidade Aberta (UAb) é desde 2008, ano em que obteve o reconhecimento do seu “Modelo Pedagógico Virtual”, uma instituição de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online. Tendo uma oferta formativa lecionada totalmente em regime de elearning, os seus processos administrativos bem como os seus aspetos sociais são cada vez mais concretizados exclusivamente na web, dando corpo ao conceito de Campus Virtual (plataforma de ensino, portal académico, gestores de conteúdos) de uma Universidade moderna e inovadora de EaD. As práticas de aprendizagem desenvolvidas alicerçam-se na(s) rede(s) e no potencial desta(s) para a prossecução da aprendizagem e a construção do conhecimento. Em conformidade com o seu alinhamento estratégico, a UAb tem dedicado particular atenção, do ponto de vista teórico mas também prático, à temática do acesso aberto. Pretende-se partilhar o modo como, para corresponder às necessidades de uma comunidade que se revê e afirma sobretudo na virtualidade, a UAb através da sua Direção de Serviços de Documentação, tem desenvolvido e implementado um conjunto de serviços e de ferramentas que de modo articulado e integradas no “Campus Virtual”, possibilitam a (re)criação e disponibilização em acesso aberto de conteúdos de ensino (REAS), bem como da produção científica e académica dos seus autores. Tendo como missão facultar o acesso à informação especializada nos vários domínios de atividades de ensino e de investigação científica desenvolvidas na instituição, a Direção de Serviços de Documentação tem redimensionado os serviços e os recursos disponibilizados, e desenhado estruturas de apoio aos seus utilizadores, baseadas na partilha efetiva de recursos. Nesta comunicação pretende-se evidenciar três dimensões de um projeto, a partir do qual a UAb pretende promover a criação, o acesso e a difusão do conhecimento. Repositório Aberto (Repositório Institucional) - O repositório institucional da Universidade Aberta pretende agrupar e garantir o acesso e a difusão do conhecimento académico e científico criado na UAb bem como assegurar a preservação a longo prazo da sua memória institucional. Suportado desde 2010 por uma “Política Institucional de Acesso Aberto” (reformulada em 2013 e 2015), está organizado em comunidades temáticas, e disponibiliza em acesso aberto, formato eletrónico e texto integral, a produção científica dos seus autores, a produção académica dos seus estudantes e recursos de aprendizagem, sobretudo documentos audiovisuais, utilizados pelos docentes, no apoio às atividades curriculares. Com a disponibilização de conteúdos em acesso aberto pretende‐se aumentar a eficácia do acesso, da difusão e da preservação da produção intelectual de investigadores e da instituição, quanto a visibilidade de ambos. Arquivo Audiovisual - Constituído pela produção audiovisual da Universidade Aberta e das instituições que a antecederam, este acervo integra documentos que datam de meados dos anos 60 do século passado. Pelas suas características, este é um acervo de fundamental importância, pois para além dos conteúdos científicos e pedagógicos, os documentos têm um valor de fontes pois atestam as práticas, as ferramentas e os métodos utilizados para ensinar a distância em Portugal. Para além do trabalho de salvaguarda deste património audiovisual (arquivo, tratamento documental e a preservação dos suportes e dos conteúdos), a Direção de Serviços de Documentação tem vindo a promover o acesso a estes conteúdos, através do Repositório Aberto, da Plataforma Moodle e do Portal da Universidade. REAS - Recursos Educacionais Abertos - Porque a cooperação e o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres, nacionais e internacionais constitui também uma das áreas estratégicas da Universidade Aberta, esta instituição integra o grupo de trabalho que no âmbito da AIESAD (Associação Ibero Americana de Educação Superior a Distância) estuda a implantação de um sistema de informação que possibilite a disponibilização e a partilha de forma unificada da produção científica e dos documentos gerados pelas instituições e organizações sócias da AIESAD. O Grupo de Trabalho que a UAb integra está a trabalhar na disponibilização de uma ferramenta que possibilite a recolha, agregação e indexação dos Recursos Educacionais Abertos (materiais de ensino, livres em termos de acesso, transformação e partilha), existentes nos repositórios institucionais das entidades parceiras do projeto. O objetivo deste projeto é que, alinhadas com a estratégia da UAb, as ferramentas desenvolvidas sejam eficazes na prossecução dos objetivos e da missão desta instituição: ser, em qualquer lugar do mundo, motor e promotor da criação de conhecimento.
- Gestão de recursos humanos e motivação : glossárioPublication . Fernandes, Ana; Pereira, César; Almada, Cristina; Zsembera, Janine; Carvalho, LuísaEste documento inclui um glossário com temas chave nos tópicos gestão de recursos humanos e motivação.
- Planos e políticas de gestão territorial na Europa e PortugalPublication . Caeiro, SandraEste documento, é um material pedagógico de apoio à lecionação da disciplina de Introdução ao Ordenamento do Território. Apresenta os principais planos, programas e políticas de gestão territorial aplicados na Europa e em particular na Portugal. São apresentados os principiais instrumentos de gestão territorial aplicados em Portugal.
- Recursos digitais no ensino das humanidades na Universidade Aberta : estudo comparativoPublication . Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana IsabelO objetivo desta comunicação é apresentar e discutir os dados referentes à utilização dos recursos digitais por parte de um conjunto de professores da área das Humanidades que exercem a docência no sistema de e-learning. Trata-se de um grupo de docentes da Universidade Aberta, instituição pública de ensino superior exclusivamente dedicada ao ensino a distância. Esta modalidade de ensino, pelas suas especificidades, coloca o docente numa situação diferente da que é vivida no ensino presencial, uma vez que toda a interação se desenvolve num ambiente virtual, onde se desenrola o processo de ensino e aprendizagem. Na sala de aula virtual, disponibilizada através da plataforma Moodle, o docente concebe e constrói a unidade curricular por que é responsável, apoiando-se em recursos de várias tipologias em conformidade com os conteúdos a tratar e os objetivos a atingir. Dado que hoje, paralelamente aos materiais em suporte papel, existe um leque cada vez mais amplo e variado de recursos digitais, nomeadamente em acesso aberto, pretendemos comparar as práticas dos docentes na utilização e disponibilização desses diferentes tipos de recursos nas várias áreas dentro das Humanidades: Literatura, Linguística, Ciências da Informação, História, Comunicação e Estudos Artísticos. Em termos metodológicos, o estudo baseia-se na análise das respostas obtidas num questionário aplicado online a este grupo de docentes da Universidade Aberta, com questões abertas e fechadas. Pretende-se, através da interpretação dos resultados, chegar a uma percepção mais aprofundada das práticas deste universo de inquiridos, relativamente não só ao nível de frequência de utilização como também à forma como esses recursos são disponibilizados e promovidos e aos objetivos associados a essa utilização. O questionário organiza-se em torno do seguinte conjunto de tópicos de investigação: tipologias de recursos utilizados; critérios de seleção dos recursos; preferência de acesso (aberto/restrito) e de suporte (físico/digital). Associados a estes tópicos são estabelecidos os seguintes objetivos de investigação: identificação do tipo de recursos informativos utilizados; constatação do grau de utilização de recursos online; verificação da importância dada à aquisição de obras; identificação dos critérios de seleção de recursos bem como das formas de disponibilização dos mesmos. Embora o universo de inquiridos lecione conteúdos que podemos genericamente classificar como pertencentes às Humanidades, através da análise qualitativa e quantitativa das respostas obtidas nos questionários podemos chegar a tendências relativamente à utilização que os docentes, afetos às áreas do saber acima referidas, fazem dos recursos na sua atividade letiva.
- Universidade Aberta: da Videoteca ao Banco de VídeoPublication . Carvalho, MadalenaO documento pretende retratar a experiência da Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta com a utilização do “Banco de Vídeo”, no acesso aos conteúdos do seu Arquivo Audiovisual. Este é um sistema automático de gestão, armazenamento e distribuição de conteúdos de vídeo, em formato HD e Broadcast, que disponibiliza um mecanismo de registo e arquivo de vídeo, centralizado em metadados. A utilização do “Banco de Vídeo” possibilita ao Arquivo Audiovisual da UAb disponibilizar aos seus utilizadores, através de um interface web, o acesso a um banco de imagens, constituído pela produção da UAb e das instituições que a antecederam. Os documentos em acervo assumem grande relevância científica e histórica, pois documentam a evolução das práticas de ensino a distância em Portugal. Pelas suas características técnicas, o “Banco de Vídeo” constitui-se como uma ferramenta muito eficaz no acesso e reutilização da informação audiovisual, permitindo que os utilizadores possam, de modo autónomo, pesquisar, consultar, guardar ou editar conteúdos do Arquivo Audiovisual, exportá-los para outras plataformas ou reutilizá-los em novas produções.
- Estratégias discursivas de mitigação na sequência discursiva de pergunta-resposta: a justificação no contexto de entrevistaPublication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus of narratives of life experience collected in interviews, we will analyse the question-answer sequence and the justification sequence. As a pre-sequence that prepares the act of question, anticipating possible objections from the interviewee, justification constitutes an argumentative strategy, developed by the interviewer, at the service of interactional achievement. We will also study the interviewees' answers followed by justification, specifically those at the service of the mitigation of epistemic values, representing a strategy of mitigation and softening what is being said in the propositional content of the answer, reducing the epistemic obligations of the interviewee.
- Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta: recursos educacionais em acesso abertoPublication . Carvalho, MadalenaO trabalho tem como objetivo partilhar a experiência da Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta com a utilização do “Banco de Vídeo”, na disponibilização do acesso aos conteúdos do seu Arquivo Audiovisual. Este é um sistema automático de gestão, armazenamento e distribuição de conteúdos de vídeo em formato HD e Broadcast, que disponibiliza um mecanismo de registo e arquivo de vídeo, centralizado em metadados. A utilização do “Banco de Vídeo” possibilita à Universidade Aberta disponibilizar aos seus utilizadores, através de um interface web, o acesso a um banco de imagens, constituído pela sua produção audiovisual bem como das instituições que a antecederam. Os documentos em acervo assumem grande relevância científica e histórica, pois documentam a evolução das práticas de ensino a distância em Portugal. Através desta ferramenta é possível a disponibilização, em acesso aberto, de recursos educacionais de cariz científico e pedagógico, mas também histórico, pois para além do mais, os documentos em acervo, são testemunho dos métodos e práticas, utilizadas pelas instituições que em Portugal foram pioneiras no ensino a distância. Pelas suas características técnicas, o “Banco de Vídeo” constitui-se como uma ferramenta muito eficaz no acesso e reutilização da informação, permitindo que os utilizadores possam, de modo autónomo, pesquisar, consultar, guardar ou editar conteúdos do Arquivo Audiovisual, exportá-los para outras plataformas ou reutilizá-los em novas produções. A aposta no desenvolvimento desta ferramenta assume grande relevância para o sucesso do investimento que a UAb efetua no desenvolvimento e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos (REA).
- Se eu fosse o Ministro da Educação faria o seguinte a propósito da EaDPublication . Vieira, MárciaTexto premiado com o 2º Lugar na Competição de Idéias “Se eu fosse Ministro da Educação faria o seguinte a propósito da EAD” promovida pela Associação Brasileira de Educação a Distância no 21º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Para impulsionar a EAD no Brasil, de modo a contribuir para o crescimento qualitativo da Educação no país, critica a precarização do trabalho docente e propõe a valorização dos recursos humanos envolvidos na EAD, em especial, docentes e tutores que atuam na Universidade Aberta do Brasil - UAB.