Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Adolescentes produtores de conteúdos com ferramentas da Web 2.0 : contributos para o design da aprendizagem digital na aula de História

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
lopes_morgado_Web2.0_ensino_basico_eutic.pdflopes_morgado_Web2.0_ensino_basico_eutic.pdf1.19 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o uso da Web 2.0 na disciplina de História, nomeadamente a integração de ferramentas (Toonlet, GoAnimate e podcasts) e descreve a forma como jovens do Ensino Básico se apropriaram delas para a produção dos seus conteúdos digitais. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho com estas ferramentas promoveu a motivação para aprender, a criatividade e mudanças positivas na relação dos alunos com a disciplina de História. Os alunos consideraram que as aulas tinham sido mais motivadoras e úteis. Outros resultados importantes dizem respeito a competências específicas na aprendizagem desta disciplina, ou seja à dificuldade que os alunos mostraram em resumir a informação encontrada, em deixar a mentalidade de “caçador recolector” e na utilização do Toonlet e do GoAnimate devido ao facto de estas ferramentas se encontrarem em inglês.
This article presents a case study on the use of three Web 2.0 tools (Toonlet, GoAnimate and podcasts) by a class of Portuguese seventh graders in the history classroom and how they used them to create their own digital content. The findings suggest that the use of these tools by the students promoted motivation to learn, creativity and positive changes in the students’ relation with history, as evidenced through interviewing, opinions expressed in the students final reports and analysis of the products created during the school year. The students found that the classes were more effective and engaging. Other important findings relates to the difficulty the students showed in the process of summarizing the information, abandoning the “hunter-gatherer” mentality and in the use of Toonlet and GoAnimate because they were in English.

Description

EUTIC 2014. Conferência internacional realizada em Lisboa de 22-24 de outubro de 2014

Keywords

Elearning Web 2.0 Conteúdos digitais Aprendizagem digital Ensino básico

Pedagogical Context

Citation

Lopes, Joaquim; Morgado, Lina - Adolescentes produtores de conteúdos com ferramentas da Web 2.0 : contributos para o design da aprendizagem digital na aula de História, In EUTIC 2014. Conferência Internacional, 10, Lisboa, 2014 - "O papel das TIC no design de processos informacionais e cognitivos [Em linha]: actas". Coordenado por Irene Tomé. Lisboa : CITI, 2015. ISBN 978-989-95846-2-4. p. 97-114

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH / UNL

CC License