Repository logo
 
Publication

Adolescentes produtores de conteúdos com ferramentas da Web 2.0 : contributos para o design da aprendizagem digital na aula de História

dc.contributor.authorLopes, Joaquim
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2016-03-20T15:31:53Z
dc.date.available2016-03-20T15:31:53Z
dc.date.issued2015-10
dc.descriptionEUTIC 2014. Conferência internacional realizada em Lisboa de 22-24 de outubro de 2014pt_PT
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo de caso sobre o uso da Web 2.0 na disciplina de História, nomeadamente a integração de ferramentas (Toonlet, GoAnimate e podcasts) e descreve a forma como jovens do Ensino Básico se apropriaram delas para a produção dos seus conteúdos digitais. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho com estas ferramentas promoveu a motivação para aprender, a criatividade e mudanças positivas na relação dos alunos com a disciplina de História. Os alunos consideraram que as aulas tinham sido mais motivadoras e úteis. Outros resultados importantes dizem respeito a competências específicas na aprendizagem desta disciplina, ou seja à dificuldade que os alunos mostraram em resumir a informação encontrada, em deixar a mentalidade de “caçador recolector” e na utilização do Toonlet e do GoAnimate devido ao facto de estas ferramentas se encontrarem em inglês.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents a case study on the use of three Web 2.0 tools (Toonlet, GoAnimate and podcasts) by a class of Portuguese seventh graders in the history classroom and how they used them to create their own digital content. The findings suggest that the use of these tools by the students promoted motivation to learn, creativity and positive changes in the students’ relation with history, as evidenced through interviewing, opinions expressed in the students final reports and analysis of the products created during the school year. The students found that the classes were more effective and engaging. Other important findings relates to the difficulty the students showed in the process of summarizing the information, abandoning the “hunter-gatherer” mentality and in the use of Toonlet and GoAnimate because they were in English.pt_PT
dc.identifier.citationLopes, Joaquim; Morgado, Lina - Adolescentes produtores de conteúdos com ferramentas da Web 2.0 : contributos para o design da aprendizagem digital na aula de História, In EUTIC 2014. Conferência Internacional, 10, Lisboa, 2014 - "O papel das TIC no design de processos informacionais e cognitivos [Em linha]: actas". Coordenado por Irene Tomé. Lisboa : CITI, 2015. ISBN 978-989-95846-2-4. p. 97-114pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95846-2-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5058
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH / UNLpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.citi.pt/eutic2014pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectWeb 2.0pt_PT
dc.subjectConteúdos digitaispt_PT
dc.subjectAprendizagem digitalpt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.titleAdolescentes produtores de conteúdos com ferramentas da Web 2.0 : contributos para o design da aprendizagem digital na aula de Históriapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage114pt_PT
oaire.citation.startPage97pt_PT
oaire.citation.titleActas da X Conferência Internacional EUTIC 2014. O Papel das TIC no Design de Processos Informacionais e Cognitivospt_PT
person.familyNameMorgado
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
lopes_morgado_Web2.0_ensino_basico_eutic.pdf
Size:
1.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
lopes_morgado_Web2.0_ensino_basico_eutic.pdf
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: