Ambiente e Sustentabilidade | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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- Evolução geomorfológica do sector terminal da Bacia do Rio Alcabrichel – LourinhãPublication . Trindade, Jorge
- 2002 - Ano internacional das montanhasPublication . Rodrigues, Luísa; Trindade, Jorge; Oliveira, Sérgio
- O ensino a distância da educação ambiental em Portugal: um caso de estudoPublication . Caeiro, Sandra; Azeiteiro, Ulisses
- Educação ambiental para os resíduosPublication . Martinho, Graça; Vasconcelos, Lia; Baptista, Cristina; Martinho, Ana Paula; Gonçalves, Graça; Caeiro, Sandra
- First World Environmental Education Congress: conclusionsPublication . Leal, Rui; Caeiro, Sandra; Nicolau, Paula Bacelar; Martinho, Ana Paula; Baptista, Cristina; Alderweireldt, Mark; Heimlich, Joe
- Diagnóstico sobre equipamentos para a educação ambiental no distrito de Lisboa : aspectos biofísicos e socioculturais nos projectos educativosPublication . Alves, José; Carvalho, Sara; Meira-Cartea, Pablo; Azeiteiro, UlissesTendo presente o papel dos Equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA) no campo da Educação Ambiental (EA) não formal, pretendeu-se diagnosticar iniciativas desenvolvidas por EqEA no distrito de Lisboa. Estas iniciativas foram observadas à luz dos modelos/correntes genéricos de EA e do critério “impacto social”, considerando os elementos-recursos de um EqEA (instalações; recursos metodológicos; recursos humanos; sistema de avaliação, projeto educativo) e os níveis de integração de aspetos socioculturais nos projetos educativos. Deteta-se uma prevalência por práticas de EA com tendência conservacionista/naturalista e atitudinal/comportamental, centrados em temáticas como conservação da natureza/biodiversidade, poluição, alterações climáticas e resíduos urbanos em detrimento de outras práticas de modelos bioregionalistas e sociocríticos. Nestes, as temáticas envolvem mais as questões sociais, a qualidade de vida, a própria atividade económica, a nossa relação com a natureza, num equilíbrio/sustentabilidade socioambiental local, regional e global
- Literacia ambiental no ensino secundárioPublication . Cordeiro, Felicidade; Pedro, Ana; Moura, Ana Pinto de; Santos, Paulo; Azeiteiro, UlissesO principal objetivo deste estudo foi aferir a Literacia Ambiental nos alunos à saída do Ensino Secundário. Pretendeu-se, com a aplicação de um questionário, determinar até que ponto a aposta em Educação Ambiental na Escola Secundária de Santa Maria (Sintra), se tem traduzido tanto em novos conhecimentos quanto em novas atitudes, que uma vez adquiridos se integram e interrelacionam com o conhecimento prévio que o aluno possui. Os resultados obtidos permitiram verificar que ações ambientais promovidas durante a Educação Não Formal e Informal se refletem tanto em melhores desempenhos no Conhecimento Escolástico quanto nas Atitudes (apesar destas apresentarem piores resultados). O Conhecimento Informal apresentou desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico e às Atitudes, refletindo a natureza da Comunidade onde os alunos estavam inseridos e a importância que esta atribui ao Ambiente. Mas, foram os alunos oriundos de agregados familiares com uma escolarização igual ou inferior ao nono ano que exibiram melhores Atitudes Ambientais e maiores desempenhos em Conhecimento Informal e Atitudes em contraste com os alunos provenientes de agregados familiares com formação de nível superior (Mestrado e Doutoramento). No Ensino Secundário, quanto mais jovens são os alunos melhores desempenhos evidenciam em Conhecimentos Escolásticos, e, são os mais velhos que mostram melhores Atitudes, o que corresponde a uma maior integração na sociedade como pré-adultos.
- A literacia ambiental dos alunos finalistas do ensino secundário : o caso da Escola Secundária da MoitaPublication . Gomes, Gracinda F. B.; Santos, Paulo Talhadas dos; Azeiteiro, UlissesO presente trabalho pretendeu dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental (LA), dos alunos finalistas do Ensino Secundário, iniciada em várias outras Escolas Secundárias de Áreas Geográficas e realidades Socioeconómicas distintas da que foi alvo este estudo, a Escola Secundária da Moita. Para o seu desenvolvimento, recorreu-se a uma metodologia de inquérito por recurso ao questionário escrito, já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Na situação em estudo, o questionário foi aplicado aos alunos do 12º ano do curso Cientifico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, num total de 72 alunos. Demonstrou-se que estes alunos apresentam, globalmente, um nível Suficiente de Literacia Ambiental. O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico, o que é reflexo do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos seus habitantes e da importância que estes atribuem à cultura e, particularmente, ao Ambiente. É ao nível das Atitudes pró-ambientais que o desempenho destes alunos apresenta melhores resultados, o que demonstra um bom nível de receptividade e envolvimento nas problemáticas ambientais.
- A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de GondomarPublication . Marques, Luísa Maria Barbosa; Azeiteiro, Ulisses; Santos, Paulo Talhadas dosA literacia ambiental (LA) relaciona-se com o meio ambiente, parte do conhecimento que o cidadão possuiu em relação ao ambiente, as atitudes que o indivíduo toma perante o meio e os valores que o cidadão têm em relação ao mesmo. Quando o indivíduo apresenta uma literacia ambiental, está apto a compreender os valores da sociedade em que vive e os valores ao seu redor. Portanto, está capaz de compreender a importância que o meio ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade. O lugar privilegiado para o desenvolvimento de competências continua a ser a escola. Mas, um grande desafio se coloca à escola: como desenvolver a literacia ambiental dos seus alunos? Como contribuir para a divulgação e aplicação de práticas de ensino e de aprendizagem que sejam inovadoras e adequada às exigências de um programa que promova a literacia ambiental dos seus alunos? Neste trabalho foi avaliada a LA dos docentes da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar. A LA foi caracterizada com base na avaliação das componentes atitudes e conhecimentos (escolástico e informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.
- Literacia ambiental da comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria – Ilha de Santa Maria, AçoresPublication . Câmara, Rita Gago da; Santos, Paulo Talhadas dos; Azeiteiro, UlissesUrge educar para o ambiente, formar cidadãos informados e conscientes, para que sintam o peso das suas atitudes quotidianas no meio ambiente. Só cidadãos informados poderão ser cidadãos pró-ativos, cujas atitudes e hábitos são refletidos para causar o menor impacto possível no meio ambiente. Dos cidadãos com conhecimento sobre as problemáticas ambientais, com consciência dos seus atos e com motivação para alterar comportamentos, diz-se possuírem Literacia Ambiental (LA). Ora, de que modo poderemos formar tais cidadãos? Como contribuir para o aumento da LA das populações? Não menosprezando o valor que a educação familiar e o sistema de valores familiar têm sobre as atitudes pessoais, a resposta óbvia é através do ensino formal. Vários estudos foram já efetuados no sentido de avaliar a LA, nomeadamente em alunos finalistas do ensino secundário. Contudo, está ainda por apurar a responsabilidade do ensino formal para a obtenção de LA dos alunos das escolas portuguesas. Neste estudo recorreu-se a uma ferramenta com eficácia formalmente comprovada, um inquérito por questionário criado para medir o nível de LA dos alunos à saída do ensino secundário, que tendo sido adaptado a docentes, foi aplicado à comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria (EBSSMA). Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos, bem como uma reflexão sobre a relação entre o nível de LA dos docentes e a sua área de formação e disciplinas ministradas, procurando verificar se esse nível de LA influencia ou não as ações de educação ambiental implementadas pelos docentes. As principais conclusões do estudo revelam que a população alvo possui um nível suficiente de LA, que é possível associar o nível de LA dos docentes com o número e qualidade de Atividades de Educação Ambiental (AEA) dinamizadas nas escolas e consequentemente, com o nível de LA dos alunos. Conclui-se por fim que há que investir na formação ambiental dos professores, preparando-os para que assumam, ainda que pontualmente, a função de educadores ambientais, através do aumento da sua LA, para que possam melhor formar e preparar os alunos em direção a uma elevada LA e a uma cidadania interventiva.
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