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Advisor(s)
Abstract(s)
Tendo presente o papel dos Equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA) no campo da Educação Ambiental (EA) não formal, pretendeu-se diagnosticar iniciativas desenvolvidas por EqEA no distrito de Lisboa. Estas iniciativas foram observadas à luz dos modelos/correntes genéricos de EA e do critério “impacto social”, considerando os elementos-recursos de um EqEA (instalações; recursos metodológicos; recursos humanos; sistema de avaliação, projeto educativo) e os níveis de integração de aspetos socioculturais nos projetos educativos. Deteta-se uma prevalência por práticas de EA com tendência conservacionista/naturalista e atitudinal/comportamental, centrados em temáticas como conservação da natureza/biodiversidade, poluição, alterações climáticas e resíduos urbanos em detrimento de outras práticas de modelos bioregionalistas e sociocríticos. Nestes, as temáticas envolvem mais as questões sociais, a qualidade de vida, a própria atividade económica, a nossa relação com a natureza, num equilíbrio/sustentabilidade socioambiental local, regional e global
Description
Keywords
Educação ambiental Equipamentos para educação ambiental Projetos de educação Lisboa
Pedagogical Context
Citation
Azeiteiro, Ulisses [et al.] - Diagnóstico sobre equipamentos para a educação ambiental no distrito de Lisboa : aspectos biofísicos e socioculturais nos projectos educativos. "Captar" [Em linha]. ISSN 1647-323X. Vol. 4, nº 1 (2013), p. 72-91
Publisher
Universidade de Aveiro