Ciências e Tecnologia | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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Recent Submissions
- Ciência dos dados: bases de dados versus aprendizagem automáticaPublication . Cavique, LuísA Ciências dos Dados é uma disciplina emergente que tem tido nos últimos anos muita aceitação pelo público em geral. A Ciências dos Dados aparece na interceção de três grandes áreas: a informática, a estatística e as áreas de negócio. A área de informática compreende as tecnologias e sistemas de informação bem como as ciências da computação. A área de estatística inclui a análise de dados e subáreas relacionadas da matemática. Por área de negócio designa-se o sector onde o sistema é desenvolvido, por exemplo: produção, marketing, finanças, turismo, educação, etc.
- Amianto em Portugal: a difícil aplicação da Lei 2/2011Publication . Janela, José; Pereira, PedroPara fazer face a problemas de saúde ambiental provocados pelo amianto, o Parlamento Português aprovou a Lei 2/2011, visando a remoção de materiais com amianto existentes em edifícios públicos. Após consulta de documentos oficiais e entrevistas a responsáveis de entidades públicas e outros atores chave, demonstra-se que a lei só muito parcialmente foi cumprida. A maior parte da Administração Pública não estava preparada cientificamente nem tinha recursos humanos e financeiros suficientes para aplicar a legislação. O resultado foi um levantamento muito incompleto de edifícios com amianto. Só dois anos após o prazo previsto, e após grande pressão pública, com ampla e determinante cobertura mediática, se publicou uma primeira lista dos edifícios públicos com amianto em Portugal continental, não existindo ainda previsão do prazo de remoção total desse material.
- Propofol administration in the induction phase of general anesthesia in PortugalPublication . Ferreira, Ana; Mendes, Joaquim; Nunes, Catarina S.; Amorim, PedroIntrodução: A administração adequada de propofol por via intravenosa durante a indução da anestesia geral implica um bom conhecimento da farmacocinética e da farmacodinâmica, um bom entendimento de como a anestesia altera a consciência e a habilidade de interpretar corretamente a monitorização dos sinais vitais. Este trabalho pretende avaliar a prática usual dos anestesiologistas em Portugal no que diz respeito à administração de propofol por via intravenosa durante a indução da anestesia geral. Material e Métodos: Estudo observacional transversal, descritivo e analítico realizado através de um questionário enviado por correio eletrónico a todos os médicos internos e especialistas em Anestesiologia de vários hospitais portugueses. O questionário apresentava um cenário convencional (Sujeito do sexo masculino, 50 anos, 60 kg, 160 cm, ASA I, submetido a anestesia geral com propofol a 1%) e incluía 10 questões relacionadas com a administração de propofol durante a indução. Foi realizada análise descritiva dos dados obtidos através do programa SPSS 23.0®. Resultados: Responderam ao inquérito 118 médicos, sendo que, a maioria eram especialistas há mais de 5 anos (56,9%). Baseados no cenário apresentado, a maioria dos anestesiologistas administraria uma dose de 60 mg de propofol na indução, a uma velocidade superior a 1200 mL/horas, avaliariam a perda de consciência através da perda do reflexo palpebral, o que se refletiria num índica BIS de 60. A maioria dos participantes medem a pressão arterial do doente a cada 5 minutos e nunca utilizaram sistemas de infusão alvo-controlada. Discussão: Os resultados do inquérito mostraram que existe uma grande variedade de métodos para avaliar a perda de consciência, uma diversidade no manuseamento e doses de propofol na indução, uma falta de experiência no uso de sistemas de infusão alvo-controlada e na avaliação da relação entre a dose, a velocidade e a concentração de propofol. Neste trabalho apresentaram-se também algumas sugestões para os anestesiologistas ponderarem implementar nas suas práticas clínicas. Conclusão: Parece haver uma diversidade na quantidade e na forma como os anestesiologistas portugueses utilizam o propofol na indução da anestesia geral.
- História do amianto no mundo e em PortugalPublication . Janela, José; Pereira, PedroEste artigo faz uma descrição da história do amianto, da sua utilização ao longo dos tempos, do amianto enquanto substância, dos problemas que provoca, de quando foram sendo descobertos e do que se fez para diminuir esses problemas. Referem-se casos do amianto nos países industrializados, e de como o «duplo padrão» leva empresas a adotar critérios de saúde e ambientais diferentes consoante os países em que operam, deixando um legado tóxico às futuras gerações. É feita uma abordagem à história do amianto em Portugal e à sua legislação. Foram utilizadas fontes de informação escritas de diversos tipos, como artigos científicos, Diário da Assembleia da República, legislação e comunicados de imprensa.
- Running crabs, walking crinoids, grazing gastropods: behavioral diversity and evolutionary implications in the Cabeço da Ladeira lagerstätte (Middle Jurassic, Portugal)Publication . Carvalho, Carlos Neto de; Pereira, Bruno Claro; Klompmaker, Adiel; Baucon, Andrea; Moita, José António; Pereira, Pedro; Machado, Susana; Belo, João; Carvalho, Jorge M. F.; Mergulhão, LiaIchnology is a powerful tool for understanding the evolutionary paths of animal clades, through the paleobiology of behavior preserved in Lagerstätten such as the Cabeço da Ladeira (Portugal) site. Here, the peritidal carbonates of the Chão das Pias Formation (Middle Jurassic, upper Bajocian) record the development of microbial mats in a tidal flat. Episodically, the flat was expanded during periods of equinoctial spring tides that may have been responsible for the in situ killing of several members of echinoderm clades, and the fine preservation of their endoskeleton, in addition to the behavior of an arthropod-dominated endo- and epifauna. Mat-preserved shallow tiers with a moderate ichnodiversity attributed to the Cruziana ichnofacies include trackways of crabs (Laterigradus lusitanica igen. nov., isp. nov.) and shrimps ( Diplopodichnus isp.); trails of fishes (?Undichna), gastropods (Archaeonassa fossulata), isocrinid crinoids (Krinodromos bentou igen. nov., isp. nov.) and insects (Haplotichnus indianensis); and burrows of shrimps or lobsters (Thalassinoides suevicus) and other arthropods (Asterosoma ludwigae, Gyrochorte comosa), or polychaetes (Rhizocorallium commune ). This is implied already above (igen. nov., etc.) and seems not needed. The crab trackways and gastropod bulldozing trails, extending up to 12.3 m, are among the longest invertebrate cursorial traces ever found in the fossil record. The mortichnial crawling trail of a crinoid is the first evidence of locomotion for this group in the fossil record, and a rare unambiguous example of this ethology. Extensive continuous trackways attributed to amphibious crabs record, with great detail, typical gaits of underwater punting and walking sideways on dry land. The earliest evidences of sidewalking behavior may also be evidence for the development of the crab form during their rise in the Jurassic.
- Uma nova taxonomia em data sciencePublication . Cavique, LuísNeste artigo apresentamos uma taxonomia de algoritmos baseada em micro e macro-padrões. Os referidos algoritmos que têm origem em escolas diferentes e complexidades temporais distintas.
- Big data e data sciencePublication . Cavique, LuísNeste artigo foram apresentados os conceitos básicos de Big Data e a nova área a que deu origem, a Data Science. Em Data Science foi discutida e exemplificada a noção de redução da dimensionalidade dos dados.
- A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de GondomarPublication . Marques, Luísa Maria Barbosa; Azeiteiro, Ulisses; Santos, Paulo Talhadas dosA literacia ambiental (LA) relaciona-se com o meio ambiente, parte do conhecimento que o cidadão possuiu em relação ao ambiente, as atitudes que o indivíduo toma perante o meio e os valores que o cidadão têm em relação ao mesmo. Quando o indivíduo apresenta uma literacia ambiental, está apto a compreender os valores da sociedade em que vive e os valores ao seu redor. Portanto, está capaz de compreender a importância que o meio ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade. O lugar privilegiado para o desenvolvimento de competências continua a ser a escola. Mas, um grande desafio se coloca à escola: como desenvolver a literacia ambiental dos seus alunos? Como contribuir para a divulgação e aplicação de práticas de ensino e de aprendizagem que sejam inovadoras e adequada às exigências de um programa que promova a literacia ambiental dos seus alunos? Neste trabalho foi avaliada a LA dos docentes da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar. A LA foi caracterizada com base na avaliação das componentes atitudes e conhecimentos (escolástico e informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.
- Literacia ambiental em alunos da Região da Serra da AboboreiraPublication . Almeida, Marília Barbosa; Azeiteiro, Ulisses; Santos, Paulo Talhadas dosA literacia ambiental relaciona-se com o ambiente, pelo conhecimento que o cidadão possuiu, com as atitudes que o indivíduo toma, e com os valores que o cidadão tem perante o meio que o rodeia. Quando o indivíduo demonstra literacia ambiental, está apto a compreender a importância que o ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade e a tomar as atitudes decorrentes dessa importância. Com o presente trabalho pretendeu-se avaliar a literacia ambiental dos alunos a frequentar o 10º ano do ensino secundário, que residem na Serra da Aboboreira e nas áreas urbanas e periurbanas envolventes. A metodologia de inquérito foi aplicada por recurso ao questionário escrito. Este questionário permitiu avaliar o grau de proficiência em literacia ambiental com base na avaliação de duas componentes, atitudes e conhecimentos (conhecimento escolástico e conhecimento informal). A população estudada (460 alunos do 10º ano) abrangeu três estabelecimentos de ensino: Escola Secundária de Amarante, Escola Básica e Secundária Vale de Ovil e Escola Secundária do Marco de Canaveses. Apesar dos resultados serem semelhantes entre os indivíduos inquiridos que residem na Serra da Aboboreira e nas áreas urbanas e periurbanas, os alunos não serranos apresentaram valores ligeiramente superiores de conhecimento cognitivo e ligeiramente inferiores na componente atitudinal comparativamente aos serranos. Os estudantes inquiridos residentes na Serra da Aboboreira e residentes nas áreas urbanas e periurbanas apresentaram, globalmente, um nível suficiente de literacia ambiental, com uma componente cognitiva classificada como insuficiente e uma componente atitudinal com nível suficiente.
- Literacia ambiental da comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria – Ilha de Santa Maria, AçoresPublication . Câmara, Rita Gago da; Santos, Paulo Talhadas dos; Azeiteiro, UlissesUrge educar para o ambiente, formar cidadãos informados e conscientes, para que sintam o peso das suas atitudes quotidianas no meio ambiente. Só cidadãos informados poderão ser cidadãos pró-ativos, cujas atitudes e hábitos são refletidos para causar o menor impacto possível no meio ambiente. Dos cidadãos com conhecimento sobre as problemáticas ambientais, com consciência dos seus atos e com motivação para alterar comportamentos, diz-se possuírem Literacia Ambiental (LA). Ora, de que modo poderemos formar tais cidadãos? Como contribuir para o aumento da LA das populações? Não menosprezando o valor que a educação familiar e o sistema de valores familiar têm sobre as atitudes pessoais, a resposta óbvia é através do ensino formal. Vários estudos foram já efetuados no sentido de avaliar a LA, nomeadamente em alunos finalistas do ensino secundário. Contudo, está ainda por apurar a responsabilidade do ensino formal para a obtenção de LA dos alunos das escolas portuguesas. Neste estudo recorreu-se a uma ferramenta com eficácia formalmente comprovada, um inquérito por questionário criado para medir o nível de LA dos alunos à saída do ensino secundário, que tendo sido adaptado a docentes, foi aplicado à comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria (EBSSMA). Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos, bem como uma reflexão sobre a relação entre o nível de LA dos docentes e a sua área de formação e disciplinas ministradas, procurando verificar se esse nível de LA influencia ou não as ações de educação ambiental implementadas pelos docentes. As principais conclusões do estudo revelam que a população alvo possui um nível suficiente de LA, que é possível associar o nível de LA dos docentes com o número e qualidade de Atividades de Educação Ambiental (AEA) dinamizadas nas escolas e consequentemente, com o nível de LA dos alunos. Conclui-se por fim que há que investir na formação ambiental dos professores, preparando-os para que assumam, ainda que pontualmente, a função de educadores ambientais, através do aumento da sua LA, para que possam melhor formar e preparar os alunos em direção a uma elevada LA e a uma cidadania interventiva.
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