Browsing by Issue Date, starting with "2016-12"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- A Wikipédia como recurso educacional aberto: que possibilidades de integração curricular no ensino superior online?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroÀ Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa através de um motor de busca, habitualmente, os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online, para alguns autores a maior enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, nomeadamente universitária, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa, quer para assuntos do dia-a-dia, quer para assuntos relacionados com o curso. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizá-la, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Neste sentido, importa recuperar a compreensão do significado da noção de aberto no contexto dos recursos educacionais abertos, nomeadamente à sua associação a partilha, a generosidade, a recursos que são disponibilizados de forma aberta, associados aos 5 Rs – Reuse, Redistribute, Revise, Remix e Retain. Centrando-nos na Wikipédia, indagamos sobre possibilidades de integração curricular deste recurso educacional aberto no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade, mais especificamente em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, a nossa investigação assume um paradigma misto, ou multimodal, em que se conciliam procedimentos qualitativos e quantitativos. Os dados foram recolhidos por inquérito por questionário. A análise preliminar (estatística e de conteúdo) dos resultados permite-nos concluir que o recurso educacional aberto Wikipédia pode e deve ser utilizado como estratégia pedagógica no ensino superior online.
- O ensino profissional: motivações e expectativas dos alunos numa escola profissionalPublication . Santos, Marília; Moreira, DarlindaO ensino profissional assume, presentemente, um papel cada vez mais preponderante na formação e escolarização dos jovens que escolhem esta via de ensino. Com um crescimento constante que se acentuou desde 2005, quando esta oferta foi alargada às escolas públicas, regista-se atualmente um número de cerca de 118 mil jovens a frequentar esta modalidade de formação, que, apesar do crescimento e do reconhecimento em termos escolares é ainda socialmente estigmatizada e associada a percursos de insucesso escolar. Deste modo, ao ser o ensino profissional uma opção para o cumprimento da escolaridade obrigatória de 18 anos e, simultaneamente, uma formação com perspetivas de empregabilidade, é pertinente dar a voz aos alunos sobre o curso que frequentam para confirmar ou contestar esta imagem associada aos cursos profissionais. Começamos por expor um breve historial que conduziu ao panorama atual do ensino profissional e, de seguida, apresentar os resultados de um estudo de caso realizado numa escola profissional, localizada no distrito de Lisboa. Considerando que o objetivo era investigar as perspetivas dos alunos de uma escola profissional em particular, de modo a aplicar o conhecimento produzido para a melhoria dos cursos e da escola, para além de apresentar o perfil socioeducativo e escolar dos alunos, serão apresentados os resultados relativamente a motivações e expectativas para a frequência de um curso profissional, aspetos valorizados tanto ao nível da frequência do curso como do contexto de trabalho e projetos profissionais dos alunos.
- A inclusão de estudantes com deficiência visual ou auditiva no ensino superior em PortugalPublication . Carrilho, Tiago; Porfírio, JoséNo âmbito do questionário dirigido a estudantes deficientes visuais ou auditivos do ensino superior, 9,4% entende que não poderia escolher outra área devido à sua deficiência. A maioria dos estudantes necessita de adaptações totais ou parciais dos materiais de aprendizagem e das aulas, da receção antecipada dos materiais de estudo, e de mais materiais em suporte informático. Os estudantes não estão muito satisfeitos com a relação da IES com a sua deficiência, com a experiência de aprendizagem, e com o impacto que as barreiras têm no seu processo de aprendizagem. No entanto, consideram que as barreiras não são muito determinantes em termos seu processo de avaliação. Cerca de um terço dos inquiridos considera ter menor sucesso do que os outros estudantes devido à sua deficiência. Cerca de um terço das IES inquiridas não tem uma estrutura ou pessoa de apoio e acompanhamento dos estudantes com deficiência. Nos serviços a adaptações disponibilizados pelas IES, poucas instituições disponibilizam previamente materiais e recursos especiais, aposta em formação dos professores e em serviços/profissionais especializados, ou elabora relatório técnico-pedagógico para apoiar os professores na adaptação das provas e dos recursos. Os principais obstáculos enfrentados pelos docentes são as dificuldades em identificar as necessidades dos alunos e em adequar a sua atuação. Face ao inquérito realizado conclui-se que as IES em Portugal ainda têm um longo caminho para percorrer no sentido de melhorar a inclusão académica e social dos estudantes com deficiência visual ou auditiva.
- Texto de apoio : solvers de programação linearPublication . Sousa, NunoDocumento sobre uso de solvers (Excel, R, LP Solve) para resolução de problemas de Programação Matemática.
- História do amianto no mundo e em PortugalPublication . Janela, José; Pereira, PedroEste artigo faz uma descrição da história do amianto, da sua utilização ao longo dos tempos, do amianto enquanto substância, dos problemas que provoca, de quando foram sendo descobertos e do que se fez para diminuir esses problemas. Referem-se casos do amianto nos países industrializados, e de como o «duplo padrão» leva empresas a adotar critérios de saúde e ambientais diferentes consoante os países em que operam, deixando um legado tóxico às futuras gerações. É feita uma abordagem à história do amianto em Portugal e à sua legislação. Foram utilizadas fontes de informação escritas de diversos tipos, como artigos científicos, Diário da Assembleia da República, legislação e comunicados de imprensa.
- Françoise Collin: “je suis une femme, mais je n’est pas une femme”Publication . Joaquim, TeresaEste artigo pretende fazer de forma sucinta o percurso da filósofa Françoise Collin, a partir do conceito de diferendo (Lyotard), da singularidade da sua abordagem e do contributo para a introdução da noção de mundo comum de H. Arendt, bem como do pensamento de M. Blanchot no contexto do feminismo contemporâneo.
- Que formação inicial e contínua para docentes do ensino regular do 2.º CEB sobre necessidades educativas especiais?Publication . Inês, Helena; Seabra, FilipaA presente comunicação insere-se no contexto do Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento curricular, em curso, e tem como foco o modo como a diferenciação curricular e pedagógica é perspetivada pelos docentes do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em função da sua formação inicial e contínua, quando confrontados com a gestão curricular do trabalho com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Norteadas por esta inquietação, definimos vários objetivos, um dos quais será trabalhado no contexto desta comunicação: caracterizar os planos de estudos dos cursos de formação inicial de professores do 2º ciclo do ensino básico (CEB) das Universidades Públicas Portuguesas, no que concerne à gestão da diversidade e das NEE. Com vista a responder aos objetivos traçados, optámos por uma metodologia mista. Apresentamos aqui exclusivamente dados recolhidos por análise documental e sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados preliminares sugerem uma preocupação crescente com a gestão da diversidade/ NEE, visível nas alterações aos planos de estudo consultados, na introdução cada vez mais comum de unidades curriculares no âmbito da Educação Especial. Apesar do trabalho estar ainda em curso, é já possível antever um reconhecimento progressivo da relevância da formação inicial e contínua de professores do ensino regular sobre a gestão curricular da diversidade e concretamente do trabalho com a população de alunos com NEE. No entanto, essa relevância ainda não está totalmente generalizada, percebendo-se que ainda estamos em tempo de mudança e transição.
- Para quê usar as "lentes de género" na escolaridade obrigatória em Portugal?: reflexões de docentes participantes em ações de formação acreditadasPublication . Vieira, Cristina Coimbra; Alvarez, TeresaOs curricula da escolaridade obrigatória em Portugal não têm um tempo de lecionação obrigatório em todos os ciclos para fomentar com crianças e adolescentes a discussão de temas incontornáveis de cidadania, como as questões de género e outras formas instaladas de desigualdade de poder, que conduzem a assimetrias sociais, embora o eixo estruturante da promoção da igualdade entre mulheres e homens através da educação formal seja um princípio integrante das atuais políticas públicas. Da nossa experiência como coautoras dos Guiões de Educação Género e Cidadania, da responsabilidade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), e facilitadoras de ações de formação acreditadas de docentes, é nossa intenção nesta comunicação refletir, com base nas respostas de mais de 200 docentes, de ambos os sexos, que frequentaram ações de formação contínua, entre 2013 e 2016, sobre o impacto percebido por formandas e formandos nas suas práticas, quer enquanto docentes, quer como cidadãos ou cidadãs.
- Coroas, toucados e ceptros na colecção egípcia do Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa)Publication . Sales, José das CandeiasSegundo a concepção egípcia, as coroas e os toucados apresentavam um imanente e eloquente simbolismo e significado religioso e político. A imagética divina e faraónica fazia delas um elemento central da personalidade divina e real. Também os ceptros reais egípcios identificavam facilmente o detentor do poder político e militar no Egipto antigo. No presente texto, efectuamos o levantamento e tratamento das coroas, dos toucados e dos ceptros existentes nos objectos expostos da colecção egípcia permanente do Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa), bem como dos constantes nas reservas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »