Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
531.55 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A literacia ambiental (LA) relaciona-se com o meio ambiente, parte do conhecimento que o cidadão possuiu em relação ao ambiente, as atitudes que o indivíduo toma perante o meio e os valores que o cidadão têm em relação ao mesmo. Quando o indivíduo apresenta uma literacia ambiental, está apto a compreender os valores da sociedade em que vive e os valores ao seu redor. Portanto, está capaz de compreender a importância que o meio ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade. O lugar privilegiado para o desenvolvimento de competências continua a ser a escola. Mas, um grande desafio se coloca à escola: como desenvolver a literacia ambiental dos seus alunos? Como contribuir para a divulgação e aplicação de práticas de ensino e de aprendizagem que sejam inovadoras e adequada às exigências de um programa que promova a literacia ambiental dos seus alunos? Neste trabalho foi avaliada a LA dos docentes da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar. A LA foi caracterizada com base na avaliação das componentes atitudes e conhecimentos (escolástico e informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.
Description
Keywords
Literacia ambiental Educação Conhecimento escolástico Conhecimento informal Atitudes Docentes
Pedagogical Context
Citation
Marques, Luísa Maria Barbosa; Azeiteiro, Ulisses; Santos, Paulo Talhadas dos - A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de Gondomar. "Captar" [Em linha]. ISSN 1647-323X. Vol. 5, nº 1 (2014), p. 70-82
Publisher
Universidade de Aveiro