RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning_LEAD
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Browsing RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning_LEAD by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Além da imaginação: criando mundos para jogos digitaisPublication . Domingues, Delmar GalisiA construção de universos para obras ficcionais vai além da mera narração de histórias, sendo um elemento fundamental para envolver e imergir o público. Atualmente a criação de mundos transcende o meio literário. Mundos imaginários também são componentes indissociáveis na composição de obras cinematográficas, de animações digitais e de histórias em quadrinhos. Não seria diferente no processo de desenvolvimento de mundos para jogos digitais. Mas, como é práxis mencionar, nos games, a interatividade com o sistema e as ações lúdicas definem uma forma distinta de participação do público se comparada a outras obras, gerando consequências relevantes no processo de criação destes mundos. Ao contrário do que acontece com outras mídias, a mecânica do jogo compete com a narrativa no sentido de definir os detalhes do espaço de conflito, e nesta concepção atuam profissionais específicos como o designer de níveis. Deste modo, este trabalho descreve como o design de níveis de jogos colabora para tornar a concepção de mundos imaginários algo peculiar se comparada com outras formas de expressão. Desta investigação, percebeu-se que a mecânica dos jogos, os desafios e conflitos inerentes aos games geram mundos que vão além da mera imaginação, já que a jogabilidade possui outros pressupostos de diversão.
- Ambiências sonoras como dispositivos curriculares nos processos de ‘ensinoaprendizagem’: tecendo ‘conhecimentossignificações’ nas redes educativasPublication . Toja, Noale; Machado, MarceloO que é o som ou a expressão sonora como linguagem, como artefato de enunciados e de criação de narrativas? Até que ponto damos importância ou negligenciamos o som? Reconhecemos a audição/escuta como um sentido que nos faz conectar com tantas emoções sensoriais presentes em nossas memórias e que fazem vibrar outras sensações e sentidos? Como provocar a questão do som na linguagem escrita dos nossos textos acadêmicos? Como desenvolver uma escuta sensível para os sons da escola, não os reduzindo somente a "barulhos"? Em que reside a dicotomização entre o som e a imagem? Este artigo se propõe a caminhar nestes questionamentos para pensar a potência dos sons nos cotidianos. Para isso, trazemos a relação do som nos ‘fazeressaberes’ com as ‘práticaspensamentos’ da vida ordinária e nos nossos atravessamentos pelas criações sonoras nas diferentes redes educativas que nos formam e que formamos. É a partir da reflexão dos usos do som em diferentes linguagens artísticas que queremos trazer as questões. E, sobretudo, considerando o som no cinema que, com suas criações de efeitos e ambiências sonoras, acessam sensibilidades de afetos nos processos de produção de 'conhecimentossiginificações'. Dessa forma, passamos a ampliar nossa capacidade sensória e exploração dos nossos sentidos, não nos restringindo apenas ao sentido da visão, como uma ‘práticateoria’ desenvolvida por pensamentos hegemônicos dicotômicos e de dominação. Pensamos o som como uma potência nos processos ‘ensinoaprendizagem’ e, como uma das múltiplas formas de se produzir ‘conhecimentossignificações’.
- Análise de vídeos como metodologia de investigação: revisão sistemáticaPublication . Sousa, Armando; Presado, Maria Helena; Cardoso, MárioA evolução tecnológica tem permitido a gravação-vídeo de momentos da vida quotidiana, produzindo uma fonte inesgotável de registos dos comportamentos humanos, sugestivos de análise. A complexidade e especificidade dos dados recolhidos através do vídeo, torna-o numa metodologia interessante de investigação qualitativa. Este método de colheita e de análise de dados, permite a abrangência do fenómeno, o distanciamento emotivo do investigador. A visualização repetida dos vídeos facilita a observação e transcrição do fenómeno, encontrando achados que poderiam passar despercebidos noutras metodologias. A estruturação e o rigor científico na análise dos vídeos, confere credibilidade ao estudo e minimiza os vieses. É fundamental um bom planeamento desta metodologia, quer no desenho do estudo quer na seleção dos materiais e equipamentos. O processo de transcrição dos vídeos pode ser longo e complexo, logo, é fundamental o domínio do processo, analisando, apreendendo e testando. Esta revisão sistemática pretende analisar as metodologias adotadas no decorrer dos processos de análise de vídeos e identificar os softwares que facilitam a transcrição, codificação, categorização e análise de vídeos. Pretende dar resposta à: Qual a metodologia de análise de vídeo mais eficaz, no estudo de um fenómeno?
- Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadoresPublication . Costa, Richelme; Monteiro, AngélicaO artigo explora as perceções de formandos sobre a Formação Pedagógica Inicial de Formadores na modalidade b-learning num centro de formação de Portugal. A análise da perceção dos formandos objetiva a possibilidade de estudar o b-learning como modalidade de ensino que promove a formação e os processos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o acesso à inclusão digital. Os dados relativos ao percurso de aprendizagem em regime de b-learning foram recolhidos por um questionário direcionado aos formandos e através de análise de documentos disponibilizados pelo centro de formação entre 2012 e 2018. A análise dos dados trouxe resultados relativamente ao aumento da procura pelo b-learning, uma breve caraterização dos que optam por essa modalidade e considerações feitas pelos formandos sobre a sua experiência de formação. Os formandos evidenciam que, na modalidade b-learning,houve uma melhor adaptação às tecnologias, melhor conciliação de horários e impacto positivo em perspetivas relacionadas à recolocação no mercado de trabalho. O estudo destas práticas educativas inovadoras enquadra-se nos objetivos da Agenda 2030 e torna-se ainda mais relevante diante do contexto pandémico motivado pela COVID-19, onde a formação híbrida ganha destaque face às restrições sanitárias.
- Aprendizagem baseada em jogos digitais: uma experiência realizada a partir Game Engine GDevelop 5Publication . Rios, Vanessa; Santos, Andressa Mota; Souza, Carlos Eduardo deOs jogos digitais se constituem como espaços de aprendizagem e podem ser abordados em diferentes perspectivas a partir dos cenários e intencionalidades que permeiam os espaços de ensino-aprendizagem. Este estudo foi produzido a partir do desenvolvimento de um curso de extensão intitulado “Introdução ao Desenvolvimento de jogos 2D”, cujo principal objetivo foi construir competências ligadas à área de programação a partir do desenvolvimento de jogos digitais 2D. A game engine foi a GDevelop 5, e os participantes experienciaram situações envolvendo conceitos relacionados à lógica da programação e fundamentos da criação de jogos. O curso teve como público alunos de escolas públicas com faixa etária entre 15 a 25 anos e foi desenvolvido numa abordagem qualitativa a partir da Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ), utilizando-se de dispositivos de pesquisa como a observação participante e questionário online. A partir das etapas do curso, que envolveram conhecimentos teóricos sobre o desenvolvimento de jogos em 2D e o desenvolvimento de jogos autorais idealizados pelos próprios cursistas, estes demonstraram habilidades em incorporar elementos, mecânicas e dinâmicas de jogo de forma criativa e inovadora em seus projetos, além do desenvolvimento de competências técnicas ligadas ao manuseio da game engine e ao domínio de conhecimentos da programação.
- Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismoPublication . Cardoso, Paula; Chagas, LauraConsiderando o futuro da indústria do Turismo e a necessidade de adaptar as competências dos estudantes do ensino superior à realidade profissional que os espera, o paradigma tradicional de ensino deve ir incluindo, progressivamente, metodologias e estratégias de aprendizagem ativa e participativa, procurando fomentar a autonomia do estudante e a sua responsabilização no processo de aprendizagem. Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida junto de estudantes de licenciatura na área do Turismo, numa unidade curricular de língua inglesa, em que se desenvolveu uma metodologia de aprendizagem ativa e colaborativa, centrada nos estudantes e tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem. Os resultados demonstram que os estudantes percecionam esta experiência como promotora da sua autonomia e de um trabalho mais colaborativo, no contexto de um processo de aprendizagem um pouco mais flexível que o habitual, mas revela também algumas fragilidades por parte dos estudantes, nomeadamente a nível da insegurança e da constante necessidade de feedback por parte do professor
- Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no BrasilPublication . Ramos, Katia; Paz, JoãoInvestir na formação de professores para adoção de práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula tem sido a resposta para vencer os desafios e alavancar mudanças no Ensino Profissionalizante. O presente artigo apresenta os resultados da investigação do curso online Novas Metodologias e Práticas Pedagógicas realizado para professores formadores do Ensino Profissionalizante e sintetiza o estudo realizado no âmbito do mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL)1. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como técnicas de pesquisa a análise de conteúdo das interações nos fóruns de discussão e entrevista semiestruturada. Para o estudo da identificação e mensuração da colaboração nas discussões assíncronas foi utilizado o modelo de colaboração adaptado de Murphy (2004), que inclui as categorias: Presença social, Articulação da perspectiva individual, Acomodar ou refletir a perspectiva dos outros, Co-construção de perspectivas e finalidades, Encontrar objetivos e finalidades em comum e Produção de materiais partilhados. Os resultados evidenciam um nível elevado de interação e colaboração nas etapas iniciais e demonstram que as ferramentas de comunicação assíncronas serviram para que os moderadores assumissem um papel de facilitadores, levando os alunos a refletirem, questionarem e analisarem suas práticas, assumindo um papel ativo no percurso da aprendizagem, evidenciando a presença de aprendizagem colaborativa, embora não até aos níveis mais elevados.
- Aprendizagem profissional contínua de professores em contextos digitais: um estudo exploratórioPublication . Santos, Maria da Glória; Oliveira, IsolinaEste artigo apresenta um estudo exploratório sobre a aprendizagem profissional dos professores decorrente da diversidade de desafios que têm vindo a enfrentar, sobretudo nos últimos anos. O principal objetivo foi compreender o funcionamento e o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem num agrupamento de escolas do norte do país, num contexto de pluralidade social e cultural, onde se concretizam vários projetos envolvendo recursos digitais. Recorreu-se a uma abordagem mista com a aplicação de um questionário aos docentes e à realização de focus group com professores de referência, influentes na comunidade e com funções de coordenação de departamentos e/ou de projetos. Os resultados evidenciam que os professores deste agrupamento desenvolveram modos de trabalho colaborativo assentes em atividades, relações, interações e construção de recursos digitais para a sua atualização contínua. Neste processo que configura novas abordagens de aprendizagem profissional foi possível identificar alguns fatores que, potencialmente, favorecem ou dificultam o desenvolvimento de ecologias de aprendizagem. A investigação em curso noutros agrupamentos de escolas vai permitir uma compreensão mais sólida dessas abordagens e apoiará recomendações futuras para o desenvolvimento profissional dos professores.
- Apresentação do dossier temáticoPublication . Ceia, CarlosBreve apresentação ao dossier temático associado à International Conference on The Impact of Video Games on Culture and Education, nos dias 17 e 18 de Fevereiro de 2022, na NOVA FCSH, em Lisboa e por videoconferência.
- Aprimoramento da própria prática pedagógica com tecnologias digitais com crianças do ensino fundamental: do Moodle ao pensamento computacionalPublication . Kaminski, Márcia Regina; Boscarioli, ClodisA complexidade dos processos de ensino e aprendizagem exige um constante repensar das práticas pedagógicas, em um contínuo de avaliação e redimensionamento, já que esses processos sofrem diferentes influências, como das constantes e dinâmicas modificações socioculturais. É fundamental que o docente seja também investigador crítico da sua própria prática, considerando as mudanças históricas e culturais da sociedade. Este artigo apresenta um estudo de caso holístico, descritivo e interpretativo realizado entre os anos de 2017 e 2018 acerca das práticas pedagógicas com as tecnologias digitais Moodle, jogos diversos e Pensamento Computacional por meio do Scratch, desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental, em uma escola pública no município de Cascavel/Paraná no Brasil. A investigação foi conduzida pela própria docente, com a finalidade de avaliar suas práticas visando o seu aprimoramento. Os resultados apontaram aspectos positivos do trabalho até então desenvolvido, e elementos que poderiam ser lapidados, alguns dos quais aperfeiçoados no decorrer do estudo, trazendo contribuições importantes para o desenvolvimento dos estudantes.