Browsing by Issue Date, starting with "2019-11"
Now showing 1 - 10 of 38
Results Per Page
Sort Options
- Application of virtual reality simulation in firefighter training for the development of decision-making competencesPublication . Reis, Vitor; Neves, ClaudiaThis paper focuses on the training of firefighters, using simulated scenarios in virtual reality, to develop decision-making competences in the management of relief operations. Through the action research method, a training program was designed and improved to develop the competences considered critical in the field of decision making in the context of fire brigade interventions, using simulation exercises with scenarios in virtual reality. During two action research cycles, a pilot training course was conducted for a group of eight internal and external trainers from the Portuguese National Fire Service School, and a second course for eight fire officers from different Firefighters' corps. The data collected and the comparative analysis on the performance of the two groups of trainees, as well as the trainers' and trainees' perception in terms of evaluation of the training course, allowed to identify corrections and introduce changes, in the logic of continuous improvement of the training product. The results achieved in the research work demonstrated the adequacy of the training program and the use of virtual reality simulation, distinguishing a set of orientations that can be considered in similar formative contexts.
- O presidente é o fusível de segurança do sistema: discurso de comemoração do mandato presidencial e diálogo subsequente: construção do ethos de proximidade e de autoridadePublication . Seara, IsabelFiel a uma tradição retórica clássica, o atual Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, baseou o seu discurso oficial, no momento de comemoração de dois anos do seu mandato, num ritmo binário que está em consonância, de resto, com o título do livro "Dois anos depois: júbilo e tragédia", que lançou no mesmo dia, 9 de março de 2018, no Palácio de Belém, dia em que iniciou o terceiro ano de mandato presidencial. O objetivo principal deste estudo é analisar a construção da imagem de proximidade e de autoridade do locutor, no discurso oficial proferido nesse dia (duração 7 minutos) e nos quase 40 minutos subsequentes de respostas aos jornalistas, numa perspetiva marcadamente pragmático-discursiva. Assim, a análise assenta em pressupostos teóricos do campo da análise do discurso (Charaudeau, 2013, 2014; Maingueneau, 2005; Plantin, 2008; Amossy, 1999), nomeadamente da análise do discurso político (Marques, 2014). Em sintonia com Marques (2014) que afirma que os discursos presidenciais permitem descortinar posturas políticas, antever posicionamentos ideológicos e confirmar a construção da autoridade presidencial, consideramos que os discursos em análise evidenciam “o que de bom e de dramático” se passou, mas sobretudo apresentam os cinco desafios que o Presidente elenca para o futuro do país, assumindo-se pessoalmente como “fusível de segurança do sistema”. No diálogo com os jornalistas, o Presidente convoca uma dimensão pessoal, lembrando marcas autobiográficas, das suas vivências profissionais anteriores, que estão na base da construção de um ethos de proximidade e, simultaneamente, de autoridade.
- Análise de vídeos como metodologia de investigação: revisão sistemáticaPublication . Sousa, Armando; Presado, Maria Helena; Cardoso, MárioA evolução tecnológica tem permitido a gravação-vídeo de momentos da vida quotidiana, produzindo uma fonte inesgotável de registos dos comportamentos humanos, sugestivos de análise. A complexidade e especificidade dos dados recolhidos através do vídeo, torna-o numa metodologia interessante de investigação qualitativa. Este método de colheita e de análise de dados, permite a abrangência do fenómeno, o distanciamento emotivo do investigador. A visualização repetida dos vídeos facilita a observação e transcrição do fenómeno, encontrando achados que poderiam passar despercebidos noutras metodologias. A estruturação e o rigor científico na análise dos vídeos, confere credibilidade ao estudo e minimiza os vieses. É fundamental um bom planeamento desta metodologia, quer no desenho do estudo quer na seleção dos materiais e equipamentos. O processo de transcrição dos vídeos pode ser longo e complexo, logo, é fundamental o domínio do processo, analisando, apreendendo e testando. Esta revisão sistemática pretende analisar as metodologias adotadas no decorrer dos processos de análise de vídeos e identificar os softwares que facilitam a transcrição, codificação, categorização e análise de vídeos. Pretende dar resposta à: Qual a metodologia de análise de vídeo mais eficaz, no estudo de um fenómeno?
- Scholarship e a identidade académica na era digitalPublication . Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Teixeira, AntónioAs instituições de ensino superior não são alheias aos desafios que se colocam à sociedade atual, particularmente de ordem socioeconómica, científica e tecnológica. No contexto desses desafios e, simultaneamente, oportunidades que se colocam às instituições do século XXI, revisitamos neste artigo o conceito de scholarship, de Ernest Boyer, enquanto conceito que descreve a multidimensionalidade das funções dos docentes/investigadores do ensino superior. Analisamos ainda as alterações que têm ocorrido como resposta aos desafios da sociedade em rede, das práticas digitais e do movimento global de abertura ao conhecimento, com particular destaque para as potencialidades que o movimento de abertura ao conhecimento poderá trazer para cada uma das funções académicas dos docentes/investigadores do ensino superior.
- Os referenciais de avaliação externa para o ensino superior: o caso do e-learningPublication . Henriques, Susana; Abelha, Marta; Seabra, Filipa; Mouraz, AnaDiretrizes internacionais têm vindo a salientar a importância de um referencial de qualidade que suporte a acreditação quer das Instituições de Ensino Superior (IES), quer dos seus ciclos de estudos (CE). Em Portugal os referenciais para a avaliação externa são definidos para todas as IES pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e encontram-se expressos no Regulamento nº392/20131. Sendo a Universidade Aberta a única instituição pública de ensino a distância (EaD) nem sempre os referenciais dão conta das especificidades organizacionais desta instituição e dos seus CE. A nível europeu, a European Association for Quality Assurance in Higher Education (ENQA) desenvolveu um referencial, Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area (EGS)2 (2015). Considerou-se que este referencial constituía um tronco comum que compreendia os processos de garantia da qualidade para e-learning. Contudo, três anos mais tarde (2018) a ENQA reconhece a necessidade de referenciais específicos que impulsionem as IES com EaD no seu desenvolvimento metodológico e melhoria contínua. Define, assim, um conjunto de considerações orientadoras, Considerations for Quality Assurance of e-learning provision3. O objetivo era o de criar um novo enfoque para domínios que requerem orientações sobre a sua aplicação em contextos de e-learning. Neste texto entendemos e-learning como o conjunto de processos de ensino e aprendizagem que são facilitados pelo uso das tecnologias digitais e em rede. E EaD aquela que engloba recursos, ferramentas e práticas que empregam uma estrutura de partilha aberta para melhorar a eficácia do acesso educacional e procura aumentar as oportunidades educacionais aproveitando o poder da Internet, permitindo uma disseminação rápida e essencialmente gratuita do conhecimento, bem como a conexão e colaboração entre pessoas (OED, 2018). Propomos neste texto apresentar e discutir resultados de um exercício em que se confrontam os referenciais de qualidade aplicados em Portugal pela A3ES e as considerações da ENQA para o e-learning, identificando pontos de convergência e de especificidade.
- A caridade de Sancti Martini em AmiensPublication . Gonçalves, Carla Alexandra
- Como a linguagem se torna poder: “make America great again”Publication . Sebastião, Isabel; Marques, Isabelle SimõesRealizamos uma análise discursiva das estratégias de persuasão e poder utilizadas no discurso político da campanha eleitoral de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Analisamos as suas práticas nas redes sociais: os principais instrumentos de comunicação online do então candidato. A escolha deste tema deve-se à relevância social do fenómeno dos discursos políticos enquanto instituição social de grande projeção, quer nos Estados Unidos quer noutros países. Neste processo eleitoral em concreto, o discurso político do candidato revestiu-se de ideais populistas, refletiu mudanças estruturais que afetaram as identidades pessoais e sociais (Charaudeau, 2008, 2011), bem como se verificou a presença da noção de ethos, de representações e estereótipos, causando uma descentralização e um deslocamento dos indivíduos e dos seus mundos sociais e culturais. Alguns resultados permitem perceber como Donald Trump, um candidato não pertencente à tradição política americana, conseguiu ganhar as eleições, através, entre outros, do recurso a argumentos de choque, de críticas às elites, da defesa do regresso de uma América forte. O discurso de Trump procurou ir ao encontro das expectativas de uma grande parte do eleitorado americano. Vemos como valores nacionalistas e extremistas, assim como temas com uma forte componente emocional (imigração, terrorismo, violência), veiculados através de uma retórica simples e personificados por um leader carismático, tiveram o sucesso esperado.
- A educação a distância no Brasil: desafios contemporâneos e novas perspectivasPublication . Vieira, Márcia de Freitas; Teixeira, AntónioCom o propósito de ampliar o debate acerca dos muitos desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) para a gestão de cursos na modalidade a distância e das perspectivas futuras da Educação a Distância no Brasil, este texto apresenta os resultados de uma investigação desenvolvida no Programa de Doutoramento em Educação na Universidade Aberta de Portugal sobre o processo de gestão de cursos a distância no Brasil. Tendo como questão norteadora “Qual o melhor modelo de gestão de EaD para garantia da qualidade da aprendizagem e redução dos índices de evasão no ensino superior?”, a investigação procurou desenvolver uma análise crítica do panorama atual da Educação a Distância no Brasil, a partir da percepção e das vivências de gestores de polos de apoio presenciais e de gestores institucionais de EaD em dois diferentes contextos: Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Instituições de Ensino Superior privadas.
- Extremal p -Laplacian eigenvaluesPublication . Antunes, Pedro R. S.We study the shape optimization problem of variational Dirichlet and Neumann p-Laplacian eigenvalues, with area and perimeter constraints. We prove some results that characterize the optimizers and derive the formula for the Hadamard shape derivative of Neumann p-Laplacian eigenvalues. Then, we propose a numerical method based on the radial basis functions method to solve the eigenvalue problems associated to the p-Laplacian operator. Several numerical results are presented and some new conjectures are addressed.
- Formação inicial e continuada de tutores para a educação onlinePublication . Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa; Guimarães, Márcia; Mattar, João; Rodrigues, Lucilene Marques MartinsEste artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura em língua portuguesa sobre a tutoria em educação a distância online. A revisão identificou apenas duas dissertações que propõem e avaliam cursos de formação para tutores online. Essas pesquisas são então resumidas e comparadas em detalhe. Enquanto um dos cursos foca a preparação do tutor online para o desempenho de suas atividades, o outro curso concentra-se na formação continuada do tutor. Este trabalho conclui que há diferentes possibilidades para a concepção de cursos de formação para a tutoria online, especialmente a formação inicial e continuada, e que ambas podem ser combinadas com sucesso.