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- O Laboratório de Educação a Distância e eLearningPublication . Morgado, LinaBreve apresentação do LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning unidade de investigação e desenvolvimento com o registo FCT nº 4372, sediada na Universidade Aberta. Criada em 2007, como uma das ações do Programa de Inovação em EAD, teve como objetivo principal apoiar a virtualização da Universidade Aberta (UAb), monitorizar a implementação do Modelo Pedagógico Virtual, desenvolver produtos e aplicações para o ensino online e apoiar a formação docente avançada. Para além disso, propunha-se ser um observatório internacional de acompanhamento de tendências e práticas internacionais na área da Educação a Distância e eLearning. Presentemente, o foco de investigação do LE@D centra-se em torno das temáticas que envolvem a Educação a Distância, a Educação Aberta, eLearning e os vários fenómenos que abrangem a cibercultura e a Sociedade em Rede. No âmbito do processo de avaliação das Unidades I&D, levado a cabo pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que terminou no presente ano de 2019, o LE@D obteve a classificação de BOM e financiamento para o desenvolvimento das suas atividades de investigação.
- Os referenciais de avaliação externa para o ensino superior: o caso do e-learningPublication . Henriques, Susana; Abelha, Marta; Seabra, Filipa; Mouraz, AnaDiretrizes internacionais têm vindo a salientar a importância de um referencial de qualidade que suporte a acreditação quer das Instituições de Ensino Superior (IES), quer dos seus ciclos de estudos (CE). Em Portugal os referenciais para a avaliação externa são definidos para todas as IES pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e encontram-se expressos no Regulamento nº392/20131. Sendo a Universidade Aberta a única instituição pública de ensino a distância (EaD) nem sempre os referenciais dão conta das especificidades organizacionais desta instituição e dos seus CE. A nível europeu, a European Association for Quality Assurance in Higher Education (ENQA) desenvolveu um referencial, Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area (EGS)2 (2015). Considerou-se que este referencial constituía um tronco comum que compreendia os processos de garantia da qualidade para e-learning. Contudo, três anos mais tarde (2018) a ENQA reconhece a necessidade de referenciais específicos que impulsionem as IES com EaD no seu desenvolvimento metodológico e melhoria contínua. Define, assim, um conjunto de considerações orientadoras, Considerations for Quality Assurance of e-learning provision3. O objetivo era o de criar um novo enfoque para domínios que requerem orientações sobre a sua aplicação em contextos de e-learning. Neste texto entendemos e-learning como o conjunto de processos de ensino e aprendizagem que são facilitados pelo uso das tecnologias digitais e em rede. E EaD aquela que engloba recursos, ferramentas e práticas que empregam uma estrutura de partilha aberta para melhorar a eficácia do acesso educacional e procura aumentar as oportunidades educacionais aproveitando o poder da Internet, permitindo uma disseminação rápida e essencialmente gratuita do conhecimento, bem como a conexão e colaboração entre pessoas (OED, 2018). Propomos neste texto apresentar e discutir resultados de um exercício em que se confrontam os referenciais de qualidade aplicados em Portugal pela A3ES e as considerações da ENQA para o e-learning, identificando pontos de convergência e de especificidade.
- Como a linguagem se torna poder: “make America great again”Publication . Sebastião, Isabel; Marques, Isabelle SimõesRealizamos uma análise discursiva das estratégias de persuasão e poder utilizadas no discurso político da campanha eleitoral de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Analisamos as suas práticas nas redes sociais: os principais instrumentos de comunicação online do então candidato. A escolha deste tema deve-se à relevância social do fenómeno dos discursos políticos enquanto instituição social de grande projeção, quer nos Estados Unidos quer noutros países. Neste processo eleitoral em concreto, o discurso político do candidato revestiu-se de ideais populistas, refletiu mudanças estruturais que afetaram as identidades pessoais e sociais (Charaudeau, 2008, 2011), bem como se verificou a presença da noção de ethos, de representações e estereótipos, causando uma descentralização e um deslocamento dos indivíduos e dos seus mundos sociais e culturais. Alguns resultados permitem perceber como Donald Trump, um candidato não pertencente à tradição política americana, conseguiu ganhar as eleições, através, entre outros, do recurso a argumentos de choque, de críticas às elites, da defesa do regresso de uma América forte. O discurso de Trump procurou ir ao encontro das expectativas de uma grande parte do eleitorado americano. Vemos como valores nacionalistas e extremistas, assim como temas com uma forte componente emocional (imigração, terrorismo, violência), veiculados através de uma retórica simples e personificados por um leader carismático, tiveram o sucesso esperado.
- Aprimoramento da própria prática pedagógica com tecnologias digitais com crianças do ensino fundamental: do Moodle ao pensamento computacionalPublication . Kaminski, Márcia Regina; Boscarioli, ClodisA complexidade dos processos de ensino e aprendizagem exige um constante repensar das práticas pedagógicas, em um contínuo de avaliação e redimensionamento, já que esses processos sofrem diferentes influências, como das constantes e dinâmicas modificações socioculturais. É fundamental que o docente seja também investigador crítico da sua própria prática, considerando as mudanças históricas e culturais da sociedade. Este artigo apresenta um estudo de caso holístico, descritivo e interpretativo realizado entre os anos de 2017 e 2018 acerca das práticas pedagógicas com as tecnologias digitais Moodle, jogos diversos e Pensamento Computacional por meio do Scratch, desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental, em uma escola pública no município de Cascavel/Paraná no Brasil. A investigação foi conduzida pela própria docente, com a finalidade de avaliar suas práticas visando o seu aprimoramento. Os resultados apontaram aspectos positivos do trabalho até então desenvolvido, e elementos que poderiam ser lapidados, alguns dos quais aperfeiçoados no decorrer do estudo, trazendo contribuições importantes para o desenvolvimento dos estudantes.
- Family business succession in different national contexts: a fuzzy-set QCA approachPublication . Porfírio, José; Carrilho, Tiago; Hassid, Joseph; Rodrigues, RicardoFamily business succession is a key topic that has attracted considerable attention from researchers, especially in the last decade. Most research, however, is based on case studies with limited applicability and fails to present comparisons across international contexts that highlight di erences in succession processes. We apply expectation states theory to analyze a sample of 128 observations in two Southern European countries, Portugal and Greece. We study configurations of successors’ characteristics, family business characteristics, the existence (or absence) of a succession plan, and successors’ motivation to succeed. Our aim is to reveal how these issues a ect successors’ perceptions of preparation for succession using fuzzy-set qualitative comparative analysis (fsQCA). Family businesses are a dominant organizational form all over the world, and succession issues are critical for the sustainability of family businesses. Our findings suggest that di erent configurations of conditions influence successors’ perceptions of preparation for family business succession. Moreover, we verify the influence of cultural di erences on these processes. This research helps fill a gap in the literature, showing the role of a set of characteristics in successors’ perceptions of preparation for family business succession. Our conclusions provide insight into the types of policies that can promote successful family business succession.
- Formação inicial e continuada de tutores para a educação onlinePublication . Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa; Guimarães, Márcia; Mattar, João; Rodrigues, Lucilene Marques MartinsEste artigo apresenta os resultados de uma revisão de literatura em língua portuguesa sobre a tutoria em educação a distância online. A revisão identificou apenas duas dissertações que propõem e avaliam cursos de formação para tutores online. Essas pesquisas são então resumidas e comparadas em detalhe. Enquanto um dos cursos foca a preparação do tutor online para o desempenho de suas atividades, o outro curso concentra-se na formação continuada do tutor. Este trabalho conclui que há diferentes possibilidades para a concepção de cursos de formação para a tutoria online, especialmente a formação inicial e continuada, e que ambas podem ser combinadas com sucesso.
- A motivação e a formação de professores a distância para a utilização de jogos digitais em suas práticas pedagógicasPublication . Ramos, Daniela Karine; Silva, Gleice Assunção daEste trabalho objetivou compreender os aspectos motivacionais envolvidos na realização do Núcleo de Jogos Digitais e Aprendizagem, sendo ele de caráter optativo aos professores cursistas do Curso de Especialização a distância em Educação na Cultura Digital. Para tanto, caracteriza-se metodologicamente como um estudo de caso de abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com os professores cursistas egressos. Os dados qualitativos foram analisados de acordo com a análise de conteúdo e a análise quantitativa pautou-se na estatística descritiva e inferencial. Analisaram-se as relações dos professores cursistas com os jogos digitais, no que se refere a: tipo de jogo, frequência e o meio utilizado para jogar; as possíveis influências de gênero, idade e atuação profissional sobre a atividade de jogar; e a associação entre o nível de motivação com as experiências prévias como jogador e com a disposição para utilização dos jogos digitais na escola. Os resultados apontaram que os professores que possuem experiência como jogadores apresentaram um maior nível de motivação para a realização do Núcleo de estudos, bem como se evidenciou a relação entre a motivação dos professores e o aprimoramento de suas práticas pedagógicas.
- A educação a distância no Brasil: desafios contemporâneos e novas perspectivasPublication . Vieira, Márcia de Freitas; Teixeira, AntónioCom o propósito de ampliar o debate acerca dos muitos desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) para a gestão de cursos na modalidade a distância e das perspectivas futuras da Educação a Distância no Brasil, este texto apresenta os resultados de uma investigação desenvolvida no Programa de Doutoramento em Educação na Universidade Aberta de Portugal sobre o processo de gestão de cursos a distância no Brasil. Tendo como questão norteadora “Qual o melhor modelo de gestão de EaD para garantia da qualidade da aprendizagem e redução dos índices de evasão no ensino superior?”, a investigação procurou desenvolver uma análise crítica do panorama atual da Educação a Distância no Brasil, a partir da percepção e das vivências de gestores de polos de apoio presenciais e de gestores institucionais de EaD em dois diferentes contextos: Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Instituições de Ensino Superior privadas.
- Preferência pelo tipo de parto em Portugal: análise em componentes principaisPublication . Barrios, Diogo; Machado, Humberto S.; Nunes, Catarina S.