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Advisor(s)
Abstract(s)
Realizamos uma análise discursiva das estratégias de persuasão e poder utilizadas
no discurso político da campanha eleitoral de Donald Trump para a presidência
dos Estados Unidos. Analisamos as suas práticas nas redes sociais: os principais
instrumentos de comunicação online do então candidato. A escolha deste tema
deve-se à relevância social do fenómeno dos discursos políticos enquanto instituição social de grande projeção, quer nos Estados Unidos quer noutros países.
Neste processo eleitoral em concreto, o discurso político do candidato revestiu-se
de ideais populistas, refletiu mudanças estruturais que afetaram as identidades
pessoais e sociais (Charaudeau, 2008, 2011), bem como se verificou a presença da
noção de ethos, de representações e estereótipos, causando uma descentralização
e um deslocamento dos indivíduos e dos seus mundos sociais e culturais.
Alguns resultados permitem perceber como Donald Trump, um candidato não
pertencente à tradição política americana, conseguiu ganhar as eleições, através,
entre outros, do recurso a argumentos de choque, de críticas às elites, da defesa
do regresso de uma América forte. O discurso de Trump procurou ir ao encontro das expectativas de uma grande parte do eleitorado americano. Vemos como
valores nacionalistas e extremistas, assim como temas com uma forte componente
emocional (imigração, terrorismo, violência), veiculados através de uma retórica
simples e personificados por um leader carismático, tiveram o sucesso esperado.
Description
Separata de "Linguagens de poder".
Keywords
Discurso político Identidade social Poder Ethos Ideologia
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Editora Húmus