Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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Recent Submissions
- "A house as old as this one becomes, in time, a living thing": O Terror Doméstico em Crimson PeakPublication . Marques, Diana; Martins, Ana RitaEste capítulo explora o tema do terror doméstico, em particular no filme Crimson Peak, de Guillermo del Toro. Com raízes na literatura gótica, a representação da casa é fulcral no desenvolvimento da narrativa, uma vez que a casa se assume como personagem. Aqui, a casa também é um espaço que reflete a opressão feminina que subverte a noção tradicional de um lar seguro. Neste capítulo é possível verificar como a casa se transforma num local de terror e revelador de segredos sombrios da família Sharpe.
- Aragorn e Andúril: a representação do herói e da espada medievaisPublication . Marques, Diana; Martins, Ana RitaNa primeira parte deste capítulo iremos olhar para o percurso de Aragorn, de Ranger/Caminhante a Rei, tentando perceber que características o ligam (ou não) ao famoso rei Artur e/ou às lendas arturianas. Na segunda parte, o foco será em Andúril, a espada de Aragorn, onde Tolkien faz confluir as espadas de vários heróis medievais, embora consideremos que ela carrega consigo a herança das espadas do mito arturiano: a Espada na Pedra e Excalibur.
- Boromir: um herói imperfeitoPublication . Marques, DianaPegando no conceito de herói que é explorada de forma complexa em O Senhor dos Anéis, de Tolkien, pretende-se pensar sobre Boromir enquanto possível herói cuja grandeza está nos seus actos finais, sacrificando-se pela Irmandade. Para tal, será necessário explorar o conceito de herói mítico, a Jornada do Herói, as narrativas de demanda e demonstrar de que forma, apesar de todos os seus defeitos e imperfeições, Boromir foi mais do que aquele que separou a Irmandade. Tendo sido influenciado pelo conhecimento que tinha das culturas e literaturas nórdica e anglo-saxónica, é possível considerar que Tolkien exibe em Boromir uma crítica ao ethos heróico nórdico partindo da figura do herói na sua acepção literária, que mostra a existência de uma tensão entre dois estilos heróicos diferentes: o pagão e, por isso, arcaico, obsoleto; e o cristão, consequentemente, moderno. Assim, será também importante abordar algumas das características destas culturas para melhor se perceber a complexidade de Boromir, que se encontra associado aos heróis das tradições épica e mitológica, mas reflecte também a sensibilidade cristã e contemporânea de Tolkien.
- Fronteiras e travessias: apontamentos para uma leitura de A Sede do MalPublication . Childs, Jeffrey ScottO filme Touch of Evil (A Sede do Mal, 1958), do realizador Orson Welles, começa com a marcação do tempo (3 minutos) num temporizador ligado a uma bomba artesanal colocada, por uma figura desconhecida, na bagageira de um carro também ele desconhecido, ocupado, segundos depois, por um senhor mais velho e uma senhora mais nova, reconhecíveis apenas pela aparente discrepância das suas idades e — mas, neste pormenor, estamos a adiantar-nos em relação à câmara, algo que o temporizador de Welles não permite — a sugestão epidérmica de que este casal singular pertencerá ao lado norte de uma fronteira que julgamos próxima. Na verdade, a incerteza do espectador face ao seu exacto posicionamento geográfico, num espaço ou conjunto de espaços fictícios, embora evocador de uma fronteira bem real, ocupará grande parte do filme: não na qualidade do tema, mas, antes, na de pequenos tremores que perturbam a experiência do visionamento do filme e que remetem para os hábitos de leitura produzidos pelo cinema clássico americano, que nos mostrava com uma clareza apolínea os quem, como, porquê e onde dos acontecimentos que ia plasmando nas telas da salas de cinema pelo mundo fora.
- A arte do Film NoirPublication . Childs, Jeffrey ScottApesar do que o título deste ensaio pode deixar transparecer, não se trata aqui de analisar o film noir enquanto modo de representação artística—tarefa que em muito extravasaria o espaço reservado para estas considerações, uma vez que implicaria a participação num debate já muito longo sobre esse mesmo tema—, mas antes dar início a uma reflexão sobre a presença de objectos de arte neste género cinematográfico. A presença recorrente de formas, objects e práticas de arte em film noir pode, à partida, parecer estranho. Os principais percursores artísticos dos géneros—o filmes de gangster; a ficção hard-boiled de Raymond Chandler, Dashiell Hammett e Cornell Woolrich, entre outros; os Strassenfilme do cinema Weimar; e a escola Ash Can da pintura norte-americana— cultivavam atitudes de endurecimento moral e pragmático, de tough-mindedness e no-nonsense, que tomavam como os seus alvos directos os hábitos mentais e vivenciais das classes privilegiadas, entre os quais se incluem as práticas de produção, circulação e apreciação de obras de arte. Nesta afirmação conseguimos já vislumbrar um eventual motivo pela inclusão de uma reflexão sobre a arte no film noir, pois, se considerarmos este género como, de algum modo, dando continuidade a esta oposição programática entre uma cultura de effeteness e uma cultura de tough-mindedness, é lógico deduzir a necessidade de incluir dentro da sua própria moldura representantes de cada lado desta oposição. Contudo, a relação do film noir com representações do mundo da arte revela-se bem mais complexa do que esta oposição categórica sugere. Por um lado, vários dos realizadores que ajudariam a estabelecer o género tinham formação nas artes plásticas, como John Huston, Fritz Lang, e Orson Welles. Por outro lado, como sublinha Brigitte Peucker na sua obra Incorporating Images: Film and the Rival Arts (1995), a necessidade de elevar do cinema ao estatuto de arte propre, levou os seus praticantes seminais (Griffith, Hitchcock, Murnau, etc.) a inscrever, de forma emblemática, a emergência do cinema enquanto forma da arte legítima e independente no próprio tecido fílmico. Para além destes dois aspectos, não nos devemos esquecer da importância da tematização da representação no film noir. Tomada na sua forma mais geral, a representação surge como o tema-mor do género cinematográfico, onde as suas diversas formas—as artes plásticas, os espectáculos de cabaret e outros entretenimentos populares, a arte comercial e a representação teatral (ou acting)—circulam num espaço cuja função aparente ser a determinação moral, social e epistemológica destas mesmas formas. De todas estas formas, é a arte teatral que merece um destaque particular pela forma como a acting, neste género, esbate as linhas entre o real e o representado, levando o espectador para um estado generalizado de representação, tal como teorizado (fora do género, mas grosso modo temporalmente coincidente com ele) pelo sociólogo Erving Goffman na sua obra The Presentation of the Self in Everyday Life (1959 [1956]). Por conseguinte, no film noir o termo arte pode designar uma um conjunto de práticas humanas específicas ou resultados dessas práticas, mas não encontra uma oposição conceptual simples ou evidente: a não ser artlessness—isto é, uma forma de arte cujo artifício (por inépcia ou desespero) revela-se como tosco e transparente.
- A construção participada de materiais didáticos: de experiências com aprendentes chineses a um quadro orientadorPublication . Castelo, AdelinaA criação de materiais didáticos mais adequados às necessidades, aos interesses e aos contextos de um determinado público-alvo pode ser potenciada através de uma “construção participada” dos mesmos, isto é, uma elaboração que envolva os diversos interessados no processo de ensino-aprendizagem como agentes, elementos ativos que colaboram na identificação de necessidades e problemas, na produção e na avaliação dos materiais. Contudo, a implementação desta “construção participada” implica numerosas etapas e decisões, particularmente desafiantes para um professor ou autor de materiais didáticos que não tenha acesso a linhas de orientação claras. Por este motivo, é importante disponibilizar um quadro orientador para o trabalho dos profissionais que pretendam concretizar uma construção participada de materiais instrucionais. Este capítulo apresenta um tal quadro, aprofundando e sistematizando pesquisas e reflexões que têm vindo a ser feitas pela autora em trabalhos anteriores sobre a construção participada e a validação de materiais didáticos de Português como Língua Estrangeira (PLE). O capítulo integra três partes principais: i) apresentação de conceitos básicos sobre o desenvolvimento de materiais didáticos e a pesquisa participante; ii) relato e análise de três experiências de construção participada de materiais instrucionais no contexto da China; e iii) proposta de um quadro orientador para a implementação deste tipo de processo.
- Português de Viva Voz / Portuguese Live: strengths and challenges of teaching a non-native language onlinePublication . Castelo, Adelina; Braz, AnaThe open and distance education is crucial to offer many people the possibility of continuing their education and lifelong learning. Nowadays, many open educational resources including MOOCs are available, but these do not offer mentoring. Consequently, there is a need for online courses with the support of a teacher. In the field of non-native languages, these courses face essentially two main challenges: to help the learners maintain their motivation and develop all the communication skills needed in a nonnative language. These challenges were considered when the course “Português de Viva Voz / Portuguese Live” was designed at Universidade Aberta. This is a general language course, and its target public is composed of any adolescent or adult who does not speak Portuguese as their mother tongue (no matter where s/he is living or what her/his education is, as long as s/he has some digital skills and knowledge of the English language). The goal of this work is to discuss the strengths and challenges of the before-mentioned course based on some proposals on second language instruction (e.g., Ellis, 2005; Kumaravadivelu, 2006) and online teaching (e.g., Guitert and Romeu, 2019), as well as on its piloting with some learners during the second semester of 2020-2021. First, we point out the main ideas drawn from the research literature that support the analysis. Second, we present the macrostructure of the course and the (micro)structure of a unit while simultaneously showing how the course contributes to developing communicative skills online and which challenges still need to be overcome. Then, the course functioning is illustrated with a specific unit. Finally, a synthesis of the course’s strengths and challenges is presented.
- “To Teach and Delight”? Emotions and second language acquisition: onsite and online practicesPublication . Oliveira, Susana; Runa, AnaSir Philip Sidney’s words quoted in the title envisaged the general all-encompassing idea that teaching and learning should go hand in hand with positive emotions. Several education experts have pointed out that emotions are directly associated with and affect learning performance. Emotion and cognition are strongly interrelated processes, meaning that thought is imbued with emotion and vice versa. In a learning context, motivation, the direction of attention, the stored contents and how they will be understood and retrieved will be influenced by an emotional component. Therefore, students’ emotional state and learning are strongly intertwined. In the case of second language acquisition, feelings and emotions assume particular relevance, as has been amply demonstrated. Language influences how we think, interact, apprehend our surroundings, and feel and express our emotions. The alterity produced (and that underlies) communication in a second language contains a vast number of emotions, both positive and negative, which are also present in a classroom, whether onsite or online. Garrett & Young (2009), Bown & White (2010), Lopez & Aguilar (2013), among others, demonstrated the determining role of emotions and theoretical analysis of their importance in understanding bi- and/or plurilingualism. Studies on online second language acquisition using synchronous communication concluded that sets of positive emotions, with corresponding negative emotions, might be relevant to learning, namely anxiety- confidence, boredom – fascination, frustration – euphoria, and discouragement – enthusiasm. This paper aims to identify the emotional state of second language students in an online (e-learning) environment (totally asynchronous) and to analyse whether there are differences between the emotions experienced in a face-to-face learning model and an online learning system. It is also the purpose of our paper to detect any emotional variations according to gender and age. A questionnaire with two Likert scales (Well-being and Emotional discomfort) was applied in two higher education institutions for data collection. The results clarify any requirements on adjusting classroom dynamics, teacher-student interaction and teaching methodologies.
- A lusodescendência em literatura: escritas de herança ou de errância?Publication . Marques, Isabelle SimõesNo nosso texto, refletimos sobre o conceito de litera-tura migrante, mais particularmente a literatura produzida por descendentes de emigrantes em França e publicada em língua francesa. Para tal, abordamos primeiro esta noção na literatura e procuramos compreender o conceito de literatura migrante que está ligado a narrativas (auto)biográficas. Desta forma, analisamos dois autores que destacam o Outro e a alteridade nas suas obras. Analisamos os romances de Bernadette Ferreira e de Carlos Batista, dois autores lusodescendentes que evocam as suas origens portuguesas e cujas obras têm como pano de fundo a emigração portuguesa em França. Na medida em que as literaturas migrantes constroem um “espaço problemático, um espaço onde todo o fictício da identidade e pertença podem desdobrar-se, ser questionados e distanciados” (Robin, 1997: 8, tradução nossa), analisamos como a questão da identidade, da língua e da pertença estão problematizadas nas obras destes dois autores, que foram ambas publicadas em 2005.
- Entre espetáculo, relatório científico e ficção: experiências aeronáuticas em Portugal, e as suas repercussões literáriasPublication . Bär, GeraldEste estudo tem como objetivo, descrever e analisar a prática de experiências aeronáuticas executadas em Portugal como eventos populares e a literatura relacionada. Para compreender a natureza e a dimensão do fenómeno é necessário recordar e reproduzir algumas descrições destes eventos em jornais e os testemunhos dos próprios aeronautas. Estes relatos fornecem a base que permite conclusões sobre produção e géneros literários relacionados e sobre as consequências no campo cognitivo (percepção do mundo) que a aeronáutica proporcionou.