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Aprendizagem baseada em jogos digitais: uma experiência realizada a partir Game Engine GDevelop 5

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Os jogos digitais se constituem como espaços de aprendizagem e podem ser abordados em diferentes perspectivas a partir dos cenários e intencionalidades que permeiam os espaços de ensino-aprendizagem. Este estudo foi produzido a partir do desenvolvimento de um curso de extensão intitulado “Introdução ao Desenvolvimento de jogos 2D”, cujo principal objetivo foi construir competências ligadas à área de programação a partir do desenvolvimento de jogos digitais 2D. A game engine foi a GDevelop 5, e os participantes experienciaram situações envolvendo conceitos relacionados à lógica da programação e fundamentos da criação de jogos. O curso teve como público alunos de escolas públicas com faixa etária entre 15 a 25 anos e foi desenvolvido numa abordagem qualitativa a partir da Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ), utilizando-se de dispositivos de pesquisa como a observação participante e questionário online. A partir das etapas do curso, que envolveram conhecimentos teóricos sobre o desenvolvimento de jogos em 2D e o desenvolvimento de jogos autorais idealizados pelos próprios cursistas, estes demonstraram habilidades em incorporar elementos, mecânicas e dinâmicas de jogo de forma criativa e inovadora em seus projetos, além do desenvolvimento de competências técnicas ligadas ao manuseio da game engine e ao domínio de conhecimentos da programação.
Digital games constitute learning spaces and can be approached from different perspectives based on the scenarios and intentions that permeate the teaching-learning spaces. This study was produced from the development of an extension course titled "Introduction to 2D Game Development", whose main objective was to build competencies related to programming through the development of 2D digital games. The game engine used was GDevelop 5, and participants experienced situations involving concepts related to programming logic and game creation fundamentals. The course targeted students from public schools aged between 15 and 25 years old and was developed using a qualitative approach based on Game-Based Learning, employing research devices such as participant observation and online questionnaires. Throughout the course stages, which encompassed heoretical knowledge about 2D game development and the creation of original games envisioned by the participants themselves, they demonstrated skills in creatively and innovatively incorporating game elements, mechanics, and dynamics into their projects, as well as developing technical competencies in handling the game engine and mastering programming knowledge.

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Keywords

Aprendizagem baseada em jogos Educação Programação Desenvolvimento de jogos digitais Game-based learning Education Programming Digital game development

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