Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
READ_V5 N1_e202201.pdf585.58 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O artigo explora as perceções de formandos sobre a Formação Pedagógica Inicial de Formadores na modalidade b-learning num centro de formação de Portugal. A análise da perceção dos formandos objetiva a possibilidade de estudar o b-learning como modalidade de ensino que promove a formação e os processos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o acesso à inclusão digital. Os dados relativos ao percurso de aprendizagem em regime de b-learning foram recolhidos por um questionário direcionado aos formandos e através de análise de documentos disponibilizados pelo centro de formação entre 2012 e 2018. A análise dos dados trouxe resultados relativamente ao aumento da procura pelo b-learning, uma breve caraterização dos que optam por essa modalidade e considerações feitas pelos formandos sobre a sua experiência de formação. Os formandos evidenciam que, na modalidade b-learning,houve uma melhor adaptação às tecnologias, melhor conciliação de horários e impacto positivo em perspetivas relacionadas à recolocação no mercado de trabalho. O estudo destas práticas educativas inovadoras enquadra-se nos objetivos da Agenda 2030 e torna-se ainda mais relevante diante do contexto pandémico motivado pela COVID-19, onde a formação híbrida ganha destaque face às restrições sanitárias.
The article explores trainees' perceptions of Initial Pedagogical Training of Trainers in the b-learning modality at a training center in Portugal. The analysis of the trainees' perception aims at the possibility of studying b-learning as a teaching modality that promotes training and lifelong learning processes, as well as access to digital inclusion. Data relating to the b-learning learning path were collected through a questionnaire aimed at trainees and through the analysis of documents made available by the training center between 2012 and 2018. Data analysis brought results regarding the increase in demand for the modality b-learning, a brief description of those who opt for this modality and considerations made by the trainees about their training experience. The trainees show that, in the b-learning modality, there was a better adaptation to technologies, better conciliation of schedules and a positive impact on perspectives related to replacement in the labor market. The study of these innovative educational practices fall within the objectives of the 2030 Agenda and becomes even more relevant in the face of the pandemic context motivated by COVID-19 where hybrid training is highlighted in the face of health restrictions.

Description

Keywords

Educação de adultos Formação profissional Inclusão digital Educação a distância B-learning Adult education Vocational training Digital inclusion Distance education

Citation

Costa, Richelme; Monteiro, Angélica - Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 5, nº 1 (maio 2022)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)

CC License

Altmetrics