Repository logo
 
Publication

Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorCosta, Richelme
dc.contributor.authorMonteiro, Angélica
dc.date.accessioned2022-10-21T09:25:23Z
dc.date.available2022-10-21T09:25:23Z
dc.date.issued2022-05
dc.description.abstractO artigo explora as perceções de formandos sobre a Formação Pedagógica Inicial de Formadores na modalidade b-learning num centro de formação de Portugal. A análise da perceção dos formandos objetiva a possibilidade de estudar o b-learning como modalidade de ensino que promove a formação e os processos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o acesso à inclusão digital. Os dados relativos ao percurso de aprendizagem em regime de b-learning foram recolhidos por um questionário direcionado aos formandos e através de análise de documentos disponibilizados pelo centro de formação entre 2012 e 2018. A análise dos dados trouxe resultados relativamente ao aumento da procura pelo b-learning, uma breve caraterização dos que optam por essa modalidade e considerações feitas pelos formandos sobre a sua experiência de formação. Os formandos evidenciam que, na modalidade b-learning,houve uma melhor adaptação às tecnologias, melhor conciliação de horários e impacto positivo em perspetivas relacionadas à recolocação no mercado de trabalho. O estudo destas práticas educativas inovadoras enquadra-se nos objetivos da Agenda 2030 e torna-se ainda mais relevante diante do contexto pandémico motivado pela COVID-19, onde a formação híbrida ganha destaque face às restrições sanitárias.pt_PT
dc.description.abstractThe article explores trainees' perceptions of Initial Pedagogical Training of Trainers in the b-learning modality at a training center in Portugal. The analysis of the trainees' perception aims at the possibility of studying b-learning as a teaching modality that promotes training and lifelong learning processes, as well as access to digital inclusion. Data relating to the b-learning learning path were collected through a questionnaire aimed at trainees and through the analysis of documents made available by the training center between 2012 and 2018. Data analysis brought results regarding the increase in demand for the modality b-learning, a brief description of those who opt for this modality and considerations made by the trainees about their training experience. The trainees show that, in the b-learning modality, there was a better adaptation to technologies, better conciliation of schedules and a positive impact on perspectives related to replacement in the labor market. The study of these innovative educational practices fall within the objectives of the 2030 Agenda and becomes even more relevant in the face of the pandemic context motivated by COVID-19 where hybrid training is highlighted in the face of health restrictions.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, Richelme; Monteiro, Angélica - Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadores. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 5, nº 1 (maio 2022)pt_PT
dc.identifier.doi10.34627/redvol5iss1e202201pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12381
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/26498pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de adultospt_PT
dc.subjectFormação profissionalpt_PT
dc.subjectInclusão digitalpt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectB-learningpt_PT
dc.subjectAdult educationpt_PT
dc.subjectVocational trainingpt_PT
dc.subjectDigital inclusionpt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.titleAprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadorespt_PT
dc.title.alternativeLifelong learning: perceptions on b-learning in the initial pedagogical training of trainerspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameCosta
person.familyNameReis Monteiro
person.givenNameRichelme
person.givenNameAngélica Maria
person.identifier.ciencia-id9C1A-D3DE-4E35
person.identifier.ciencia-id161E-E43A-6E36
person.identifier.orcid0000-0003-3945-0407
person.identifier.orcid0000-0002-1369-3462
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2cb73dbe-5786-4e31-96e7-f041c848af16
relation.isAuthorOfPublication793b9b66-6009-469c-83dd-d4ad35dd8647
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery793b9b66-6009-469c-83dd-d4ad35dd8647

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_V5 N1_e202201.pdf
Size:
585.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
5 B
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: