Browsing by Issue Date, starting with "2022-05"
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- O corpo falante de Don Juan: a versão muito original de João de BarrosPublication . Sequeira, Rosa MariaO poema dramático de João de Barros, datado de 1920, ilustra uma conceção de desejo ligada a uma ética da alegria na qual o desejo é o motor da ação. Esta conceção, que radica em Espinoza, Deleuze e Guattari, opõe-se a uma outra conceção de desejo como falta que vemos nas filosofias de Platão e Shopenhauer. No poema dramático de João de Barros, o herói reúne forças humanas e sublimes e possui qualidades simbólicas superiores às das restantes personagens na busca de conhecimento de si que constitui o cerne da trama. Por outro lado, este texto contraria a tendência das versões do século XX para anular a presença do transcendente, aqui com algum papel enquanto entidade que participa do confronto. Esta versão de João de Barros tem ainda outra originalidade que consiste em sugerir uma intimidade masculina entre as personagens, vinte anos antes de o médido Gregório Marañon (1947) ter proposto a homossexualidade do sedutor.
- Seasonal autoregressive integrated moving average time series model for tourism demand: the case of Sal Island, Cape VerdePublication . Neves, Gilberto A.; Nunes, Catarina S.; Fernandes, Paula OdeteThis article appears as an essential contribution for decision-makers in the Cape Verdean tourism sector given the impact that the number of overnight stays has on the economy of the country and the Sal Island, which until 2018 had been increasing every year. Since seasonality is a strong feature of the island's tourism, decision-makers are interested in knowing the seasonal variation in tourism demand. Thus, this study focused on the application of the Box-Jenkins method to the time series of the monthly number of nights stays in tourist establishments on the Sal Island, Cape Verde, over the period from January 2000 to December 2018, to find a model that better describes the series and with good forecast results for the year 2019. Several SARIMA models were studied using the Box-Jenkins method, with the SARIMA(1,1,1)(0,1,1)12 and the SARIMA(2,1,0)(0,1,1)12 demonstrating the best predictive performance in the test phase. However, in forecasting the series for the year 2019 the SARIMA(2,1,0)(0,1,1)12 achieved the best results with a MAPE=8.78%. This model can be used to simulate and analyse the number of overnight stays that be expected on the Island, if the tourism sector were not affected by the pandemic caused by COVID-19.
- Dia Mundial da Língua Portuguesa - 5 de maio de 2022Publication . Inácio, Alexandre; Ramos, Ana Marta; Batoréo, Hanna; Bello, Maria do Rosário Lupi; Vila Maior, DionísioO Departamento de Humanidades da Universidade Aberta tendo em consideração um dos seus desígnios fundacionais isto é a defesa e a promoção da Língua Portuguesa associou-se às celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia 5 de Maio com a organização de um evento na Sala de Atos da Universidade Aberta. O programa das comemorações foi constituído por duas partes. A parte da manhã contou com a presença da professora Isabel Falé enquanto organizadora do evento, do diretor do Departamento de Humanidades, professor Dionísio Vila Maior e do vice-reitor para o Ensino, Formação e Organização, professor José Sales. As comunicações estiveram a cargo de Alexandre Inácio e Ana Marta Ramos, enquanto estudantes da UAb, e foram moderadas pelo professor Paulo Nunes da Silva. Na parte da tarde, as comunicações foram efetuadas por três docentes do Departamento de Humanidades que fazem da Língua, Linguística, Literatura e Cultura Portuguesas os seus objetos de investigação e ensino: Hanna Batoréo (Linguística Portuguesa e Português Língua Não Materna), Maria do Rosário Lupi Bello (Literatura e Cultura Portuguesas) e Dionísio Vila Maior (Literatura e Cultura Portuguesas). Regista-se ainda momento de debate entre conferencistas e a audiência, no fim da 1.ª parte e depois das duas primeiras conferências da 2.ª parte. A moderação da 2ª parte (à tarde) esteve a cargo do professor Mário Filipe.
- Good practices on digital education from UAbPublication . Moreira, Darlinda; Dias, Isabel de Barros
- Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadoresPublication . Costa, Richelme; Monteiro, AngélicaO artigo explora as perceções de formandos sobre a Formação Pedagógica Inicial de Formadores na modalidade b-learning num centro de formação de Portugal. A análise da perceção dos formandos objetiva a possibilidade de estudar o b-learning como modalidade de ensino que promove a formação e os processos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o acesso à inclusão digital. Os dados relativos ao percurso de aprendizagem em regime de b-learning foram recolhidos por um questionário direcionado aos formandos e através de análise de documentos disponibilizados pelo centro de formação entre 2012 e 2018. A análise dos dados trouxe resultados relativamente ao aumento da procura pelo b-learning, uma breve caraterização dos que optam por essa modalidade e considerações feitas pelos formandos sobre a sua experiência de formação. Os formandos evidenciam que, na modalidade b-learning,houve uma melhor adaptação às tecnologias, melhor conciliação de horários e impacto positivo em perspetivas relacionadas à recolocação no mercado de trabalho. O estudo destas práticas educativas inovadoras enquadra-se nos objetivos da Agenda 2030 e torna-se ainda mais relevante diante do contexto pandémico motivado pela COVID-19, onde a formação híbrida ganha destaque face às restrições sanitárias.
- Experiências formativas com o pensamento computacional no BrasilPublication . Simone, Lucena; Santos Júnior, Gilson Pereira dosNa sociedade contemporânea, conectada em rede, em que todos podem ser emissores e receptores de informações, e que os dispositivos do cotidiano são programáveis, inteligentes e se comunicam entre si, faz-se essencial estimular, nas crianças e jovens, a criticidade, a criatividade e o raciocínio algorítmico para formulação e resolução de problemas, para que eles sejam capazes de explorar as potencialidades da rede e dos objetos conectados nela, compreendendo o seu funcionamento e permitindo também a sua programação. O pensamento computacional surge assim como uma possibilidade para formular e resolver problemas, permitindo que os cidadãos interajam com as máquinas, programando-as, para realizarem tarefas. O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas experiências formativas com o pensamento computacional desenvolvidas por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq) da Universidade Federal de Sergipe no Brasil, com alunos do ensino médio e professores da educação básica.
- O pensamento computacional ao serviço da integração curricular transversal no 1.º cicloPublication . Carreira, AntóniaExiste inquietação perante a necessidade da escola ir acompanhando o mundo digital que, informalmente, alastra no nosso quotidiano. O desenvolvimento do pensamento computacional não tem que estar sectorizado numa disciplina, devendo usufruir de uma integração curricular em múltiplas disciplinas. O currículo deve ser esboçado em sentido amplo de modo a incorporar as motivações dos alunos e a sua identidade. A tecnologia emerge como elo de ligação entre a escola e a vida, de modo a que os alunos desenvolvam as suas competências em torno de um projeto. O projeto apresentado foi concretizado com alunos de uma turma do 4º ano e consistiu na construção de uma maquete com a reutilização de materiais, recorrendo às bases da linguagem de programação Scratch e a um pequeno robot para formular e resolver problemas colaborativamente. O desenvolvimento computacional assumiu dois vectores, o primeiro que incorporava questões ao nível da construção da própria maquete, o segundo através da criação de um ficheiro de problemas, procurando retratar de modo identitário a vila onde a escola se encontra inserida. O artigo, que descreve e reflete sobre o projeto, remete-nos para um quadro concetual que cruza um currículo flexível e integrador com abordagens relativas à importância do pensamento computacional no 1.º ciclo de ensino.
- Desenvolvimento Positivo pela Tecnologia (PTD) checklist de envolvimento: crianças/criança e ambientes/facilitadoresPublication . Pinto, Maribel; Araújo, Catarina Liane; Monteiro, Ana Francisca; Osório, AntónioEste artigo apresenta uma reflexão teórica sobre o contributo que a aplicação da Checklist de Envolvimento: Crianças/Criança e Ambientes/Facilitadores (Strawhacker & Bers, 2018) poderá ter para a promoção de experiências de aprendizagem com tecnologia que fomentem o desenvolvimento positivo da criança (Bers, 2018). Tendo por base um modelo de “desenvolvimento positivo pela tecnologia” (PTD) assente nos princípios de desenvolvimento da criança (Ramos, 2016), este instrumento1 foi desenvolvido e validado no âmbito dos trabalhos desenvolvidos por Marina Bers (2008, 2012, 2018). A tradução aqui disponibilizada foi realizada no âmbito do projeto KML II - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, observando-se os respetivos direitos de autor2.A partir de uma perspetiva construcionista dos processos de aprendizagem (Papert, 1999; Resnick, 2017; Bers, 2018), o presente trabalho explora como esta checklist poderá contribuir para uma maior compreensão de várias dimensões de análise de contextos de promoção do desenvolvimento positivo pela tecnologia. Pretende-se, desta forma, estimular a construção de ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia e promotores do desenvolvimento positivo da criança, que atentem, nomeadamente, à centralidade das relações interpessoais e da qualidade dos ambientes onde estas atividades ocorrem. Ao longo do texto, serão apresentadas as caraterísticas desta checklist, designadamente os seis tipos de comportamentos positivos de utilização das tecnologias considerados e a sua distribuição por domínios e dimensões de análise. A reflexão sobre a análise da relação de dinâmicas entre crianças e contextos, bem como a compreensão de como a tecnologia pode ser concebida e utilizada para promover comportamentos positivos, poderá permitir aos profissionais da educação analisar os progressos no desenvolvimento de competências tecnológicas e na promoção do desenvolvimento cognitivo, social e moral de todas as crianças. Entendemos que a possibilidade de traduzir e utilizar este instrumento de análise trará um contributo importante para a análise das interações das crianças com tecnologias, nos seus contextos educativos. Esperamos, desta forma, possibilitar um melhor conhecimento da forma como as tecnologias digitais poderão promover o desenvolvimento positivo das crianças, designadamente no âmbito da investigação desenvolvida pelo projeto KML2, cujos resultados (Amante et al, 2019; Monteiro et al, 2021; Souza et al, 2020) poderão, assim, ser discutidos no contexto do atual quadro educativo mundial.
- Trabalho com programação para aprendizagem de conceitos de lógicaPublication . Santos, RaquelAinda que a tecnologia tenha um crescimento exponencial e a programação já não seja uma novidade, a sua integração num contexto escolar, que vá para além do saber programar, é muito reduzida. São muitos os autores que defendem que aprender a programar tem de acontecer em contexto e, de preferência, para que os alunos aprendam conceitos de diferentes áreas. Para isso acontecer em sala de aula, é necessário que os professores passem por experiências semelhantes durante a sua formação inicial. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de uma turma no 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica, em que os futuros educadores de infância e professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico abordaram conceitos de lógica booleana através da programação. Faz-se uma descrição da experiência e apresentam-se as perspetivas, aprendizagens e dificuldades dos estudantes ao longo de toda a experiência. Os resultados são positivos, tanto ao nível do conhecimento de programação, como em relação às atitudes e perspetivas dos futuros educadores de infância e professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico quanto à sua utilização em sala de aula.
- Editorial/Apresentação dossier temáticoPublication . Pinto, Maribel; Monteiro, Ana Francisca; Osório, AntónioEditorial - Pensamento crítico, criatividade e pensamento computacional na sociedade digital
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »