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- O ensino da literatura e as renovadas interfaces de GutenbergPublication . Vila Maior, DionísioVídeo onde reflito, de um modo geral, sobre o espaço cibercultural e o ensino da literatura. No cenário civilizacional contemporâneo, que muito assenta na cultura do imediato, tantas vezes em detrimento da dimensão humana e humanista, torna-se imprescindível proporcionar hábitos e leituras que de algum modo possam contribuir para a preservação, esclarecimento, divulgação e estruturação de uma outra memória, marcada esta por hábitos de leitura e de escrita, por uma consciência do livro como “fonte da vitalidade do espírito” (como disse George Steiner), mesmo que à custa do recurso ao multivocalismo hipertextual. Sabendo-se que nem a Literatura, nem as condutas sociais são fenómenos estáticos — e a Língua, como disse Mikhaïl Bakhtine «vit et évolue historiquement dans la communication verbale concrète, non dans le système linguistique abstrait des formes de la langue, non plus que dans le psychisme individuel des locuteurs» —, procurarei abordar, entre outras questões anexas: a necessidade de se outorgar a confiança às Humanidades (e, no caso concreto, à Literatura); a (absoluta) necessidade do hábito da escrita e da leitura do texto literário, num universo cada vez mais marcado pelas novas tecnologias da informação e comunicação que vão cromatizando polifonicamente uma cultura digital com uma interface dominada pelo poder cibercultural e hipertextual da webwriting e da weblecture
- Metodologia de projeto e metodologia de pesquisa na perspectiva da pesquisa e inovação responsáveisPublication . Torres, Patrícia Lupion; Kowalski, Raquel Pasternak Glitz; Lopes, Jessica Karollayne Pinheiro; Mendes, António QuintasA abordagem da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) prepara a sociedade para lidar com promessas e incertezas, bem como para ampliar a compreensão dos benefícios e riscos da pesquisa e da inovação. Este trabalho é uma reflexão acerca das possibilidades de oportunidades de aprendizagem dos estudantes no contexto da Metodologia de Projeto e da Metodologia de Pesquisa, numa perspectiva da Pesquisa e Inovação Responsáveis, envolvendo a ética, integridade, igualdade, oportunidades, pensamentos flexíveis e engajamento adequado dos participantes, oferecendo acesso amplo e efetivo aos resultados, além de ampliar a efetividade da educação. Esta reflexão se deu por meio da observação de um projeto piloto que permitiu aos estudantes do curso de Design Digital de uma Universidade em Curitiba-Paraná criar um recurso educacional, motivando-os para a pesquisa e discussão de temas da atualidade relacionados a situações-problema reais, por meio de um processo de construção, colaboração, coparticipação, cooperação, solidariedade, compreensão, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania.
- The computer artefact: a central element in digital media art researchPublication . Marcos, AdéritoAn introduction to digital media-art is done along with the presentation of the important steps of the digital creation cycle in arts.
- Fernando Pessoa: um mito produtor de mitosPublication . Vila Maior, DionísioVídeo composto por gravações feitas na Fundação Calouste Gulbenkian e na Casa de Fernando Pessoa. Foram variavelmente recolhidos os testemunhos de Arnaldo Saraiva, Fernando Cabral Martins, Richard Zenith e Clara Riso. Este vídeo procura: apresentar sinteticamente um conjunto de informações centrais sobre o contexto sociocultural e as tendências artísticas e literárias que caracterizaram o final do século XIX e o início do século XX na Europa Ocidental — contexto esse que aponta para uma sensação geral marcado duplamente pelo triunfalismo e pelo desassossego; apresentar a figura de Fernando Pessoa, procurando sinteticamente explicar o seu processo de produção poética, esclarecer a marca de pluralidade presente em alguns dos seus textos teóricos e literários e clarificar a problemática que envolve a determinação do estatuto da figura do heterónimo.
- Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismoPublication . Cardoso, Paula; Chagas, LauraConsiderando o futuro da indústria do Turismo e a necessidade de adaptar as competências dos estudantes do ensino superior à realidade profissional que os espera, o paradigma tradicional de ensino deve ir incluindo, progressivamente, metodologias e estratégias de aprendizagem ativa e participativa, procurando fomentar a autonomia do estudante e a sua responsabilização no processo de aprendizagem. Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida junto de estudantes de licenciatura na área do Turismo, numa unidade curricular de língua inglesa, em que se desenvolveu uma metodologia de aprendizagem ativa e colaborativa, centrada nos estudantes e tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem. Os resultados demonstram que os estudantes percecionam esta experiência como promotora da sua autonomia e de um trabalho mais colaborativo, no contexto de um processo de aprendizagem um pouco mais flexível que o habitual, mas revela também algumas fragilidades por parte dos estudantes, nomeadamente a nível da insegurança e da constante necessidade de feedback por parte do professor
- As “Pedras do Martírio” dos Santos Mártires de Lisboa: confirmação das observações de Carlos Ribeiro (1813-1882)Publication . Cardoso, João LuísConfirmação de uma observação de Carlos Ribeiro (1813-1882), pioneiro da Geologia estratigráfica e da Arqueologia pré-histórica em Portugal, através do estudo de um exemplar de equinoderme fóssil identificado pelo autor. Em artigo publicado em 1871, Carlos Ribeiro colocara a hipótese desse género de fóssil corresponder às “pedras” com que, segundo a tradição, foram lapidados em Olisipo (Lisboa) três cristãos ao tempo de Diocleciano (imperador romano entre 284 e 305 d.C.), os irmãos Veríssimo, Máxima e Júlia. Santificados e transladados para a Igreja de Santos-o-Velho, onde já estariam em 1194, as suas relíquias mantiveram grande prestígio durante séculos. As “pedras do martírio” ainda eram aí veneradas no final do século XIX.
- Arquitetura empresarial: na perspetiva da integração de diagramas UMLPublication . Cavique, LuísEste documento pretende complementar a bibliografia da UC de Modelação de Sistemas de Informação, oferecida no 2º semestre do 1º ano, na Licenciatura em Engenharia Informática. Na bibliografia recomendada (Silva, Videira 2008 e O’Neill et al. 2010) são magistralmente apresentadas as ferramentas UML em capítulos distintos. Os capítulos referem com detalhe os diagramas de 'use-cases', os diagramas de classe, os diagramas de atividades, os diagramas de estados, os diagramas de sequência e os diagramas físicos. Nesta abordagem pretende-se dar uma visão integrada do sistema de informação, interligando as ferramentas UML com a matriz CRUD, procurando encontrar alinhamentos verticais e validações horizontais do sistema. Servimo-nos do conceito de Arquitetura Empresarial para desenvolvimento do procedimento proposto. O documento está estruturado da seguinte forma: (i) três camadas da Arquitetura Empresarial, (ii) diagramas UML associados à Arquitetura Empresarial, (iii) regras heurísticas do alinhamento da Arquitetura Empresarial, (iv) procedimento para modelar a Arquitetura Empresarial, finalizando com uma (v) visão integrada das ferramentas UML. Em anexo são incluídos três exemplos da aplicação do procedimento criado que garante o alinhamento do sistema.
- O processo criativo na era pós-digital: uma reflexão crítica baseada na prática artísticaPublication . Pereira, Selma; Marcos, AdéritoA era pós-digital é sinónimo da contemporaneidade, aquela caracterizada pela ubiquidade da tecnologia digital, a constatação explícita da sua onipresença em todos os aspetos da vida, expandindo o digital, o que volta a colocar em relevo a discussão sobre a materialidade e as práticas artísticas conceptuais e desmaterializadoras no âmbito dos processos criativos. O pós-digital e a inter- e multidisciplinaridade a ele inerente trazem novos domínios e interpretações na arte, enquanto potencia a criação de novas expressões e narrativas estéticas, abrindo as portas a desafios e hipóteses renovadas, tanto formalmente, como face à reação do público aos temas tratados e a cenários de fruição-experimentação propostas. Neste artigo apresentamos uma abordagem pós-digital presente em um conjunto de instalações próprias desenvolvidas entre 2014-2018, onde colocamos em diálogo as teorias da estética do pós-digital com a prática artística, enquanto se propõe uma nova instanciação do ciclo de criação em média-arte digital.
- Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagemPublication . Ferreira, Carlos Alberto; Bastos, Ana MariaFace à complexidade das funções docentes, a formação inicial de professores tem de proporcionar diversas aprendizagens e competências nos futuros professores. Com a pandemia da COVID-19, o ensino presencial na formação inicial de professores passou a realizar-se a distância, com recurso a ferramentas tecnológicas digitais. Esta mudança exigiu a adaptação dos professores e dos estudantes, alterando-se os métodos de ensino e o trabalho e a aprendizagem dos futuros professores. Foi neste contexto que questionámos as perceções de professores dos cursos de formação inicial de professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre o ensino e a aprendizagem dos estudantes no contexto do ensino a distância. Para a resposta a esta questão administrámos um questionário aos professores desses cursos, em maio de 2020, que nos permitiu verificar que os professores percecionaram a alteração dos métodos de ensino previstos para o ensino presencial, o aumento do seu trabalho pedagógico, bem como o maior estímulo ao trabalho e aprendizagem autónomos dos estudantes.