Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ambiências sonoras como dispositivos curriculares nos processos de ‘ensinoaprendizagem’: tecendo ‘conhecimentossignificações’ nas redes educativas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
READ_p. 85-106.pdf1.6 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O que é o som ou a expressão sonora como linguagem, como artefato de enunciados e de criação de narrativas? Até que ponto damos importância ou negligenciamos o som? Reconhecemos a audição/escuta como um sentido que nos faz conectar com tantas emoções sensoriais presentes em nossas memórias e que fazem vibrar outras sensações e sentidos? Como provocar a questão do som na linguagem escrita dos nossos textos acadêmicos? Como desenvolver uma escuta sensível para os sons da escola, não os reduzindo somente a "barulhos"? Em que reside a dicotomização entre o som e a imagem? Este artigo se propõe a caminhar nestes questionamentos para pensar a potência dos sons nos cotidianos. Para isso, trazemos a relação do som nos ‘fazeressaberes’ com as ‘práticaspensamentos’ da vida ordinária e nos nossos atravessamentos pelas criações sonoras nas diferentes redes educativas que nos formam e que formamos. É a partir da reflexão dos usos do som em diferentes linguagens artísticas que queremos trazer as questões. E, sobretudo, considerando o som no cinema que, com suas criações de efeitos e ambiências sonoras, acessam sensibilidades de afetos nos processos de produção de 'conhecimentossiginificações'. Dessa forma, passamos a ampliar nossa capacidade sensória e exploração dos nossos sentidos, não nos restringindo apenas ao sentido da visão, como uma ‘práticateoria’ desenvolvida por pensamentos hegemônicos dicotômicos e de dominação. Pensamos o som como uma potência nos processos ‘ensinoaprendizagem’ e, como uma das múltiplas formas de se produzir ‘conhecimentossignificações’.

Description

Keywords

Citation

Toja, Noale; Machado, Marcelo - Ambiências sonoras como dispositivos curriculares nos processos de ‘ensinoaprendizagem’: tecendo ‘conhecimentossignificações’ nas redes educativas. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p.85-106

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)

CC License

Altmetrics