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Ambiências sonoras como dispositivos curriculares nos processos de ‘ensinoaprendizagem’: tecendo ‘conhecimentossignificações’ nas redes educativas
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Toja, Noale | |
dc.contributor.author | Machado, Marcelo | |
dc.date.accessioned | 2021-04-15T09:19:52Z | |
dc.date.available | 2021-04-15T09:19:52Z | |
dc.date.issued | 2021-03 | |
dc.description.abstract | O que é o som ou a expressão sonora como linguagem, como artefato de enunciados e de criação de narrativas? Até que ponto damos importância ou negligenciamos o som? Reconhecemos a audição/escuta como um sentido que nos faz conectar com tantas emoções sensoriais presentes em nossas memórias e que fazem vibrar outras sensações e sentidos? Como provocar a questão do som na linguagem escrita dos nossos textos acadêmicos? Como desenvolver uma escuta sensível para os sons da escola, não os reduzindo somente a "barulhos"? Em que reside a dicotomização entre o som e a imagem? Este artigo se propõe a caminhar nestes questionamentos para pensar a potência dos sons nos cotidianos. Para isso, trazemos a relação do som nos ‘fazeressaberes’ com as ‘práticaspensamentos’ da vida ordinária e nos nossos atravessamentos pelas criações sonoras nas diferentes redes educativas que nos formam e que formamos. É a partir da reflexão dos usos do som em diferentes linguagens artísticas que queremos trazer as questões. E, sobretudo, considerando o som no cinema que, com suas criações de efeitos e ambiências sonoras, acessam sensibilidades de afetos nos processos de produção de 'conhecimentossiginificações'. Dessa forma, passamos a ampliar nossa capacidade sensória e exploração dos nossos sentidos, não nos restringindo apenas ao sentido da visão, como uma ‘práticateoria’ desenvolvida por pensamentos hegemônicos dicotômicos e de dominação. Pensamos o som como uma potência nos processos ‘ensinoaprendizagem’ e, como uma das múltiplas formas de se produzir ‘conhecimentossignificações’. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Toja, Noale; Machado, Marcelo - Ambiências sonoras como dispositivos curriculares nos processos de ‘ensinoaprendizagem’: tecendo ‘conhecimentossignificações’ nas redes educativas. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p.85-106 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp85-106 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-4967 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/10651 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/24171 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Ambiências sonoras como dispositivos curriculares nos processos de ‘ensinoaprendizagem’: tecendo ‘conhecimentossignificações’ nas redes educativas | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning | pt_PT |
person.familyName | Toja | |
person.givenName | Noale | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1207-2795 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 91168fc7-8c2c-4dc4-8072-d7f6e19af3c8 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 91168fc7-8c2c-4dc4-8072-d7f6e19af3c8 |
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