Repository logo
 
Publication

Ambiências sonoras como dispositivos curriculares nos processos de ‘ensinoaprendizagem’: tecendo ‘conhecimentossignificações’ nas redes educativas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorToja, Noale
dc.contributor.authorMachado, Marcelo
dc.date.accessioned2021-04-15T09:19:52Z
dc.date.available2021-04-15T09:19:52Z
dc.date.issued2021-03
dc.description.abstractO que é o som ou a expressão sonora como linguagem, como artefato de enunciados e de criação de narrativas? Até que ponto damos importância ou negligenciamos o som? Reconhecemos a audição/escuta como um sentido que nos faz conectar com tantas emoções sensoriais presentes em nossas memórias e que fazem vibrar outras sensações e sentidos? Como provocar a questão do som na linguagem escrita dos nossos textos acadêmicos? Como desenvolver uma escuta sensível para os sons da escola, não os reduzindo somente a "barulhos"? Em que reside a dicotomização entre o som e a imagem? Este artigo se propõe a caminhar nestes questionamentos para pensar a potência dos sons nos cotidianos. Para isso, trazemos a relação do som nos ‘fazeressaberes’ com as ‘práticaspensamentos’ da vida ordinária e nos nossos atravessamentos pelas criações sonoras nas diferentes redes educativas que nos formam e que formamos. É a partir da reflexão dos usos do som em diferentes linguagens artísticas que queremos trazer as questões. E, sobretudo, considerando o som no cinema que, com suas criações de efeitos e ambiências sonoras, acessam sensibilidades de afetos nos processos de produção de 'conhecimentossiginificações'. Dessa forma, passamos a ampliar nossa capacidade sensória e exploração dos nossos sentidos, não nos restringindo apenas ao sentido da visão, como uma ‘práticateoria’ desenvolvida por pensamentos hegemônicos dicotômicos e de dominação. Pensamos o som como uma potência nos processos ‘ensinoaprendizagem’ e, como uma das múltiplas formas de se produzir ‘conhecimentossignificações’.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationToja, Noale; Machado, Marcelo - Ambiências sonoras como dispositivos curriculares nos processos de ‘ensinoaprendizagem’: tecendo ‘conhecimentossignificações’ nas redes educativas. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p.85-106pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/vol4iss1pp85-106pt_PT
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10651
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/24171pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleAmbiências sonoras como dispositivos curriculares nos processos de ‘ensinoaprendizagem’: tecendo ‘conhecimentossignificações’ nas redes educativaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameToja
person.givenNameNoale
person.identifier.orcid0000-0002-1207-2795
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication91168fc7-8c2c-4dc4-8072-d7f6e19af3c8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery91168fc7-8c2c-4dc4-8072-d7f6e19af3c8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
READ_p. 85-106.pdf
Size:
1.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format