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- Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafiosPublication . Dino, Luísa Adib; Costa, DanielaEste artigo tem como objetivo apresentar dinâmicas de uso e alguns dos desafios enfrentados para a universalização do acesso e para o melhor aproveitamento da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. Neste sentido, são apresentados e analisados alguns dos indicadores sobre acesso e uso da rede por crianças e adolescentes, provenientes das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Educação, coordenadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). A pesquisa TIC Kids Online Brasil é realizada por meio de visitas presenciais em domicílios. Já a pesquisa TIC Educação é realizada de forma presencial, em escolas brasileiras de ensino primário e secundário, públicas e particulares, de áreas rurais e urbanas. Ambas as pesquisas são amostrais, anuais e possuem abrangência nacional. Juntas elas apresentam um conjunto de indicadores que permitem melhor compreender o ecossistema socioeconômico e cultural do qual fazem parte crianças e adolescentes no Brasil. Tais indicadores evidenciam o importante papel desempenhado por atores de diversos setores sociais, especialmente no que se refere à elaboração de políticas públicas, para a garantia dos direitos digitais enquanto parte dos direitos da infância e da juventude.
- Ambiências sonoras como dispositivos curriculares nos processos de ‘ensinoaprendizagem’: tecendo ‘conhecimentossignificações’ nas redes educativasPublication . Toja, Noale; Machado, MarceloO que é o som ou a expressão sonora como linguagem, como artefato de enunciados e de criação de narrativas? Até que ponto damos importância ou negligenciamos o som? Reconhecemos a audição/escuta como um sentido que nos faz conectar com tantas emoções sensoriais presentes em nossas memórias e que fazem vibrar outras sensações e sentidos? Como provocar a questão do som na linguagem escrita dos nossos textos acadêmicos? Como desenvolver uma escuta sensível para os sons da escola, não os reduzindo somente a "barulhos"? Em que reside a dicotomização entre o som e a imagem? Este artigo se propõe a caminhar nestes questionamentos para pensar a potência dos sons nos cotidianos. Para isso, trazemos a relação do som nos ‘fazeressaberes’ com as ‘práticaspensamentos’ da vida ordinária e nos nossos atravessamentos pelas criações sonoras nas diferentes redes educativas que nos formam e que formamos. É a partir da reflexão dos usos do som em diferentes linguagens artísticas que queremos trazer as questões. E, sobretudo, considerando o som no cinema que, com suas criações de efeitos e ambiências sonoras, acessam sensibilidades de afetos nos processos de produção de 'conhecimentossiginificações'. Dessa forma, passamos a ampliar nossa capacidade sensória e exploração dos nossos sentidos, não nos restringindo apenas ao sentido da visão, como uma ‘práticateoria’ desenvolvida por pensamentos hegemônicos dicotômicos e de dominação. Pensamos o som como uma potência nos processos ‘ensinoaprendizagem’ e, como uma das múltiplas formas de se produzir ‘conhecimentossignificações’.
- O Repositório e o compromisso da Universidade Aberta com os Objetivos do Desenvolvimento SustentávelPublication . Carvalho, Madalena; Caeiro, SandraA Universidade Aberta (UAb) avalia, de forma integrada, o desempenho da Sustentabilidade da instituição. No caso da investigação, esta é avaliada através da análise às publicações científicas depositadas no Repositório Aberto. A partir de 2019, é possível associar a cada depósito, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em que as publicações se enquadram. A partir da análise das publicações do Repositório Aberto, identificam-se os ODS sobre os quais a produção académica e científica e a investigação realizada na UAb incidem e afere-se a existência de padrões entre as diferentes tipologias de produção (Académica, Publicações Científicas e Recursos Educacionais Abertos - REA). Analisa-se a abordagem adotada para a identificação sistemática dos ODS, através da avaliação do grau de aceitação dos autores para com a autoavaliação da sua produção com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Finalmente, avalia-se o contributo e relevância da UAb para o cumprimento dos indicadores dos ODS a nível nacional, através da produção intelectual, espelhada nas publicações disponibilizadas no seu Repositório Institucional.
- Viscosity and density of two 1-alkyl-3-methyl-imidazolium triflate ionic liquids at high pressures: experimental measurements and the effect of alkyl chain lengthPublication . Sequeira, Maria Carolina; Avelino, Helena Maria da Nóbrega Teixeira; Caetano, Fernando J. P.; Fareleira, João M. N. A.New measurements of the viscosity of 1-butyl-3-methyl-imidazolium triflate ([BMIM][OTf]) and 1-hexyl-3-methyl-imidazolium triflate ([HMIM][OTf]) have been carried out at high pressures, using a vibrating-wire technique operated in the forced mode of oscillation. The measurements for [BMIM][OTf] have been performed along six isotherms from 298 to 358 K at pressures up to 50 MPa. The viscosity measurements for [HMIM][OTf] have been carried out along five isotherms from 303 to 358 K at pressures up to 50 MPa. The estimated uncertainty of the measurements is less than U(η) = 0.02·η for viscosities up to 68 mPa·s and less than U(η) = 0.026·η for higher viscosities, with a confidence level of 0.95 (k = 2). For both ionic liquids, complementary density measurements have been performed using an Anton Paar HP densimeter in the same temperature and pressure ranges as those used for the viscosity measurements. The density results have an uncertainty smaller than U(ρ) = 0.002·ρ with a confidence level of 0.95 (k = 2). The viscosity results were correlated with the density data using a previously described hard-sphere-based technique. The individual correlations are able to describe the viscosity results for each liquid with an uncertainty smaller than the estimated uncertainty of the experimental data. The effect of alkyl substituents on the viscosity and the density of these ionic liquids has been analyzed. For this purpose, previously published results for the viscosity and density of 1-ethyl-3-methylimidazolium trifluoromethanesulfonate ([EMIM][OTf]) have been considered in addition to the data obtained in the present work for [BMIM][OTf] and [HMIM][OTf].
- Comunicação em saúdePublication . Ramos, NatáliaA área da comunicação em saúde é de grande importância na formação, investigação e intervenção no domínio da saúde e da psicologia, inscrevendo-se numa perspetiva sistémica, multidimensional e multi/interdisciplinar e vindo responder a novas questões e desafios das sociedades globais contemporâneas, em particular no setor da saúde, nomeadamente às novas configurações no âmbito da saúde, comunicação e interculturalidade. Muitos dos desafios enfrentados pela saúde estão relacionados com questões comunicacionais. São, igualmente, cada vez mais os utentes e profissionais de saúde, particularmente os que vivem e trabalham em contextos multi/interculturais, que se queixam de dificuldades provenientes de problemas de comunicação em saúde. A articulação e a gestão dos domínios da saúde e da comunicação colocam novos paradigmas e desafios no campo da prevenção, informação e literacia em saúde, revelando-se fundamentais para melhorar a adesão e a qualidade das práticas clínicas e a compreensão dos determinantes e comportamentos de saúde, para promover competências comunicacionais, interculturais e tecnológicas, bem como o bom funcionamento das organizações de saúde e para a definição de políticas de saúde.
- Armadilhas em consultas SQL: em bases de dados relacionaisPublication . Cavique, LuísEste documento pretende complementar a bibliografia da UC de Sistemas de Gestão de Base de Dados oferecida no 1º semestre do 3º ano, na Licenciatura em Engenharia Informática. Apesar da simplicidade do SQL, os estudantes estar cientes de algumas particularidades nas consultas do SQL. Neste trabalho pretende-se detalhar três armadilhas nas consultas SQL em bases de dados relacionais: (A) consultas em caminhos múltiplos, (B) armadilha do leque ou "fan trap", (C) armadilha do abismo ou "chasm trap". O conhecimento destas armadilhas é importante no processo de desnormalização das bases de dados relacionais, quando da construção e manutenção dos "data warehouses", bem como no processo de ETL ("extract, transform, load"). São incluídos exemplos para cada uma das três referidas armadilhas.
- Integração de refugiados em Portugal: o papel e práticas das instituições de acolhimentoPublication . Sousa, Lúcio; Costa, Paulo Manuel; Albuquerque, Rosana; Magano, Olga; Bäckström, BárbaraEste é um relatório do projeto que visou inquirir os representantes das instituições de acolhimento sobre a motivação para o envolvimento institucional, como se organizaram, os apoios e redes convocados, ou criadas no desenrolar do processo de acolhimento de refugiados recolocados, o modo como decorreram os percursos de integração dos refugiados recolocados, as medidas concretas aplicadas, a forma como envolveram os refugiados na gestão das medidas que lhes estavam destinadas e a avaliação que fazem de todo o processo de acolhimento e integração.
- Cultura, psicologia e saúdePublication . Ramos, NatáliaO conhecimento aprofundado das relações entre cultura e indivíduo, entre cultura, psicologia e saúde e o desenvolvimento de competências interculturais, revela-se importante e constitui um desafio para os diferentes profissionais, principalmente psicólogos que trabalham nos vários setores, em particular em contextos interculturais e no domínio clínico e da saúde, tanto ao nível nacional, como ao nível da cooperação internacional e da ajuda humanitária, o qual promoverá a qualidade da sua intervenção e o bem-estar e a saúde dos indivíduos, grupos e comunidades, assim como a construção de sociedades plurais, inclusivas, solidárias e sustentáveis. O desenvolvimento de competências interculturais constitui, igualmente, uma exigência e responsabilidade ética, cívica e profissional para fazer face à complexidade, heterogeneidade, conflitualidade e diversidade individual e cultural do mundo global atual, sendo fundamental para todos os que vivem e trabalham nas sociedades contemporâneas.
- Elaboração e desenvolvimento de vídeo educacional em saúde “Conhecendo a gastrostomia”Publication . Lengruber, Marcely; Macedo, Eliza Cristina; Brendim, Mariana; Paula, Danielle; Cunha, Karinne Cristinne; Ramos, Natália; Oliveira Junior, Mariel Patricio; Mendes, Luiz Eduardo BatistaO presente artigo tem como objetivo descrever a criação e o desenvolvimento de um vídeo educativo em saúde elaborado em plataforma digital a fim de contribuir para a educação em saúde sobre a gastrostomia. Considerando que a educação em saúde são saberes destinados ao desenvolvimento humano, o vídeo educativo caracteriza-se como produto de apoio e suporte com fins didáticos na mediação do processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais. Foram avaliadas seis plataformas, Moravi, Promo-Brazil, Animoto.com, Sparkol, Doodly.com e VideoScrib. Selecionamos a plataforma VideoScribe para execução do projeto. Desejamos que este produto venha contribuir para a educação em saúde a respeito da temática, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes
- Motivação de professores para a aprendizagem sobre botânica: reflexões a partir de um curso de formação continuada a distânciaPublication . Barbosa, Percia Paiva; Ursi, SuzanaProfessores são importantes agentes multiplicadores na sociedade. Assim, é importante aprimorar seus conhecimentos sobre as plantas para que elas sejam melhor entendidas, percebidas e conservadas. Nessa perspetiva, investigamos uma disciplina de Botânica, componente curricular de um curso a distância de formação continuada de professores. Dentre os objetivos desta pesquisa, destacam-se: identificar as principais motivações e objetivos dos educadores para a aprendizagem de Botânica; detetar quais abordagens de ensino utilizadas na disciplina foram consideradas mais motivadoras por esses profissionais; identificar quais atividades e ferramentas tecnológicas utilizadas na disciplina foram melhor avaliadas. Primeiramente, analisamos as respostas de 53 professores a um questionário online de cinco perguntas. Em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com três desses professores. As principais motivações e objetivos dos docentes para a aprendizagem sobre Botânica estavam relacionados à ampliação de seus conhecimentos e de suas possibilidades pedagógicas. A observação de animações e as leituras de texto foram consideradas atividades mais atraentes, enquanto fóruns e blogs tiveram as menores pontuações. A formação docente à distância deve se aproximar das expectativas e necessidades de seu público-alvo, proporcionando aos professores maior motivação para o aprendizado em Botânica e possibilitando o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem sobre o tema.