Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM
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Browsing Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Açorianos na terra da abundância: diálogos multiculturais a partir de Álamo Oliveira, Marcolino Candeias e Onésimo AlmeidaPublication . Rosa, Duarte Manuel Gonçalves da; Vila Maior, Dionísio
- Antero de Quental lido por Eduardo Lourenço : a problematização do ser português e a “preocupação por Portugal"Publication . Paixão, Mário Tiago de Sá Matos; Piedade, Ana NascimentoEm apenas 49 anos de vida e 30 de carreira literária, Antero de Quental deixou uma marca de enorme relevo em Portugal. O seu pensamento, concretizado na sua obra literária e expresso em ações verdadeiramente políticas, no sentido amplo do termo, fazem do autor um dos mais relevantes das Letras portuguesas. Não é por acaso que Eduardo Lourenço, provavelmente o mais importante pensador português contemporâneo, devotou tanto da sua obra à reflexão sobre o ideário anteriano, à leitura do autor com o qual o seu pensamento tantas vezes convergiu. Este trabalho tratará de dar conta da leitura de Antero de Quental conforme realizada por Eduardo Lourenço, procurando colocar em evidência a problematização do ser português e a “preocupação por Portugal”, zona de convergência entre estes dois nomes incontornáveis da cultura portuguesa.
- Aspectos da linguística do discurso na análise de páginas do facebook: memes, posts e reportagens relacionados às eleições presidenciais no Brasil em 2018Publication . Oliveira, Joaquina Cristina Nascimento de; Almeida, Carla Aurélia deO presente projeto de investigação é realizado no âmbito do Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares da Universidade Aberta de Portugal, com a apresentação de uma análise das linhas teóricas crítico-discursivas, pragmáticas, cognitivas e semióticas de alguns posts das seguintes páginas do Facebook em contexto de pré e pós eleições no Brasil 2018/2019: Leonardo Sakamoto, BBC News, DW Brasil, Meu Professor de História, Conversa Afiada e El País Brasil. O objetivo é identificar, analisar e descrever as estratégias discursivas complexas do uso da linguagem e como os indivíduos constroem as suas narrativas no universo em que estão inseridos. Nesse caso, há alguns pressupostos: os interlocutores possuem um pré-conceito sobre determinados assuntos e, muitas vezes, usam argumentos sem sentido para impor suas “certezas”, causando atos de fala ameaçadores da face; alguns discursos têm por objetivo perpetuar o poder e o controle sobre determinadas classes sociais menos favorecidas, fomentando preconceitos, racismo, violência e incentivando perdas de direitos sociais. A investigação pretende mostrar de que modo as metáforas conceptuais e a análise polissêmica de itens lexicais têm efeitos argumentativos específicos causando discussões com clivagens bem delimitadas e expressas nas páginas acima elencadas em época de eleições presidenciais como, por exemplo: esquerda e direita; nazismo e comunismo. Por último, a análise pragmático-semiótica possibilita o estudo linguístico da comunicação multimodal presente nos memes e nas imagens, verificando-se que estas formas de expressão multimodal podem constituir também instrumentos poderosos de manipulação política. As abordagens, aqui escolhidas, tornam visíveis algumas práticas linguísticas de consolidação de poder, controle e o modo como as ideologias são veiculadas estrategicamente como discursos que legitimam injustiças sociais, tanto das organizações e do Estado, quanto de interlocutores particulares que participam nos fóruns da rede social Facebook.
- Augusto dos Anjos, leitor de CesárioPublication . Ruivo, Horácio Protásio Marques; Sequeira, Rosa MariaA poesia de Cesário Verde, publicada dispersamente nalguns periódicos ainda em vida do poeta, não teve, na altura, uma recepção favorável nem dos leitores - que preferiam a poesia sentimentalista a que estavam habituados e desprezavam os motivos do real explorados por Cesário - nem dos intelectuais - que criticavam o poeta por romper com a tradição literária e criar uma poesia considerada pobre e de mau gosto. No entanto, a publicação, a título póstumo, de O Livro de Cesário Verde despertou, no Brasil, particular interesse junto dos poetas mais jovens, como Augusto dos Anjos, interessados em renovar a poesia, imbuindo-a do espírito científico e das concepções filosóficas então em voga. A obra do poeta brasileiro Augusto dos Anjos tem sido frequentemente considerada tributária da de Cesário Verde, com base em circunstâncias similares ocorridas na vida e no percurso literário dos dois poetas. Neste estudo, confirma-se que Augusto dos Anjos foi, de facto, um leitor de Cesário, não apenas pelas questões biográficas usualmente apontadas, mas sobretudo pela forma como, assumindo igual condição de poeta isolado, reescreveu Cesário, tornando-se também ele precursor no Brasil de uma poesia de vanguarda, que viria a ser confirmada pela geração literária seguinte do Modernismo.
- Como vender a alma ao diabo em 4 lições ou o diabo como tentador da humanidadePublication . Netas, Anabela Soares Caldeira; Sequeira, Rosa MariaEsta investigação centra-se em torno da figura do Diabo, mais concretamente na questão da venda da alma desde a sua origem e o seu desenvolvimento na Época Medieval até aos nossos dias, conjugando perspectivas teórico-literárias, históricas, religiosas, filosóficas e psicológicas nas épocas referidas. Tendo sempre presente o contexto social e histórico, tentaremos articular as várias perspectivas do Diabo, tanto com as diversas realidades históricas, como com o Imaginário do Homem. Tentaremos caracterizar a sua figura de diversas formas, desde a sua caracterização como ser sombrio, passando para um Diabo mais jocoso e grotesco ou mais romântico, galante e sedutor, e, finalmente, caracterizando-se como algo que pertence ao lado esquerdo do cosmos. Para além desta panorâmica histórica, desenvolveremos um breve estudo de duas obras, uma de Jorge de Sena, intitulada, “O Físico Prodigioso” e outra de Johann Wolfgang von Goethe “Fausto”, cujas temáticas estão ligadas à venda da alma.
- D. Manuel I: o homem "real" e o herói "construído”Publication . Carrilho, Fernanda da Costa; Dias, Isabel de BarrosA presente dissertação, D. Manuel I ─ o homem “real” e o herói “construído”, pretende evidenciar o papel da Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel e das Ordenações Manuelinas na construção da memória histórica e literária deste rei. Assim, o trabalho teve como ponto de partida a figura do rei D. Manuel I, vista de duas vertentes: por um lado, a construção da sua imagem na Crónica e, pelo outro lado, o modo como se projeta, enquanto rei, ou seja, senhor da ordem e da lei, nas Ordenações. O reinado de D. Manuel (1495-1521) apresenta-se como uma das épocas mais ricas da história de Portugal e o felicíssimo rei, como o apelidou Damião de Góis, foi, de facto, o protagonista de um dos períodos históricos emblemáticos da pátria lusitana. Sobretudo a Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel, encomendada pelo seu filho D. Henrique, que pretendia perpetuar os feitos heroicos do pai enquanto personagem ativa da história de Portugal, permite-nos observar a vida atribulada do rei, do seu reinado e, consequentemente, do reino que não se limitava a uma porção da Península Ibérica mas que constituía um império, já, pelo mundo fora. Se, por um lado, a Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel apresenta uma descrição que se perfila como factual (apesar de muitas vezes embelezada) do reinado de D. Manuel I, as Ordenações Manuelinas transportam-nos para a realidade dura do reino e para o modo como o soberano assume os seus deveres de legislador. Por conseguinte, a partir da Crónica de Damião de Góis e das Ordenações Manuelinas procuramos observar a construção da imagem do monarca-herói, pelo cronista, em oposição ao monarca-homem e rei que as Ordenações plasmam e de como a imagem do soberano, que ambas as obras apresentam, convergem ou divergem perpetuando-se na história e na literatura subsequentes.
- As elites políticas bejeneses ao tempo do senhor D. Pedro (1749-1786)Publication . Nunes, Fernando Jorge; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraA dissertação que aqui apresentamos versa a temática do exercício do poder pelas elites locais bejenses e o seu condicionamento pelo poder senhorial/central. Este desiderato é alcançado através da análise dos processos eleitorais, abrangendo um período que se estende desde a segunda metade do século XVII até ao final do século XVIII, mais precisamente entre 1654 e 1786. Foi nosso objetivo, também, analisar sincronicamente a presença e a ação das elites locais em três dos principais palcos do poder autárquico e municipal: a Câmara, a Misericórdia e as Ordenanças. Desta análise resultou a identificação dos indivíduos que protagonizaram o poder camarário e municipal, entre 1749 e 1786, e a sua inserção em redes familiares, o que permitiu construir um esboço da realidade social das elites locais de Beja durante este período, complementada a montante e a jusante em termos cronológicos, numa tentativa de apreender as movimentações das famílias que compartilhavam o poder, no tempo longo do período em estudo. Esta análise permitiu, também, identificar as estratégias de poder utilizadas pelas principais famílias da cidade de Beja, que vão desde as práticas endogâmicas dos casamentos até à ocupação sistemática dos lugares e dos espaços das instituições políticas e administrativas do município. A dissertação analisa, ainda, a acção dos oficiais senhoriais e centrais junto da população da cidade de Beja, assim como no interior da Câmara.
- Os estereótipos na representação do feminino na ficção queirosianaPublication . Fernandes, Andreia Miriam Marantes; Cunha, Maria do RosárioA presente dissertação analisa a representação do feminino na ficção queirosiana, considerando as personagens centrais dos três romances de Eça de Queirós mais comprometidos com o retrato da sociedade, isto é, O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio e Os Maias, mas não descurando a relação com outras obras do autor. As personagens, tais como Luísa, Juliana, D. Felicidade, Maria Monforte, Maria Eduarda, Raquel Cohen, a Condessa de Gouvarinho, Amélia, as irmãs Gansosos, a Sr.ª D. Maria da Assunção e D. Josefa Dias, são analisadas de acordo com a componente física e psicológica, o vestuário, o estatuto social e o perfil moral, procurando detetar características comuns que conduzem à identificação de estereótipos na construção das mesmas. Apesar de a galeria de personagens femininas da ficção queirosiana ser extensa, os estereótipos a que estas pertencem é bastante mais restrito, porque integram grupos, de acordo com modelos assentes em perfis específicos. Assim, as mulheres apresentadas por Eça de Queirós revelam pontos de contacto em diversos níveis, que permitem situar a figura feminina numa tipologia: a adúltera, a solteirona, a beata ou a estrangeira. Os estereótipos são transversais à generalidade da ficção queirosiana, apesar de ser possível identificar casos pontuais em que são subvertidos, numa perspetiva de oposição ou de heterogeneidade face às restantes personagens femininas, como sucede com Leopoldina, que está nos antípodas da mulher oitocentista, ou com Maria Eduarda, que conjuga múltiplas facetas.
- Imagens literárias do Alentejo em Manuel da Fonseca: Planície, Aldeia Nova e Seara de VentoPublication . Estêvão, Hugo Manuel Gonçalves; Gonçalves, Luís Carlos Pimenta“Imagens Literárias do Alentejo em Manuel da Fonseca: Planície, Aldeia Nova e Seara de Vento” assume-se como um trabalho de investigação subordinado ao estudo imagológico da região do Alentejo em Manuel da Fonseca. A fim de se constituir um corpus de análise credível e diversificado, foram selecionadas as obras Planície (1941), poesia; Aldeia Nova (1942), contos, e Seara de Vento (1958), romance. Manuel da Fonseca (1911-1993) inscreve-se no movimento literário neorrealista, sendo que as suas obras refletem uma preocupação e um comprometimento social (característica dessa estética literária), sem esquecer, todavia, a estética discursiva. O cenário que privilegia é o Alentejo, região bem familiar ao autor por razões biográficas – nasceu e passou parte da sua infância em Santiago do Cacém – e com a qual manteve sempre laços de afetividade. Assim, impõe-se, também, uma discussão sobre a presença do regionalismo em Fonseca. A representação da região transtagana no corpus estudado, analisada sob a perspetiva da Imagologia, resulta em imagens literárias, exploradas em subcapítulos da presente dissertação: a paisagem, o trabalho, a figura do maltês, o lar alentejano, o cante, a crença e a crendice e o falar alentejano. Metodologicamente, privilegia-se a análise de conteúdo, operando-se o levantamento dos temas, motivos, estereótipos (que, em literatura, assumem a designação de imagotipos). Seguese o estudo da forma como surgem retratados nas três obras, estabelecendo-se uma comparação entre as mesmas e discutindo-se se as imagens literárias construídas no discurso de Fonseca permanecem estáticas ou, pelo contrário, são mutáveis. No atinente à estrutura da dissertação, além dos capítulos relativos à análise das imagens literárias em Fonseca, destacam-se: o enquadramento teórico-metodológico relativo à Imagologia Literária e a contextualização do escritor em estudo, quer biográfica, quer da estética literária em que se insere.
- A influência portuguesa no sudeste asiático: olhares portugueses de Tomé Pires, Gaspar Correia e Fernão Mendes Pinto sobre o sudeste asiático do séc. XVIPublication . Martinho, Alexandra Maria Meyers; Avelar, Ana PaulaO presente trabalho procura apresentar uma análise sobre a presença/influência portuguesa no Sudeste Asiático, sob os olhares dos Portugueses Tomé Pires, Gaspar Correia e Fernão Mendes Pinto no século XVI. Alguns dos caminhos em análise serão Malaca (Malásia), o Reino do Sião (Tailândia) e as ilhas das Molucas (Indonésia). Para tal, foram estudadas três obras de portugueses, que narram os feitos dos portugueses no Sudeste Asiático do século XVI. Toda a informação obtida, ajudará na reflexão e realização da temática em questão. Além disso, realizou-se uma investigação histórica à cidade de Ayutthaya (Tailândia), que, ainda hoje, apresenta vestígios de influência portuguesa desde o século XVI.