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- A biblioteca escolar e o trabalho colaborativo: o caso de uma escola secundária na Área Metropolitana do PortoPublication . Jorge, Ana Magda de Oliveira Simões; Novo, AnaA investigação que desenvolvemos tem por base um dos pressupostos para o sucesso educativo dos alunos: o trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os docentes das diversas disciplinas. Muitos são os estudos internacionais que revelam a importância que a estreita colaboração entre a biblioteca e os docentes tem no desenvolvimento de competências no domínio da literacia da informação. Investigadores como Haycock (2003) ou Ross Todd (2002) apoiam-se em trabalhos de investigação que atestam o impacto da Biblioteca Escolar (BE) no processo de aprendizagem dos alunos. Urge, portanto, fomentar uma relação de cumplicidade para que se discutam, planeiem e realizem atividades que tornem o processo de ensino aprendizagem mais profícuo, dotando os alunos de ferramentas que lhes permitam aprender a aprender e a serem utilizadores autónomos e críticos da informação. O que se constata, no entanto, nas nossas escolas, é que a maioria dos docentes, embora cientes da necessidade de dotar os alunos de competências em literacia da informação, ainda não veem a biblioteca como parceira privilegiada para realizar um trabalho colaborativo nessa área. A articulação com os departamentos curriculares é ainda pontual, e circunstanciada, e desenvolvida, maioritariamente, com os departamentos curriculares da área das Humanidades. Foi da observação desta realidade que nasceu esta investigação através da qual pretendíamos compreender a forma como os docentes de uma determinada escola percecionam e se relacionam com a biblioteca. Paralelamente, refletimos sobre a implicação das lideranças (de topo e intermédias) na promoção e desenvolvimento de elos entre os departamentos curriculares e a biblioteca escolar. Para alcançar o objetivo delineado, desenvolvemos uma investigação que se enquadra num estudo de caso, elegendo como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário e a entrevista. A partir da análise dos resultados pretendemos perceber as dinâmicas instituídas na escola selecionada e apontar algumas diretrizes para o futuro com vista à mudança de práticas e constituição de comunidades de trabalho colaborativo promotoras de sucesso educativo.
- Os estereótipos na representação do feminino na ficção queirosianaPublication . Fernandes, Andreia Miriam Marantes; Cunha, Maria do RosárioA presente dissertação analisa a representação do feminino na ficção queirosiana, considerando as personagens centrais dos três romances de Eça de Queirós mais comprometidos com o retrato da sociedade, isto é, O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio e Os Maias, mas não descurando a relação com outras obras do autor. As personagens, tais como Luísa, Juliana, D. Felicidade, Maria Monforte, Maria Eduarda, Raquel Cohen, a Condessa de Gouvarinho, Amélia, as irmãs Gansosos, a Sr.ª D. Maria da Assunção e D. Josefa Dias, são analisadas de acordo com a componente física e psicológica, o vestuário, o estatuto social e o perfil moral, procurando detetar características comuns que conduzem à identificação de estereótipos na construção das mesmas. Apesar de a galeria de personagens femininas da ficção queirosiana ser extensa, os estereótipos a que estas pertencem é bastante mais restrito, porque integram grupos, de acordo com modelos assentes em perfis específicos. Assim, as mulheres apresentadas por Eça de Queirós revelam pontos de contacto em diversos níveis, que permitem situar a figura feminina numa tipologia: a adúltera, a solteirona, a beata ou a estrangeira. Os estereótipos são transversais à generalidade da ficção queirosiana, apesar de ser possível identificar casos pontuais em que são subvertidos, numa perspetiva de oposição ou de heterogeneidade face às restantes personagens femininas, como sucede com Leopoldina, que está nos antípodas da mulher oitocentista, ou com Maria Eduarda, que conjuga múltiplas facetas.
- Promoção da leitura no ensino secundário: os projetos de leitura em literatura portuguesaPublication . Eustáquio, Ana Maria Carvalho; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNa sociedade atual, a promoção da leitura constitui um imperativo, tendo em conta os seus benefícios para a formação dos indivíduos e para o sucesso escolar, pelo que deve mobilizar a escola no sentido de renovar o ensino e a aprendizagem da leitura, especialmente da leitura literária, a mais deficitária. Esta necessidade é especialmente relevante no ensino secundário, considerando que os hábitos de leitura decrescem à medida que os jovens avançam na idade. No nosso estudo, procuramos colmatar a situação de carência de hábitos de leitura numa turma de 10.º ano de Literatura Portuguesa, incompatível com as exigências do programa da disciplina, especialmente da rubrica Projeto Individual de Leitura. Esta vontade de melhoria e de aperfeiçoamento profissional concretizou-se através da aplicação de um projeto de investigação-ação, de acordo com a metodologia de projeto. Assim, estruturamos o projeto em quatro fases, conforme estipula Serrano (2008): diagnóstico, planificação, aplicação/execução e avaliação. O projeto em causa foi desenhado segundo princípios inerentes a modalidades de fomento da competência leitora comummente designadas por oficinas de leitura, clubes ou círculos de leitura, clubes do livro, clubes virtuais de leitura ou comunidades de leitores, e aplicado durante o ano letivo de 2017-2018, no âmbito do desenvolvimento curricular. Para a recolha e tratamento de dados, em cada fase do projeto, recorremos a métodos maioritariamente qualitativos (observação direta participante, através de grelhas de observação focada, e análise de conteúdo dos portefólios dos alunos, através de uma grelha de análise categorial), ainda que também extraíssemos dados quantitativos (por meio de listas de verificação). Os resultados esperados foram alcançados e os objetivos concretizados, tendo o projeto revelado grandes potencialidades para a promoção da leitura na Escola, não só em Literatura Portuguesa, mas também noutras áreas, nomeadamente através de outros projetos que posteriormente se conceberam e/ou implementaram na biblioteca escolar, coordenados pela autora, também a professora bibliotecária, com a participação de alunos do grupo-amostra deste estudo e outros.