Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM by Title
Now showing 1 - 10 of 89
Results Per Page
Sort Options
- À sombra da velha Sé : o processo descritivo e a representação do real em O crime do Padre AmaroPublication . Gaspar, Isabel Maria Ferreira da Silva; Piedade, Ana NascimentoO estudo aqui empreendido constitui uma abordagem das categorias narrativas do espaço, tempo e personagens, bem como do tratamento a que são sujeitas, enquanto elementos representativos da realidade observada, no primeiro romance de Eça de Queirós. Partindo de uma reflexão acerca das estratégias e mecanismos técnico-discursivos por meio dos quais o escritor realista intenta expressar o real, estabelecem-se os processos adoptados por Eça de Queirós para traçar, n’ O Crime do Padre Amaro, uma recriação coerente e credível da realidade, suscitando no leitor a ilusão de que o ficcionado corresponde ao real. Ao longo do presente trabalho, é concedido privilégio à análise do protótipo textual descritivo, ainda que se atente também no modo como foram reequacionadas outras estratégias narratológicas seleccionadas por Eça de Queirós para conferir um efeito de verosimilhança a O Crime do Padre Amaro.
- Abordagem cognitiva do domínio da polissemia pelos alunos de português língua não materna : a construção do alcance semântico das palavrasPublication . Barbeiro, Célia Lavado Mendes Jorge Pereira; Batoréo, HannaO fenómeno recente da imigração em Portugal coloca à escola portuguesa o desafio de acolher e integrar os alunos migrantes. A sua presença na escola exige uma atenção especial na aquisição/aprendizagem do Português enquanto língua não materna ou língua segunda, por ser esta a língua veicular dos conhecimentos escolares e porque do seu domínio depende a plena integração dos alunos migrantes. O presente estudo pretende conhecer as competências manifestadas, no que respeita à aquisição do léxico e, especificamente, ao domínio da polissemia, por parte de um grupo de alunos eslavos, do 3.º ciclo do ensino básico, que frequenta escolas da região de Leiria, cujas línguas maternas são o Ucraniano e/ou o Russo. Pretendemos, também, conhecer dificuldades de aquisição da língua portuguesa pelos alunos em causa, a fim de fundamentar propostas didácticas que favoreçam essa aquisição. Para a caracterização do domínio lexical apresentado pelo grupo de alunos eslavos de Português Língua Não Materna (PLNM), foram aplicados um teste de vocabulário e um conjunto de testes de conhecimento polissémico, por nós especificamente elaborados para o efeito. Os resultados alcançados pelos alunos de PLNM foram confrontados com os dos alunos de Português Língua Materna (PLM). No que respeita aos resultados dos testes linguísticos, os alunos eslavos, em média, revelam um domínio de vocabulário em Português significativamente inferior ao do grupo de referência, independentemente do seu tempo de residência em Portugal. Os resultados dos testes de conhecimento polissémico aplicados mostram que os alunos de PLNM, de um modo geral, conhecem os significados prototípicos dos itens lexicais que integram o teste, bem como os significados cujo grau de saliência se situa num nível próximo da prototipicidade dos referidos itens. Verificou-se que as dificuldades reveladas pelos sujeitos eslavos no domínio lexical se devem, por um lado, ao desconhecimento de vocábulos de uso menos comum ou de baixa frequência e, por outro lado, à falta de capacidade de expressarem com precisão os significados solicitados. A partir do nosso estudo e tendo em vista a promoção da competência lexical, designadamente no que diz respeito ao domínio da polissemia, apresentamos algumas propostas de actividades pedagógicas e didácticas susceptíveis de serem desenvolvidas no âmbito do ensino-aprendizagem do Português Língua Não Materna.
- Açorianos na terra da abundância: diálogos multiculturais a partir de Álamo Oliveira, Marcolino Candeias e Onésimo AlmeidaPublication . Rosa, Duarte Manuel Gonçalves da; Vila Maior, Dionísio
- Adaptar para conquistar leitores infanto-juvenis : o caso de seis contos de Eça de Queirós recontados por Luísa Ducla SoaresPublication . Calado, Maria Cristina Viegas Santos; Bastos, GlóriaNa presente dissertação, elegemos como temática de investigação a adaptação literária enquanto modalidade da literatura infanto-juvenil, e fazemos a sua abordagem em três vertentes complementares: a de um conceito com história, a da análise textual e a investigação de campo. Primeiro, exploramos o conceito de adaptação enquanto modalidade que procura resolver a assimetria existente entre um texto de origem (emitido por um adulto para um público também adulto) e um receptor infanto-juvenil, com natural expressão ao nível da intencionalidade comunicativa. Depois, traçamos o seu percurso na História da Literatura infanto-juvenil em Portugal, observando que a tónica no receptor parece estar relacionada com o surgimento do próprio género. Segundo, identificamos os procedimentos adaptativos paratextuais e os intra-textuais de simplificação e redução de extensão mais comuns numa adaptação infanto-juvenil (substituições, transformações, resumos), embora adstritos ao corpus seleccionado para investigação: a obra Seis Contos de Eça de Queirós, recontados por Luísa Ducla Soares. Reflectimos ainda sobre as políticas editoriais e educativas que subjazem à realização de adaptações de obras consideradas de referência. Por último, analisamos a forma como a adaptação pode concorrer para a motivação e formação de leitores infanto-juvenis, sob a perspectiva da recepção do texto, com base numa investigação de campo sobre a leitura do corpus seleccionado, que incidiu sobre um grupo de alunos de sétimo ano de escolaridade.
- Análise dos gêneros nas mídias sociais : Facebook e Twitter (num corpus de português do Brasil)Publication . Quadros, Daiane Tamanaha de; Silva, Paulo Nunes daAs redes sociais são um ambiente rico e dinâmico para o uso de variados gêneros. Este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar os principais gêneros atestados em duas redes sociais importantes no Brasil: Facebook e Twitter. Para isso, foi analisada a produção de texto de quatro usuários ativos nas redes sociais no mês de maio de 2016. O corpus, constituído por 1.696 textos, foi perspectivado com base em propostas da Linguística Textual, Interacionismo Sociodiscursivo, Análise do Discurso, Estudos Retóricos do Gênero, Inglês para Fins Acadêmicos e Gênero e Multimodalidade. No período analisado, foram identificados e caracterizados 32 gêneros, sendo o híbrido e o conversa aberta os mais usados, tanto no Facebook como no Twitter. Esta constatação decorre dos propósitos comunicativos dos usuários, como também da intertextualidade atestada entre os gêneros. Foram identificados, ainda, exemplares de gêneros específicos destas redes sociais, nomeadamente tag, ícone e hashtag, e procurou-se explicar como foi feita a adaptação dos respectivos gêneros pré-existentes ao ambiente digital. Este estudo mostra, portanto, que a estrutura das redes sociais tem forte influência na geração, adaptação e utilização dos gêneros nesse meio.
- Antero de Quental lido por Eduardo Lourenço : a problematização do ser português e a “preocupação por Portugal"Publication . Paixão, Mário Tiago de Sá Matos; Piedade, Ana NascimentoEm apenas 49 anos de vida e 30 de carreira literária, Antero de Quental deixou uma marca de enorme relevo em Portugal. O seu pensamento, concretizado na sua obra literária e expresso em ações verdadeiramente políticas, no sentido amplo do termo, fazem do autor um dos mais relevantes das Letras portuguesas. Não é por acaso que Eduardo Lourenço, provavelmente o mais importante pensador português contemporâneo, devotou tanto da sua obra à reflexão sobre o ideário anteriano, à leitura do autor com o qual o seu pensamento tantas vezes convergiu. Este trabalho tratará de dar conta da leitura de Antero de Quental conforme realizada por Eduardo Lourenço, procurando colocar em evidência a problematização do ser português e a “preocupação por Portugal”, zona de convergência entre estes dois nomes incontornáveis da cultura portuguesa.
- Aqui a natureza é a estrela : mesclagem conceptual e redes de espaços mentais na campanha Hollywood da HortifrutiPublication . Arruda, Maria Rodrigues; Batoréo, HannaA presente dissertação tem como objetivo analisar a criatividade e o imaginário presentes na conceptualização da publicidade por meio das metáforas dos anúncios impressos da campanha publicitária Hollywood, da marca Hortifruti, sob o processo de mesclagem conceptual. O seu foco está nas metáforas verbo-pictóricas enquanto um recurso criativo explorado na publicidade, nas quais a imagem, assim como o texto, também é uma veiculadora de metáforas. O nosso corpus é constituído pelos vinte e um anúncios impressos que totalizam a campanha Hollywood, sendo ele dividido segundo os espaços genéricos presentes nas mesclagens conceptuais de cada anúncio. A publicidade impressa, além da linguagem verbal, também recorre aos elementos visuais como criadores de metáforas, um recurso fundamental que atribui características a um produto ou serviço e o destaca na imensa miríade de marcas existentes na nossa sociedade atual. Outdoors e anúncios em revistas, os dois tipos de publicidade impressa através dos quais se apresenta a campanha Hollywood, valem-se de um forte apelo visual e de textos breves que possam capturar a atenção do leitor de uma forma surpreendente, inesperada e de fácil memorização. Assim, as metáforas, assim como as metonímias, são mecanismos cognitivos ideais que facilitam esse escopo publicitário seja por meio da imagem, seja por meio da linguagem verbal.
- Aspectos da linguística do discurso na análise de páginas do facebook: memes, posts e reportagens relacionados às eleições presidenciais no Brasil em 2018Publication . Oliveira, Joaquina Cristina Nascimento de; Almeida, Carla Aurélia deO presente projeto de investigação é realizado no âmbito do Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares da Universidade Aberta de Portugal, com a apresentação de uma análise das linhas teóricas crítico-discursivas, pragmáticas, cognitivas e semióticas de alguns posts das seguintes páginas do Facebook em contexto de pré e pós eleições no Brasil 2018/2019: Leonardo Sakamoto, BBC News, DW Brasil, Meu Professor de História, Conversa Afiada e El País Brasil. O objetivo é identificar, analisar e descrever as estratégias discursivas complexas do uso da linguagem e como os indivíduos constroem as suas narrativas no universo em que estão inseridos. Nesse caso, há alguns pressupostos: os interlocutores possuem um pré-conceito sobre determinados assuntos e, muitas vezes, usam argumentos sem sentido para impor suas “certezas”, causando atos de fala ameaçadores da face; alguns discursos têm por objetivo perpetuar o poder e o controle sobre determinadas classes sociais menos favorecidas, fomentando preconceitos, racismo, violência e incentivando perdas de direitos sociais. A investigação pretende mostrar de que modo as metáforas conceptuais e a análise polissêmica de itens lexicais têm efeitos argumentativos específicos causando discussões com clivagens bem delimitadas e expressas nas páginas acima elencadas em época de eleições presidenciais como, por exemplo: esquerda e direita; nazismo e comunismo. Por último, a análise pragmático-semiótica possibilita o estudo linguístico da comunicação multimodal presente nos memes e nas imagens, verificando-se que estas formas de expressão multimodal podem constituir também instrumentos poderosos de manipulação política. As abordagens, aqui escolhidas, tornam visíveis algumas práticas linguísticas de consolidação de poder, controle e o modo como as ideologias são veiculadas estrategicamente como discursos que legitimam injustiças sociais, tanto das organizações e do Estado, quanto de interlocutores particulares que participam nos fóruns da rede social Facebook.
- Augusto dos Anjos, leitor de CesárioPublication . Ruivo, Horácio Protásio Marques; Sequeira, Rosa MariaA poesia de Cesário Verde, publicada dispersamente nalguns periódicos ainda em vida do poeta, não teve, na altura, uma recepção favorável nem dos leitores - que preferiam a poesia sentimentalista a que estavam habituados e desprezavam os motivos do real explorados por Cesário - nem dos intelectuais - que criticavam o poeta por romper com a tradição literária e criar uma poesia considerada pobre e de mau gosto. No entanto, a publicação, a título póstumo, de O Livro de Cesário Verde despertou, no Brasil, particular interesse junto dos poetas mais jovens, como Augusto dos Anjos, interessados em renovar a poesia, imbuindo-a do espírito científico e das concepções filosóficas então em voga. A obra do poeta brasileiro Augusto dos Anjos tem sido frequentemente considerada tributária da de Cesário Verde, com base em circunstâncias similares ocorridas na vida e no percurso literário dos dois poetas. Neste estudo, confirma-se que Augusto dos Anjos foi, de facto, um leitor de Cesário, não apenas pelas questões biográficas usualmente apontadas, mas sobretudo pela forma como, assumindo igual condição de poeta isolado, reescreveu Cesário, tornando-se também ele precursor no Brasil de uma poesia de vanguarda, que viria a ser confirmada pela geração literária seguinte do Modernismo.
- Os best-sellers em Portugal : a perspectiva dos leitores de O Codex 632Publication . Dias, Maria Manuel Ramos Vieira Pardal; Sequeira, Rosa MariaEsta dissertação teve como objectivo reflectir sobre o panorama literário actual,em particular sobre o livro, a leitura e o leitor enquanto elementos de um circuito de consumo planeado, assente na supremacia da indústria editorial e do marketing sobre a arte. Tratou-se de procurar compreender o fenómeno dos best-sellers, no contexto português, e as causas que subjazem ao respectivo sucesso. Para tal, procedeu-se, quer à leitura analítica e crítica do romance O Codex 632, de José Rodrigues dos Santos, quer à auscultação do parecer de leitores empíricos. Para além da descrição e interpretação da narrativa e das opiniões dos informantes sobre a mesma, a pesquisa contemplou uma análise evolutiva da complexidade e heterogeneidade do sistema literário. Partiu-se do conceito nuclear de cânone, com a finalidade de chegar à distinção literatura canonizada, literatura não canonizada e aos traços que caracterizam esta última. Passouse não só pela inventariação das diferentes expressões que servem para classificar os produtos não aceites pelos especialistas, tais como “literaturas marginais”, “paraliteratura”, “contraliteratura” ou “literatura de massas”, mas também pela observação das variações semânticas que lhes estão inerentes. Deu-se especial atenção ao percurso de valorização do romance ao longo da História e ao aparecimento, crescimento e separação daqueles que constituem os apelidados géneros paraliterários da actualidade. Finalmente, concluiu-se estar o êxito de vendas de romances como O Codex 632 intimamente relacionado com diversos factores de entre os quais sobressaem, neste caso particular, a temática de pendor histórico e nacional aliada à investigação do foro policial; a intriga marcada pelo entrecruzamento de núcleos temáticos que ora apelam à acção e à aventura, ora captam as emoções mais profundas; a manutenção de um estado constante de suspense e de expectativa crescente; o ritmo dinâmico, torrencial, próximo do thriller cinematográfico; a linguagem corrente, quase desprovida de recursos estilísticos. Em suma, a sobrevalorização do conteúdo e da organização do mesmo, em detrimento da forma e do estilo.