Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPM
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- A literatura clássica no jardim-de-infância : relato de uma experiênciaPublication . Raposo, Fernanda; Bastos, GlóriaO presente trabalho apresenta um estudo sobre a utilização de clássicos da literatura no jardim-de-infância. Pretendemos aproximar as crianças de obras literárias de qualidade e obras da Literatura Clássica Universal, através de adaptações, e comprovar, na prática, como aceitam e reagem a estas propostas consideradas, por vezes, ousadas e inadequadas a tão tenras idades. Nos três primeiros capítulos abordamos um conjunto de temas que enquadram a problemática abordada. Focamos a questão da leitura e das actividades de contar durante a infância e o papel do adulto enquanto mediador. Debatemos ainda o papel das adaptações de obras clássicas e dos problemas que geralmente se colocam nessa área. Abordamos finalmente o desenho infantil como forma de registo, na medida em que uma parte significativa do percurso desenvolvido se consubstanciou nos muitos registos dessa natureza que as crianças realizaram a partir do contacto com os textos literários. O quarto capítulo apresenta a experiência realizada com um grupo de crianças, descrevendo-se e analisando-se a recepção das adaptações de textos literários. Mais não fizemos do que oferecer-lhe livros, os melhores, lê-los e deixá-las lançar-se à obra, construir semelhanças, constituir relações, acumular imagens, participar de um jogo lúdico. Fundimos o lúdico com o pedagógico, com a convicção de ser esta a via mais eficaz na consolidação e apreensão de valores fundamentais na formação da criança e o caminho capaz de a levar a agir na sociedade de forma crítica, activa e séria. Propusemos-lhe um percurso em que a relação entre livros se fez naturalmente, dada a vitalidade das obras clássicas em estudo, permitindo-lhe desfrutar de uma grande multiplicidade de leituras na procura de sentidos, compreensão das mensagens e satisfação da curiosidade, abrindo-lhe caminho pela fruição de leitura. Aproximámos obras e figuras da literatura clássica e vimo-la fabricar alegremente o seu próprio saber e desfrutar de uma aventura literária.
- Adaptar para conquistar leitores infanto-juvenis : o caso de seis contos de Eça de Queirós recontados por Luísa Ducla SoaresPublication . Calado, Maria Cristina Viegas Santos; Bastos, GlóriaNa presente dissertação, elegemos como temática de investigação a adaptação literária enquanto modalidade da literatura infanto-juvenil, e fazemos a sua abordagem em três vertentes complementares: a de um conceito com história, a da análise textual e a investigação de campo. Primeiro, exploramos o conceito de adaptação enquanto modalidade que procura resolver a assimetria existente entre um texto de origem (emitido por um adulto para um público também adulto) e um receptor infanto-juvenil, com natural expressão ao nível da intencionalidade comunicativa. Depois, traçamos o seu percurso na História da Literatura infanto-juvenil em Portugal, observando que a tónica no receptor parece estar relacionada com o surgimento do próprio género. Segundo, identificamos os procedimentos adaptativos paratextuais e os intra-textuais de simplificação e redução de extensão mais comuns numa adaptação infanto-juvenil (substituições, transformações, resumos), embora adstritos ao corpus seleccionado para investigação: a obra Seis Contos de Eça de Queirós, recontados por Luísa Ducla Soares. Reflectimos ainda sobre as políticas editoriais e educativas que subjazem à realização de adaptações de obras consideradas de referência. Por último, analisamos a forma como a adaptação pode concorrer para a motivação e formação de leitores infanto-juvenis, sob a perspectiva da recepção do texto, com base numa investigação de campo sobre a leitura do corpus seleccionado, que incidiu sobre um grupo de alunos de sétimo ano de escolaridade.
- Do regionalismo ao universalismo : uma leitura de Andam faunos pelos bosques de Aquilino RibeiroPublication . Cordeiro, Ana Luísa Miranda dos Santos Costa; Bello, Maria do Rosário LupiTradicionalmente considerado escritor regionalista, Aquilino Ribeiro viu,frequentemente, a sua obra ficcional classificada sob o mesmo rótulo. Em prefácios e outras intervenções, o escritor pronunciou-se sobre a «escola regionalista» em Portugal, defendendo que pelas perspectivas linguística e etnográfica não se poderia concluir relativamente à sua existência e que a escola não se definia pelo lugar geográfico. A acção de um dos romances preferidos do escritor, Andam Faunos pelos Bosques, decorre no seu espaço de eleição, a serra da Nave, e as personagens são os habitantes das aldeias montesinhas, cuja vivência é perturbada por assaltos à pureza das jovens casadoiras perpetrados por entidade ambígua. A reacção das populações aos acontecimentos, que proporciona a observação de vivências e tradições, hábitos e crenças, ocasiona a emergência de novo lugar no horizonte serrano, permitindo constatar a existência de coordenadas que ultrapassam o universo regional.
- A história n' "A inaudita guerra" de Mário de CarvalhoPublication . Vieira, Maria Cecília de Sousa; Sequeira, Rosa MariaAo retomar a matéria histórica, a literatura pós-moderna reavalia o conceito de História, mostrando que é impossível reconstruir os tempos idos como, aliás, o presente. O passado só nos chega textualizado e a sua matéria é recontada e reescrita de diferentes formas e perspectivas, não querendo, porém, isto significar que se pode escrever um número infinito de histórias idiossincráticas. N‟ “A Inaudita Guerra”, estabelece-se um diálogo conciliador entre a História e o Maravilhoso e ambos se conjugam para alertar sobre a necessidade de interrogar as raízes de um presente à deriva de valores e de certezas. Sendo o insólito o elemento estruturador dos seis contos que integram a obra, A Inaudita Guerra na Avenida Gago Coutinho, estes mantêm operativa uma combinatória de estratégias e de procedimentos técnico-discursivos, de forma a veicular uma moral que não se realiza dentro das expectativas do leitor. Subversivos e provocatórios, os contos têm em comum o facto de encenarem confrontos, onde o Bem é esmagado pelo Mal, funcionando, assim, como veículos de expressão e/ou contestação de ideologias. O universo ficcionado n‟ “A Inaudita Guerra”, apesar de inverosímil, é lido como verosímil, devido à cooperação do leitor, exigindo-se dele uma atitude heurística e hermenêutica de grande esforço, pois a tessitura narrativa é complexa. Embora o universo narrativo tenha como pano de fundo a realidade empírica, pois nada é criado ex nihilo, é imprescindível que o leitor mobilize a sua enciclopédia para encaixar semanticamente a polifonia de vozes que surge no texto. “A Inaudita Guerra” reflecte o olhar reflexivo e crítico do autor sobre a contemporaneidade e plasma a cosmovisão de Mário de Carvalho enquanto escritor e enquanto homem. A História é usada como veículo para desafiar conceitos ideológicos estabelecidos e para questionar a justeza de certas atitudes e atrocidades do Homem hodierno, encerrando, assim, um ethos moralizante.
- Deus, pátria e família na literatura da pós-modernidade : uma abordagem de O nosso reino de Valter Hugo MãePublication . Marques, Carlos Manuel da Silva; Duarte, Maria do Rosário da CunhaAs designações de Pós-Modernidade e Pós-Modernismo são aquelas que,correntemente, melhor enquadram e definem o panorama da civilização e da literatura actuais. Partindo destas tendências culturais e estéticas, este trabalho debruça-se, sobretudo, sobre a definição das coordenadas que enquadram o Pós-modernismo como paradigama estético-literário. Recorrendo a diversos textos teorizantes, numa primeira parte definem-se e distinguem-se os conceitos de Pós-modernidade e Pós-Modernismo, na sua génese e características, nos seus autores e obras mais consagrados, tanto no estrangeiro como em Portugal. Numa segunda parte analisa-se o nosso reino de valter hugo mãe, romance de 2004, procurando vislumbrar as tendências actuais da literatura e ilustrando a abordagem com intervenções de diversos autores que, de várias formas, ressaltam aspectos que elucidam sobre a prática criativa ficcional. Os conceitos de Deus, Pátria e Família são aqueles que norteiam a construção da obra e se constituem como objecto de dissecação analítica. Estes três elementos estruturadores da consciência individual e colectiva apresentam-se como factores de instabilidade e repressão. Deles se parte para uma perspectiva dos alicerces da nação portuguesa, na sua passagem do Estado Novo ao período do pós vinte e cinco de Abril. A narrativa de uma criança é pontuada por digressões realistas e fantásticas, e por personagens que ora remetem para a vida real ora se alcandoram ao mundo da pura imaginação. Assim, realidade e fantasia misturam-se de modo a criar uma mundividência de estranhamento. O presente estudo apresenta pois, à luz dos pressupostos pós-modernistas, uma obra actual como exemplo das novas realizações da literatura portuguesa.
- A interculturalidade na escola e as narrativas de expressão oralPublication . Oliveira, Dulce Maria Garcia de; Sequeira, Rosa MariaAlicerçado por quadros teóricos desenvolvidos no âmbito da investigação nas áreas de educação e de comunicação intercultural, o presente estudo realizado no decorrer do ano lectivo 2008/2009 na Escola Secundária Dr. José Afonso no Seixal pretende lançar um olhar sobre o contributo das narrativas multiculturais de expressão oral na integração escolar dos alunos e no desenvolvimento da competência comunicativa intercultural.
- Abordagem cognitiva do domínio da polissemia pelos alunos de português língua não materna : a construção do alcance semântico das palavrasPublication . Barbeiro, Célia Lavado Mendes Jorge Pereira; Batoréo, HannaO fenómeno recente da imigração em Portugal coloca à escola portuguesa o desafio de acolher e integrar os alunos migrantes. A sua presença na escola exige uma atenção especial na aquisição/aprendizagem do Português enquanto língua não materna ou língua segunda, por ser esta a língua veicular dos conhecimentos escolares e porque do seu domínio depende a plena integração dos alunos migrantes. O presente estudo pretende conhecer as competências manifestadas, no que respeita à aquisição do léxico e, especificamente, ao domínio da polissemia, por parte de um grupo de alunos eslavos, do 3.º ciclo do ensino básico, que frequenta escolas da região de Leiria, cujas línguas maternas são o Ucraniano e/ou o Russo. Pretendemos, também, conhecer dificuldades de aquisição da língua portuguesa pelos alunos em causa, a fim de fundamentar propostas didácticas que favoreçam essa aquisição. Para a caracterização do domínio lexical apresentado pelo grupo de alunos eslavos de Português Língua Não Materna (PLNM), foram aplicados um teste de vocabulário e um conjunto de testes de conhecimento polissémico, por nós especificamente elaborados para o efeito. Os resultados alcançados pelos alunos de PLNM foram confrontados com os dos alunos de Português Língua Materna (PLM). No que respeita aos resultados dos testes linguísticos, os alunos eslavos, em média, revelam um domínio de vocabulário em Português significativamente inferior ao do grupo de referência, independentemente do seu tempo de residência em Portugal. Os resultados dos testes de conhecimento polissémico aplicados mostram que os alunos de PLNM, de um modo geral, conhecem os significados prototípicos dos itens lexicais que integram o teste, bem como os significados cujo grau de saliência se situa num nível próximo da prototipicidade dos referidos itens. Verificou-se que as dificuldades reveladas pelos sujeitos eslavos no domínio lexical se devem, por um lado, ao desconhecimento de vocábulos de uso menos comum ou de baixa frequência e, por outro lado, à falta de capacidade de expressarem com precisão os significados solicitados. A partir do nosso estudo e tendo em vista a promoção da competência lexical, designadamente no que diz respeito ao domínio da polissemia, apresentamos algumas propostas de actividades pedagógicas e didácticas susceptíveis de serem desenvolvidas no âmbito do ensino-aprendizagem do Português Língua Não Materna.
- Pecados de mulheres : a cosmovisão medieval : das constituições sinodais e livros de penitenciais ao Horto do esposo e contos populares e lendas, coligidos por José Leite de VasconcellosPublication . André, Carolina Limas Soares; Dias, Isabel de BarrosA dissertação «Pecados de Mulheres - a Cosmovisão Medieval: das Constituições Sinodais e Livros de Penitenciais ao Horto do Esposo e Contos Populares e Lendas, Coligidos por José Leite de Vasconcellos», procede à análise comparativa de textos normativos, (dos séculos XIII ao XV), com a obra Horto do Esposo (séculos XIV- XV) e com Contos Populares e Lendas, compilados por José Leite de Vasconcellos (dos finais do século XIX ao início do século XX), no que diz respeito a pecados de mulheres. Numa primeira fase, foram estudadas constituições enunciadas em sínodos de Lisboa, Porto e Braga e também apresentadas no Tratado de Confissom e no Libro de las Confesiones, de Martín Pérez, onde identificámos diversos pecados da carne e os do espírito cometidos por mulheres. Num segundo momento, foram examinados pecados de mulheres existentes em exempla no Horto do Esposo e relacionados com os pecados encontrados nos textos normativos. Graças a esta comparação, foi possível encontrar, no Horto do Esposo indícios de uma visão pessoal e subjectiva sobre a mulher e seus pecados. Finalmente, a análise dos Contos Populares e Lendas permitiu verificar que os pecados da carne e do espírito analisados em textos normativos e no Horto ainda permaneciam no universo imaginário popular. Independentemente desta base comum, ressalta, nos textos tradicionais, a valorização da esperteza da mulher que, impunemente, dissimulava os pecados da carne e manipulava o marido conseguindo manter o seu casamento. Frequentemente, a mulher que cometia pecados do espírito, também consegue obviar eventuais castigos. Estas constatações sugerem a minimização dos pecados em estudo no quadro da tradição popular. A este nível, os textos medievais e tradicionais diferem consideravelmente. Para tal concorrerá, além da distância temporal e de alguma consequente suavização de costumes, a diferença básica de ponto de vista que separa textos normativos produzidos em ambiente clerical de textos populares onde a vertente satírica e anti-clerical se faz notar.
- A representação do espaço gandarês na obra narrativa de Carlos de OliveiraPublication . Oliveira, Mário Idílio Paulino de; Piedade, Ana Nascimento
- Os best-sellers em Portugal : a perspectiva dos leitores de O Codex 632Publication . Dias, Maria Manuel Ramos Vieira Pardal; Sequeira, Rosa MariaEsta dissertação teve como objectivo reflectir sobre o panorama literário actual,em particular sobre o livro, a leitura e o leitor enquanto elementos de um circuito de consumo planeado, assente na supremacia da indústria editorial e do marketing sobre a arte. Tratou-se de procurar compreender o fenómeno dos best-sellers, no contexto português, e as causas que subjazem ao respectivo sucesso. Para tal, procedeu-se, quer à leitura analítica e crítica do romance O Codex 632, de José Rodrigues dos Santos, quer à auscultação do parecer de leitores empíricos. Para além da descrição e interpretação da narrativa e das opiniões dos informantes sobre a mesma, a pesquisa contemplou uma análise evolutiva da complexidade e heterogeneidade do sistema literário. Partiu-se do conceito nuclear de cânone, com a finalidade de chegar à distinção literatura canonizada, literatura não canonizada e aos traços que caracterizam esta última. Passouse não só pela inventariação das diferentes expressões que servem para classificar os produtos não aceites pelos especialistas, tais como “literaturas marginais”, “paraliteratura”, “contraliteratura” ou “literatura de massas”, mas também pela observação das variações semânticas que lhes estão inerentes. Deu-se especial atenção ao percurso de valorização do romance ao longo da História e ao aparecimento, crescimento e separação daqueles que constituem os apelidados géneros paraliterários da actualidade. Finalmente, concluiu-se estar o êxito de vendas de romances como O Codex 632 intimamente relacionado com diversos factores de entre os quais sobressaem, neste caso particular, a temática de pendor histórico e nacional aliada à investigação do foro policial; a intriga marcada pelo entrecruzamento de núcleos temáticos que ora apelam à acção e à aventura, ora captam as emoções mais profundas; a manutenção de um estado constante de suspense e de expectativa crescente; o ritmo dinâmico, torrencial, próximo do thriller cinematográfico; a linguagem corrente, quase desprovida de recursos estilísticos. Em suma, a sobrevalorização do conteúdo e da organização do mesmo, em detrimento da forma e do estilo.