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- Imagens literárias do Alentejo em Manuel da Fonseca: Planície, Aldeia Nova e Seara de VentoPublication . Estêvão, Hugo Manuel Gonçalves; Gonçalves, Luís Carlos Pimenta“Imagens Literárias do Alentejo em Manuel da Fonseca: Planície, Aldeia Nova e Seara de Vento” assume-se como um trabalho de investigação subordinado ao estudo imagológico da região do Alentejo em Manuel da Fonseca. A fim de se constituir um corpus de análise credível e diversificado, foram selecionadas as obras Planície (1941), poesia; Aldeia Nova (1942), contos, e Seara de Vento (1958), romance. Manuel da Fonseca (1911-1993) inscreve-se no movimento literário neorrealista, sendo que as suas obras refletem uma preocupação e um comprometimento social (característica dessa estética literária), sem esquecer, todavia, a estética discursiva. O cenário que privilegia é o Alentejo, região bem familiar ao autor por razões biográficas – nasceu e passou parte da sua infância em Santiago do Cacém – e com a qual manteve sempre laços de afetividade. Assim, impõe-se, também, uma discussão sobre a presença do regionalismo em Fonseca. A representação da região transtagana no corpus estudado, analisada sob a perspetiva da Imagologia, resulta em imagens literárias, exploradas em subcapítulos da presente dissertação: a paisagem, o trabalho, a figura do maltês, o lar alentejano, o cante, a crença e a crendice e o falar alentejano. Metodologicamente, privilegia-se a análise de conteúdo, operando-se o levantamento dos temas, motivos, estereótipos (que, em literatura, assumem a designação de imagotipos). Seguese o estudo da forma como surgem retratados nas três obras, estabelecendo-se uma comparação entre as mesmas e discutindo-se se as imagens literárias construídas no discurso de Fonseca permanecem estáticas ou, pelo contrário, são mutáveis. No atinente à estrutura da dissertação, além dos capítulos relativos à análise das imagens literárias em Fonseca, destacam-se: o enquadramento teórico-metodológico relativo à Imagologia Literária e a contextualização do escritor em estudo, quer biográfica, quer da estética literária em que se insere.