Browsing by Issue Date, starting with "2020-10-21"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Enhancing the human experience of learning with technology: new challenges for research into digital, open, distance & networked educationPublication . Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, María Visitación; Aires, LuísaSince the emergence of the new information and communication technologies, a new social gap has appeared, between those who know how to use the new technologies and those who don't: the digital divide. As a way to overcome this gap, international organizations have made a series of recommendations for governments to create digital inclusion programs to empower the population in need of technological knowledge. Since the end of the last century, governments (local, regional, national) have begun to create these programmes, with greater or lesser success, whose initial objective of technological training has evolved to the development of skills that allow the individual to fully develop his/her digital citizenship. This PhD dissertation started with this research question: What is the effect of digital inclusion programmes on the level of digital literacy of individuals and on greater participation community? It seeks to analyse the influence of Digital Literacy as a mechanism to reduce social exclusion and enhance individual and community development, as well as to create a theoretical model for analysing the influence of Digital Literacy on the individual and the community. The main theoretical pillars on which the study is based are in the field of Digital Literacy and Informational, the digital divide, digital citizenship and digital inclusion in different areas of education systems (formal, non-formal, informal). The empirical study consists in the analysis of two cases, the Internet Access Spaces in Alentejo (Portugal) and the KZgunea in the Basque Country (Spain), in three dimensions: Public Policies and Digital Inclusion Programmes (Access) through Documentation Analysis; Monitors and facilitators of the centres (Usage), with the carrying out of personal interviews; Users of the centres with questionnaires carried out in person and online. We are currently finishing the analysis of the interviews and the writing of the theoretical chapters. We are also evaluating the close of application of the questionnaires due to COVID19. We have the intellect to deposit the dissertation in 2021.
- D. Manuel I: o homem "real" e o herói "construído”Publication . Carrilho, Fernanda da Costa; Dias, Isabel de BarrosA presente dissertação, D. Manuel I ─ o homem “real” e o herói “construído”, pretende evidenciar o papel da Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel e das Ordenações Manuelinas na construção da memória histórica e literária deste rei. Assim, o trabalho teve como ponto de partida a figura do rei D. Manuel I, vista de duas vertentes: por um lado, a construção da sua imagem na Crónica e, pelo outro lado, o modo como se projeta, enquanto rei, ou seja, senhor da ordem e da lei, nas Ordenações. O reinado de D. Manuel (1495-1521) apresenta-se como uma das épocas mais ricas da história de Portugal e o felicíssimo rei, como o apelidou Damião de Góis, foi, de facto, o protagonista de um dos períodos históricos emblemáticos da pátria lusitana. Sobretudo a Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel, encomendada pelo seu filho D. Henrique, que pretendia perpetuar os feitos heroicos do pai enquanto personagem ativa da história de Portugal, permite-nos observar a vida atribulada do rei, do seu reinado e, consequentemente, do reino que não se limitava a uma porção da Península Ibérica mas que constituía um império, já, pelo mundo fora. Se, por um lado, a Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel apresenta uma descrição que se perfila como factual (apesar de muitas vezes embelezada) do reinado de D. Manuel I, as Ordenações Manuelinas transportam-nos para a realidade dura do reino e para o modo como o soberano assume os seus deveres de legislador. Por conseguinte, a partir da Crónica de Damião de Góis e das Ordenações Manuelinas procuramos observar a construção da imagem do monarca-herói, pelo cronista, em oposição ao monarca-homem e rei que as Ordenações plasmam e de como a imagem do soberano, que ambas as obras apresentam, convergem ou divergem perpetuando-se na história e na literatura subsequentes.
- Biodiversidade, serviços de ecossistema, ecologia da paisagem e biologia da conservação: transposição didática e conceções do corpo docente e discentePublication . Silva, Rosa Estela Tomás Coelho da; Azeiteiro, Ulisses; Martinho, Ana PaulaAs mudanças climáticas, a escassez de água potável, a perda de biodiversidade, a ação moduladora do Homem sobre a paisagem, a necessidade de conservação dos ecossistemas, a iliteracia, entre outros, constituem indícios de que o ambiente continua frágil, apesar de nas últimas décadas, os esforços da educação, em geral, e da Educação Ambiental (EA) e de outras temáticas transversais, em particular. A comunidade internacional tentou, entretanto, ir apontando soluções de se enfrentarem esses desafios, como por exemplo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). A presente dissertação visa responder à necessidade de levantamento das conceções em Literacia em Biodiversidade, LB, dos discentes e dos docentes de uma escola secundária no grande Porto com recurso a um inquérito por questionário escrito, e uma entrevista, aos docentes, que constituirá́ a base metodológica, aferindo, assim, a viabilidade da sua implementação. Através destes instrumentos, procurar-se-á conhecer os conhecimentos prévios dos discentes e docentes, no que concerne à sua Literacia em Biodiversidade. A análise dos dados dos questionários foi realizada sob a metodologia quantitativa, optando-se pelo estudo descritivo, correlacional e comparativo, por forma a responder aos objetivos estabelecidos. Os resultados obtidos sugerem que embora os docentes e discentes conheçam alguns dos conceitos, existe algum desconhecimento global sobre algumas das temáticas em estudo. Com os resultados obtidos com os alunos de 10 º ano de Ciências e Tecnologias, após a atividade outdoor, podemos sumarizar dizendo que as atividades são benéficas pois melhoram e estimulam as aprendizagens efetuadas em matéria de LB, fazem com que a aquisição dos conteúdos estudados ocorra de modo significativo, na maioria dos casos, e também ao nível das competências atitudinais, em suma melhoram a LB. Os resultados são o reflexo das estratégias usadas para a lecionação dos temas, do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos alunos e da importância que estes atribuem à cultura ao ambiente e, particularmente, à Biodiversidade. O incremento da Literacia em Biodiversidade, dos alunos possibilita cidadãos capazes de tomarem decisões informadas e responsáveis, que compreendam as inter-relações entre as ciências, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, necessária para o futuro sustentável da Terra. Os docentes reconhecem a importância destas temáticas, apresentam uma visão clara do papel da educação em prol da sustentabilidade, com enfoque na Literacia em Biodiversidade, mas prevalecem questões de ordem temporal, programática e outras que condicionam a implementação destas competências em determinadas áreas disciplinares. Face a este contexto, terão que existir mudanças significativas nos programas das diferentes disciplinas, nas estratégias utilizadas, formação específica nestas áreas do saber, para os levar a refletir e incutir nos estudantes um espírito crítico sobre os saberes e sobre o seu lugar na sociedade e o futuro que estão a construir, que terá que ser necessariamente sustentável.
- Digital literacy as a tool for empowerment and community inclusionPublication . Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, María Visitación; Aires, LuísaSince the emergence of the new information and communication technologies, a new social gap has appeared, between those who know how to use the new technologies and those who don't: the digital divide. As a way to overcome this gap, international organizations have made a series of recommendations for governments to create digital inclusion programs to empower the population in need of technological knowledge. Since the end of the last century, governments (local, regional, national) have begun to create these programmes, with greater or lesser success, whose initial objective of technological training has evolved to the development of skills that allow the individual to fully develop his/her digital citizenship. This PhD dissertation started with this research question: What is the effect of digital inclusion programmes on the level of digital literacy of individuals and on greater participation community? It seeks to analyse the influence of Digital Literacy as a mechanism to reduce social exclusion and enhance individual and community development, as well as to create a theoretical model for analysing the influence of Digital Literacy on the individual and the community. The main theoretical pillars on which the study is based are in the field of Digital Literacy and Informational, the digital divide, digital citizenship and digital inclusion in different areas of education systems (formal, non-formal, informal). The empirical study consists in the analysis of two cases, the Internet Access Spaces in Alentejo (Portugal) and the KZgunea in the Basque Country (Spain), in three dimensions: Public Policies and Digital Inclusion Programmes (Access) through Documentation Analysis; Monitors and facilitators of the centres (Usage), with the carrying out of personal interviews; Users of the centres with questionnaires carried out in person and online. We are currently finishing the analysis of the interviews and the writing of the theoretical chapters. We are also evaluating the close of application of the questionnaires due to COVID19. We have the intellect to deposit the dissertation in 2021.
- A oficina-atelier de criação artística multidisciplinarPublication . Figueiredo, Ana Lúcia Caetano de; Saldanha, ÂngelaO trabalho de projeto aqui apresentado expõe a criação e implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar, numa escola de ensino básico e secundário, num contexto de educação não formal. O estudo empírico está fundamentado globalmente na abordagem ao modelo de Relações Pedagógicas (RP) de Renald Legendre (2005), nas experiências de Bruno Munari (2015), Betty Edwards (2008) e Peter Jenny (2012). A problemática e o objeto de estudo da pesquisa centram-se na valorização das Artes Visuais, com relevo para a expressão plástica, em contextos de aprendizagem não formal de jovens numa escola dos ensinos básico e secundário. Desde o recrutamento de participantes, à disponibilização do espaço físico, foram várias as etapas percorridas num projeto que se considera em constante execução e foram, também, vários os constrangimentos sentidos ao longo do processo. A metodologia utilizada de análise qualitativa desenvolveu-se através de uma investigação-ação com implementação de uma Oficina–Atelier de Criação Artística Multidisciplinar onde se pretendeu explorar técnicas e materiais para desenvolver a curiosidade, a criatividade, a flexibilidade, a originalidade e o espírito crítico através da superação de desafios artísticos que resultaram em produtos visuais com qualidade. A interpretação sobre os dados recolhidos através de questionários e observação direta evidenciou benefícios diversos que no seu todo contribuíram para promover o desenvolvimento integral de alunos de uma escola do terceiro ciclo e secundário.