Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG
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- Gestão da segurança da informação em uma organização aduaneira: estudo do sistema ASYCUDAPublication . Rodrigues, Edson Samuel Gomes; Bernardo, Maria do Rosário MatosO aumento da dependência de informações, por parte das organizações, levou a um aumento da necessidade de integridade, confidencialidade e disponibilidade dessas mesmas informações. Nesse sentido, o presente trabalho procurou estudar os processos de gestão da segurança da informação em uma organização aduaneira, a fim de identificar os principais elementos dessa gestão. Para isso, foi necessário abordar alguns conceitos fundamentais, designadamente: valor da informação, sistemas de informação e segurança da informação. Para alcançar os objetivos da investigação, foi elaborado um estudo sobre o Sistema de Gestão Aduaneiro – ASYCUDA, tendo sido analisandos aspetos relevantes como o conceito, o contexto histórico, a arquitetura e as principais funcionalidades desse sistema. Como resultado da investigação, foi proposta a implementação de um framework das boas práticas de Gestão da Segurança, visando a proteção dos Sistemas de Informação das Organizações. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas: entrevistas informais; pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Para a análise e tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Cocluiu-se que, com a adoção de boas práticas em Segurança da Informação, as organizações podem diminuir os riscos de insegurança, gerando maior valor e garantindo que os investimentos estejam alinhados às estratégias organizacionais. Constata-se, portanto, que quanto mais efetivos forem os mecanismos utilizados para a manutenção da Segurança da Informação, melhor será o desempenho na gestão dos sistemas de informação dentro das organizações.
- Análise dos determinantes do fenómeno low-cost nos transportes aéreos em Portugal: tendência natural ou necessidade emergente dos mercados/consumidores?Publication . Oliveira, Marcelo; Pereira, JoãoO setor aéreo sempre foi conhecido pela sua luta continua, ou seja, cortar custos, gerir necessidades dos clientes, acompanhamento de requisitos de qualidade e segurança, enquanto mantem os serviços e satisfaz as necessidades de vários grupos de clientes. A indústria volátil torna desafiador para as transportadoras encontrar um equilíbrio entre fornecer serviços de alta qualidade para os clientes, mantendo os custos baixos. Diferentes modelos de negócios têm sido testados, com as Low-Cost tentando eliminar gradualmente a maioria dos serviços, deixando apenas o básico. No entanto, os serviços permanecem como uma pedra angular do transporte aéreo e da lucratividade de uma companhia aérea que depende de que tipo de serviços é prestado e de quão bem prestam para manter os seus clientes satisfeitos. O objetivo deste estudo consiste em identificar os determinantes do fenómeno low-cost em Portugal, isto é, em que medida é que estamos perante uma tendência natural, face a hábitos comportamentais ou a necessidade emergente dos mercados / consumidores, ou uma resposta a um contexto de retração económica. Na prossecução deste objetivo procurar-seá, também, identificar quais os fatores que contribuem para o sucesso na redução radical de custos. Assim, partindo desta problemática, a pergunta de partida, sobre a qual assenta a pesquisa, desdobra-se em duas questões essenciais: será o fenómeno low-cost no setor da aviação civil em Portugal uma conjuntura, ou constrangimentos observados no contexto da indústria e qual o papel do consumidor? Na resposta às questões que orientam o presente estudo, a contrastar com os achados na literatura, recorreu-se a um estudo exploratório e a uma abordagem metodológica de natureza quantitativa. Para a recolha de dados foi utilizado como instrumento um questionário online semiestruturado.
- Seleção de fornecedores com base nos custos totais: estudo de caso a uma empresa inserida na indústria automóvelPublication . Almeida, Cláudia; Negas, MárioDevido às diversas adversidades que as empresas enfrentam hoje em dia, a adoção de estratégias sustentáveis e rentáveis a médio e longo prazo são importantes para a sua sobrevivência. Nos últimos anos, os gerentes têm vindo a reconhecer o departamento de compras como um com habilidades crescentes, capaz de proporcionar inúmeros benefícios para as empresas. A apresentação de resultados baseados apenas no preço já não é suficiente. Todos os outros fatores que afetam a eficiência da empresa devem ser considerados, e os compradores devem estar preparados para os conseguir identificar e analisar. Para esse efeito, são testados os métodos TCO (Total Cost of Ownership) e AHP (Analytic Hierarchy Process), considerados os mais adequados aos objetivos da dissertação, tendo como base o estudo prévio efetuado aos principais critérios e métodos de seleção de fornecedores existentes na literatura. Apresenta-se ainda um modelo genérico de seleção de fornecedores de matérias-primas adequado à realidade da empresa Aspöck Portugal, inserida na indústria automóvel, incluindo 4 critérios e 12 subcritérios, quantitativos e qualitativos, definidos de acordo com a atual avaliação de fornecedores e objetivos estratégicos da empresa. A versatilidade do modelo proposto agilizará não só a tomada de decisão e o dia-a-dia dos compradores da Aspöck Portugal, assim como de outras empresas que considerem o modelo aqui proposto interessante e decidam avançar com a sua implementação.
- Empresas familiares e e-turismo no contexto da hotelaria: um estudo aplicado na ilha de São Miguel, AçoresPublication . Cabral, Rodrigo da Câmara Velho; Negas, Mário; Carvalho, LuísaEm geral, muitas empresas começaram como pequenas empresas familiares e mais tarde tornam- se emgrandes empresas, dando emprego a muitas pessoas e criando riqueza para o país onde estão inseridas, são exemplos em Portugal, o grupo Sonae, o grupo Amorim, o grupo Delta Cafés, o grupo Pestana, o grupo Bensaude, etc. As teorias de gestão afirmam que as empresas familiares são o princípio da evolução de uma organização, que com o tempo evolui para organizações maiores, mais complexas e profissionais. Na ilha de São Miguel no arquipélago dos Açores, existem muitas empresasfamiliares na área da hotelaria, sendo este um dossectores económico que mais tem evoluído nos últimos anos, tanto a nível nacional como na ilha de São Miguel, Açores. Os canais digitais são hoje uma ferramenta fundamental para a captação de hóspedes na hotelaria, devido sobre tudo à importância das TIC e da Internet na sociedade atual. Já os fatores críticos de sucesso servirão para que os gestores possam medir determinados fatores que serão ou não importantes para o sucesso dos hotéis. O sucesso da hotelaria encontra-se associado aos gestores, estes terão de tomar as melhores decisões para que o sector continue a evoluir e a melhorar, consolidando cada vez mais a importância que o setor tem na economia europeia, portuguesa e na micaelense. Foi então realizado um estudo exploratório, que através de um questionário aplicado aos gerentes, diretores, gerentes intermédios e proprietários de hotéis do tipo empresa familiar em São Miguel, Açores, concluiu que a gestão adequada da reputação online como o conteúdo exposto no website próprio, novas promoções e lançamentos de campanhas, são fundamentais para que as empresas mantenham uma identidade de marca positiva perante os seus clientes e/ou potenciais clientes. Os fatores críticos de sucesso com maior relevância foram a satisfação do cliente, qualidade de serviço oferecida, sustentabilidade da qualidade de serviço, gestão (liderança), custo do serviço, quantidade total de vendas (clientes totais) e iniciativas dos empregados.
- Avaliação de sistemas de informação de logística hospitalar: estudo do Hospital Particular da MadeiraPublication . Silva, Francisco Nuno Ferreira da; Bernardo, Maria do Rosário MatosAs Tecnologias e os Sistemas de Informação vieram dotar os profissionais de logística com meios digitais e computorizados, capazes de agregar dados de todas as transações diárias para suportar as atividades e melhorar o processo de tomada de decisão. Neste sentido, a utilização destas ferramentas deverá refletirse na eficiência e na produtividade organizacional. Esta investigação pretende contribuir para a compreensão dos processos de logística que decorrem no Hospital Particular da Madeira (HPM), aferindo de que forma o sistema de informação disponibilizado impacta as atividades do departamento. Para atingir este objetivo, foi seguida a metodologia de Estudo de Caso e adotado o referencial teórico publicado por DeLone & McLean (1992, 2003), no qual os autores relacionam o sucesso de um Sistema de Informação com seis dimensões, admitindo que a satisfação do utilizador é fundamental. Para coletar os dados essenciais à aplicação do modelo recorreu-se, como método principal, ao questionário, que foi distribuído por todos os colaboradores do departamento de logística. As conclusões desta investigação apontam para a necessidade de melhorias no sistema de informação disponibilizado, evidenciando que os utilizadores estão, de forma geral, insatisfeitos com o suporte providenciado. Porém, os inquiridos acreditam que o sistema tem algum potencial que se encontra desaproveitado e que, se explorado, poderia impactar positivamente as atividades diárias. São apresentadas sugestões de melhoria, com base nas opiniões expressadas pelo departamento.
- Burnout nos terapeutas ocupacionais: o seu impacto organizacionalPublication . Fialho, Nilzo Alberto Costa; Silva, Victor Paulo Gomes daEm maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o burnout na 11ª revisão da International Classification of Diseases (ICD-11). Estudos sobre a Síndrome de Burnout têm demonstrado esta ter um grande impacto no mercado laboral, nomeadamente no absentismo, na intenção de deixar o cargo e na real saída do local de trabalho. Diversos estudos provaram que sector da saúde é dos sectores económicos que apresenta as maiores taxas de absentismo laboral. Por tal facto considerámos importante avaliar a situação dos Terapeutas Ocupacionais em Portugal em relação à Síndrome de Burnout e o seu impacto na organização. Realizámos um estudo do tipo quantitativo. Como instrumento de recolha de dados utilizámos o Maslach Burnout Inventory - Human Service Survey em português, garantindo assim a fiabilidade do estudo, visto ser o instrumento mais utilizado para a avalição do burnout. O questionário de caracterização dos respondentes foi criado pelo investigador. Os questionários de autopreenchimento foram respondidos online através da plataforma surveymonkey. Quanto aos resultados, a maioria dos sujeitos da amostra (69,28% - 239 sujeitos) não revelou burnout em nenhuma das três dimensões da escala. Contudo, 30,72% dos sujeitos da amostra apresentaram valores indicadores de burnout numa ou mais dimensões. Este trabalho revelou diferenças significativas na dimensão exaustão emocional entre quem faltou nos últimos seis meses e quem não faltou, revelando quem faltou uma maior exaustão emocional. Revelou também a existência de diferenças significativas – para pior - em todas as dimensões do burnout em quem pensou mudar de profissão ou de organização no último mêsface a quem não pensou em tal. Finalmente, revelou diferenças significativas – também para pior - (i) nas dimensões exaustão emocional e despersonalização em quem pensou mudar de profissão nos últimos seis meses face a quem não pensou em tal e (ii) nas dimensões exaustão emocional e realização pessoal baixa em quem pensou mudar de organização nos últimos seis meses face a quem não pensou em tal.
- A comunicação da responsabilidade social das empresas do setor automóvelPublication . Ganhão, Vera Patrícia Lourenço; Simão, JoãoA indústria automóvel tem um grande impacto em diferentes aspetos da sociedade, nomeadamente a nível das emissões de dióxido de carbono e das atividades filantrópicas desenvolvidas por diversas empresas. Deste modo, a presente dissertação tem como objetivo analisar a comunicação da responsabilidade social aos stakeholders na indústria automóvel. Para o estudo, foram utilizados dezasseis relatórios de sustentabilidade de várias empresas automóveis, com recurso à análise de conteúdo e a uma escala de Likert. Dos dezanove temas de responsabilidade social analisados, o mais referido foi a filantropia, seguido do consumo de água. No espectro oposto, encontram-se os temas de uso de terreno, seguido da poluição e da biodiversidade. Além disso, a empresa que representa o maior nível de responsabilidade social é a PSA. Constata-se igualmente uma evidente discrepância entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, verificando-se nestes últimos uma diminuição da comunicação de responsabilidade social. Os resultados do estudo evidenciam a necessidade de um aumento da comunicação sobre responsabilidade social na indústria automóvel, comprovada pela pouca quantidade de empresas a apresentarem o tipo de relatório em análise (relatório de sustentabilidade ou equivalente). Neste estudo, ficou ainda bem patente a necessidade de mais empresas utilizarem um maior leque de temas de responsabilidade social. A título de sugestão, estudos futuros poderiam centrar-se na totalidade das empresas automóveis ao longo do tempo, o que permitira analisar a progressão ou regressão da comunicação da responsabilidade social.
- Liderança, fatores demográficos e profissionais: seu impacto na motivação: o caso da Escola Básica e Secundária D. Lucinda AndradePublication . Gonçalves, Cláudia Andreia Freitas; Silva, Victor Paulo Gomes daA motivação no trabalho e a liderança têm vindo a ser apresentadas como variáveis centrais na vida organizacional. A presente dissertação visa contribuir para o melhor conhecimento desta realidade, focalizando-se na análise de fatores de motivação dos docentes da Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade (EBSDA). Apesar da relevância do tema, quase não existem estudos sobre esta temática aplicados aos estabelecimentos de ensino público na Região Autónoma da Madeira (RAM), uma lacuna que urge preencher, a fim de melhorar a gestão das respetivas instituições escolares. Em termos metodológicos, esta dissertação constitui um estudo de caso. Foi aplicado um inquérito por questionário, constituído por questões fechadas, ao qual responderam 63 docentes (n = 63) do respetivo estabelecimento de ensino público; e o tratamento estatístico teve como componente descritiva e outra inferencial. Após o tratamento estatístico dos dados recolhidos, os resultados apontam no sentido de os gestores das escolas públicas terem nas suas mãos um instrumento que poderá elevar a motivação dos docentes e, consequentemente melhorar o seu desempenho profissional. Em termos gerais, os respondentes consideram que os estilos de liderança autoritário e democrático – principalmente este - influenciam positivamente a sua motivação laboral. Os resultados também apontam que os docentes com mais idade (entre 36 a mais de 45 anos), apenas atribuíram mais importância a um item dos fatores motivacionais intrínsecos em relação aos docentes de menor idade (entre menos de 25 a 35 anos). Finalmente, os docentes do género feminino da EBSDLA apenas deram maior importância, face aos do género masculino, a dois dos fatores motivacionais extrínsecos. Em suma, podemos afirmar que os fatores motivacionais variam muito escassamente consoante o grupo etário e o género dos docentes da EBSDLA; não se verificando qualquer variação consoante a antiguidade profissional.
- O propósito enquanto fator determinante na motivação dos trabalhadoresPublication . Magalhães, Filipa Andreia Faria de Almeida Ferreira de; Porfírio, JoséUma organização, quando entende o impacto que a força transformadora do seu Propósito pode ter, orienta todas as suas atitudes e atividades numa única direção, definindo Modelos de Gestão coerentes, Estratégias autênticas e promovendo a integridade da liderança que a compõe. O Propósito organizacional, quando partilhado, apela aos instintos e à emoção dos trabalhadores, despertando a vivência holística do Propósito no indivíduo através de cada uma das dimensões: cabeça (conhecimento do Propósito); coração (identificação com o Propósito); e mãos (contribuição para a realização do Propósito), aumentando a motivação transcendental dos trabalhadores, reconhecidos stakeholders da organização com influência direta nos resultados da empresa. Para perceber de que forma a motivação dos trabalhadores é afetada pelos fatores pessoais e pelos fatores institucionais relacionados com o Propósito, é proposto um Modelo de Investigação que inclui as variáveis da componente individual e da componente institucional do Propósito que, quando integradas num ambiente de trabalho que favorece a experiência do trabalhador através do Modelo de Gestão de Pessoas Employee Experience, afeta a motivação dos trabalhadores. A empresa em análise é uma multinacional líder no setor químico, que conta com uma filial em Portugal constituída por 97 trabalhadores. Através de um questionário aos trabalhadores, cujos resultados são analisados pela fsQCA, obtêm-se as combinações dos fatores individuais e institucionais do Propósito que resultam numa elevada motivação. Os resultados revelam que a presença em simultâneo de fatores individuais e institucionais promove uma elevada motivação nos trabalhadores, sendo a contribuição do trabalhador para o Propósito e a integridade por parte da liderança da organização dois fatores-chave que, em conjunto, conduzem a uma elevada motivação nos trabalhadores. As conclusões suportam a necessidade de partilha do Propósito através das ações da sua liderança, dos Modelos de Gestão e de Estratégias implementadas pela organização para que os trabalhadores reconheçam o Propósito e os seus valores, o integrem nas suas ações e sintam que contribuem para a realização do mesmo.
- Empreendedorismo digital: análise de modelos de negócio em start-ups digitaisPublication . Loução, Isabel Maria; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Carvalho, LuísaO empreendedorismo digital representa um campo de grande atualidade porque os avanços na tecnologia e infraestruturas têm criado uma variedade de oportunidades para os empresários. Embora a sociedade tenha prestado muita atenção aos modelos empresariais digitais, pouca pesquisa foi feita sobre desafios, oportunidades e fatores de sucesso associados ao empreendedorismo digital. Este trabalho procura compilar literatura de última geração sobre empreendedorismo digital e fornecer um esboço abrangente dos principais tópicos discutidos na literatura relevante. Foi realizada uma pesquisa abrangente em cinco grandes bases de dados eletrónicas, nomeadamente a Sage, a Springer, a Science Direct/Elsevier, a Taylor & Francis, e a Emerald, para além da consulta de outros artigos da especialidade existentes fora destas bases de dados. Com base na revisão da literatura, foram identificados alguns grandes tópicos de investigação no campo do empreendedorismo digital: empreendedorismo, modelos de negócio, estratégias de plataforma, ecossistema digital, educação para o empreendedorismo e empreendedorismo digital social. Cada uma destas seis linhas de investigação foi revista e inclui quaisquer provas atuais relativas a cada uma delas que tenham sido identificadas. Foram realizados dois estudos de caso de negócios digitais, lançados recentemente em Portugal: a Uber Eats e a Glovo, que atuam na área de entrega ao domicílio de refeições e outros artigos. Em relação a cada um deles foram analisados os seguintes aspetos: caracterização do negócio, vendas, receitas, lucros, dívidas, investimentos, empregados, modelo de negócio, níveis de satisfação dos clientes e dos empregados, atividade em Portugal e dificuldades encontradas. Os estudos de caso revelaram que, embora os dois negócios operam em parte no mesmo mercado e apresentem algumas semelhanças ao nível de atuação e modelos de negócio, também apresentam resultados diferenciados. A revisão da literatura em conjugação com a análise dos casos referidos permitiu tirar algumas conclusões sobre os principais fatores a considerar para a implementação de um modelo digital de sucesso.