Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-17"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação da responsabilidade social das empresas do setor automóvelPublication . Ganhão, Vera Patrícia Lourenço; Simão, JoãoA indústria automóvel tem um grande impacto em diferentes aspetos da sociedade, nomeadamente a nível das emissões de dióxido de carbono e das atividades filantrópicas desenvolvidas por diversas empresas. Deste modo, a presente dissertação tem como objetivo analisar a comunicação da responsabilidade social aos stakeholders na indústria automóvel. Para o estudo, foram utilizados dezasseis relatórios de sustentabilidade de várias empresas automóveis, com recurso à análise de conteúdo e a uma escala de Likert. Dos dezanove temas de responsabilidade social analisados, o mais referido foi a filantropia, seguido do consumo de água. No espectro oposto, encontram-se os temas de uso de terreno, seguido da poluição e da biodiversidade. Além disso, a empresa que representa o maior nível de responsabilidade social é a PSA. Constata-se igualmente uma evidente discrepância entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, verificando-se nestes últimos uma diminuição da comunicação de responsabilidade social. Os resultados do estudo evidenciam a necessidade de um aumento da comunicação sobre responsabilidade social na indústria automóvel, comprovada pela pouca quantidade de empresas a apresentarem o tipo de relatório em análise (relatório de sustentabilidade ou equivalente). Neste estudo, ficou ainda bem patente a necessidade de mais empresas utilizarem um maior leque de temas de responsabilidade social. A título de sugestão, estudos futuros poderiam centrar-se na totalidade das empresas automóveis ao longo do tempo, o que permitira analisar a progressão ou regressão da comunicação da responsabilidade social.